Ir para conteúdo

Dicas: O que fazer em Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso e Caraíva


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico para compartilhar dicas sobre Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso e Caraíva

 

Participe!

Deixe aqui aquela dica de passeio que você adorou, aquele bar nota 10 que conheceu, daquele restaurante bom e barato ou daquele outro que serve um prato especial que você adorou. Vale também a dica daquela balada inesquecível que você foi em Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso ou Caraíva.

 

Regras do Tópico

Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso e Caraíva. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas pelo editor deste fórum.[/info]

 

 

Bares/Restaurantes nas Praias: A Bahia tem praias belissímas! Apenas tome cuidado com os bares que oferecem cadeiras e mesas aconchegantes na areia, pois você poderá se assustar quando fechar a conta. O bar Maré na Praia da Pitinga, por exemplo, exige consumação mínima de R$ 60,00 e taxa de couvert artístico e não costuma avisar o cliente! Esteja atenta ao que está escrito em letras miúdas nos cardápios desses lugares, caso contrário pode ser muito nocivo ao seu bolso!

 

Alguns lugares você não precisa contratar agências de turismo para conhecer, como Trancoso e Caraíva. Em Arraial d'Ajuda, próximo à balsa, saem lotações para Trancoso (R$ 6,50) e ônibus 2x ao dia (7:00 e 15:00) para Caraíva (R$ 13,50). Em Caraíva vale a pena passar pelo menos 1 noite, pois, o lugar é fantástico! O ônibus que vai para Caraíva passa próximo à praia do Espelho (3 km) ou caso vá até Caraiva e esteja bem disposto é possível andar de lá até a praia do Espelho (9 Km) , mas não esqueça de levar bastante água, comida e boné e um tenis.

 

Fique atento ao dinheiro com transporte, pois, há taxas pra tudo:

Preço da Balsa para ir de Porto Seguro à Arraial: R$ 3,00 (não paga a volta)

Preço da lotação para Trancoso: R$ 6,50 (paga ida e volta)

Preço da lotação para chegar naspraias Mucugê/Parracho/Pitinga: R$ 4,00 ( um assalto! paga ida e volta)

Preço do ônibus para ir para as Praias da Orla Norte de Porto Seguro: fique atento, pois, há uma empresa que cobra R$ 2,00 e outra que cobra R$ 3,25. (paga ida e volta)

Preço para atravessar o Rio Caraiva de canoa: R$ 4,00 (paga ida e volta)

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

No dia 06/08/2010, semana passada, eu mais 3 pessoas fomos à Praia da Pitinga e escolhemos esse Bar Maré. A garçonete disse que podíamos ficar tranquilos que não tinha nenhuma taxa, nenhuma consumação mínima para sentarmos nas cadeiras que estavam na areia. Tomamos algumas cervejas e sucos. Algumas horas depois ela retornou dizendo que a patroa dela mandou nos avisar que teríamos que pagar a consumação mínima de R$ 60,00 + couvert contrariando tudo que ela havia dito quando chegamos e disse que estava escrito no cardápio (está escrito). Porém, ninguém é obrigado a ler cardápio de bar/restaurante ainda mais quando você já sabe o que quer consumir. No meu ponto de vista, isso deve ser explicitamente informado ao cliente.

Como não estávamos interessados em brigar com ninguém naquele momento pagamos a conta. Porém, que fique de alerta aos que forem a essa praia essa experiência ruim que tivemos para que não se repita.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Estive em caraíva Fevereiro/2011

Antes do carnaval.

Vão aí algumas dicas:

 

 

Como chegar - via terrestre - ônibus

 

Para chegar em caraíva se pode ir até Eunápolis, de lá você pega outro ônibus direto a caraíva ou para Trancoso ou Arraial d'ajuda e de lá pra Caraíva.

Saem ônibus 3 vezes por dia, de manhã e de tarde.

De Eunápolis é possível pegar ônibus direto pra Brasília que sai as 18:00 da rodoviária.

Em trancoso e arraial d'ajuda saem ônibus pra caraíva com regularidade, não sei exatamente com que intervalo de tempo porém saem a todo tempo.

De brasília são 26 horas até Eunápolis.

Empresas: Gontijo, Novo horizonte.

 

Via aérea e terrestre

 

Pode-se ir de avião até Porto Seguro e de lá pegar ônibus pra trancoso ou arraial d'ajuda.

