Ir para conteúdo

Como definir o grau de dificuldade das trilhas?


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados Amigos,

 

Faço parte de um grupo de caminhada de Brasília. Estamos elaborando uma série de documentos para melhor organizar nossas atividades. E estou com dificuldade para encontrar referências a respeito da classificação do grau de diculdade das trilhas. Essa é uma demanda importante, em especial para as pessoas com pouca experiência ou sem muito preparo físico. Alguém tem alguma indicação a respeito?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

João, classificar trilhas é uma tarefa um tanto quanto complicada e relativa, pois depende de vários fatores, inclusive o fator de quem a está classificando.

Por exemplo, uma mesma trilha pode ser um mamão com açucar pra uma pessoa que está com um excelente preparo físico, e uma tormenta pra quem não está bem preparado, com a saúde de lado.

Cito como um exemplo a trilha da Cachoeira da Fumaça por cima, na Chapada Diamantina, que fiz com minha namorada. Na época, eu estava bem fisicamente, pois estava fazendo treinamento para entrar no Corpo de bombeiro militar daqui de São Paulo, e achei a trilha bem leve e fácil. Porém, minha namorada que não faz exercícios e tem diversos problemas de saúde, dava a impressão de estar subindo o Evereste!!

 

Mas, no geral, para tentar classificar, acho que você pode levar em consideração pessoas com um grau de preparo físico médio, e as seguintes características:

 

- Distancia à percorrer em um trecho ou total;

- Tipo de terreno;

- Desnível total do trecho ou da trilha inteira;

- Carga a ser levada (mochila cargueira ou apenas mochila de ataque, ou nada disso, para se levar em conta o peso junto ao corpo);

- Altitude (embora eu considere que aqui no Brasil isso talvez não faça tanta diferença devido nossos picos não passarem dos 3000m);

- Tempo (horas para se percorrer o trecho);

- Clima da região.

 

Acredito que essas sejam as fundamentais. Umas talvez mais importantes do que outras. Mas, ao menos aqui no Brasil, não existe um padrão pré pronto. Acho que a grande maioria das classificações nem leva em conta todos esses quesitos.

 

Mas, na duvida, tente ver como a maioria dos frequentadores de determinada região que você conheçe classificam esse lugar, e tente tomar isso como referencia. Procure sites que falem de trilhas que você já frequentou para se embasar.

 

 

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saudações João Carlos.

Complementando as informações do Renam, não existe um padrão universal definido.

Uma classificação do grau de dificuldade é baseada em um modelo referencial que você mesmo pode estabelecer. Em geral o critério utilizado para esta classificação considera no mínimo as três variáveis: Distância a percorrer, características da trilha (principalmente relevo) e condicionamentos físico dos participantes.

Veja dois exemplos:

 

Classificação das trilhas

 

- Grau A: Passeios que podem ser apreciados sem obrigatoriedade de ter que caminhar ou

desenvolver alguma atividade física. Não requer experiência anterior.

 

- Grau B: Requer alguma atividade física. Se for necessário pernoitar na trilha, é recomendado (mas não exigido) experiência de camping. Em geral não será necessário carregar uma mochila pesada.

 

- Grau C: Requer condicionamento físico, pois as trilhas podem ser longas, acidentadas

e/ou cansativas. Em geral envolve carregar uma mochila pesada e pernoitar na trilha.

 

- Grau D: Requer bom condicionamento físico e experiência básica em montanhismo, camping, caminhadas em clima adversos, manuseio de equipamentos. Pode exigir o fator altitude (acima de XXX metros).

 

- Grau E: Expedição: A pessoa deve ser capaz de desenvolver intensa atividade física durante muitos dias em lugares de difícil acesso. É necessária experiência comprovada em montanhismo. Deve-se estar preparado para executar as mesmas tarefas dos guias: cozinhar, montar barracas, etc.

 

 

[align=center]20101029161846.gif[/align]

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...