Ir para conteúdo

Dicas - Segurança


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Se você está viajando sozinha e está meio desconfiada de algum transeunte te seguindo e,

- a rua está mais ou menos movimentada: entre em algum estabelecimento comercial (um café, padaria, e dê um tempo). como esses locais costumam ter movimento, vai inibir a ação de um possível assalto.

- a rua está vazia, quase deserta. essa é a hora que costuma a dar mais medo! eu achava que era caso de apenas mudar de calçada ou quem sabe gritar socorro. mas o supervisor da segurança me explicou que o gritar "socorro" afasta as pessoas, já que elas ficam tão assustadas quanto a gente. solução: grite um nome bem comum, como se visse alguém, tipo "Joããããããoooooooo". a lógica é que se o cara quer te assaltar, mas você está "acompanhada", vai quebrar o raciocínio dele.

 

Dicas bem simples..espero que úteis!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

> Não ostente: evite usar jóias, roupas de grife, todas aquelas coisas que nós já sabemos que os ladrões adoram... Principalmente se estiver circulando pelo centro de grandes cidades, onde é inevitável a ocorrência de furtos, por mais segura que a cidade seja

 

> Evite deixar transparecer que você não é um habitante local, pois os viajantes são vítimas mais fáceis por não estarem acostumados aos hábitos locais. Não ande com a câmera fotográfica à mostra, tente se vestir de maneira semelhante aos locais, e se estiver fora do país não fale português em voz alta. Tente ser apenas mais uma na multidão!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify]Em viagens ao exterior e até no Brasil faço assim no referente a dinheiro :

 

> no money-belt levo o grosso do dindin e cartões, além de documentos;

 

> espalho pelos bolsos da calça e as vezes no pochete da máquina fotográfica alguns dolares trocados e dinheiro local, além de um único cartão de crédito/debito, assim não necessito toda hora ficar abrindo o money-belt, só abro esse em caso necessário e para fazer isso procuro um local seguro, por exemplo uma grande loja, na Bolívia, tipo Flay Play ou então o banheiro de algum resturante/lanchonete.

 

Sobre máquinas fotográficas :

 

Levar duas

 

> A maior usar somente em locais seguros e com prudência (pois chama muito atenção, já passei por essa experiência em Asuncion)

 

> A menor pode ser usada na maioria dos locais com grande concentração de pessoas, sem sobresaltos.

 

Sobre horário de viagens :

 

> Se possível se programe para não chegar ao local muito tarde da noite, assim não necessitara tomar um táxis "duvidoso" no meio da noite e se necesitar fazer isso, é bom procurar informações no balção de informações da rodoviária ou do aeroporto e pagar mais caro por um táxi cadastrado em alguma agência. (eu pessoalmente prefiro ficar na rodoviária/aeroporto da cidade de origem até o mais tarde possível e somente aí seguir viagem para chegar com o amanhecer na cidade de destino - isso para percursos rápidos ou intermediários)

 

Maria Emilia[/align]

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá mochileiras!

 

Uma dica de segurança, mas relacionada aos documentos de viagem.

 

Mantenha sempre (além dos originais) uma cópia autenticada de todos os seus documentos, mantenha-os em um local seguro e separado dos originais. Para um eventual imprevisto de perda ou extravio dos documentos, a cópia pode te ajudar a regularizar o problema.

 

Eu digo ajudar, porque sabemos que nossa cópia autenticada não quer dizer muita coisa em outro país, mas se você precisar ir em consulado ou embaixada, isso te ajudará bastante.

 

Além disso, eu mantenho uma cópia destes documentos online, por exemplo, no meu e-mail ou utilizo o Google Docs para armazenar, e posso acessar de qualquer lugar. ::otemo::

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Mochileiras!

Para resgatar o tópico de segurança.

 

Nós mochileiras e viajantes independentes gostamos de viajar sem um roteiro fixo e ter a liberdade de trocar alguns destinos e passeios no decorrer da viagens. Mas é sempre bom e muito importante deixar alguém (ou mais de uma pessoa) ciente de onde você vai estar.

