Está procurando companhia para viajar para algum destino do Brasil? Então crie seu tópico aqui!

#619963 por MarcosJ70
03 Ago 2011, 23:30
Olá Thelma, tudo em paz?

Em set/2009 conheci Alter do Chão e Região. Foi uma viagem de 10 dias. Por coincidência, preparei hoje para uma amiga de Belo Horizonte [ela e o marido] um roteiro de 7 dias, o qual reproduzo para você abaixo.
Ir a Alter do Chão e voltar sem conhecer as prais desertas da Região vai te deixar com vontade de querer mais, principalmente quando você encontra relatos destes lugares paradisíacos e belas fotos.

A praia de Alter é linda, mas, infelizmente, enche demais no verão amazônico, o que fazer perder o ar de paraíso.

Segue a proposta de roteiro que eu fiz para o casal de amigos. Veja o que pode te interessar:

ALTER DO CHÃO E REGIÃO
OBS.: SE POSSÍVEL DEIXE A VIAGEM PARA A PARTIR DA 2ª QUINZENA DE SETEMBRO, POIS OS RIOS JÁ ESTARÃO MAIS BAIXOS E, COMO CONSEQUÊNCIA, PRAIAS MAIS BONITAS E MAIORES.

PROPOSTA DE ROTEIRO:

OBS.: o Deco [fiz tudo como em setembro/2009 – contatos no final] pode pegar vocês no Aeroporto também.

1º DIA [de preferência não ser no fim de semana, pois enche demais]

Manhã: fazer um passeio de reconhecimento da Vila e curtir a praia de Alter do Chão – a água dos rios da região é bem quente. Delícia....[final de semana fica muito cheia].

Tarde: Subir a Serra Piroca e contemplar a bela vista da região [muito linda]. Permite ver do alto o formato da praia de Alter, a grandiosidade da mata e braços de rios. Descer 1,5 hora antes do pôr-do –sol. Contemplar o pôr-do-sol na Ponta do Cururu. [Para chegar neste local é necessário uma lancha. As demais atividades do dia podem ser feitas por conta própria]. Pernoitar na Vila

2º DIA:
Seguir rumo ao Canal do Jari. Antes de chegar ao ponto final, vai parar em algumas praias ótimas para banho. Conhecer a casa de um nativo com uma pequena caminhada [alguns animais serão vistos no dia: bicho-preguiça, jacaré, muitos pássaros.....Combine com Deco para contemplar o pôr-do-sol na volta, navegando pelo rio. Um lindo espetáculo. Contrate também uma piracaia [uma cerimônia bem interessante, apresentada por caboclos [Comunidade de Ponta de Pedras] com danças típicas e peixes feitos de forma tradicional. Vale a pena conhecer]. Dormir no barco em alguma praia deserta para ser conhecida no dia seguinte.

3º DIA:
Comunidade Urucureá [Artesanatos bem bonitos e baratos]. Antes, curtir alguma praias próximas da Comunidade. Seguir para Praia de Ponta Grande. Ponta Meri, Ponta do Icuxi e dormir em alguma praia bacana. Acorde cedo para ver o alvorecer.

4º dia:
Seguir para a Comunidade Parauá [Rio Tapajós]. Fazer a trilha para chegar ao lago Parauá [um pouco longa, mas vale a pena. Fica em um buracão]. Tente ver com o guia se dá para fazer um passeio de canoa dentro do lago. É bem misterioso e lindo. Curtir a belíssima praia da Comunidade Parauá [pelo formato que ficou no ano que fui, achei a mais fantástica]. Seguir para Ponta Jaguarari [dormir nesta praia]. Acordar cedo para contemplar o alvorecer.

5º DIA:
Seguir para a Praia de Maguari [uma das mais lindas]. Fazer o passeio dentro da floresta [Samaumas, Pequiás, Maracujás silvestres etc].Conhecer o artesanato de latex na comunidade. Curtir a praia e seguir para Alter do Chão. Fim do passeio em Alter e Região..

6º DIA:
Conhecer a Pedra do Pilão no Parque Estadual de Monte Alegre. O Deco te leva de táxi até Santarém [aproveite e veja o encontro das águas]. De lá pegue a Lancha Rápida para Monte Alegre [veja os horários antes] – acho que são +-2h de viagem. Só a viagem pelo Rio Amazonas já vale o passeio. A lancha é bem moderna, confortável e rápida. Para conhecer a Pedra do Pilão entre em contato com Tiba [Tel.: (93) 3533-1766 / 9125-7941]. Dormir na cidade – Hotel Panorama II [confirme se é o que fica na parte alta da cidade. Tem uma linda vista] – tel.: (93) 3533-1716.

7º DIA:
pegar a lancha para Santarém e seguir para o Aeroporto.

CONTATO [ALTER DO CHÃO]:
Comandante do barco: Deco
Cuicuera Ecotur (Deco): (93) 3527-1151 / 9132-6160 / 9124-5357. Rua Dom Macedo Costa, no. 54. e/mail: cuicuera.passeios1@hyahoo.com OU cuicuera.passeios2@gmail.com - Sitio: http://www.cuicuera.com - Guia Rui: (93) 9154-5428.

Onde dormir:
Pousada Agualinda – fica na Vila – Tel.: não localizei. Descubra na WEB. Na época custou R$110,00 o quarto duplo.
Hotel Belo Alter [é melhor, porém fora da Vila]= na época R$180,00 – Tel.: também não tenho. Descubra na WEB

Abração e boa viagem.
#620574 por psoares
05 Ago 2011, 16:23
Valeu pela dica Marcos, vo aproveitar as dicas pois estou indo para alter do chão agora em setembro, o conhece a prai ponta de pedra? tem informações dela, também me falaram que é possivel fazer nado com peixes numa lagoa de águas cristalinas, paresce que o nome é lagoa verde tu tem informações desse lugar?

Como faço para subir a Serra Piroca, da para ir apé mesmo é tranquilo e seguro?
#620762 por psoares
06 Ago 2011, 13:55
Mas como e feita a subida, e atravez de tilha, da mais detalhes.
#622467 por thelmasantos
11 Ago 2011, 14:25
Olá, Marcos!!
Obrigada pelas dicas em Alter do Chão. Pretendo viajar em meados de novembro e já estou planejando minha viajem. Pretendo ir de avião do RJ à Manaus. De lá, pegar um barco até Santarém onde me hospedo na casa de uma amiga e de onde parto para Alter do Chão. Em meu planejamento sigo depois para Macapá, Ilha de Marajó, Belém, de onde retorno pro RJ. Você tem dicas para me oferecer sobre os outros locais por onde passarei? Um abraço!
#622521 por psoares
11 Ago 2011, 16:55
Ola Thelma, sou de Manaus, posso te dar dicas sobre a cidade e tirar a suas duvidas, qualque coisa é so perguntar.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes