Ir para conteúdo

Bahia - Roteiros e Meios de Transporte - Perguntas e Respostas


maribr

Posts Recomendados

  • 1 ano depois...
  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

A Bahia é linda! Sempre que posso fujo pra lá....

 

Segue minhas dicas na ordem ( se é que possivel...rsss)

 

Morro de São Paulo - paraíso

Barra Grande - as piscinas naturais

Boipeba - a lagosta feita na hora

Itacaré - mistura de serra e mar

Trancoso - aquele quadrado é demais

Arraial - baladas

Lençóis - pra refrescar a alma

Praia do Forte - fashion

e Salvador - que tem historia, ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi Miguel!

 

O litoral Bahiano é imenso. Se eu fosse vc dividiria a Bahia em 3 partes:

1 - Sul: Porto Seguro, Arraial D'ajuda, Troncoso e Caraíva

2 - Centro: Itacaré

3 - Norte: Morro São Paulo, Salvador, Praia do Forte

 

No sul do Bahia: Porto Seguro, Arraial D'ajuda, Troncoso e Caraíva em 7 dias

 

No sétimo dia viaje a noite para Itacaré, para não perder o dia andando de ônibus, além disso, vc economiza uma diária de hotel, hehehe...

Acho que Itacaré merece pelo menos de 4 a 5 dias para aproveitar bem. Tem várias praias paradisíacas que vc chega só por trilha. Veja aqui no fórum quais são as mais elogiadas e reserve um dia para cada uma ou duas praias...

 

Encare a estrada mais uma vez e vá até Valença de ônibus(na minha opinião viaje a noite). Em Valença vc pega no porto um barco até Morro de Sao Paulo, viagem que dura 1h,30min ou uma lancha que leva 35 min. Reserve 3 dias para Morro de São Paulo. Se gosta de praias desertas, reserve um desses dias para conhecer a Ilha de Boipeba, é um paraíso esquecido no tempo. Fica perto de Morro de São Paulo, de onde sai barcos que fazem esse passeio. Volte para Salvador de Catamarã, viagem que dura 2 hs. Já se foram 15 dias, que na minha opinião foram bem aproveitados...

 

Se tiver mais 5 dias ( vc disse que teria de 15 a 20 dias),explore a parte cultural de Salvador porque as praias não são lá essas coisas, a não ser Itapuã, que inclusive serviu de inspiração para Vinicius de Moraes e Toquinho compor "Tarde em Itapuã. Economize alguns dias em salvador e reserve uns 2 ou 3 dias para as praias ao norte. Vale a pena visitar a Praia do forte, fica a 50km de Salvador... Se tiver grana, passe um dia na "costa do Sauipe". Me parece que custa 50 reais para usar por um dia as dependencias do Resort. Fica ao Norte, bem pertinho da Praia do forte.

 

O número de dias em cada cidade depende muito dos teus interesses pessoais. Se curte ecoturismo, praias desertas e surf, vc vai amar Itacaré. Se curte baladas e bebedeiras, Porto Seguro é o seu destino. Se quer unir o sossego de uma praia paradisíaca com Luaus que só terminam quando o Sol nasce, aproveite mais dias em Morro de São Paulo. Se curte a cultura afro-brasileira, prédios históricos e Igrejas centenárias, conheça Salvador...

 

Em relaçao a conhecer as principais capitais nordestinas em uma unica viagem, sinceramente eu acho besteira. Vc vai gastar muita grana e perder muito tempo em transporte de uma capital a outra... Tente fazer mais de uma viagem e explorar mais os locais proximos das capitais... Se for a Maceió, não deixe de conhecer a praia do Gunga e Maragogi. Se for a Recife, obrigatóriamente conheça Olinda. Porto de Galinhas tbm é imperdível. Conheça Jericoacoara se for a Fortaleza e a praia da Pipa se for a Natal.

 

Tenho um material de Morro de São Paulo e Itacaré. Se quiser dar uma olhada, me peça por email...

Espero ter ajudado...

Abraços

Cristiano :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros
Pessoal,

 

Estou Planjenando essa viagem (Itacaré, Ilheus, Chapada Diamantina (Lençois)) para a ultima semana de fevereiro.

 

Em ilheus tudo planjedo e bem tranquilo.

 

Em Itacaré alguem de dica que pousada bacana sem aquele preço fora da realidade que às vezes temos nessa epoca?

 

Em Lençois (Chapada) quanto mais eu leio com mais duvidas eu fico...

 

Alguém que já foi pra Chapada por este mesmo caminho no meu caso saindo de ilheus, pode me dar umas dicas e ajudar com alguma duvidas...

 

Obrigada.

[]'s

 

Vamos as duvidas...

- Qual a melhor maneira de chegar em Lençois sainda de ilheus, sei que não tem nenhuma opção para ir direto, mas também não consegue informação de onde tenho que ir para pegar um outro onibus... Alguém sabe me dizer?

 

- Em lençois vi pousadas maravilhocas com preços excelente e tem uma ou outra que além da pousada tem tbm agencia que dão desconto de 5% na diaria e nos passeios caso tudo seja acertado com eles... Isso Vale a Pena? Eu li por aqui que muitas vezes o pessoal contrata guias que não são agencias e são mais baratos isso é mesmo valido e seguro, alguem tem algum para recomendar?

 

- Sobre os guias vi que teve pessoas que fez varios passeios sem eles e outros que não recomendavam.. De fato para quem já esteve na chapada tem passeios que podemos fazer sem guia ou contratar um guia mirim só para acompanhar? Tem passeios legais mais leves pela região sem ser esses de 5 dias pelo Vale do Paty por exemplo... Pretendo ficar uma semana por lá.

 

Quem já esteve por lá e puder me ajudar com as duvidas Agradeço.

 

Obrigada

[]'s

 

Vamos lá...

[Qual a melhor maneira de chegar em Lençois sainda de ilheus, sei que não tem nenhuma opção para ir direto, mas também não consegue informação de onde tenho que ir para pegar um outro onibus... Alguém sabe me dizer?]

 

Para chegar à Lençóis saindo de Ilhéus vc só tem duas opções: ou ir para Feira de Santana ou vir à Salvador. Para Feira de Santana consulte a disponibilidade e os horários de ônibus antes para saber se são compátíveis, pois a cidade não é uma das mais aconselháveis para ficar de bobeira. A viagem emendada é um tanto cansativa, pois de Ilhéus para Feira são em média 6h e para Salvador são 8h e de qualquer uma delas p/ Lençóis o tempo é o mesmo. De Ilhéus para Salvador vc tem a opção de ônibus direto e da rodoviária comprara a passagem para Lençóis ( viação Real Expresso) ou uma dica mais econômica ver meu tópico (ilheus-perguntas-e-respostas-t41618.html). Veja tb a compatibilidade de horários. Caso vc venha direto talvez seja um pouco mais caro vir de avião de Ilhéus para Salvador de avião mas será menos cansativo e economizará tempo.

 

[Em lençois vi pousadas maravilhocas com preços excelente e tem uma ou outra que além da pousada tem tbm agencia que dão desconto de 5% na diaria e nos passeios caso tudo seja acertado com eles... Isso Vale a Pena? Eu li por aqui que muitas vezes o pessoal contrata guias que não são agencias e são mais baratos isso é mesmo valido e seguro, alguem tem algum para recomendar?]

 

Não conheço as pousadas pq ou fico em camping (o Lumiar é o único que presta) ou na casa de uma moradora local que aluga a casa dela. Quanto aos passeios depende do que vc esteja procurando e como vc deseja se locomover. Existem boas atrações como o Morro do Pai Inácio, grutas e cachoeiras que necessitam de carro para chegar e ai a opção é ou empresas de turismo ou contratar um guia com carro (me cobraram R$110,00 mas podia ser dividido por 4 pessoas). Há tb passeios que são feitos a partir da cidade mesmo e que podem ser feito sem a intermediação das empresas de turismo como, por exemplo Cachoeira do Sossego, Ribeirão de Cima e do Meios, Mirante, Cachoeirinha, Serrano... todas são trilhas que exigem pouco esforço.

