Ir para conteúdo

Turistas brasileiros podem ter assistência médica gratuita em oito países


Posts Recomendados

  • Membros

Turistas brasileiros podem ter assistência médica gratuita em oito países

Atendimento médico nos países signatários é feito por médicos e hospitais do serviço público de saúde

 

SÃO PAULO - Turistas brasileiros filiados ao INSS podem ter assistência médica gratuita em oito países. O Brasil assinou acordos bilaterais com a previdência social de oito países – Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde – que garantem o serviço médico-hospitalar extensivo à família do segurado.

 

O atendimento médico nos países signatários é feito por médicos e hospitais do serviço público de saúde. Brasileiros residentes em um desses países também podem utilizar esses serviços. Antes de viajar, você precisa tirar o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária.

 

O documento pode ser solicitado nas representações estaduais do Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Para requerer o documento, você precisa apresentar passaporte e os três últimos comprovantes de contribuição ao INSS, ou carteira de trabalho, ou contracheques. Para seus dependentes, leve a certidão de casamento e de nascimento dos filhos. Caso você more no interior e tenha dificuldade de ir à capital do seu estado, onde se localizam as representações do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, há o recurso de passar uma procuração simples para alguém que possa solicitar o documento em seu nome. O INSS garante que o certificado fica pronto em três dias úteis. Não há cobrança de taxa para a sua emissão. Se durante sua viagem a algum dos países que assinaram o acordo internacional, você precisar de atendimento, procure médicos e hospitais da rede pública de saúde, tendo em mãos o certificado emitido no Brasil.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...