Ir para conteúdo

Arica e Parque Nacional Lauca


GeoRafa

Posts Recomendados

  • Membros

[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a cidade de Arica e o Parque Nacional Lauca. Se você está com alguma dúvida em relação à cidade, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece Arica e o Parque Nacional Lauca, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

 

 

Hey pessoal,

Blz??

 

Seguinte:

Estou pretendo conhecer o Parque Nacional Lauca, quando eu passar por Arica. No entanto, não consegui muitas informações a respeito do Tour.

Nesse sentido, gostaria da ajuda de vocês nos seguintes itens:

 

- Vi aqui no Mochileiros que o valor do tour (em jan/2008) estava por volta dos 15.000 pesos chilenos. Vocês saberiam me informar o quanto estaria atualmente?

- Terminando esse passeio, ao retornar para Arica, seria possível já partir para San Pedro de Atacama?

- E por fim: vocês acham que o tour de um dia estaria de bom tamanho para conhecer o Parque??

 

Bem galera, acho que era isso aê...

 

Valeu

Abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí, cara!

 

Se vc curtir algo mais alternativo, esquece esse lance de tour por agência!

 

Se vc parte de La Paz, compra uma passagem no bus que vai pra Arica e fala que vai descer no "cruce de Parinacota".

Geralmente os buses saem na parte da manhã. A passagem também é mais barata, uma vez que vc vai ficar na metade do percurso.

Dá uma olhada no Google Earth e vc vai ver que essa autoestrada cruza uma boa parte do parque.

 

Desde o cruce, são uns 5km por estrada de terra até o pueblo de Parinacota, bem no meio do de Parque Nacional.

Vc pode encarar a pé(bem devagar, pois estará em média há uns 4500m de altitude), ou azarar uma carona até o pueblo.

Chegando no povoado, vc pode se hospedar na casa de algum nativo. Há alguns anos, a CONAF criou incentivos para os

campesinos construírem pequenas pousadas para receber os viajantes, gerando assim uma fonte de renda alternativa para essas famílias

ao mesmo tempo que desenvolvia o turismo na região.

Então.. ao lado de suas casas eles mantém essas hospedagens, tudo muito simples mas também muito limpo e organizado.

Também oferecem ótimas refeições com carne de llama, alpaca e outras iguarias.

Procure as señoras das barracas de artesanato e comida ao lado da igrejinha.

 

Quando estive por lá em 2007, só haviam umas 25 pessoas vivendo no Pueblo e sem dúvida foi um dos pontos altos da minha trip.

Tranquilidade total, muito distante de qualquer agito. Se o cara não curte sossego e isolamento... tá ferrado.

Durante o dia vc percorre os senderos do parque, sempre avistando os imponentes vulcões Parinacota e Pomerape e a fauna abundante do lugar.

 

No povoado há uma igreja magnífica feita em adobe construída no século 17, se não me engano é uma das poucas(senão a única),

que tem a torre separada do seu corpo principal. Linda demais!

 

Passei três dias por lá e só ví turistas na noite do terceiro dia. O frio é animalesco!! Um bom saco de dormir e tudo que é coberta que vc conseguir

na hospedagem vão resolver.

 

Sem sombra de dúvida, o Parque Lauca é um daqueles lugares que temos que conhecer algum dia.

Gastei um quantia irrisória e ao mesmo tempo, fugí daquele esquemão turístico das agências.

 

Quando saí de Parinacota, fui até o Lago Chungará e dormí na casa dos Guarda Parques que também oferece alojamento.

Fica bem na beira da ruta internacional que leva a La Paz, à margens do magnífico Lago Chungará.

Lá paguei 3.500 dinheiros chilenos pelo pernoite,(em Parinacota 3.000).

Passei mais um dia por lá e depois segui até La Paz. Fiz o caminho inverso pois estava vindo de San Pedro de Atacama e Arica.

 

De Parinacota, vc volta pela estrada de terra até o cruce na rodovia e espera o bus que vai até Arica e de lá até San Pedro de Atacama.