 

A dica é:

:arrow: Faça uma relação com nome, endereço e telefone do hostel ou hotel que você vai ficar e deixe com alguém de sua familia;

:arrow: Deixe uma cópia do seu roteiro com alguém conhecido ou com alguém da sua familia, mesmo que você possa alterá-lo durante a viagem;

:arrow: Se você resolver fazer uma mudança brusca de roteiro, envie um e-mail ou ligue para alguém conhecido para informar a mudança;

:arrow: Se você tem alguém conhecido nos locais por onde vai passar, deixe os contatos dessas pessoas também com a sua familia.

 

Tudo isso é para que em alguma emergência a sua familia possa encontrá-la com mais facilidade! São medidas simples de segurança, e que muitas vezes não damos a devida importância.

 

A primeira vista, parece um pouco exagerado, mas tudo isso não custa nada não é? ::otemo::

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Ola!!!

Aminha principal dica de segurança e nunca demostrar que vc e turista ,quanto mais despercebido vc passar melhor ,sempre muito gentil e educada pois em muitos casos a educaçäo e gentileza pode ajudar a contrangir a pessoa que tem alguma ma intençäo ...pois esse tipo de gente parece que fica com raiva por serem ignorados ... nada de ostentar ,roupas cara ,joias procure sempre ter um dinheiro separado em pocas quantias para que alguem que estiver proximo pense que vc so tem aquela minima quantia,sempre separe cartöes de credito em varios bolsos caso de perda ou roubo vc ñ fica desprevenido e sem dinheiro...uma coisa que aprendi se vc desconfiar de alguem nunca demonstre medo ,vc tem que passar a impreençäo que ele ñ te intimida,procure levar so a mochila e nada mais pois assim vc ñ tem que prestar atençäo em outras bagagens e ao mesmo tempo tornando-se um alvo mais facil ,para um possivel assalto,sempre tente parar em lugares de bastante movimento.Tente sempre fazer bastante amizade...para que vc possa ter ate uma possivel guia gratuito .Mas preste bem atençäo de quem se aproxima...Cuidado e uma boa viagem. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Viajando de trem pela Rússia

 

Já recebi várias perguntas deste tipo em MP, vale informar aqui.

 

Como já expliquei no tópico russia-informacoes-uteis-t40081.html#p547395

há duas classes mais comuns: 2-a e 3-a

 

Na 2-a classe passageiros ficam em cabines de 4.

Para quem viaja sozinha, melhor preferir vagão com venda exclusiva de lugares em cabines (camarotes):

femininas ou masculinas, condorme 1-o lugar que for vendido na mesma.

Estes são um pouco mais caros, do que a 2-a classe básica, por incluir mais serviços a bordo.

No site Russian Trains https://www.russiantrains.com/en há indicação clara destas opções.

Já no site oficial http://pass.rzd.ru , só consegue ver isso em russo, tais classes tem indicação МЖ.

Para viagens longas (como Transsiberiana) é mais recomendável.

 

Já para viagens mais curtas 3-a classe também serve, com muito mais economia.

Neste caso prefira lugar superior comum (não lateral), na primeira parte do vagão (mais longe do sanitário traseiro), assim é mais seguro.

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros de Honra

Eu sempre pensei em guardar minhas taticas para mim e jamais dividir para não chegar ao conhecimento de possiveis ladrões mas acho que vou acabar contando para colaborar com o forum e principalmente com nós mulheres.

 

Bem eu levo 2 bolsinhas de cintura uma de cada lado. (Todo mundo sabe que turista anda com aquelas bolsinhas). Então pra disfarçar coloco o dinheiro de um possivel roubo ali bem como xerox do passaporte para dar a entender que sai com a xerox e deixei no hotel o passaporte (acho que turista ta escrito na testa não tem como enganar principalmente se abrir a boca. Os sotaques nos delatam).

 

Na segunda bolsinha eu coloco mais dinheiro aquele que possivelmente eu possa gastar a mais do previsto naquele dia.

 

Passaporte, cartão que nao vou usar e moeda viva eu coloco num cofre. Duas calças iguais, uma dentro da outra e costuradas: canguru.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...