 

Ao chegar-

 

Você terá que atravessar um rio quando chegar, existem balsas que te levam até o outro lado, não me lembro quanto é a taxa mais não passa de 5 reais.

Caso tenha ido de carro, este deverá ficar do outro lado do rio em um estacionamento que se cobra a diária. 10,00.

 

Hospedagem -

 

Em caraíva existem campings com variação de preço de 10 a 25 reais por dia.

Alguns moradores alugam quartos ou casas inteiras por preços acessíveis. Ao desembarcar no outro lado do rio, muitas pessoas oferecem casas, fique atento, vale a pena! ::otemo::

Procure um senhor chamado Bené, ele poderá te ajudar porque conhece todo mundo e é supeeeer simpático.

O pessoal da pousada coco Brasil também é super legal, fazem festinhas e são super prestativos:

http://www.facebook.com/pousadacocobrasil

 

Passeios -

 

Ponta do carumbáu (vale muito a pena) muito lindo, os passeios são feitos de bugre e variam de preço de 120 a 160 reais e cabem quatro pessoas por bugre, detalhe, só os índios da região estão autorizados a fazer esse passeio.

Alguns amigos foram andando pela praia até chegar, é possível porém deve-se ter condicionamento físico porque o sol é intenso e são 12 km.

Quando chegar na ponta do corumbáu, vc terá que atravessar um rio que também é atravessado por balsas, mas é super possível atravessar nadando e economizar uns trocados. ::tchann::

 

Praia do espelho e vizinhas (três amores e setiquara)

Você pode atravessar pro outro lado do rio( onde vc deixou o carro) e de lá ir com seu próprio carro até a praia do espelho.

Ao chegar na praia do espelho você terá de deixar seu carro e descer a falésia a pé (bem pequena a trilha 5min) o estacionamento é 10 reais.

 

Comida

 

Como o acesso a cidade é difícil, nem sempre tem verduras e legumes frescos disponíveis no mercadinho do pastor.

Comida lá é caro, não se come um PF por menos de 15 reais.

Se puder levar comida no carro e cozinhar no camping ou na casa onde vai ficar, vale a pena.

 

Considerações finais

 

NÃO TEM BANCO EM CARAÍVA. Pode-se negociar com donos de lojas ou restaurantes de passar o cartão e por uma taxa eles te devolvem o dinheiro.

Poderá também ir até trancoso ou arraial pra sacar dinheiro.

 

BOA VIAGEM! ::hahaha::

Link para o comentário
  • Membros

Peesoal,

um TANTÃO de dicas e relatos do site ( http://www.viagensmaneiras.com/viagens/caraiva.htm)

acho q vale a pena reservar um tempinho e ler....

 

1.Não pega celular. Os telefones de lá são celulares dos locais , ligados à uma antena que fica no telhado das casas.

 

2. Evite enfrentar a estrada em épocas de chuva. A estrada de terra é horrível e tem vários lagos no caminho e ladeiras de lama que até off roads 4x4 passam sufoco.

 

3.Faça um passeio de barco de noite na lua cheia pelo rio . No final desse rio você passa numa fazenda , pega uns cavalos e volta montando pela beira da praia. É um visual show!

 

4.A night é no Pacha e no Bar do Pelé. O negócio lá é forró.

 

5.Experimente a chiboquinha , que é a mistura de cachaça com gengibre.

 

6.Visite a Praia do Espelho.

 

7.Quem for de avião , o desembarque é em Porto Seguro.

 

8.Leve lanterna e equipamento de mergulho.

 

9."Quem não sabe dançar forró não se preocupe porque os caiçaras de lá são ótimos e pacientes professores..quem tiver com pouca grana e quiser conhecer o outro lado do rio,vá de jangada e depois, andando(tomando cuidado só com os horários da maré) até a praia do espelho é maravilhosa, e dura mais ou menos 1 hora e meia ." dica de Joyce

 

10."Quem for acampar uma dica maneira é o camping do Abdálho: o lugar tem uma energia muito boa. O camping conta com uma pequena cozinha para você fazer teu rango, banheiros sempre limpos e é muito próximo à praia. O mineiro vai te receber super bem." dica de Gustavo Aganetti

 

