Ir para conteúdo

Nota de falecimento e luto: Bernardo Collares.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Sinto ter que escrever esta mensagem.

 

O alpinista brasileiro Bernardo Collares, presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, veio a falecer na via Afanassief, na face oeste do Monte Fitz Roy, provavelmente entre os dias 2 e 4 de janeiro.

 

O fato é que durante o rapel pela via, já quase no cume da montanha, o Bernardo Collares, que estava escalando em parceria com a grande montanhista brasileira Kika Bradford, veio a sofrer uma queda, muito provavelmente após a ancoragem do rapel se romper. O certo, nunca saberemos. Ao que tudo indica a queda foi grande, em torno de 20 metros e como resultado o Bernardo teve fratura de bacia e hemorragia interna.

 

Após ver que seria impossível a descida ele pediu que a Kika descesse para pedir ajudar e foi o que ela fez, após deixar provimentos com o Bernardo. Na verdade, ao meu ver, mesmo que ele não tivesse pedido seria a única coisa a fazer. Qualquer coisa diferente disso ela morreria também.

 

Pelo que foi confirmado pela Kika ao André Ilha, foram em torno de 50 rapéis até chegar ao chão, sendo que ela chegou somente com alguns pedaços de corda dos 120 metros originais que ela possuia (2 cordas de 60m), em virtude da corda ter enroscado por diversas vezes durante a descida. Uma descida épica onde ela contou com muita sorte.

 

Já em Chalten, sem helicópteros e já em meio a uma tempestade típica da região, os alpinistas decidiram que não exisitia condições de um resgate por escalada, até porque as condições de saúde do Bernardo combinada com as tempestades ao qual ele já havia se submetido desde então impossibilitava qualquer tipo de sobrevivência.

 

O resgate por helicóptero também seria muito difícil em face do clima local, onde os ventos chegam fácil aos 80 km/h. Sem contar que no decorrer de um mês são somente 8 dias de tempo bom (ou até menos). Além disso precisaria ser verificado onde foi o acidente e se a positividade da parede permite uma aproximação segura.

 

A via Afanassief foi conquistada em 1979 e desde então sofreu somente uma repetição em 2006 pelos brasileiros Edmilson Padilha, Valdesir Machado e pelo argentino Gabriel Otero. É uma das mais extensas vias de escalada da patagônia.

 

Aqui se vai um dos maiores nomes do montanhismo brasileiro. Grande homem, grande escalador e grande fomentador do esporte no Brasil. Uma perda irreparável.

 

Que ele descanse em paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

eu acho que deveriam deixar mesmo ele por la !!!!

vejo pelo lado familia que gostariam de deixa-lo mais perto deles !!!

la é o lugar que ele mais gostava de estar no alto da montanha !!

e com certeza la que ele gostaria de ficar o resto da sua missaõ por aqui !!

falow

bruno sjc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
eu acho que deveriam deixar mesmo ele por la !!!!

vejo pelo lado familia que gostariam de deixa-lo mais perto deles !!!

la é o lugar que ele mais gostava de estar no alto da montanha !!

e com certeza la que ele gostaria de ficar o resto da sua missaõ por aqui !!

falow

bruno sjc

 

 

Bruno, concordo com vc.

 

Olha o bilhete escrito pelo Bernardo:

 

20110113173559.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Brunão

 

A familia do Bernardo, em reunião com as autoridades argentinas decidiu que não quer busca para tirar o corpo dele de lá.

Eles entendem essa era a vontade dele.

 

 

Abração

 

 

Taí uma decisão super acertada por parte da família!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vero Brunão....

 

Pelo que sei a família ficou dividida, mas entenderam a dificuldade de acesso ao local e o resgate do corpo.

A equipe de resgate prometeu que quando tiver condições de subir, tirarão uma foto do local onde ele está e entregará aos familiares.E ainda, que publicaraiam um material explicando como é a morte por hipotermia (sem dor) e relatando a beleza do local (principalmente para um montanhista).

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em um comunicado um irmão do Bernardo disse que não houve desistência de busca, não houve nenhuma tentativa, simplesmente não há equipe de resgate e a familia foi enrolada pelos governos Arg/Bra.

É fácil entender o desejo da familia em querer o resgate do corpo, mas devo admitir que tem algo de romantico em ficar na montanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...