Ir para conteúdo

Shunt


jccouto

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Adrian Carot (Massacration) !!!

 

Bem vindo aos Mochileiros.com !!

 

Para rappel negativo, sempre utilizo o shunt. Também o utilizo para 'rapelar' vias muito longas, pois o cansaço favorece ao cometimento de erros e o shunt é muito prático e seguro, diminuindo as chances de algum acidente.

 

Utilizo o prussik somente em rappel positivo, ou quando as vias são pequenas.

 

No site da Petzl tem um manual explicativo (pdf) que você pode baixar.

 

Segue o link :

 

http://en.petzl.com/ProduitsServices/PS_116_1.pdf

 

Se não conseguir, ou ainda restarem dúvidas, continue postando aqui.

 

Abraços,

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

O Shunt é utilizado para :

 

1) Backup de segurança para rappel, como se fosse um prussik ou marchard mecânico

 

2) Ascenção em artificial

 

3) Auto segurança

 

Ele não substitui nenhum equipamento de descida (oito, ATC, gri gri, etc)

 

Segue o link para o algumas informações e dicas sobre o shunt :

 

http://en.petzl.com/petzl/SportProduits?Produit=116

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vou apurar as informações! hehe.... agora me fala outra: o tibloc também faria substituiria o prussik?

 

Vou confessar uma coisa... eu não uso backup de segurança em rappel! :-( E ninguem que escala por aqui usa tbm... por isso que um curso de escalada é necessário, falta conhecimento, e como sabemos isso é essencial para este esporte.

 

Inclusive, no acidente que teve no RJ, onde infelizmente uma escaladora morreu mês passado, parece que foi uma falha na descida, e ao que parece a escaladora também não usava o bkp.

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Fala Toyoteiro!

 

Cara, tem que tomar muito cuidado com esses mecanismos. Pior do que não ter backup é ter um desses e não saber usar, ou montar de modo incorreto. Esse caso da menina do Rio me parece que ela prendeu o freio no rack da cadeirinha ao inves de prender na alça correta. Se tivesse ocm backup preso no rack ia morrer de qq jeito....

 

Se for comprar use leia muito bem o manual e treine no chão a montagem até se familiarizar bem com as posições e modos dele funcionar. Eu pessoalmente não uso backup sempre, depende muito das condições do rapel, mas isso é pessoal, tem escolas de montanhismo que pregam o uso de backup a qq situação, outras não. O importante é sempre saber o que vc está fazendo. Pessoalmente tb, acho o Prusik muito mais simples e leve de carregar e usar....

 

O Tibloc é uma mecanismo incrível pelo tamanho e praticidade no uso. Mas ele não substitui o Prusik pq não funciona com corda dupla, e mesmo em corda simples fica bem complicado de descer com ele, da mas vai encher o saco. Ele substitui o Jumar, o Croll, e qq outro ascensor, mas claro tem limitações e não funciona com tanta fluidez e facilidade quanto esses ultimos. Em geral o pessoal carrega o Tibloc como um backup caso vc perda um Jumar ou se precisar fazer uma ascensão artificial de ultima no meio de uma escalada esportiva.

 

Esse mes começa o curso do CAP, mas pelo tamanho que ta a lista de espera acho bem dificil ce conseguir entrar nessa turma, mas aparece por la na 4a que ai vc pode trocar ideia com o pessoal e entrar pra lista de espera do curso do 2o sem deste ano. Ai deve rolar.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu gostaria muito de fazer o curso do CAP... mas tem um porém: moro a 250km de SP... aí me complica!

 

A aula prática deles é aqui do lado de Poços de Caldas, em Andradas, na Pedra do Elefante (ou na Pedra do Pantano)... 40km de Poços!!! Só que a aula teórica é o que pega pra mim, não tem jeito de ir pra Sampa no meio da semana só pra isso.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...