Ir para conteúdo

Caminhada de um dia - o que levar?


rscardozo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Uma mochila de ataque, com uma lanterna, um anorak, primeiros socorros básicos, barras de ceral, frutas, chocolate, power gel e água. Um tênis pode servir (já que vc não vai ter muito peso), mas pode usar bota, se preferir ou a caminhada exigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Uma mochila de ataque, com uma lanterna, um anorak, primeiros socorros básicos, barras de ceral, frutas, chocolate, power gel e água. Um tênis pode servir (já que vc não vai ter muito peso), mas pode usar bota, se preferir ou a caminhada exigir.

 

boa lista... só acrescentaria um fleece e isqueiro pra casos de emergência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Uma mochila de ataque, com uma lanterna, um anorak, primeiros socorros básicos, barras de ceral, frutas, chocolate, power gel e água. Um tênis pode servir (já que vc não vai ter muito peso), mas pode usar bota, se preferir ou a caminhada exigir.

 

boa lista... só acrescentaria um fleece e isqueiro pra casos de emergência.

 

na neura além do que vcs citaram, eu levo sempre um saquinho zip-lock (aqueles à prova d´água), com um ou dois sacos de lixo de 100 litros - pra improvisar um bivaque, em caso de necessidade - um isqueiro e uma mini lanterna de cabeça.

 

e claro, sempre, um canivete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Antes de definir o material a levar penso na trilha e nos prováveis riscos como;

 

1. é uma trilha realmente fácil que dá pra ir e voltar na boa?

2. passarei o dia inteiro ou apenas parte do dia ... algumas horas?

3. há possibilidade de um pernoite de emergência?

4. há risco de chuva? Hipotermia?

5. estarei muito exposto ao sol?

6. há possibilidade de atravessar rios?

7. há civilização por perto?

8. e se precisar pernoitar? Quais as piores condições e como eu poderia me prevenir sem levar tanta tralha?

 

Respondida essas perguntas então já tenho mais ou menos um roteiro. Se estiver sozinho SEMPRE aviso onde estarei e a que horas retornarei. As vezes até previno assim: se eu não voltar até tal hora algo fora do planejado ocorreu. Posso ter saído do roteiro para explorar um pouco mais ou houve uma emergência. Dê mais algum tempo (tb é importante definir esse tempo) e se eu não der notícia vá me procurar.

 

Daí vem a definição do que levarei:

 

1. Algum sistema de hidratação: cantil, garrafa de água mineral, camel back;

2. Lanterna com pilhas (e pilhas extras se as da lanterna não estiverem 0 km);

3. Canivete

4. Impermeável: capa de chuva, anorak, etc

5. Calçado adequado à trilha: pode ser tênis, bota ou até mesmo uma papete

6. Kit de primeiros socorros (sempre)

7. Lanche para a trilha (e dependendo da complexidade um lanche extra para um provável pernoite de emergência)

8. Celular

9. Sacola impermeável para proteger itens da chuva

10. GPS (se necessário)

11. Dinheiro extra para emergência

12. Protetor solar, boné

13. Agasalho para frio (se for aqui pelo Nordeste como nosso clima é quente eu até dispenso)

14. Isqueiro

15. Se eu achar que há possibilidade e risco de pernoite de emergência então tb levo uma lona para improvisar um abrigo

16. Mochila de tamanho suficiente para carregar tudo isso. Pode ser de 25 a 40 l.

 

Sempre acontece de eu estar bem mais equipado que a maioria das pessoas (se formos em grupo). As vezes penso: "pô, esse cara aí vai fazer a mesma trilha levando apenas um cantil e calçando sandálias". Bom, geralmente ao fim da trilha "o cara" tá com sede e com o pé machucado por não ter utilizado um calçado adequado. É quando percebo que o meu "exagero" me proporcionou conforto e segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
na neura além do que vcs citaram, eu levo sempre um saquinho zip-lock (aqueles à prova d´água), com um ou dois sacos de lixo de 100 litros - pra improvisar um bivaque, em caso de necessidade - um isqueiro e uma mini lanterna de cabeça.

 

e claro, sempre, um canivete.

 

Canivete eu tb levo, mas eu não sei direito o que vou fazer com ele, descascar laranja ? hehehe... mania de escoteiro.

 

Quanto aos sacos plásticos, caraca isso é "neura" mesmo !!! Coisa de quem lê livro do Sergio Beck !!! :lol::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Desculpa Michelson mas peço permissão para discordar de vc em relação aos sacos plásticos.

 

Em uma cicloviagem peguei um tremendo temporal. Os alforges ensoparam mas o que estava dentro dos sacos plásticos permaneceram secos.

 

Em um pernoite em barraca que já não tinha mais impermeabilização (e eu não sabia desse detalhe) peguei muita chuva. A barraca alagou! Como minhas roupas e demais equipos que não poderiam molhar estavam em sacos, ficou tudo bem. Eu mesmo entrei em um saco grande que havia e deu pra dormir.

 

Em corridas de aventura ensacamos o que não é molhável em sacos ziplock e atravessamos a nado alguns rios. Tudo fica sequinho.

 

Enfim, acho essencial o uso dos sacos para evitar molhar itens secos. Uso e recomendo.

Quanto aos livros do Sérgio Beck, tirando algumas opiniões pessoais dele que acho meio radicais e extremistas, o conteúdo é muito bom e ajuda bastante tanto aos novatos quanto a nós que somos um pouquinho mais experientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
na neura além do que vcs citaram, eu levo sempre um saquinho zip-lock (aqueles à prova d´água), com um ou dois sacos de lixo de 100 litros - pra improvisar um bivaque, em caso de necessidade - um isqueiro e uma mini lanterna de cabeça.

 

e claro, sempre, um canivete.

 

Canivete eu tb levo, mas eu não sei direito o que vou fazer com ele, descascar laranja ? hehehe... mania de escoteiro.

 

Quanto aos sacos plásticos, caraca isso é "neura" mesmo !!! Coisa de quem lê livro do Sergio Beck !!! :lol: :lol:

 

michel, não chegeui a ler ainda os livros do beck, salvo as revistas e livrinhos específicos, de cozinha e e orientação.

 

mas saco de 100 litros, em dupla, serve pra um zilhão de coisas. não pesa quase nada, mas pode fazer uma bela diferença quando acontece algum tipo de m....

 

se vc foi escoteiro, deve ter lá pelos 15, 16 anos, vazado diversas vezes com mais meia dúzia de doidos pra fazer algumas trilhinhas, né? eu fazia isso, pro grupo a gente não falava nada, em casa dizia q era atividade do grupo (ô irresponsabiidade, meu deus!) e vazávamos pra paranapiacaba, explorando trilhas e catando lixo. nunca chegamos a ter que passar a noite, mas chegamos bem perto disso. lá eu uma vez tive as botas da bota soltas (era um coturno velho), a mochilinha arrebentou toda e etc. um colega torceu o pé feio (e tinha que ser o único do grupo que pesava por uns 3 ou 4, impossibiitando carregá-lo), fora outros tipos de perrengues....

 

nessas situações, um saquinho plástico ajuda muito: com duas cordinhas, improvisa-se uma mochilinha, dá pra enrolar o pé, dá pra usar pra fazer uma tala, vira capa de chuva, vira cobertor de emergência......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...