Ir para conteúdo

Dicas: Como escalar e visitar vulcões ativos ao redor do Mundo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

ATENÇÃO :arrow:A atividade a seguir é de alto risco a vida e não possui um nivel 100% de segurança. Não me responsabilizo por quaisquer dano a vida ou fatalidade. Alerto que a pratica de visitação e escalada a vulcões expõe o praticante a riscos de vida. Procure sempre orientação especializada.

 

Criei este tópico afim de abordar de forma bem clara e objetiva em uma linguagem bem simples que todos possam entender como fazer para escalar e visitar vulcões ativos ao redor do mundo. A idéia partiu quando retornei do Equador em dezembro de 2011, quando estive escalando o vulcão Tungurahua ( mais detalhes adiante). Este tópico destina se há vulcões ativos em processo de erupção, portanto vulcões como o Cotopaxi nao serão mencionados aqui, por que embora ele seja ativo, o mesmo nao se encontra em processo de erupção. Em poucas palavras, serão mencionados vulcões completamente ativos.

 

Todas as informacoes aqui contidas foram obtidas por mim por meio de pesquisas literarias e experiencias pessoais, tratar deste assunto nao é facil, pois o acesso as informações sao escassas e quase restritas. Levei cerca de 6 meses para coletar dados o suficiente para elaboração deste tópico. Portanto a quem interessar o assunto, peço a gentileza de ler com atenção todos os detalhes e roteiros descritos para um maior aproveitamento do conteúdo. Duvidas aqui postadas serão respondidas por mim.

 

Explosões vulcanincas é um dos eventos naturais mais expetaculares de nosso planeta, embora poucas pessoas o presenciam, também é considerado há maior força natural de destruiçao no planeta, uma unica explosão vulcaninca pode ser comparado a inumeras bombas atomicas lancadas de uma unica vez. Existem cerca de 600 vulcões ativos em nosso planeta, sao divulgados pela midia apenas erupções que causam desastres, porem dezenas de vulcoes entram em erupção todos os anos.

 

Mas como visita - los de forma "segura' ? Quais tipos de erupções existem ? E uma pergunta classica que todos me fazem. É muito quente em cima de um vulcão ?

Com muito prazer hoje compartilho com todos este incrivel, misterioso e mistico mundo. VULCÕES

 

TIPOS DE ERUPÇÕES VULCANINCAS

 

havaianas :arrow: este tipo de erupção é considerada a mais segura e bela de se ver, embora receba o nome de havaina, pode se observar este tipo de erupcao no mundo inteiro. O que marca este tipo de erupção são os longos fluxos de lava podendo alcançar ate mesmo quilometros de distância, o que torna seguro este tipo de erupção é que o fluxo de lava corre de forma lentamente, porém nao é possivel deter este fenomeno. É como se fosse expremer um tubo de pasta de dente, o creme dental vai escorrer lentamente, o mesmo acontece com este tipo de explosão, só que no lugar de creme dental temos lava. Por este motivo podemos estar bemmmmm proximos da lava ( ou não ).

 

20120720121537.JPG

 

estrombolianas :arrow: recebe este nome devido ao vulcao Stromboli no mar Eóli. Fragmentos de magma podem ser jorrados a centenas de metros de altura, embora nem sempre sejam tão violentas assim. Podem ocorrer tambem fluxos de lava.

 

20120720122534.JPG

 

vulcanianas :arrow: a clássica explosão, onde pode subir uma coluna de cinzas de quilometrosssss de altura, algumas chegaram até os incriveis 20 km de altura, isto mesmo, uma coluna de fumaça e cinzas de 20 km de altura. Estas explosões são extremamentes perigosas para serem observadas, pois geralmente deve se estar a quilometros de distancia do vulcão para se manter seguro.

 

20120720131029.JPG

 

peleanas :arrow: há grande quantidade de explosões de fragmentos de rocha quente, vapores, poeiras e cinzas a partir da cratera central. Estes materiais caem sobre a zona da cratera e formam avalanches que se deslocam a velocidades que podem chegar aos 160 km/h. Este tipo de explosões são mortais e ninguém consegue sobreviver a tal fenomeno. Em 1902 cerca de 30 mil pessoas morreram em uma unica explosao peleana. Este tipo de explosao ao inves de subir pode descer paras as laterais dos vulcoes, provocando avalanches com cerca de 700 graus. Este tipo de explosão não é muito comum.

