Ir para conteúdo

Sapatilhas - Dicas / Truques / Informações


samuel_adv

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Sapatilhas - Dicas / Truques / Informações

 

A tecnologia na fabricação de sapatilhas mudou muito de uns tempos para cá. Essa onda de que a sapatilha tem que gangrenar o pé já era.

 

Lógico que a sapatilha não pode ficar sambando no pé, mas daí, a tentar comprimir o pé dentro de um calçado com dois (ou até três) números abaixo é loucura. Não importa quanto você calça, o importante é sentir-se (razoavelmente) bem com o calçado (uma sapatilha de escalada nunca será confortável, porém o escalador deverá sentir-se bem e, principalmente, seguro com ela).

 

Veja, experimente, ande pela loja, pise firme, procure "escalar" ou ficar na pontinha do pé antes de comprar sua sapatilha.

 

 

Algumas dicas para conservar a sapatilha (dicas de um escalador que ressola sapatilhas no Rio de Janeiro):

 

- Uma sapatilha bem cuidada pode ser ressolada 5 ou até 6 vezes.

 

- A durabilidade da sapatilha está diretamente relacionada à durabilidade do couro. Assim, quem escala calçando meia, evita o contato da pele com o couro e a sapatilha dura mais.

 

- Pequenos rasgos no couro ou pequenos trechos sem costura devem ser rapidamente reformados, evitando que o problema aumente e torne impossível um reparo de boa qualidade.

 

- Evite deixar a sapatilha molhada na mochila. Retire lama, terra, pedriscos e outros objetos da sapatilha antes de guardar, para preservar o couro.

 

- Mande a sapatilha para a ressola antes de detonar o bico.

 

 

 

Amaciando as sapatilhas :

 

Quando comprar a sapata, faça o seguinte :

 

1) Mergulhe a sapatilha n'água durante alguns minutos, para o couro ficar bem encharcado.

 

2) Deixe secar à sombra e em ambiente frio (por exemplo, num canto da cozinha, longe do fogão e de qualquer fonte de calor).

 

3) De hora em hora, pegue a sapatilha e torça, de um lado e do outro (como se fosse torcer uma toalha) e na frente e atrás da sapata (torcendo e forçando as extremidades para cima e para baixo).

 

4) Deixe de um dia para outro, sempre repetindo as etapas anteriores - inclusive molhando.

 

Quando for para a pedra, ela já estará mais "molinha"...

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Alguem conhece algum lugar ressola sapatas? Qual o custo médio de uma ressola? Vale mesmo a pena?

 

A minha sapata (Snake Anhangava) está toda arredondada, coitada... não sei se mando ressolar ou parto pra outra. Vi que a Nômade tem umas sapatas bem legais... qual o melhor custo x benefício?

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Samuel,

Aqui no Rio tem um muito bom.

Ressolador mineiro eu não conheço, mas coloca no site da FEMEMG. Deve ter alguém que possa te ajudar.

Abraços,

 

JC

Não precisa ser necessariamente em MG não. Qto custa a ressola por aí? Fica "zerada" de novo? Vc já fez?

 

Parece que na própria Snake eles faziam a ressola, vou mandar um email pra eles pra confirmar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fica excelente. Zerada. O cara ressola com solado 5.10 Stealth e, se precisar, ainda faz o bico da sapata.

 

Tenho duas sapatilhas ressoladas que sobem até em azulejo ensaboado.

 

Da última vez, paguei R$ 80,00 (oitenta reais) pela ressola das duas sapatilhas.

 

Pelo que sei, a SNAKE também faz a ressola, usando o solado VIBRAM de cinco milímetros.

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala velho, quem faz ressola aqui em Sampa é o Belê (Belezinha), cambeão brasileiro de escalada. Não sei o tel dele, mas ligando na Casa de Pedra eles te passam o numero dele pois ele ta todo dia por la, todo mundo que conheço faz ressola com ele, ja fiz uma vez e ficou show. Liga la www.casadepedra.com.br

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boas galera do Mochileiros! Gostaria de saber a opnião de vcs sobre qual a melhor borracha para a re-sola de sapatilhas? Mandei fazerem umas que ficaram muito boas. Se eu não me engano foram feitas com a borracha 5.14 aderem muito bem. Creio que se fosse uma borracha mais macia ficaria melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Salve rapaziada!

 

Seguinte. Sou iniciante na escalada esportiva e antes de ir pra pedra, vou ficar um bom tempo em ginásio.

 

Estava com muitas dúvidas quanto a qual sapatilha comprar. Estive a beira de pegar uma 5.12 dos modelos mais simples (entry level) por R$289,00. Era uma sapata mais clássica e bastante confortável. Das nacionais, sem querer desmerecer o trabalho daqueles que se dedicam a promover a escalada e o montanhismo no Brasil, TODAS pegaram muito no calcanhar (na parte mais alta, perto do tendão).

 

Achei um modelo da Quechua na Decathlon que é bastante confortável (mais do que qualquer uma nacional) e que tem a parte traseira mais baixa, além do shape ser assimétrico. O melhor foi o preço, pois de R$199,00 estava por R$101,00! Espero não me arrepender dessa compra.

 

Abs

 

P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Salve rapaziada!

 

Seguinte. Sou iniciante na escalada esportiva e antes de ir pra pedra, vou ficar um bom tempo em ginásio.

 

Estava com muitas dúvidas quanto a qual sapatilha comprar. Estive a beira de pegar uma 5.12 dos modelos mais simples (entry level) por R$289,00. Era uma sapata mais clássica e bastante confortável. Das nacionais, sem querer desmerecer o trabalho daqueles que se dedicam a promover a escalada e o montanhismo no Brasil, TODAS pegaram muito no calcanhar (na parte mais alta, perto do tendão).

 

Achei um modelo da Quechua na Decathlon que é bastante confortável (mais do que qualquer uma nacional) e que tem a parte traseira mais baixa, além do shape ser assimétrico. O melhor foi o preço, pois de R$199,00 estava por R$101,00! Espero não me arrepender dessa compra.

 

Abs

 

P.

 

cara.... da uma olhada nas Nomade.. sao nacionais... muito boas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu atualmente uso uma nômade Urucum, a sapata é MUITO confortável, dentro do que uma sapatilha de escalada por ser.

 

Preferi aposentar minha snake e, ao invés de ressolar, pegar logo uma nova, e essa Nomade não me decepcionou, valeu o investimento!

 

Vale conferir os modelos: www.botasnomade.com.br

 

abrasssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...