11."Não passe por Caraíva sem subir o rio para ver o pôr do sol. É demais!! Você contrata um ribeirinho para te levar de canoa por entre os manguezais. Se preferir, acho que dá para ir a pé também, procure se informar sobre a trilha."dica de Marcelo Borges Goiânia-GO

 

12."Em Caraíva, vale a pena se informar sobre um restaurante especializado em strogonoff que serve o prato feito com arraia, se é ante ecológico ou não, cabe a cada um decidir. Além do que é o único lugar que BR não significa a rodovia, seguimos uma placa e fomos parar nada menos que na Beira do Rio, se eu me lembrar de mais alguma coisa pra falar escrevo de novo." dica de Ivan Polonio - SP

 

13."Galera, Dica legal para quem vai a Caraíva: 1) É bem legal entrar no Mangue com os índios locais, para vê-los pegar Caranguejo e conversar com o Urubu. 2) O Forró do Ouriço é Show de Bola!!! 3) Passando o trecho onde o rio se encontra com o mar, você poderá chegar a praia do espelho. A natureza foi muito caridosa para com esta praia. É MARAVILHOSA !!! Abraços a todos." dica de Paulo Simas

 

15."Vale a pena lembrar que o nascer do sol ,na praia é um outro espetáculo a parte...a galera aparece em peso...e tem tb o nascer da lua...pouca gente aparece para ver esse espetáculo,mas vale muuuuuiiito a pena,principalmente em noite de lua cheia..." dica de Geraldine

 

16."A melhor maneira para chegar em Caraíva de carro é ir até Trancoso que é tudo asfaltado, lá você deixa o carro e vai de ônibus para Caraíva, porque como está escrito o site, basta uma chuva e fica mo perrengue passar até de carro 4x4.A balada começa lá pelas 2:00 da manhã no forró, antes a galera fica no bar "Lagoa", que é paz total, lá rola um som maneiro ( na maioria Rock e Reggae ) e tem o visual show, na parte de trás do bar que é aberta para a mata, lá tem uma fogueira com várias mesinhas em volta que são iluminadas apenas por velas, lá você fica com os pés na areia olhando o céu estrelado ( viagem pura ). "dica de Marcio - São Paulo

 

17."O negócio, é o forró. Não tem jeito de sair de lá sem aprender.A noite começa tarde ( lá pras 2:00 ) mas vc começa a dançar e quando abre o olho, já amanheceu,nem por isso o forró pára. 90% da população ( em temporada) é de jovem. Diversão garantida. Os nativos são as pessoas mais cativas do mundo! Um bjo para todos de lá."dica de Rizza BH

 

18."Caraíva é o paraíso! Minha dica é o Camping Caraíva, da Laila. Outra dica é ir até a prainha do rio e deixar q a correnteza te leve até a praia."dica de Camilla Rio de Janeiro

 

19."É demais !!!! demais é pouco pra descrever esse lugar... liberdade total, ninguém estranha nada, todo mundo numa boa, o prato feito de lá não dá pra acreditar, barato e bom demais, uau! pousadinhas maneiras, minha dica: vá em tempo de lua cheia, como n tem energia elétrica, é ficar "viajando" a noite, andando pelas ruelas de areia, e vendo sua sombra na areia branca. voltarei em abril."dica de Bete Marinho

 

20."Procurem ficar em campings, ou casas perto da Beira Rio. NÃO FIQUEM EM CASAS PRÓXIMAS AO CAMPO DE FUTEBOL E À DELEGACIA, EXISTE UMA CERTA "QUADRILHA" .Fomos assaltados lá e os policiais colocaram a culpa em nós mesmos. Vale muito a pena ir, um astral muito irado, todos se falam sem miséria ou vaidade, apenas tomem cuidado quando chegarem e procurem saber se haverá show com a banda Triângulo Caraiva(forrozinho de 1ª). "dica de Victor, Vitória/ES

 

21."Procure alugar umas casinhas na barra do rio Caraíva(ao lado da pousada da Barra) onde vc fica "afastado" da cidade (50m), na beira da praia e de costas para o rio. E não deixem de procurar por Lua, a melhor forrozeira de Caraíva, ela terá o maior prazer em te ensinar. Se quiser alguma informação sobre essas casinhas " dica de Tiago,RJ

 

