Ir para conteúdo

Parques do Descobrimento e Pascoal - Perguntas e Respostas


oteb

Posts Recomendados

  • Membros

Lordesteves, o Parque do Monte Pascoal é o mais antigo. O monte em si fica bem longe da praia (mas bem perto da BR 101), mas tem uma área protegida que vai até a proximidade da praia de Corumbau. Sei que tem excursões saindo de Cumuruxatiba para lá. Os outros parques foram criados em 2000, por ocasião dos 500 anos do descobrimento. No entanto, acho que ainda não estão concluídos, pois o projeto original deles faziam menção a vários melhoramentos que não vi na última vez em que fui lá.

 

Porém, o Parque do Descobrimento contém a famosa trilha Prado-Porto Seguro, um passeio de cerca de 100 quilômetros pela beira da praia que é simplesmente maravilhoso e imperdível. Nesse caminho, há Cumuruxatiba (sem comentários!!!), Caí (rio em cuja foz houve o primeiro contato dos portugueses com os índios pataxós), Corumbau, Caraíva (só vendo ao vivo para sentir como é legal), Espelho (para mim, a praia mais linda de todas no roteiro), Jacumã, o rio dos Frades (banhos maneiros!!), Itaquena, Itapororoca (e sua barreira de recifes), Taípe, Trancoso (imperdível!), Arraial D´Ajuda e finalmente Porto Seguro. Eu prefiro fazer o caminho inverso, saindo de Porto e descendo para o sul.

 

Pequena dica: se for fazer a travessia, tente ir em época de lua nova ou cheia. Isso porque as praias que têm barreiras de corais formam piscinas naturais nesse período, e a visualização da fauna marinha (além dos banhos nas piscinas) é bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Oteb, gosto é gosto não se discute mas achei a Praia do Espelho muito badalada p/ pouca coisa. É claro que não deixa de ser bonita mas lá mesmo na Bahia vi umas 3 praias mais bonitas pelo menos. Curti muito Caraíva (sem comentários) e Corumbau. Trancoso as praias próximo tb não vi graça mas Rio da Barra é show de bola!

 

Sobre o PN do Monte Pascoal tava muito caro o transporte saindo de Corumbau aí desencanei.. mas a vista que se tem dele das praias é muito bonito, lá de cima então nem se fala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Saudações!

Olá pessoal! Vou para a Bahia em julho e gostaria de informações sobre o parque Monte Pascoal (se paga pra entrar, por exemplo). Ah, gostaria de saber também se é possível ir de ônibus saindo de Itamaraju, que é a cidade onde vou ficar, qual o preço da passagem e o horário dos ônibus, e se é preciso agendar a visita.

 

Valeu, um abraço a todos! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Parque Nacional do Monte Pascoal: criado em 1961, o Parque abriga numa área de 22.500 hectares uma reserva indígena Pataxó, além dos últimos trechos originais da Floresta Atlântica. Se divide em parte alta, com acesso por Itamaraju, controlada pelos Pataxós e com visitação restrita à trilha de 1:30h (caminhada difícil) que leva ao topo do Monte Pascoal e parte baixa – praia e aldeia de Barra Velha – com acesso livre por Caraíva. Combinar antes o valor do passeio com os índios.

 

A floresta preserva árvores como o Pau Brasil e o Jacarandá, assim como animais ameaçados de extinção, tais como a onça suçuarana, o veado campeiro, a preguiça de coleira, além de uma diversidade de ecossistemas. As trilhas são acompanhadas de guias do próprio Parque. Trekking de 1h até o cume e visita ao centro de visitantes.

A primeira imagem registrada do Brasil foi, sem dúvida, a silhueta do Monte Pascoal, ponto mais alto da Costa do Descobrimento. Ao seu redor, o Parque leva seu nome, sendo o único no Brasil que abrange, de uma só vez, matas de encosta e atlântica, com 8 km de praias em meio a recifes, dunas, restingas e desembocaduras de rios – o parque é cortado pelos rios Caraíva e Corumbau, navegáveis a partir da foz. Forma o corredor ecológico da Costa, junto com os parques do Pau Brasil e do Descobrimento.

A paisagem, de beleza singular, perdura intacta com vasta Mata Atlântica, habitat de espécies raras e famosas da flora e fauna nativas, com árvores centenárias, 10 mil espécies de plantas, 131 espécies de mamíferos, 166 de aves, 57 de roedores, 183 de anfíbios, 143 de répteis e 21 de primatas; um verdadeiro refúgio ecológico. O Parque abriga, ainda, a reserva Pataxó de Barra Velha e outras aldeias indígenas. Os próprios índios – oito no total – fazem a vez de guias nas duas trilhas abertas em meio à Mata. A primeira vai até o Centro de Visitantes na praça do Céu Azul, num percurso de 700 metros entre árvores centenárias. A outra vai até o cume do Monte Pascoal, numa longa e íngreme caminhada de 1500 metros. No meio do caminho, na bifurcação entre as duas trilhas, situa-se o Monumento da Resistência, edificado pela própria comunidade, em homenagem à luta dos povos indígenas pela demarcação de suas terras, pela preservação da sua história e da sua cultura.

Reduto de lendas, o Parque é envolto por histórias místicas que fazem parte do folclore indígena, como mãe do mato, a caipora, o bicho homem (o homem da mata) , a onça invisível (uma índia velha) e a maracatumba. Fica na porção sul de Porto Seguro e é administrada pelo Ibama. A visitação é aberta ao público das 7 às 18 horas, e não é permitido o pernoite em acampamentos.

O Monte Pascoal dista aproximadamente 110 km de Cumuruxatiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros
Lordesteves, o Parque do Monte Pascoal é o mais antigo. O monte em si fica bem longe da praia (mas bem perto da BR 101), mas tem uma área protegida que vai até a proximidade da praia de Corumbau. Sei que tem excursões saindo de Cumuruxatiba para lá. Os outros parques foram criados em 2000, por ocasião dos 500 anos do descobrimento. No entanto, acho que ainda não estão concluídos, pois o projeto original deles faziam menção a vários melhoramentos que não vi na última vez em que fui lá.

 

Porém, o Parque do Descobrimento contém a famosa trilha Prado-Porto Seguro, um passeio de cerca de 100 quilômetros pela beira da praia que é simplesmente maravilhoso e imperdível. Nesse caminho, há Cumuruxatiba (sem comentários!!!), Caí (rio em cuja foz houve o primeiro contato dos portugueses com os índios pataxós), Corumbau, Caraíva (só vendo ao vivo para sentir como é legal), Espelho (para mim, a praia mais linda de todas no roteiro), Jacumã, o rio dos Frades (banhos maneiros!!), Itaquena, Itapororoca (e sua barreira de recifes), Taípe, Trancoso (imperdível!), Arraial D´Ajuda e finalmente Porto Seguro. Eu prefiro fazer o caminho inverso, saindo de Porto e descendo para o sul.

 

Pequena dica: se for fazer a travessia, tente ir em época de lua nova ou cheia. Isso porque as praias que têm barreiras de corais formam piscinas naturais nesse período, e a visualização da fauna marinha (além dos banhos nas piscinas) é bem melhor.

::hãã:: Tudo bem Orteb!

Gostaria de saber sua opinião se é possível fazer essa travessia de moto. ::hãã::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...