Quanto aos guias, Lençóis está cheia de caras chatos que ficam em cima dos turistas querendo guir vc e lhe indicar pousadas a qualquer custo, eu não gosto. Existe uma associação de guias que fica na própria vila (acho o mais seguro, pois tenho medo de ir para o mato com qualquer um). Da última vez que fui lá fomos guiados por um menininho de 10 anos muito simpático chamado Diogo. Ele não conhecia muito bem os lugares não, inclusive nos perdemos e fomos parar em outro local, massem stress, foi divertido. Essas trilhas que lhe falei dá para ir tranquilamente (exceto o Ribeirão de Cima e o Sossego) sem guia. Diogo nos cobrou R$10,00 por pessoa. Esses meninos ficam guardando carros próximo ao Serrano e muita gente contrata ali, eu fico receosa pq Lençóis não é mais tão pacata assim (apesar de ainda ser), as vezes ocorrem furtos e já existe tráfico de drogas, então...

Gosto de guias pq nem todos os lugares da Chapada são seguros, alguns rios é nessário conhecer o local para evitar acidentes. Por exemplo o Serrano tem várias piscinas, mas apenas algumas vc pode tomar banho pq em algumas o fundo é furado e por isso algumas pessoas já foram arrastadas rio abaixo.

 

Qualquer dúvida estou às ordens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi, Marina.

 

Vou tentar te ajudar o quanto puder, tá? Não vou poder colocar todas as informações de uma vez só, mas na medida em que você for detalhando ser roteiro, eu vou tentando te ajudar mais. Só conheço até Ilhéus. Daí para frente não terei como te ajudar.

Vamos lá, então. Primeiro passo, ao chegar em Salvador é tomar um ônibus para o centro. Prefira o executivo por causa das suas bagagens. Vá para o terminal do Ferry (www.twb.com.br) e tome um para Bom Despacho. A primeira dica aqui é comprar essa passagem com antecedência. Pelo site você consegue. Os preços variam de 3,95 à 5,20 reais, a depender do dia da semana. De Bom Despacho tem vans e ônibus que te levam a Valença. De Valença para Morro você faz de barco. Tem os barcos lentos, que fazem a travessia em 1:30h e as lanchas rápidas que fazem em média 40 min. Os barcos lentos são baratinhos, não custam mais que 6 reais, e as lanchas variam entre 20 e 25 reais. De Morro para Boipeba você també faz de lancha. Pode ser a passeio ou tomando mesmo uma lancha direto do cais (essa segunda opção é bem mais barata). A média de preços são as mesmas anteriores. De Boipeba vai mais uma dica: antes de ir para Itacaré, coloca Barra Grande no caminho. É lindo e vale muito à pena. Vai de barco também, direto de Boipeba, mas aí não sei o preço. A média também deve ser a mesma. Depois você vai para Iracaré. Aí pode ser de barco ou de ônibus. De barco acho mais fácil, porque o transporte em Barra Grande não é dos melhores. Itacaré é pertinho de Barra Grande. Depois você vai para Ilhéus de ônibus. Nenhum desses lugares é caro. Todos têm camping, e em todos é possível conseguir acampar sem reserva antecipada.

Por enquanto é isso. Vai detalhando seu roteiro que vou te ajudando mais. Aproveita para olhar os fóruns específicos de cada lugar desses. Dá para pegar dicas bem legais.

 

Boa viagem para vocês.

Abraço.

Fabrício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Por nada, Marina. A intenção aqui é essa mesmo, um ajudado o outro. Sempre encontro muita ajuda quando monto meus roteiros. O mínimo que posso fazer é retribuir. Fique à vontade para perguntar o quanto quiser.