22."Oi gente! Acabei de ver o seu site e para falar verdade:adorei! Eu sou francesa e morei três anos nesse paraíso, que eu considero agora como a minha segunda casa, pais do meu coração!Eu trabalhei lá na fazendinha, que fazia um ótimo café da manha, na fazenda do Cadinho, com os passeios a cavalo, na biblioteca contando contos para a criançada que não estava escolarizada , no bar da Lagoa...Cheguei a conhecer tudo mundo lá e adorava escrever as estórias, fofocas da vida do vilarejo no verão e no inverno. Agora voltei para a França,mas sempre com um pé no Brasil, então eu trabalho como tradutora - interpreta, e faço mais traduções do português para minha língua, eu me dou melhor! Então, cara se vc esta a fim para fazer a tradução do seu site em francês(só para dar vontade aos franceses legais de se apaixonar com esses lugares preciosos!) eu estou por ai,'ta?! .Parabéns para o seu trabalho e bon voyage!Um abraço."dica de Virgini - França

 

23." Estando em Caraíva não deixe de ir à noite no Bar Lagoa, que tem pousada e restaurante também, o som é muito bom com destaque para o rock'n roll e para a fogueira que rola. O pessoal que atende é muito show. É "O Melhor Bar do Mundo". " dica de Pijama - São Paulo – SP

 

24."Caraiva é um pedaço de céu. Fora de estação vc encontra muita paz, aquela moqueca da hora e forró a noite. Um passeio muito legal é ir de barco até Ponta do Caí, passando por Corumbau. Os nativo alugam barco no pier e são mais ou menos quatro horas de mar aberto, então programe-se para o dia todo, leve frutas e muita água. No Caí tem um puta visual de cima das falésias e abaixo um bar maneiro, alem do mangue e lagoas. Na volta vale a pena pegar um robalo fresco no Corumbau e assar a noite na praia em Caraiva. Fica em conta e rola altas fotos este passeio, ah, leve o dramim, alto mar não é marolinha não..." dica de Ligia - Vitoria ES.

 

25."Ao chegar em Caraíva, vá até a pousada e camping do Bill, que um personagem único na vila. A pousada Tucano fica no quadrado, em frente ao orelhão. Além disso, não percam a descida pela correnteza do rio, tomando apenas com a maré..." dica de Netto - Alfenas

 

26."Li essa dica acima e é mesmo verdade; olho aberto c/ as casinhas e pousadas no campo de futebol (pertinho da delegacia)!!! O pessoal é muito gente boa mas todos tem "costa quente" com a polícia!" dica de Lívia Martins

 

27."Caraíva é a cidade mais linda do mundo! O astral do pico é maravilhoso, a galera que mora lá e a galera que está visitando, só moçada nota 1000! Os meninos do Triângulo Caraíva estão tocando em SP e são DEMAIS! Que saudades do forrozinho do Pelé e do Ouriço, "ai, ai, que dor no coração"... Quem for não pode deixar de comer o super rango vegetariano da Duca, assistir as rodas de capoeira, caminhar sempre que possível até a 2ª lagoa e comer pastel de arraia na Barra (encontro do rio com o mar, onde a galera toma sol e vê nascer a lua)...! Saudades!!!!!!" dica de Camila - São Paulo

 

28."Chegando em Caraíva 3 paseios precisam ser feitos: 1) Visita ao território e aldeia dos índios Pataxós, ficam a direita olhando para o mar chegando na praia de Caraiva. Lá você é muito bem recebido pelos índios e se fizer amizade toma até uma agua de coco de graça. Além disso você ainda poderá comprar os colares que eles fazem que são de dar inveja a qualquer hippie de Itacaré 2) Praia do Espelho e do Coruípe, sem comentários. Uma das praias mais bonitas do Brasil 3) Corumbau. O chato é que são meio caros, por isso deixe para comer na volta, em Caraiva mesmo. Lá tem o Bar do Pará que fica na beira do rio e eles servem uma moqueca deliciosa. Valeu!" dica de Fábio Bernardi - São Paulo

 

29."Seria difícil falar de Caraíva se não houvesse uma palavra que simplificasse toda sua beleza e energia...é tudo maravilhoso. Caraíva é tudo de bom, o dia, a noite, a galera...como já disseram; o Bar da Lagoa, Pizza Mú, Forró do Ouriço, Forró do Pelé, Praia do Espelho...TUDO... Aliás, uma dica legal, é conhecer a "Pousada Recanto do Marujo" que além de ser uma delícia de hospedar(e um preço ótimo), ainda fica pertinho do movimento; sem contar que a dona e a filha são uns XUXUS (Dona Vanda e Ciara). É isso aí galera, quem não conhece, não deve esperar muito pq o lugar é demais!!! dica de Larissa e Ana Maria - BH" dica de Larissa Barreto

 

30."Oi galera, Este verão que passou foi minha quarta oportunidade de ir a Caraíva. Li as opiniões acima e me senti na obrigação de dar algumas dicas aos que estão indo pela primeira vez. A Vila de pescadores é mágica e de deslumbrante natureza, tem o melhor forró da Bahia, ótimos bares na beira da praia, restaurantes charmosos e de ótima comida, altos passeios, mas todos devem estar atentos com a novidade local, Os roubos estão rolando direto. Fiquem espertos quanto as ofertas de casas de aluguel e pousadinhas muito baratas que são oferecidas pelos canoeiros e pelo pessoal que fica logo no porto de chegada, na beira do rio. Uma tocaia poderá estar sendo armada e vc. verá suas férias virarem um mico e acabarem repentinamente. Não vá sem antes reservar uma pousada que tenha boas referências e pergunte sempre antes sobre a segurança de cada uma delas. A polícia local não dá muita bola e parece proteger o pessoal nativo. Cuidados tomados, desfrute, relaxe e divirta-se.....É pura magia Beijos a todos, "dica de Renata Villasboas Kueppert Rio de Janeiro

 

31."Para quem vai a Caraíva por Itamarajú ou pela BR101 o melhor caminho é seguir até o posto Santa Bárbara e entrar, depois são 42 km de estrada de terra..na chegada tem estacionamentos, cuidado , quando vc deixa o carro o preço 'eR$5,00 só que é por dia, a balsa também é R$3,00 p/p ida e volta...mas a bagagem é por fora, ou seja vc paga pra atravessar e paga pra passar com a bagagem...vc só fica sabendo disso quando chega do outro lado...outro problema quando vc chega do outro lado...os carroceiros..um dia eles cobram R$5,00 outro dia cobram R$10,00, isso em um trecho de 300m..é um roubo mas a cidade é show mesmo..o passeio do rio é demais o astral da cidade é inigualável. o camping do Abdálho é 10, uma estrutura de cozinha com gás e fogão, ele é muito gente boa, os banheiros limpos e tem até energia. .......até.... "dica de Neide de São Paulo

 

32."Oi cachorro!!! Morei em Caraíva uns meses e você esqueceu alguns detalhes importantes ou até vitais. Primeiro - Os forrós oficiais são o Ouriço (que tem mais de 15 anos, e que

sei de muita banda de forró famosa aprendeu a dançar lá) e o Pelé. Eles intercalam, um dia é no Ouriço, outro é no Pelé. Os dois são bem legais, apesar de terem estilos diferentes . No pacha rola um fórró também, as vezes a noite, mas normalmente acontece no fim da tarde. Rola também outros tipos de som. Também tem o Bar da Praia, que rola uma baladinha de vez em quando. Segundo - Antes da balada oficial (forró) tem uma paradinha no Lagoa, um barzinho super legal, que toca diversos tipos musicais de muito bom gosto, lá tem umas mesas com tabuleiros de gamão. Rola até uns campeonatos fora de temporada. Terceiro - Alguém disse que para ir para espelho demora 1 hora e meia, o que não é recomendado, pois o sol na cabeça pode causar insolação, principalmente aos branquelos de plantão. Além disso, o trajeto demora 1 hora e meia quando a maré esta baixa, que você consegue andar na areia dura e fria. Quando ela sobe quero ver neguinho andar na areia fofa e quente (pelando) em 1 hora e meia. E depois se escurece os barqueiros não ficam na travessia a noite, e vai ter que enfrentar o riozão a nado e no escuro. Portanto, não façam este caminho sozinhos ou com um bando de pessoas despreparadas, peçam para alguém que conheça ir junto. É isso aí cachorro. Um beijo no focinho ." dica de Dani

 

33." Devido ao acesso à Caraiva ser feito em estradas de terra, os produtos por lá se tornam caros. Vá precavidos de mais dinheiro. Tem mais, andando pela praia ao sul, você poderá alugar oca de pau-a-pique com a ìndia Kidura ou procure por Tauí seu filho mais velho, mas antes faça jogo duro, que eles não são bobos. "dica de Fábio Lewis DF

 

34."Não enfrente a estrada Monte Pascoal - Caraiva à noite pois vc vai se perder se não conhece-la bem. Eu fui na Baixa temporada, quando tem pouco carro passando por ela e não deu outra, fui parar numa fazenda no meio do nada. Inclusive, acho que o grande lance de Caraíva é a alta mesmo, no verão, pois aí rola maior infra e os bares e forrós estão todos funcionando." dica de Nobre Garcia

 

35."Eu já pude conhecer alguns lugarezinhos aí pelo Brasil e outros poucos no mundo, mas posso dizer que nada se compara, nada se iguala a Caraívas! Cheguei lá e não queria ir embora nunca mais!!!! É o verdadeiro paraíso, aquela turma toda zen.... todos paz e amor.... nossa que saudade!!!! Quero voltar ano que vem... tomara que tudo de certo e estarei lá!!! Se tiverem oportunidade podem ir sem medo de ser feliz, aquele lugar eh tudo de bom!!! Beijos" dica de Patrícia Christina

 

36."Mais do que um simples lugar, o clima afrodisíaco de caraíva é constituído pelas amizades feitas que parecem se tornar eternas...depois de anos frequentando esta península (q mtos acham q é ilha MAIS NAO É!!) e tendo morado lá por alguns meses, digo q só conhece caraíva quem conhece os nativos!!!!!!!! Foram eles q me levaram para os melhores passeios das minhas viagens para lá, me levaram para a prainha (passeio subindo a margem do rio) , satú, corumbau, espelho/curuípe... para quem for para lá, e for mulher, não pode de jeito nenhum deixar de dançar com o Silmar, o Pardal, o João, Drica, Fabinho, e (qnd estes estiverem por lá...)o Xaboca e Ícaro...beijo para todos vcs, de quem ama mto caraíva." dica de Helena

 

37."Depois de ler todos os comentários sobre Caraíva, nao pude deixar de escrever tb...apesar de ter ido la soh uma vez, foi uma viagem para nunca mais se esquecer! o lugar la eh perfeito!!! a lua cheia eh maravilhosa! as festas sao otimas tb!! e pra quem nao curte forro, la tb rola mto rock e reggae!! nas tardes do Pacha e nas noites no Lagoa e no Mú! vale a pena conferir!!!"dica de Joanna Ramon

 

38."Caraiva é muito show, Lendo esses textos acima, eu até choro de saudades, lembrando de tudo que vivi nesse paraíso..Todo final de ano me jogo e com força para esse lugar...o Maximo é pegando a BR - 101 de carona, o rock começa na estrada, e quando vc chega lá...vc já sente a vibração do lugar...Vou dar uma dica se for acampar acampe no camping do Zéu..logo na entrada, subindo um morrinho...o cara é 10 muito receptivo, ele e a família dele, mais cuidado, se o filho dele (o Cáu) te chamar para jogar uma sinuca não jogue apostado porque o muleke é viciadasso na sinuca. Em todas as experiências que tive em caraiva foi no camping do Zéu que fiz os melhores rocks, e fiz amizades duradouras com gente de São Paulo e Minas Gerais...todos que vão para lá são miseráveis (soltos, sem serem apegados ao conforto de uma pousada ou um chuveiro quente, e fora que a diária de lá é a mais barata..rsrsrsrs).

