Roteiros de Viagem no Brasil
#459133 por blbrunes
29 Mar 2010, 14:45
Pretendo fazer uma viagem ao Norte de (vale do Jequitinhonha MG), para conhecer principalmente o parque estudal do Rio Preto e região, assim quem tiver informações de hospedagem, alimentação na Cidade de São Gonçalo do Rio Preto e outros lugares para se conhecer na região, agredeço toda ajuda.

#463798 por biatizza
18 Abr 2010, 21:11
Oi.
Sou do Vale e por aqui tem muita coisa interessante... Se ainda tiver interesse posso te passar contatos de pousadas e restaurantes em São Gomçalo do Rio Preto. Inclusive tem a opção de ficar no próprio parque (no camping ou nas casinhas que tem lá).
Vc vai vir de onde?
#466543 por Márcia Bastos
29 Abr 2010, 13:29
Ôi, Bia.

Preciso da sua ajuda. Pretendo ir para São Gonçalo do Rio Preto em julho (a partir do dia 10/07). Já obtive pela internet algumas informações básicas sobre hospedagem, alimentação, mas preciso dos seguintes detalhes :
- há algum tipo de transporte de São Gonçalo do Rio Preto até o parque ?(gostaria também de acampar no parque. Adoro acampar...). Um táxi ficaria quanto mais ou menos?
- È verdade que nos fins de semana de julho tem um tipo de ensaio para os festejos de agosto (N.Sra do Rosário? Marujada?) ?
- Essa Vila do Alecrim , é um lugar maneiro , tem cahoeira, mato, árvores, algum camping ou pousadinha ?
- Vc sabe os horários e dias de ônibus de Diamantina para São Gonçalo do Rio Preto e vice versa ?
- Em São Gonçalo do Rio Preto tem alguma pousada tipo sítio, com mato, árvores, natureza ?

Se puder me responder algumas dessas perguntas vai me ajudar muito.
Agradeço pela sua atenção,
#466913 por biatizza
30 Abr 2010, 17:37
Oi Márcia.
Vou tentar te ajudar...
- Tem o pessoal de lá que faz o transporte até o parque (de van ou carro), não sei te falar o valor exato, mas segundo meu pai (que mora lá), deve ser bem baratinho, pois são só 15 Km. Ele disse que o Toninho do bar (bem conhecido na cidade, é só perguntar) tem uma van, você pode ver com ele... Se ele não puder, com certeza vai te indicar alguém que possa.
- Os ensaios da marujada acontecem normalmente aos domingos, em julho. É só procurar saber o local dos ensaios.
- O Alecrim é bem pertinho da cidade, bem tranquilo, pacato. Tem alguns lugares bem legais pra tomar banho no rio lá perto. Camping num tem não, mas tem aqueles receptivos familiares (vc conhece esse tipo de acomodação?), onde vc fica hospedado na casa os nativos por um preço bem em conta.
-Quem faz essa linha é a Pássaro Verde, tem ônibus que sai de Diamantina às 6 da matina e chega em Rio Preto às 7. À tarde tem mais dois horários (não sei a hora exata). Vc tem que ficar atenta pra pegar o ônibus que passa dentro da cidade, pois alguns passam só no trevo, que fica à 8 Km da cidade.
- Tem uma pousada lá muito bacana chamada Pousada da Dora, é em uma casa antiga de fazenda, bem perto da cidade. O lugar é bem legal e dizem que a comida é ótima. Lá é um pouco mais caro, não sei se é isso que está procurando. Se quiser o telefone de lá, arrumo pra vc (não tenho ele agora).
Ah, não sei se sabe, mas tem também a opção de ficar nas casinhas do parque, se não tivar a fim de acampar... E no parque é bom reservar com antecedência, pois fica bem cheio em férias.

Bom espero que tenha ajudado, vou deixar meu e-mail, se quiser entrar em contato: biatizza@yahoo.com.br

Um abraço,

Bia
#494377 por Márcia Bastos
16 Ago 2010, 13:37
Olá, mochileiros.

Visitei o Parque Estadual do Rio Preto e fiquei totalmente encantada com a beleza natural do lugar e com a excelente administração do parque. Trilhas bem cuidadas e o comprometimento dos funcionários com a preservação ambiental, são detalhes que me impressioaram. Realmente percebe-se o compromentimento de todos, tanto na preservação do ecosistema quanto na integração do visitante ao local.A área de camping além de funcional é bonita, com uma bela fonte de água potável.

Para chegar em São Gonçalo do Rio Preto :
Pássaro Verde - Todos os dias, 6h30m, sai da rodoviária de BH um ônibus direto para São Gonçalo do Rio Preto.
O último ônibus de Diamantina para SGRio Preto é às 15h (também pela Pássaro Verde).
A distância entre Diamantina e SGRio Preto não é grande, além disso há transporte informal entre as cidades.

Para chegar ao Parque :
Em São Gonçalo do Rio Preto procurar informações na pracinha. Há uma boa equipe que faz o transporte informal. O valor (R$50,00) pode parecer abusivo, mas depois de percorrer a estrada dá pra entender. Devido à preservação ambiental a estrada de acesso ao parque não é aplainda, tem muitos buracos, e por isso os danos aos veículos são inevitáveis.

Pousada Canto das Àguas :
Estava dentro da minha programação, entretanto tive um problema de saúde e não pude cumprir com o roteiro.
#519977 por vcoelho
04 Nov 2010, 21:22
Moçada,

Dos seis parques florestais de Minas que já visitei até hoje, para mim o Rio Preto e o Canastra dividem a primeira posição dentre os mais bonitos. A vantagem do Rio Preto sobre o Canastra é que todos os passeios são feitos à pé e as cachoeiras são melhores para nadar.

A dica é se hospedar dentro do parque, seja na área de camping, seja nos chalés. Apesar do que possa parecer, essa possibilidade não piora o nível dos frequentadores e nem depreda o parque. Aliás, o Parque do Rio Preto é muito bem conservado pelos guias que obrigatoriamente acompanham todos os visitantes nos passeios. Gratuitamente.

Para quem dispuser de tempo, passar alguns dias "descendo" a Estrada Real (o ponto inicial está dentro do Parque do Rio Preto) é uma excelente pedida! Reserve uns três ou quatro dias para o Parque do Rio Preto, dois dias para Diamantina, um ou dois dias para o distrito de Milho Verde e mais um dia para a cidade do Serro. Ao todo, esse percurso dá menos de 140 km.

Abraços,


Vítor
#682308 por luisaizumi
02 Fev 2012, 19:08
Ei pessoal,
Moro em Diamantina e gostaria de reunir uma turma para fazer a travessia do Parque do Rio Preto até o Parque do Itambé.
Alguém anima?

Abraços!
#869944 por Ceá
13 Ago 2013, 14:01
Vitor ou Márcia.

acamparei no Parque Estadual do Rio Preto agora em agosto e estou na dúvida em quanto tempo seria bom ficar lá: uns 04 dias acham que está de bom tamanho?

obrigado.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes