Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

MARCIO!

 

Cara vc tem uma bela chance e conhecer esses dois parques, em 1 mes vc pode onhecer muio bem eles! e ainda fazer um turisminho ligth pra descansar, pois bem, conheço relativamente bem os dois locais, estou comçando a escrever um guia mais ou menos completo sobre el chalten.primeiro vou tentar fazer uma comparação entre os dois parques, com base nas suas perguntas:

 

Se vale a pena ir aos dois? com certeza absoluta vale... É bastante viável ir a ambos, pois os dois estão na mesma região da patagônia, embora em paises diferentes.

 

Mais caro? Acho que torres Del paine, pois a entrada é paga, os campings na maioria as pagos, se pensa ficar em refugio, são caríssimos, etc, etc, etc...e a vida no Chile em geral é mais cara que na Argentina (El Chaltén).

 

Mais bonito: impossível dizer.

 

Melhor forma física para que parque? Bem, boa forma física é aconselhável para ambos parques, para que as caminhadas não se tornem suplícios e sim fontes de prazer, sacas? Se for a torres Del paine, por exemplo, o indicado é o circuito completo, é uma caminhada que leva de 6 a 10 dias dependendo de como vc queira fazer... são longas marchas de até 7, 8 hors nos dias mais pesados, mas sem nenhum grande desnível, e lembre-se que vc estará e altitudes baixas, mal de altitude não az parte da brincadeira na patagônia, hehe. Os circuitos em torres Del paine são a única maneira e vc realmente conhecer o parque, não dá pra fazer u ponto de base e ir conhecendo um local e retornando ao mesmo lugar...me expliquei?

 

El Chaltén: os circuitos são a pedida, é o ideal, mais vc tb pode fazer de base o povoado de el chalten e fazer caminhadas de bate e volta, lugares como a laguna torres, o lagua de los tes(base do fitz roy) podem ser conhecidas nesse sistema, EMBORA aconselhe vc a acampar nos acampamentos bases dessas montanhas, pois ai sim vc ralmente curtirá o lugar.

 

Bem, isso é somente uma introdução, de acordo com o qu vc quiera saber, vou descrevendo as caminhadas dos parques(aqui as e El Chaltén, de t. Del paine no seu tópico correspondente).

 

Sobre como ir? Aconselho o avião! Vc deve ir a el calafate e de lá ir a el chalten e torres Del paine(passando por puerto natales), de carro não acho uma boa, somente com muiiiiito tempo de sobra, de ônibus nem pensar , no máximo até buenos Aires de ônibus e depois avião para el calafate, por que isso? Por que avião é o mesmo preço do ônibus!!!!!!!

 

Qq coisa sobre El Chaltén é só perguntar, fiz muita pesquisa para a minha viagem desse ano, tenho bastante material tb (livros, mapas, guias etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

É perfeitamente possivel sim, vc fica nos albergues, hoteis ou o que seja, no povoado de El Chaltén, e faz as caminhadas de idae volta no mesmo dia, claro que vc vai aproveitar infinitamente menos, mas é uma alternativa válida.

 

Para ushuaia, somente desde EL CALAFATE,(de onde vc parte para chegar a El Chaltén- inclusive), não sei o preço, mas aqui www.santacruz.gov.ar deve ter...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Lá vai: é mais ou menos de cabeça, pois estou no trabalho e sem mapas, mas depende de onde pretende sair né..vou colocar os pontos mais normais:

POVOADO DE EL CHALTÉN - DE AGOSTINE: depende, mas varia de 2h30m à 3,4h, caminhada bem tranquila e muito bonita mesmo, só no começo, na saida do povoado, diria os primeiros 40min são de pendentes mais pronuunciadas.

PLAYITA: bem, vc primeiro vai ter que passar pelo refugio piedra del fraile...saido da ponto do Rio electrico, começo da trilha que sai da estrada 23, são 2h30min até o refugio, e se não me falha a memória, até a pLAyita, zona de campamento depois da laguna electrica, são umas 2h. esse é um camp. para quem fai fazera atrvessia dos geolos, é caminho para o paso marconni.

POINCENOT: base para a laguna de los tres - fitz roy, umas 3h desde o povoado.

TORO: campemento toro: bem no valle del rio toro, saido do povoado vc sobe sobe sobe sobe sobe sobe....... até um ponto, onde ou vc caia direita para a loma del pliegue tumbado ou desce direto para o vale, dá pra ver a rio lá em baixo, ao fundo o lago viedma, etc, fantástico. bem, chegando ao fundo do valle, é seguir em direção oeste, seguindo as marcas nas árvores, plasticos laranjas, etc...é bem longo e venta muito, alí é o paso de los vientos. devem ser umas 6h.

Rodrigo, qualquer coisa é só falar, tenho muitos mapas, guias, info, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Algumas coisas que me lembrei acerca de El Chaltén:

 

1 .Não compre mapa para trekking (como eu fiz e acabei não usando). os guarda-parques te dão de presente, com um detalhe: os mapas deles são atualizados. Sim, porque algumas trilhas são alteradas periodicamente, para proteger o terreno do uso intensivo. Os mapas comprados são antigos e nada te avisam sobre estas alterações. Por exemplo: A trilha da Laguna Capri foi desviada no último ano. Isto consta dos mapas do parque, mas, não dos comprados em livrarias.

 

2. Evite levar roupas de algodão. elas pesam muito, demoram para secar. depois que você sua, o suor não vai embora e pode , até congelar junto da sua pele. na medida do possível, leve vestimentas interiores feitas de Dry Fit, ou coisa que o valha.

E, repetindo o aviso que considero mais importante: Caminhe leve. Pense bem na real necessidade de coisas sobressalentes. Eu carreguei coisas demais (latas, roupas, botas reserva, ceroulas a até pilhas velhas...podem rir). foi um inferno. As trilhas são muito punk e andar leve é imprescindível.

Falow

 

PMota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

> Concordo na parte de que ' NÃO É PRECISO' ajuda de agências ou guias para se trilhar El Chaltén !!!!

Quanto a fazer o 'bate-e-volta' na cidade acho muito cansativo, pessoal aproveitem e acampem.....é muito mais produtivo (pelo meno para mim), fiquei 8 dias trilhando El Chaltén em Nov de 2007....e acampando se tem mais liberdade.

O que pega na realidade é que vc terá que levar tudo consigo....comida, barraca, isolante ee etc....quanto a agua desencane, tem em muito pontos.

Pense bem e se decidir acampar terá todo meu apoio rsrsrs e verá que é muito melhor.

Se for apenas para dormir, tem um Hostel atras do rancho grande que se chama Nido de aguila, é hostel de montanhista...tava custando 25 pesos, não tinha quase infra alguma, mas tinha um banho quente e uma beliche para esticar o esqueleto...rsrrrrsr.

Dica: No caso dos equipamentos cada grama faz diferença, então na dúvida de levar ou não....NÃO LEVE....vai pesar com certeza.

 

Resumindo: Acampar em El Chaltén acho mais produtivo, te dá mais opções de passeios e vc fica livre para conhecer o que quiser...pergunta pro TROTTA TORRES.....(Abração Trotta).

 

Abração e espero ter ajudado.

 

Mochila90lts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

A cidade base do Fitz Roy é El Chalten então obrigatoriamente vc terá que ir pra lá.

 

De El Calafate há 2 ônibus diariamente que partem para El Chalten.. se não me engano um as 8 da manhã e outro as 17 da tarde. É bom você comprar pelo menos um dia de antecedência pois pode não haver passagens na hora.

 

Eu reservaria pelo menos 4 dias, sendo o roteiro:

1º dia - Camping Los Troncos, Pedra del Fraile, Paso del Quadrado.

2º dia - Glaciar Piedras Blancas, Fitz Roy, Camping Poincenot

3º dia - Cerro Torre

4º dia - Arredores de El Chalten e volta no busão das 17 para El Calafate.

 

Bom, isso se vc tiver sorte pois o clima é complicado lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Se vc não tiver experiencia em trilhas longas e acampamentos recomendo vc ficar em algum hostel na cidade e fazer as trilhas em 1 dia só. Lá é frio, faz vento e dependendo pode até nevar.. sensação térmica -10º é comum lá, não vá achando que será passeio no bosque pois é Patagônia com P maiúsculo.

 

Os campings não tem nada, o Poincenot tem uma vala pra vc dar um barro e olhe lá. Vc terá que levar todo o equipamento.

 

Se tiver experiência não haverá problemas com o trajeto, a trilha é bem aberta e demarcada.. em todo caso vá segunido alguém e perguntando... turista não falta lá tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...