A prainha é um lugar onde todos devem ir. De manhãzinha alugue uma bóia e vá para lá, lá tem uma árvore que dá para dar saltos incríveis, mais se vc for mais ousado, pode subir até o topo da árvore e pular lá de cima, é show de bola, vc volta para casa renovado, quem disser que foi a Caraiva e não foi na Prainha pular da árvore, então não foi pra Caraiva...e o melhor, logo de manhã a correnteza leva devolta para a vila, é ai que entra a bóia, basta deitar na bóia e deixar que a correnteza te leve para a entrada da vila, sem esforço nenhum dá até para "relaxar" enquanto a correnteza te leva...é uma terapia incrível...E não posso me esquecer do camping sombra e água fresca também, lá o pessoal de lá é também super 10, e tem um indiozinho chamado Irã , mais seu nome indígena é Katicoco..o muleke é 10 também...mais como eu já disse anteriormente, o camping do Zéu é mais show de bola, é menos estruturado, mais é mais show...recomendado para quem é MSV (miserável solto na vala).É isso ai galera, quem não conhece Caraiva tem que conhecer, a única coisa que pega é o preço do arroz e feijão de lá, mais o pão tem o preço normal 25 centavos(preço no carnaval e reveillon ). E não precisa ter muito dinheiro para ir para lá não, basta ter o espírito miseravão de saber dividir tudo com outros que nunca falta para ninguém...Tem altos lugares que conheço lá, não dá para falar aqui no e-mail, porque o lugar poderia ficar popular, e acabar com a beleza do lugar, eu apenas estou protegendo esse lugar para que futuramente eu possa levar meu filho lá para ver, antes que alguns turistas adinheirados entre lá e tentem comprar o lugar para se tornar sua área particular...No final do ano, quem for ao camping do Zéu procure por Rodrigo D2 (de Vitória/ES), que terei o prazer de leva-los para conhecer este paraíso chamado Caraiva." dica de Rodrigo Valim

 

39."E ai galera...Tudo isso que esta escrito acima é verdade, e esse ultimo comentário ai tem razão, Caraiva é território sagrado, não ficar levando os outros assim de bobeira para os picos não...ele tá certo. Mais enfim neste paraiso vc corre risco de encontrar com alguns artistas globais(grandes bosta), mais alguns são gente boa, outros não, mais é isso ai. Vou alertar o ponto fraco já que todos já colocaram os pontos fortes, tem uma pousada chamada Pousada da Lagoa, que é show de bola, o ambiente é muito bem decorado, e as gatas que trabalham lá são lindas, e o som é bem eclético, até ai tudo bem, o que pega é que esses caras são muito mercenários, e eles vêem que vc não tem dinheiro para gastar lá, eles te tratam mal, e se vc tem dinheiro eles vão te tratar bem. E o DJ que se acha, ele só toca as musicas que ele gosta de ouvir (que são muito palhas), e não aceita vc levar um cd para ele colocar um som diferente, ele não tem cabeça aberta para outros sons, e se vc quiser mostrar o som de sua banda lá nem adianta, ele nem vai te dar moral para colocar o som, mais como eu disse se vc tiver dinheiro vá para lá que a pousada é show de bola, me diverti muito lá tomando o meu netuno que é proibido a entrada de netuno lá dentro....E fora os restaurantes que a comida demora a sair....coisa de 1 hora para seu pedido sair...mais o rango é bom...Aqui quem fala é um paulista que frequenta caraiva desde 10 anos de idade...." dica de Almir de Oliveira

 

40."Depois de tudo que vocês falaram de caraiva quem sou eu pra não concordar, eu moro lá e sei que é muito bom!!!!! Eu queria muito falar com Fred Eça do ex Triangulo Caraíva, se alguém souber por favor me mande email, karisaba@hotmail.com " dica de Karisa

 

41."Pessoal, o cachorro achou... Caraíva é o tudo de bom, tirando alguns problemas... que todo lugar tem os seus. Tive a honra de morar um tempo, trabalhar, amar e curtir muuuuito nesse lugar tão mágico... Leve protetor(sol nervoso), havaianas(areias escaldantes), repelente(insetos hostis), óculos escuros(todo mundo usa?)e dinheiro trocado(ninguém tem). Atenção aos pequenos furtos !!! A Vila não tem estrutura médica e tem polícia precária quando tem. Desfrute suas magias com bastante consciência. Essa Natureza tem que continuar aí para as crianças e seus filhos... Aproveite os passeios e a vila. Ao som das ondas, das andorinhas, ouvindo um forró ou um "sonzinho" no Lagoa. Good Vibes !" dica de Edinho

 

42."Caraíva é um saco. - tudo é caro, inclusive aquilo que é proibido pela lei mas legal para você (tal como sal, tomate e, principalmente, folhagens) - Os locais são ou super hiper liberais ou super hiper travados (todo mundo te apóia até rolar som alto perto do próprio quintal. Aí surge espontaneamente até ameaça de morte).- Polícia não existe: os mocinhos estão com os bandidos e não abrem (a não ser que sejam as algemas ou o coldre).- Os índios exploram a madeira de forma absurda: tente fazer o que eu fiz: "perseguir" a origem de uma rosa dos ventos esculpida em madeira por um local (é só se vender - mas na fé - como canal comercial para Sampa) - até chegar na madeira "ecologicamente incorreta" que o cara usa (para se ter uma idéia, tinha até ninho de passarinho na árvore que o "caiça" derrubou sem dó para fazer o próximo enfeite entalhado que ia vender para o próximo otário). - Na feirinha, você pode encontrar qualquer animal silvestre, se puder pagar. Numa dessas, eu digo: galera, abre o olho e veja se pára de olhar para o oceano e começa a ver o continente!" dica de Cristina Pereira

