Ir para conteúdo

Fotografia na Patagônia


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Pesquisei bastante por aqui, e vi que temos muita gente que curte fotografia, desde fotógrafos "barra-pesada" até quem tira foto com celular.

Afinal, é sempre bom ter registros de um lugar tão lindo, né?

 

Resolvi criar esse tópico para discussão de fotografia especificamente na Patagônia, falando de melhores pontos para se fotografar, horários de melhor luz, posição do sol e até mesmo equipamentos.

Eu mesma estou indo pra lá e tenho uma infinidade de dúvidas!

E quando eu retornar, trarei o máximo de informação possível.

 

Tomara que role uma discussão bacana por aqui! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Legal o tópico !!!

 

Vou em Abril e já estou sonhando com as fotos.

 

Ainda estou aprendendo os macetes da fotografia e noto que é uma ciência bastante complexa.

 

Os locais que pretendo fotografar são as trilhas de El Chalten e Torres del Paine.

 

Pretendo utilizar a minha 70-300mm para tentar fotos de animais e a 50mm1.8f para as paisagens.

 

Só preciso achar um tripé leve e barato para levar na mochila, o meu é muito pesado.

 

Abraço !!!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Cristiane,

 

estava faltando este tópico! Legal.

Estive há pouco em Punta Arenas, Puerto Natales, TDP e Perito Moreno. Faltou El Chaltén...

 

Uma coisa que percebi para quem curte fotografar com um pouco mais de cuidado, mesmo sem ser "barra-pesada" rsrsrs.. é

que estar em um veículo próprio e poder parar quando bem entender para fotografar deve fazer bastante diferença.

 

Como me deslocava sempre de ônibus, via muitas situações passando (luminosidade, nuvens, construções, natureza...) sem poder registrar nadinha!

TDP, por exemplo, é tão monumental que umas fotos antes mesmo de chegar ao parque ficariam incríveis. Mas para isso só se estiver de carro/moto.

 

E suas fotos?? Tem flickr, blog, site?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Foto é foto em qualquer lugar. Os princípios são os mesmos.... hora mágica, luz, blá blá blá..... você tem que ter o mesmo cuidado fotogrando no Caribe, NYC, que na patagônia, não muda nada! Apenas as paisagens são diferentes, sendo bom de foto, fica bem.... Patagônia é ssó mais um lugar para fotografar....correto?

 

Meio certo.... sim, todos os princípios ficam inalterados..... mas... Acho que todo mundo nesse tópico é brasileiro e não sabe no que esta se metendo. Eu aprendi muito, descobri poucas soluções mas conheci muitos problemas.

 

FRIO

 

Temperatura ambiente, zero grau. Agua pouco acima do congelamento. Eu tiro a roupa, caio no rio tomo meu banho. Frio não me afeta significativamente, aprendi bem a lidar com ele.... Já qualquer uma das minhas máquinas....não sei o que fazer com elas...

 

Na barraca, vc pega a criança na mão e a lente esta embaçada. Embaçada, POR DENTRO. Tirou da mochila, embaçada... Dentro da jaqueta? Embaçada....

 

A única solução que conheço, por experiência inútil de fotos em mergulho é MANTER a máquina em uma mesma temperatura. A condensação ocorre quando há mudança de temperatura.... mas na prática, vc se depara com lente condensada com grande frequência. Principalmente se busca fazer fotos noturnas, timelapses, etc.

 

Eu estava na ilha Navarino, fazendo os Dientes de Navarino. Deixei a máquina no tripé fazendo timelapse enquanto tomava meu café, arrumava minhas coisas. A última coisa, era recolher a máquina e seguir caminho. Tudo pronto, cheguei lá e a máquina estava absurdamente coberta de gelo. Era uma crosta. não era uma casquinha. Quero deixar bem claro essa experiência: Amanheceu, céu azul, máquina posta no tripé por uma hora. Uma crosta de um centímetro de gelo cobriu toda a máquina. As fotos, esquece. Tive sorte de não ter perdido a máquina.

 

Solução? .... andei pensando em usar pedaços de isolante (esses EVA que dormimos em acampamento) para montar uma "luva" que cubra toda a máquina e tenha um espaço para deixar dentro uma garrafa de alumínio cheia de agua quente. Pensei, mas ainda não fiz, nem imagino se realmente funciona. Talvez apenas adia o problema e a agua congele tbm... ou talvez assim possibilite fazer um timelapse noturno.

 

DIREÇÃO DE CAMINHADA

 

Estude mapas... veja a bussóla!

SEMPRE que possível, caminhe fotografando na direção da luz. Acordar e caminhar em direção leste, fotografe as paisagens a oeste. Após a metade do dia, inverta pois o sol mudou de posição.

Bem planejado, vale a pena acordar tarde e sair apenas as 13:00, porque você ainda tem muito tempo de luz, mas se você caminha sentido leste, não fica com sol na cara e pode ir fotografando o que ve pela frente.

Para caminhar a oeste acorde cedo e já almoce em sua nova área de acampamento. Descanse até o por do sol.

Caminhar a norte é um martírio, SEMPRE. Acorde cedo e evite a contra luz. As 11:00 isso será inevitável procure sombra e descanse até as 17:00. Depois continua o sol se poe tarde mesmo.... pronto, você evitou toda contraluz.

Vai para o sul? O sol sempre vem de nordeste/noroeste. Vc esta no paraiso!

 

 

VENTO

 

Seu tripé VAI cair no chão e você vai perder sua máquina. A não ser que ele seja aqueles tripés que abrem bem as pernas a 45/60 graus. A não ser que você coloque um grande peso abaixo dele mudando o centro de gravidade. Mas se ventar de verdade, NEM com todas essas preocupações.

Inclusive, se deixar a máquina bem próxima do chão, com o tripé com as pernas bem abertas, não só areia mas também pedras irão voar e sua lente irá riscar.

 

Outro problema, e sem solução.

 

TRIPÉ

 

Como se trata de caminhada, carregando muitas vezes barraca, comida, etc, quanto menos peso melhor.... mas o tripé o ideal era um bem grande, bem pesado, bem estável.

Aprendi a duras penas que meu tripé, daqui pra frente, vai ficar em casa.

Vou usar o bastão de trekking como monopé e um firme tripé de bolso. A verdade é que:

- Durante a caminhada, colocar uma DSLR em um tripé é um exagero. Uma gopro no bastão é divertido e atinge seu objetivo. DSLR com tripé será usada APENAS nas horas mágicas e em fotos noturnas

- As paisagens em poucas exceções são totalmente abertas! Um BOM E FIRME tripé de bolso posto no chão ou em cima de uma pedra vai ser suficiente em 90% dos casos..... e pesa 2kg a menos....

 

Essa ideia do tripé de bolso ainda esta em teste na minha vida. Mas até agora, tenho me dado bem, apesar de perder algumas oportunidades.....

 

 

ÉPOCA

 

Uma explicação objetiva de porque a patagônia tem paisagens lindas para nossos olhos tem um nome e duas cores: neve, branco e azul.

Com picos nevados e lagos azuis você ve o que não há em lugar algum por aqui e isso se traduz nos nossos olhos como "beleza superior".

 

Ir no inverno é.... burrice. Dois motivos:

- Poucas horas de sol, o sol nasce por volta das 9 e se poe as 17. Se você gosta de dormir isso é excelente.... senão não seu tempo estará muito limitado.

- Tudo fica branco, o verde desaparece o azul se congela e vira branco. Menos cores. Suas fotos serão todas P&B.... mesmo com saturação máxima de cores....

 

- Primevera

Os lagos ainda estão congelados. Passos de montanha com muita neve. Caminhos destruídos por avalanche. A única coisa que melhorou foi a duração do dia.

 

- Verao

Alta temporada, lotação e os problemas não acabaram!