Veja só, a Penísula de Maraú é onde fica Barra Grande e Taipus de Fora, além de outras praias, como Algodões, Saquaíra e Cassange. Barra Grande e Taipus são bem perto uma da outra. Tem uns carros, que fazem o trajeto de uma praia à outra. É bem baratinho, sim. Tem gente que vai andando, mas acho muito longe. De carro leva uns 10 minutos. Taipus já foi eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Mas indo para lá, fique mesmo em Ponta de Mutá. Aí sim dá para ir andando de Barra Grande. É só pegar o caminho principal e seguir direto. Quando você ver uma placa indicando a pousada Sol de Mutá, siga esse caminho. Não fiquei hospedado lá, mas quando voltar, certamente ficarei. Essa pousada tem um restaurante que dá para a praia, e tem umas mesinhas com cadeira acolchoada, espreguiçadeira, rede, é o paraíso. Vá sem medo. O risco que você corre é o de querer ficar aí o resto de sua viagem. Também rola camping, tanto em Taipus quanto em Barra Grande. Comida também é baratinho (não tanto como em Morro, mas é).

Para chegar na penísula, estando em Boipeba ou Morro, dá para pegar um barco direto para lá. Se achar caro, o jeito é voltar para Bom Despacho novamente e de lá pegar um ônibus para Camamu, onde pode pegar outra lancha para Barra Grande. O ônibus de Bom Despacho para Camamu deve custar uns 15 reais e a viagem leva umas 5 horas (escolha e empresa Cidade Sol - www.cidadesol.com.br). A lancha é o mesmo esquema de Morro (6 reais na mais lenta e 25 na rápida).

Ah, tanto para Morro quanto para Barra Grande, a vista é muito legal, então pegar o barco mais lento não chega a ser uma má opção.

Recomendo ficar na penísula pelo menos três dias. Como você vai ficar um mês inteiro viajando, tenta colocar 4.

Mas se você não quiser ficar muito tempo em Barra Grande, tem passeio de 1 dia vindo de Itacaré.

 

Deixa eu te dizer outra coisa importante: essa região sul da Bahia é a área mais cara do Estado. Então, pesquisar e negociar preço é extremamente importante. Da última vez que fui em Morro com minha noiva ficamos em camping (Camping América) pagando 30 reais na diária. Tomávamos café da manhã numa padaria em frente ao camping, gastando uma média de 10 reais para os dois (e comendo bem). No almoço, comíamos no restaurante Baleia, onde os pratos que eles dizem se individuais serviam muito bem a nós dois, numa média de 15 reais, comida muito boa. A janta era na mesma padaria, com os mesmos 10 reais para dois. Mas em Morro tem pousada com diária acima de 200 reais e restaurante que um casal paga quase de 100 reais. Daí a importância de pesquisar, se quiser pagar pouco.

 

Vamos nos falando.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu conheço bem Arembepe. Adoro o lugar mas há um bom tempo já não vou lá porque o local está muito mal frequentado. Lá é cheio de campings. Tenho até uma amiga que tem uma casa e um camping dentro da aldeia hippie que custa R$5,00 por barraca (independente de quantas pessoas estejam dentro). Caso vc vá, escolha os dias de semana que são mais vazios, tenha cuidado com o mar dessa região por causa da correnteza. O rio é tranquilo e o local da aldeia é linda, mas na aldeia não tem banheiro, água encanada nem energia elétrica (tá ai o charme dela). Qualquer dúvida pode perguntar. Ah, entre as celebridades que já se hospedaram por lá estão Janis Joplin e o pessoal do Led zeppelin. Vale a pena passar por lá se vc tiver vontade de conhecer uma aldeia hippie e conversar com pessoas que estão lá desde a década de 60 quando lá ainda era um local onde só viviam lavadeiras, pescadores e os hippies.