 

Um abraço!

 

Robério Rodrigues

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Colaboradores

Acabei de sair de Arica e a cidade me surpreendeu! Qdo cheguei achei meio caotica, fiquei assustada... mas dpois consegui ver a beleza do lugar!

 

Passando o morro de Arica, sentindo norte, tem um balneario ajeitadinho p/ descansar. Achei a agua meio suja, mas da p/ por um bikini e tomar aquele sol (principalmente p/ tirar a marca da mochila dos ombros!!!)

 

Todo domingo, as 11hrs rola um desfile das forcas armadas quase em frente ao predio da antiga Aduana. E curtinho e rende umas fotos legais...

 

Fiz o tour p/ o Pq Nacional Lauca e adorei. Fomos em um carro, desse q cabem 6 passageiros (mas eramos so 4!) e o motorista era um amor! Explicava td, tintim pot tintim... Ele é de um dos pueblos de la entao sabe bem o q fala! A agencia dele e a www.rutaandina.com O guia foi o Roberto. Super recomendo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Galera!!! informações!!?????

 

gostei do relato acima, em que o Roberio fez o trajeto pro conta propria! alguem poderia postar algumas fotos ai do parque e do povoado?

 

quais são os valores de onibus de La Paz até o parque e do parque para Arica!???

é dificil pegar um Onibus?! carona?

 

o tour pago passa pelo povoado?! qtos dias?!....

 

valeu pelas informações!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

No começo de julho fiz um tur de 9 dias de Arica até San Pedro do Atacama passando pelo Parque Lauca, Parque Las Vicunhas, Salar de Surire e fronteira com a Bolívia. O negócio é absurdamente bonito, apesar do clima não ser dos mais amistosos (venta, faz frio, é seco pra diabo e ainda tem a altitude). Fiz com a Parinacota Expediciones e não me arrependo. Foi um esquema tudo incluso (até vinho no jantar. Você só vai gastar alguma coisa realmente se quiser) e saiu, acredito, barato pelo que recebemos (mais ou menos R$230 por dia, mas com transporte, alimentação, guia, hotel. E isso só para três pessoas. Grupos maiores ficam mais baratos). Fazer esse mesmo roteiro por conta é meio casca. Não tem um posto de gasolina no altiplano e os caminhos entre o salar de Surire e Isluga são mal sinalizados e mal conservados.

 

Orlando, o guia-empresario-piadista, tem uma boa-vontade absurda e conhece a região muito bem. Em cada pueblo do altiplano ele pára para conversar com moradores. No Salar de Surire, o guarda-parque responsável pelo refúgio da COnaf estava de férias e Orlando convenceu o guarda do outro turno a ceder as chaves para que ficássemos lá mesmo sem um responsável.

 

O melhor é que depois de mais de 2000 km conversando com Orlando, não tem como você não conhecer melhor a cultura do Chile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal!!

 

Por favor me ajudem....

 

Quero sair de Arica passando pelo Parque Lauca,e depois para O povoado Sajama e depois pra Oruro. TUDO DE FORMA INDEPENDENTE, SEM TOUR!!

 

Queria saber se alguem ja fez esse trajeto? Queria informações: que onibus tenho que pegar, preço, hospedagem, preço da entrada do parque e como faço pra sair do parque Lauca até o povoado Sajama.

 

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eis meu caso:

 

Vou sair de La Paz em direção a Arica.

Logo, o ônibus passará pelo parque Lauca de qualquer forma.

 

E por isso estou na maior dúvida:

Depois de chegar em Arica, acham que vale a pena "perder" 1 dia e pegar o tour para retornar ao parque para conhecê-lo melhor? ou pelo fato de ja ter passado por lá dê ônibus já terá sido suficiente para umas boas fotos?

Alguém fez o trajeto La Paz - Arica? O ônibus para em algum lugar?

 

Sei da possibilidade de fazer todo o percurso sem tour, mas estou sem tempo sobrando no roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...