Ir para conteúdo

Revisão de equipamentos antes do trekking


peter tofte

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Revisão de equipamento

 

Antes de uma viagem para fazer trekking é bom checar todos os equipamentos, uma ou duas semanas antes. Especialmente se estiverem muito tempo guardados, esta precaução pode salvar a viagem.

 

Depois de relacionar todos os itens que vai levar, examine todos aqueles que são críticos e podem apresentar problemas:

 

1) barraca: tire do saco e monte-a. Observe se está com mofo ou suja. Lave se necessário e seque na sombra. Apenas guarde-a no saco depois de completamente seca. Naturalmente isto deveria ser feito após cada acampada. Mas as vezes a tenda fica mofada se a colocamos num lugar  úmido, mesmo após uma boa limpeza.

 

Cheque os zippers e as costuras. Os zippers muito tempo sem funcionar podem ficar travados. O ideal é volta e meia movimentá-los de uma ponta a outra.

 

As costuras mais críticas são aquelas nos cantos da barraca, onde sofrem a pressão das varetas. Cheque cuidadosamente. Se estiverem com início de rasgo, leve a barraca para conserto.

 

Se na última viagem choveu e entrou água na barraca é bom passar impermeabilizante nas costuras. Use o impermeabilizante adequado para o tecido.

 

Conte os espeques para ver se não falta algum. Se for viajar para o exterior, tire a terra deles. Em alguns lugares se entrarmos com terra podemos ter problemas na alfândega e na agricultura.

 

Verifique os cordoletes. Substitua os que estão muito gastos.

 

2) saco de dormir: verifique a limpeza, se há mofo e odores. Lave-o se necessário. Siga as instruçōes de lavagem para o tipo de recheio do saco. Jamais guarde-o úmido. Gosto de usar um liner, que além de ser um isolamento a mais, protege o saco de sujeira. Na hora de lavar, é muito mais fácil lavar o liner que o saco.

 

3) fogareiro: teste-o antes de viajar, especialmente se for de benzina ou multifuel. Uma chama que falha ou muita fuligem são indícios de entupimento e de que uma limpeza é necessária. Use o kit de limpeza e siga as instruções. Cuidado na remontagem e atente para vazamentos através de o-rings. Um vazamento de benzina pode ser desastroso.

 

O fogareiro a gás geralmente não apresenta falhas mas verifique se não há restos de alimentos no bocal (comida que transborda da panela) e limpe. Verifique a chama ao testar. Chama azulada ou quase invisível é sinal de uma boa queima. O conserto  de um fogareiro à gás é difícil.

 

4) botas: se vc tem uma bota especial pra trekking e só a utiliza nestas ocasiōes, tire do armário e passe a usá-la duas semanas antes da viagem para amaciar e verificar se há algum problema, especialmento no solado. Já vi bota muito tempo guardada praticamente se desmanchar no 1° uso!

 

5) bastões de trekking: se na volta do último trekking vc não desmontou e limpou-os, faça-o agora antes da viagem. Se forem do tipo tradicional (de enroscar) separe e passe uma escova nos fios de rosca das travas. Os machos das travas são feitos normalmente de alumínio e apresentam normalmente uma pequena corrosão na forma de pó branco nos fios das roscas. Daí ser bom uma escovada. Eu não gosto de usar óleo porque acho que não adianta já que não temos metal contra metal (o macho é de alumínio e a fêmea de plástico). Teste se as travas estão funcionando.

 

As travas tipo flip lock não requerem estes cuidados mas verifique se estão limpos e estão funcionando.

 

Aproveite e cheque o silver tape enrolado no bastão, para ver se ele ainda está bom. Eu gosto de levar silver tape  enrolado no bastão. Outros  gostam de levar enrolado na garrafa de água.

 

Como sugestão: sempre desmonte cada bastão em 3 pedaços ao voltar do trekking. Limpe-os e seque. Não guarde-os compactados sem esta limpeza e secagem.

 

6) eletrônicos (gps, câmera, iPOD, headlamp...) teste e veja se o nível de bateria está no máximo. Recarregue se necessário. Na headlamp verifique a firmeza da tira e se as pilhas e os contatos estão com sinal de vazamento na bateria. Se houver, limpe com escova e cotonete. Descarte as pilhas com vazamento. Isto vale para qualquer equipamento que usa pilhas.

 

Se for para um trekking maior ou mais crítico, coloque baterias novas alcalinas e leve reserva.

 

Na volta sempre tire e guarde as pilhas descartáveis separadas dos eletrônicos, justo para evitar um estrago se elas vazarem.

 

7) mochila: verifique a sua querida. Se há odores e sujeira acima do tolerável, lave e seque bem. Sempre faça a secagem na sombra. Verifique todas as tiras, correias e travas. Onde a correia se prende na mochila, veja as costuras. Idem na barrigueira. Examine os zippers e se há rasgos nas costuras.

 

Aproveite seus exercícios pré-trekking (subir pelo menos 10 andares de escada 5 x ao dia) para checar se está tudo bem com a mochila. Bote uns 15 quilos nela senão o exercício não terá graça.

 

8) colchonete inflável: descobrir apenas na 1ª noite de camping que ele está vazando é coisa chata. Teste em casa. Infle e se deite sobre ele. Vazamentos serão aparentes após alguns minutos. Na dúvida, infle e mergulhe-o numa banheira para detectar furos.

 

Se houver vazamento, conserte com o kit remendo que vem com o inflável. Se for na válvula, acione a garantia ou mande para conserto. Sempre leve o kit de conserto para acampar.

 

Será que esqueci alguma coisa? Quem quiser acrescente algo ou passe algumas dicas. Sempre serão bem vindas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Boa Peter!

 

Ótimas dicas!

Básico isso, mas muita gente esquece... Não custa relembrar!

 

Acrescentaria uma, que lembrei agora:

 

9) Bolsa de hidratação ou "Camelback" (para quem usa): a) verificar mangueiras e válvulas, se não há rachaduras (às vezes, dependendo da qualidade do material e do tempo guardado x condições de armazenagem pode haver rachaduras especialmente em mangueiras); b) verificar o reservatório, se não criou mofo ou mal cheiro. Aproveite para limpá-lo, com solução de hipoclorito (remover resíduos e mofo) ou bicarbonato de sódio/carvão ativado, o que irá garantir uma água livre de cheiro e gosto estranho.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...