Sobre campings em vários lugares tem esse site: http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=2&id=16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marina,

 

Vale muito à pena. Na cidade de Salvador mesmo não acho que tenham grandes coisas para se fazer. Dois dias por aqui está beleza. Você pode entrar nesse site www.salvadorbus.com.br, compra o tiquet e faz o passeio pelos principais pontos da cidade. Salvador está muito mal cuidada, e nem vale muito à pena ficar muito tempo aqui. O bom mesmo é o litoral. O lugar que mais gosto m todo litoral norte é Imbassaí. Arembepe também é bem legal. Praia do Forte também vale à pena. Se você gosta de lugares mais rústicos, Diogo é uma ótima pedida. Tudo pertinho, um do outro. E o melhor de tudo são os preços. Viu as dicas da Lycia, de camping de até 5 reais? Mais barato que isso, impossível.

 

Lycia,

 

É isso mesmo. O último barco saindo de Valença direto para Boipeba é por volta das 12h. Isso porque a viagem direta de Valença para Morro no barco convencional leva em torno de 4 horas. Para evitar navegar no escuro, eles não saem muito depois disso. Para Morro sai até mais tarde, por volta das 18h. Mas se você estiver em grupo, pode consguir uma lancha rápida, mas o preço não será dos melhores, então seria mais vantagem dormir em Morro e pegar um barco no dia seguinte. Então você teria essa opção de sair direto para Valença e dormir em Morro. Se chegar depois da última lancha, fica hospedada no SECS. É super barato. No dia seguinte pega um barco direto para Boipeba.

Não sei se vocês estão indo de carro. Se forem, outra solução seria dormir em Valença e no dia seguinte seguir para Torrinhas. De Torrinhas saem barcos e lanchas o tempo todo para Boipeba, de bem cedo (tipo umas 7h) até às 17h, tanto indo quanto voltando. Mas nem pense em ir direto para Torrinhas saindo de Salvador depois das 14h. Você vai chegar lá já no escuro, e nos últimos quilômetros a estrada é de barro, bem ruinzinha. Fazer à noite eu não aconselho. Quando fui à Boipeba, fui via Torrinhas, porque não queri ficar 4 horas andando de barco. De Torrinhas, as lanchas rápidas fazem em menos de 30 minutos, e os barcos em poucomais de 1 hora.

 

Abraços.

 

Fabrício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra
Bem, como não conheço, não faço a menor idéia de onde ficar em Ilha de Itaparica. Queria um lugar legal, onde tivesse movimento, praia bacana próximo...

 

A Ilha de Itaparica é grande mesmo, tem diversas praias na Ilha, eu vou com o Linneker, Itaparica é bem legal, tem muitas pousadas por lá, tem q ir pesquisando POR LÁ MESMO, mas também vou sugerir as Praias de Aratuba e Berlinque (em Berlinque tem camping), Essas praias são super agitadas, até demais pois ninguém dorme, rola festas até de manhã, muita gente bonita e jovens, chegam em carros com som potente, e a festa rola ate de manhã...

 

Não posso deixar de sugerir a Praia de PONTA DE AREIA, é uma praia linda, seguindo pelo calçadão vc encontra com facilidade diversas pousadas com ventilador por mais ou menos R$ 50,00 a diária de casal ou com ar condicionado por R$ R$ 70,00. Se ficar em Ponta de Areia não deixe de ir andando até Amoreira pela rfaixa de areia, vc amar o nascer/por do sol, é lindo!

 

Quanto a Itacaré, dê uma lida no fórum, tem muitas dicas por lá:

 

itacare-perguntas-e-respostas-t19345.html

 

Em tempo, recomendação de hospedagem em ITACARÉ de um relato q li aqui no mochileiros.com

http://www.pousadanavio.com.br/

 

 

E Ilheus tb tem dicas de hospedagem:

ilheus-perguntas-e-respostas-t41618.html

 

Espero ter ajudado! ::otemo::

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...