 

20120720131809.JPG

 

plinianas e ultraplinianas :arrow: podem enviar cinzas e gases vulcânicos a vários quilómetros de altitude ( podem alcancar 48 km de altura), até à estratosfera, e a cinza resultante pode afectar áreas a centenas de quilómetros de distância na direcção dos ventos. São características distintas deste tipo de erupção a ejecção de grandes quantidades de pedra-pomes e fortes erupções contínuas de gases. É o tipo de erupção mais poderoso. Uma sequencia de explosao que durou 22 horas matou 37 mil pessoas em 1883, sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros. Acredita-se que o som da última grande explosão foi o mais intenso já ouvido na face da Terra e reverberou pelo planeta ao longo de nove dias. Todos os que se encontravam em um raio de 15 km do vulcão tiveram seus tímpanos rompidos e ficaram surdos.

São extremamente raras estes tipos de explosões.

 

20120720133225.JPG

 

hidromagmaticas :arrow: acontece quando um grande volume de magma entra em contato com a agua. Tambem pode ocorrer em contato com a neve. Podem ser altamente explosivas.

 

MEDIDAS DE SEGURANÇA

 

Como foi citado anteriormente, explosões vulcanincas são extremamente perigosas e completamente temidas em todo o mundo, devemos tomar algumas medidas de segurança ao visitar vulcões. Informa - se antes de partir sobre como esta a atual atividade do vulcão, NUNCA suba um vulcão sem saber suas condições. Alguns vulcões sera necessario fazer o uso de mascaras contra gaz e capacete. Atencao, o capacete é para caso de quedas, pois uma pedra "cuspida' de um vulcão atravessa um carro como se fosse papel ( mais detalhes adiante ).

 

Fiquem sempre fora do alcançe das 'bombas" ( fragmentos vulcanicos expelidos durante a explosão ). o que sera mencionado agora se aplica somente a PESSOAS ALTAMENTE EXPERIENTES e familiarizadas com o vulcao em especifico. Como as explosões podem variar com o tempo, mesmo em uma explosão violenta havera "janelas de tempo" e " pontos de segurança" para se progredir no terreno hostil, porem esta tecnica é de alto risco e somente pessoas com um nivel de conhecimento muito alto podera aplicar.

Caso as explosoes comecem a aumentar o natural é sairmos correndo, isto é um erro fatal, o que se deve fazer é olhar para cima e tentar se esquivar das bombas, este procedimento exige muita calma mas podera salvar sua vida em caso de emergencia.

Os ataques piroclasticos sao de alto risco a vida e devem ser evitados completamente, dificilmente se sobrevive a um ataque destes.

Cuidado com a 'chuva de cinzas" proteja se com mascaras e oculos, caso naos eja possivel use um pano umido para respirar.

NÃO EXISTE UM NÍVEL 100 % SEGURO PARA APROXIMAÇÕES DE EXPLOSÕES VULCANINCAS

 

FOTOGRAFANDO VULCÕES

 

para fluxos de lava :arrow: recomenda se usar a maquina no modo manual e ajustar a exposição pela lava e deixar o céu ou o "terreno" superexposto, isso porque geralmente as pessaos estão mais interessadas na lava como o tema. Fixar o grau de exposição é a melhor maneira de obter uma foto.

 

As ondas de calor provocadas pela lava pode fazer as fotos ficarem desfocadas, um tripé pode ser essencial para estes tipos de fotografias e as pontas devem ser de aço. Fluxos de lava são melhores fotografados de dia.

Fotografar as colunas de fumaça podem trazer fotos impressionates, porém devemos ficar a uma distancia bem segura. Quando estamos fotografando vulcões cabe a cada um de nós sabermos o que é seguro ou não, mas por experiencia própria, quanto maior o risco melhor a foto. É uma escolha pessoal.

incrivel documentário da BBC sobre vulcões, vale muito apena assisti lo por completo

http://www.youtube.com/watch?v=b7iBTliX54A

 

VULCÕES ATIVOS E EM PROCESSO DE ERUPÇÃO AO REDOR DO MUNDO

 

Enfim, depois de algumas dicas e macetes vamos ao que realmente interessa, os vulcões. Todos os vulcões aqui mencionados são possiveis de visita los e ate mesmo escala los.

 

TUNGURAHUA - EQUADOR

 

Foi justamente aqui que tudo começou, meu 'amor" aos vulcões se deu depois de uma escalada solitaria no temido Tungurahua. Localizado no Equador na cidade de Bãnos, seu acesso é proibido e nenhuma agencia ou guia estão autorizados a prestarem serviços de ida a este vulcão. Deve se fazer de forma independente e assumir os riscos por conta própria. Seu acesso até a sua base, onde tem um refúgio aos pedaços se da por meio há uma trilha na mata, de facil localização e acesso, porém prosseguir cume a cima é tarefa arriscada e perigosa, segundo informações obtidas por mim, cerca de 30 pessoas ja perderam suas vidas tentando chegar ao seu cume. Com um terreno inclinado e bem acidentado, o risco de cair é muito alto. Tungurahua é completamente ativo, quando estive nele, lançou uma coluna de fumaça de 4 km de altura e os ataques piroclasticos eram frequentes, tornando assim impossivel minha aproximação da cratera. As duas primeiras fotos foram tiradas por mim durante minha tentativa de chegar ao seu cume, notem a cor vermelha na fumaça !!!

