Ir para conteúdo

Novas descobertas subterrâneas sobre Stonehenge surpreendem cientistas


Posts Recomendados

  • Membros

O complexo de pedras pré-históricas circulares de Stonehenge, na Inglaterra, era cercado por 17 monumentos, revela uma análise subterrânea do local, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 10, pelos arqueólogos.

Stonehenge, localizado na planície de Salisbury, no sudoeste da Inglaterra, é um dos mais famosos monumentos pré-históricos do mundo. Mas, até então, acreditava-se que não havia nada mais do que é visto ainda hoje.

Uma varredura por meio de um escâner de alta resolução dos 12 quilômetros quadrados ao redor do grupo de pedras revelou os demais monumentos, agora subterrâneos.

"Stonehenge é o monumento arqueológico mais emblemático do mundo, possivelmente ao lado das pirâmides egípcias", declarou o professor Vincent Gaffney, diretor do projeto, durante o Festival Britânico de Ciência em Birmingham (centro da Inglaterra).

"A maior parte da área em torno de Stonehenge é 'terra incógnita'. Nunca havia sido explorada e tudo o que pensávamos sobre Stonehenge baseia-se no que sabemos" do lugar.

"Isso vai mudar a forma como vemos Stonehenge. Não foi uma descoberta a mais sobre Stonehenge, é um passo fundamental na forma como nós o entendemos".

Os cientistas precisaram de quatro anos e a ajuda de magnetômetros - detectores de metais avançados - radares capazes de penetrar no subsolo, sensores eletromagnéticos e escâneres a laser tridimensionais.

Os monumentos descobertos teriam 6.000 anos, incluindo as estruturas acima do solo, bem como dezenas de sepulturas.

Todas as indicações são de que o complexo seria palco de rituais fúnebres complexos, incluindo a amputação de membros e de carne.

 

Fonte :http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2014/09/11/noticiascuriosidades,3313135/novas-descobertas-sobre-stonehenge-surpreendem-cientistas.shtml

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...