O dia fica MUITO longo, para fotografar na(s) hora(s) mágica(s) (nascer e por do sol, aos menos escolados) é muito difícil. Você tem que acordar as 5:00 e o por do sol é apenas as 22:00. Para o fotografo ter um bom sono tem que dormir 2x, uma de tarde e outra de noite.

 

-Outono, a época ideal.

O dia ainda é longo, mas atinge seu equilíbrio, 12H dia / 12H noite. Da para fotografar tudo, caminhar muito e ainda da tempo de uma boa noite de sono sem perder uma foto!

A clorofila das plantas começa a desaparecer, preparando a vegetação para o inverno. Isso é, a floresta não é mais verde. A floresta se torna completamente colorida.

Os lagos estão plenamente descongelados, os rios e cachoeiras em volume máximo porque toda gelo que tinha que derreter já foi derretido.

Começa a nevar aos poucos, cobrindo a paisagem já colorida com branco. Você dorme com uma montanha rochosa e se "chover" a noite ao amanhecer as montanhas estão brancas. Chuva é la embaixo no acampamento, la em cima chuva a zero grau vira granizo e neve.

 

Claro, tudo isso que eu disse é besteira. A melhor época de vdd, é a época que você consegue de fato estar lá....

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rlciq, você teve problemas com as baterias da câmera descarregando muito rápido no frio?

 

Algumas pessoas relatam esse acontecimento e, eu, particularmente, perdi baterias tão rápido no Atacama (no alto do vulcão Lascar) que só pode ser isso!

 

Tenho a impressão que melhorou quando passei a carregar a máquina e as baterias sobressalentes enroladas em um fleece.

 

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...)teve problemas com as baterias da câmera descarregando muito rápido no frio?(...)

 

LENDA URBANA COM FUNDAMENTO

 

Resumindo explicação que não lembro a procedencia, as baterias NÃO descarregam mais rapido no frio.

 

O que acontece é que os elétrons ficam..... com preguiça. Isso é, eles estão lá, tem carga na bateria, mas como esta frio eles andam de forma mais preguiçosa e devagar.

Dormir com a câmera no saco de dormir, junto do corpo essas coisas, NÃO fazem a bateria descarregar mais lentamente, o frio NÃO descarrega a bateria, a quantidade de carga não se altera de fato, o que ocorre é que, de novo, os eletrons ficam com preguiça no frio. Assim que a bateria "se aquece" os elétrons perdem a preguiça e voltam a correr.

 

Na pratica:

- Quando descarregar a camera, principalmente a noite, ou em picos de temperatura baixa, troque a bateria coloque uma nova;

- Quando você estiver no calor, no sol, coloque sua bateria "descarregada" e deixe a câmera exposta ao sol. Ela é provavelmente preta e provavelmente em poucos minutos estara QUENTE ao toque de sua mão. Ou simplesmente a use em um dia/local/horario mais quente...Com o calor os eletrons perdem a preguiça e a bateria volta a vida.

 

Usando baterias "cheias" no frio (noite, inicio/fim do dia) e baterias "vazias" no calor voce maximissa sua energia.

 

DICA ADICIONAL

 

Na minha última viagem, eu usei meu celular como entretenimento. Ele é um smartphone comum, eu apenas diminui o brilho ao máximo e ativei o modo aviao. Ele ficava desligado o dia todo, o ligava apenas no acampamento.

Todos os dias, eu vias filmes ( aprox 1 hora de uso) ouvia MP3 (aprox 30 min) lia páginas do livro "trekking in patagonian andes" que fotografei e levei para me orientar na trilha (alguns minutos) e usava o LED como lanterna dentro da barraca.

O consumo de bateria era de aproximadamente 8 a 10%. Usei por uma semana e voltei para cidade com carga no celular ainda.

 

Se eu usasse o celular para foto e filmagem, acredito que uma unica bateria adicional, seria suficiente. Leve (menos de 200gramas com bateria adicional) e multifuncao.

PENA QUE CELULAR AINDA NAO ATENDE MINHAS EXIGENCIAS FOTOGRAFICAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...