 

20120720144711.JPG

20120720144923.JPG

 

*foto baixada, cume

 

20120720145110.JPG

relato completo sobre este vulcão :arrow:vulcao-tungurahua-ativo-e-em-processo-de-erupcao-equador-parte-4-t63720.html

 

link útil :arrow:http://www.igepn.edu.ec/index.php/volcan-tungurahua.html

 

ERTA ALE - AFRICA

 

O grande Rift Valley na Africa Oriental possue um dos vulcões mais incriveis do mundo, o meu grande sonho. O Erta Ale, um dos vulcões mais remotos que existe em nosso planeta. Localizado na Etiópia, raramente é frequentado devido a estar numa posicao de total instabilidade politica, é comum ouvir falar que excursionistas ou até mesmo vulcanologos foram expulsos por nativos munidos de metralhadoras e guerrilheiros. Fora que este incrivel vulcão esta localizado na depressão de Danakil, considerado o local mais hostil da Terra. Já vi agencias oferecerem pacotes há esta região por volta de 10 mil euros.

Realizar este meu grande sonho sera uma missão e tanto, ja que tentarei realizar de forma independente em um futuro próximo.

 

20120720151317.JPG

20120720151433.JPG

 

Este extenso vulcão possue 50 km de largura e seu lago de lava tem aprox. 120 m de extensão.

 

20120720151719.JPG

*depressão de danakil

 

COSTA RICA

 

ARENAL

 

Um dos vulcões mais ativos do mundo, é possivel observa lo quase com 100% de segurança de locais privelegiados. Sua visitação é fácil, porem escalar é outra conversa. Geralmente se observa a lava escorrendo pelas encostas do vulcão de onde se esta hospedado. Um lodge bem recomendado é o arenal observatory lodge que se localiza dentro do próprio parque nacional onde situa se o arenal. A vista é incrivel !!!

 

20120720164104.JPG

 

POÁS

 

Facilmente visitado, possui uma beleza unica em suas duas crateras .

 

20120720164739.JPG

 

IRAZÚ

 

Assim como o poás, também é facilmente visitado .

 

20120720165434.JPG

 

GUATEMALA

 

PACAYA

 

20120720171056.JPG

 

SANTIAGUITO

 

20120720170820.JPG

 

CONGO

 

NYIRAGONGO

 

O Nyiragongo é um vulcão situado na República Democrática do Congo. Numa das suas ladeiras está a cidade de Goma. O nome deste vulcão significa “deita fumo”. Tem uma altura de 3465 m.

Está no Rift africano e faz parte de uma cadeia vulcânica chamada Virunga, que compreende oito estratovulcões. O Nyiragongo é o único vulcão activo.

Existem diferentes tipos de vulcões com várias formas de cones e torrentes de lava. O Nyiragongo é um estratovulcão. Tem um cone formado por vários torrentes de lava e camadas constituídas por projecçoes, como as cinzas e os lapilis, chamados camadas piroplásticas.

É um dos mais activos do mundo e entrou em erupção mais de 50 vezes nos últimos 150 anos. Em 2002 um rio lava destruiu 40% da cidade de Goma.

Visitar este vulcão é uma dificil missão, porém dispenso palavras para tal feito, confiram nas fotos !

 

20120721105217.JPG

20120721105338.JPG

 

NYAMURAGIRA

 

Vizinho do nyragongo !

 

20120721105849.JPG

 

OL DOINYO LENGAI - TANZANIA

 

20120721111151.JPG

 

ITÁLIA

 

STROMBOLI

 

É possivel até mesmo acampar ems eu cume, embora não aconselhavel. Indico fortemente subir de dia e passar a noite em seu cume ( de preferencia acordado ). É proibido escala lo sem guia, porém é fácil quebrar esta regra.

 

20120721113716.JPG

 

VULCANO

 

Sua grande atração é a cratera La Fossa.

 

20120721114729.JPG

HAVAI

 

Acredito que o havai é o destino mais "simples e fácil " de se realizar, isto se tratando de vulcões. Centenas de possibilidades de explorações vulcanicas são possiveis nesta região. Uma região com uma infraestrutura muito boa, e com atividades vulcanincas 'seguras". Um dos lugares mais visitados do mundo para obsevação de atividades vulcanincas.

