Ir para conteúdo

Como fazer Hapel só com uma Corda


lforteslfs

Posts Recomendados

  • Membros

Oi galera alguem ai sabe como descer uma montanha ou pedra, etc, só com uma corda? isso é bem útil em caso de você se perder no mato e ter que descer uma pedra ou algo parecido, vi uma vês o 'Bear Grylls ' ensinando a como descer uma pedra com uma corda, sem mosquetoes e nada disso, só ah enrolando em seu corpo. Alguém ai poderia me ensinar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Parece que tá falando de um método simplificado e pra macho que é útil se vc não tem nada além da corda. Enfia a corda pelo meio das pernas, puxa pelo lado passado pela coxa e joga em cima do ombro(passando em frente de seu tronco). Ela fica nas suas costas. Pega com a mão e segura ao lado da cintura. Mais ou menos isso. Parece que temos um link: http://www.marski.org/artigos/tecnicas/120-montando-um-rapel-de-emergencia

Imagem:

http://www.marski.org/images/stories/rapel/rapel_classico.jpg

 

Mas se prepare: O atrito da corda vai te fazer sangrar se não tiver cuidado.

Aliás, se não tiver cuidado, o atrito da corda será um dos menores problemas que vai enfrentar.

Se quiser ter cuidado, faça um bom curso de escalada e compre um equipamento adequado. Não se inspire em Bear Grylls, ele bebe urina! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

lforteslfs, bem vindo.

 

Pelo visto tu não é um 'iniciado' em montanha, tanto por escrever hapel - é rapel - quanto por não conhecer uma técnica tão antigo. Faz parte. É assim mesmo, ninguém nasce sabendo.

Porém, cuidado - e o aviso vale para todos - com estas técnicas tão simples e geniais apresentadas por 'aventureiros' da TV - que em regra estão em ambiente/situação controlada e isso não é mostrado.

Rapel sem corda, ou rapel em S (pois é o desenho que a corda faz em ti), como o dglopes falou é teoricamente simples.

A maioria das antigas conquistas do Brasil tiveram suas decidas feitas assim. Dedo de Deus, e aqui no sul, Itacolomi, Pedra da Abelha, etc, montanhas que até hoje exigem respeito em seus rapéis.

Só que isto requer prática, pois nada conecta vc à corda. Há uma maneira correta de posicionar o corpo, de colocar o corpo em relação à pedra, etc. Não é tão banal - rapel algum é banal, aliás.

Atualmente não há sentido em ir pra algum lugar onde vc tenha possibilidade de ir pro vertical sem cadeirinha (ou ao menos uma laçada de fita) e um ou dois mosquetões. Se não levou nem isso, estará levando corda para.... para a corda passear? ::putz::

Pensem bem.... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Gente!

 

Ótimo recado Cacius!

 

Pessoal, não vamos engrossar as estatísticas de manés que fazem caca por aí e depois aparecem nos noticiários sensacionalistas da TV como mais um que se perdeu ou se quebrou numa trilhazinha pelo mato Brasil afora... ::bruuu::

 

Toda atividade outdoor envolve riscos e, quem quer mesmo ser "macho" deve aprender a dominá-los e evitá-los. Para isso existem os cursos de montanhismo e escalada, que se já foram muito caros e inacessíveis no passado, hoje são baratos e, de quebra, se fazem novas amizades para as próximas trilhas. Pensem nisso!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...