Ir para conteúdo

Prado e Cumuruxatiba


Posts Recomendados

  • Membros

Cumuruxatiba é Natureza Contagiante. Habitada por descendentes de índios Pataxós e famílias de pescadores, esta vila mantém ritmo de vida bastante tranqüilo. Seus encantos e simplicidade, são cercados por coloridas falésias, rios de águas límpidas, mata Atlântica e belíssimas praias. Doravante, Cumurú passa a ser uma forma simpática de referencia a Cumuruxatiba.

 

Um breve histórico

A 21 de Abril de 1500, a esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral encontra ervas marinhas, que indicam haver Terra nas proximidades. A 22 de Abril avistam um Monte, e por ser Páscoa, foi chamado Monte Pascoal. Ao local alcançado chamam por Terra de Vera Cruz. A 23 de Abril, o Capitão Nicolau Copérnico faz o 1º contato com os índios Pataxós, aqueles mesmos que deram à vila, o nome de cumuruxatiba, devido à grande diferença entre a maré baixa e a maré alta. Na década de 1960, para facilitar o embarque de areia monazítica nos navios, o CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear), incorporou à paisagem local o Pier, cujas madeiras nobres avançam cerca de 1000 metros para o Oceano Atlântico.

Atualmente, a economia de Cumuruxatiba é baseada na pesca extrativista praticada nos rios e principalmente no mar, através da captura de peixes, lagostas, camarões e outras espécies marinhas; muito embora a vila também conte com estrutura turística que acolhe com razoável conforto aos visitantes que queiram viver a mesma sensação dos portugueses há cerca de 500 anos atrás.

 

COMO CHEGAR

 

Avião

Vôos regulares para os aeroportos de Porto Seguro-BA e Mucuri-BA. Pode se combinar o traslado do aeroporto até Cumuruxatiba com as próprias Pousadas ou com serviços de Taxi. Vale a pena checar vôos para Caravelas-BA.

Telefones úteis:

AEROPORTO DE PORTO SEGURO: (73) serviço de informações

AEROPORTO DE CARAVELAS: (73) serviço de informações

AERÓDROMO DE MUCURI: (73) serviço de informações

 

Carro

Pela BR 101, entrar sentido litoral em Teixeira de Freitas (viajantes que vem do Sul), ou Itamarajú (viajantes que vem do Norte), até chegar a Prado. De lá, são mais 32km até o Distrito de Cumuruxatiba. Abasteçam seus veículos em Prado, pois o Posto Cumuru está temporariamente desativado.

Telefone útil:

DETRAN / CONDIÇÕES DE ESTRADAS: (73) 343-2000 (Bahia)

 

Ônibus

A viagem é realizada em 02 etapas: pelos ônibus da Viação São Geraldo, chega-se a Itamaraju ou Prado; há necessidade de questionar na compra da passagem, o horário mais conveniente para não perder tempo enquanto espera o ônibus dali para Cumuruxatiba.

É possível que na época do verão, a Viação São Geraldo disponha mais carros em seu trajeto.

 

Telefones úteis:

RODOVIÁRIA DO PRADO: (73) serviço de informações

RODOVIÁRIA DE ITAMARAJU: (73) serviço de informações

RODOVIÁRIA DE TEIXEIRA DE FR

Link para o comentário
  • Membros

áh, faltou dizer onde ficar: quase no fim da vila (q tem um unica rua, paralela a praia), qdo acaba a rua tinha uma pousada (da juliana) bem em conta, mas continuando mais um pouco e perguntando, encontra-se camping. Para comer encontra-se pf servido na casa dos pescadores, se preferir tb tem restraurante com comida típica.

Um passeio q deve ser feito é seguindo na direção norte, passa-se por uma grande falésia até chegar na praia do almeida/moreira, exuberante!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá

 

Gostaria de indicações de pousadas ou albergues BARATOS em Prado e Cumuruxatiba... Infelizmente ñ vou poder acampar, então vou ter que economizar nas pousadas!

 

Também vou precisar ir para Imbassuaba, Barra do Cahy, Veleiro, Aldeia de Barra Velha, Corumbau e Caraíva; passaria o dia em cada uma das vilas e voltaria pernoitar em Prado ou Cumuruxatiba. Alguém sabe se há onibus entre essas vilas, e quantas vezes por dia ele passa?

 

Valeu!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Estive com minha esposa em Cumuruxatiba no final de novembro de 2009.

Nos hospedamos na Pousada Uai Brasil, pagando R$ 100,00 a diária, pelo casal. O atendimento foi maravilhoso, bem como o café da manhã, a pousada é extremamente confortável, tanto que está listada no Guia Quatro Rodas. O quarto tem ar-condicionado.

Um dos donos, Adriano Mesquita, mora na pousada durante a maior parte do ano, e busca oferecer o melhor atendimento possível aos clientes.

A Praia do Rio do Peixe Grande, atrás da pousada, tem ondas fracas, e é bem gostosa. O único ponto ruim foi que a estradinha para a Praia estava ruindo na parte que passava próximo à praia. Mas isso estava para ser consertado (nov/09).

É possível chegar de lá até a Ponta do Corumbau de barco. Pagamos R$ 220,00 pelo passeio, embora tenhamos achado o valor um pouco caro. Faltou dar uma chorada. Os Corais dos Pataxos, que ficam no caminho para o Corumbau, estavam com muito pouca visibilidade, e havia corais de fogo (que queimam a pele ao contato) no fundo, o que me desencorajou a entrar na água.

O "Pier de Cumuruxatiba", construído pela CNEN na década de 60, está em ruínas, sem a madeira de cobertura, só sobraram os pilares.

As artistas Renata Homem e Eliana Bergara vendem artesanato de qualidade, cada qual com seu estilo, a preços relativamente altos.

A Pizzaria La Nave Va estava fechada na baixa temporada. O restaurante Hermes estava aberto, mesmo para tão poucos clientes. Comida de qualidade.

Uma loja de venda de sanduíches abriu, e também vende um açaí muito gostoso, no centro da cidade.

No caminho para a Praia do Rio do Peixe Grande, existe uma lojinha que vende pastéis, grandes e deliciosos.

A cidade é bem tranquila, para quem quer descansar. As opções de alimentação são limitadas.

Há dois acessos para chegar a Cumuru vindo de Prado. O caminho mais próximo ao mar é mais irregular, com muitas subidas e descidas, e não é recomendado se você estiver de carro normal, sob tempo chuvoso.

O caminho mais por dentro do continente é mais arenoso, porém é mais fácil de ser trafegado.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...