 

KILAUEA

 

20120721120928.JPG

 

PRA FINALIZAR

 

LINKS SUPER ÚTEIS :arrow:

serão adicionados novos links ao decorrer de "novas descobertas" realizadas por mim atráz de informações sobre vulcões ::cool:::'>

 

http://volcano.oregonstate.edu/

http://www.volcano.si.edu/index.cfm

http://www.geo.mtu.edu/volcanoes/Volcanoes/Index.html

http://www.wovo.org/observatories.html

http://www.lave-volcans.com/

http://www.volcanolive.com/

http://earthquake-report.com/featured-volcanoes-overview-in-depth-articles-worldwide-volcanoes/

 

Espero que tenham feito bom aproveito do conteúdo aqui demosntrado, lembrando que existem cerca de 600 vulcões ativos no nosso planeta, e selecionei aqui alguns que achei interessante demonstrar. Todas as dúvidas aqui postadas serão respondidas por mim.

 

FINALIZANDO COM CHAVE DE OURO

 

Um fenômeno ainda pouco conhecido pelos cientistas, e ainda mais surpreendente para a população geral, o das tempestades elétricas sobre erupções vulcânicas. Quando um vulcão entra em erupção, ele libera na atmosfera uma nuvem de gases, cinzas, lava partículas de rochas e gelo (sim, gelo). A energia produzida pela erupção por si só não seria capaz de produzir uma tempestade elétrica, mas os cientistas acreditam que esses fragmentos lançados no ar, ao colidir, produzem eletricidade estática, assim como nas tempestades elétricas normais que as partículas de gelo e água produzem essa eletricidade. O princípio seria o mesmo dos raios normais, que acontecem da seguinte maneira: No princípio todas as partículas são neutras, até que mudanças na aerodinâmica separam as cargas positivas das negativas. Com a colisão dessas partículas, o choque entre as cargas acaba por produzir eletricidade, que percebemos na forma de raios e relâmpagos. Não se sabe ao certo porque esse fenômeno ocorre, até hoje, ainda é um fenômeno pouco compreendido pelos cientistas, e o registro desse fenômeno sobre nuvens de erupções vulcânicas é ainda mais misterioso.

 

20120721124137.JPG

20120721124226.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salve Mochileiro Peregrino!

 

 

Meu caro, este tópico é uma amostra da sua competência! Muito interessante... Confesso que não me interessava muito pelo tema mas já olho com "outros olhos" o assunto a partir daqui. ::otemo::

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

poxa ::lol3:: obrigado irmão. De fato a itenção é esta mesmo, mostrar pra galera como é este "mundo' VULCÃO . Pode aguardar bem mais conteúdo ainda sobre o assunto, pois ainda estou terminando de fazer as postagens, ainda falta muito pra mim terminar o assunto. ::cool:::'>

 

 

 

 

Salve Mochileiro Peregrino!

 

 

Meu caro, este tópico é uma amostra da sua competência! Muito interessante... Confesso que não me interessava muito pelo tema mas já olho com "outros olhos" o assunto a partir daqui. ::otemo::

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Mais um incrivel video sobre vulcoes, Discovery Channel Planeta Feroz. Vulcões a maior força da Natureza.

Embora os videos postados por mim não se referem a visitação e escaladas em vulcões ativos, é um material de excelente qualidade para quem realmente deseja conhecer este ambiente ::cool:::'>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

GRANDE PEREGRINO!!! ::otemo::::otemo::::otemo:: EU TIVE A OPORTUNIDADE DE VISITAR DOIS VULCÕES EM MINHAS MOCHILADAS. FUI ATÉ A CRATERA DO VILA RICA EM PUCON E DEPOIS ESTIVE VISITANDO O VULCÃO PACAYA NA GUATEMALA, NESTE EU TIVE A OPORTUNIDADE DE VER A LAVA ESCORRENDO BEM DE PERTO, COISA MUITO LINDA, A CADA 15 MINUTOS ELE CUSPIA FOGO APÓS UMA EXPLOSÃO. UM MÊS DEPOIS DE EU TER RETORNADO AO BRASIL ENTROU EM EUPÇÃO E CAUSOU A MORTE DE ALGUMAS PESSOAS, EM BREVE VOU CONHECER O ALGUNS VULCÕES NA COSTA RICA E FUTURAMENTE NO EQUADOR. ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

PEREGRINO VC JÁ VIU O (SAIPORAI ?) COLOCA NO GOOGLE: O PEQUENO PAIS DOS GRANDES VULCÕES. O CARA FEZ UMA VIAGEM MUITO LEGAL NO EQUADOR. VC VAI GOSTAR. ESTOU PENSANDO E AVALIANDO SE VOU EM MARÇO PARA A COLÔMBIA OU SE VOU AO EQUADOR ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Silnei unpinned this tópico
  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...