 

43."Para quem gosta de aventura, um programa legal é andar por dentro da reserva da FUNAI (são uns 20 minutos) até chegar na prainha e descer o rio nadando na maré vazante. Eu e três amigos demoramos 50 minutos... Foi pura adrenalina! "dica de Tayra (BH)

 

44."Oi galera sou apaixonada por esse paraíso, a onde me criei vivi a boa parte da minha vida,onde podemos ter liberdade,tranqüilidade ver o nascer do sol,e a noite curtir um forro maneiro ,no ouriços onde eu tive o privilegio de trabalhar na bilheteria,também o forro do pele onde eu não poderia deixa de fala resumindo tudo aquilo e coisa de outro mundo,as comidas espetacular. hoje sinto saudades do tempo em que morei por lá, estou na Europa mais nem por isso deixo de me informa sobre a minha velha cidadezinha." dica de Tania Vitoria. Europa Suiça

 

45."Ainda não conheço Caraíva mas depois que conheci o grupo o karaiva aqui na França fiquei louca pra conhecer este paraíso. O lugar só pode ser maravilhoso,tive a oportunidade de conhecer nativos desta terra e posso dizer com muito orgulho que eles são especiais..." dica de Juliana - Paris

 

46." Caraíva, forro do ouriço e Trio Dona Zefa, um Trio perfeito!!!" dica de Carolina Santiago rocha ramalho

 

47."Caraíva? dificil de escrever, espero que se conserve assim por mais um século, voltar está no meu programa e tem de ser rapidinho, pois fiquei enfeitiçado! se alguém tiver o endereço da pousada coco brasil amava que me indicassem pois tenho fotos para enviar para lá! bjs a todo o mundo que ama o lugar inocente e lindo!" dica de Jose Carvalho de Portugal

 

48."Em Caraiva não deixem de visitar os recifes do tatuacu, bem em frente a cidade,esta dentro da resex e e totalmente protegido pelas associações locais e Ibama.O melhor transporte e de barco a vela, a pousada da Barra tem uma flotilha de vários barcos a vela e também lanchas a motor para este passeio, mas de vela e insuperável." dica de Fernando

 

 

49."Caraíva é um lugar perdido no mundo onde poucos privilegiados têm a oportunidade de chegar (as estradas são terríveis), tive a oportunidade de morar bem pertinho e ver esse paraíso evoluindo...Na verdade bem pouquinho. Deixei muitas pessoas especiais lá que hoje são minhas eternas amigas, uma delas é o Davi da pousada da lagoa.. Pessoa maravilhosa, mais que não tem paciência para ensinar forró, (rsrs) hoje mora na Itália bem longe da cidadezinha...Realmente lugares como a pousada da lagoa, e sua noite, torta alemã, fogueira ; o forró do pele; do ouriço; não podem ser deixados de lado e tb não deixar de experimentar os pasteizinhos que os índios vendem na beirada do rio ( o de banana com canela é muito bom!!) o por do sol é um espetáculo à parte, a tardinha muitos se reúnem na beira da praia para vê-lo e tocar um violãozinho ( mais passe repelente, os mosquitos são nervosos ) . O passeio de bóia no rio é muito bom, só que tem que ter cuidado para não parar dentro do mangue e escolher a hora certar de sair da prainha pois, a maré é lenta ( eu cheguei na cidade as oito da noite uma friaca!!!!). O restaurante brilho do mar tem a melhor moqueca de lagosta do mundo, sem brincadeira!!! E o preço é um milagre!!Um achado!!!! Sobre liberdade...Lá é o lugar onde a hipocrisia é zero...Vc faz o que quer sem ninguém olhar de banda...Simplesmente vc faz o que todos fazem as escondidas em suas cidades... e lá fazem na praia, no forró, na lanchonete, na padaria onde for... Todos fazem o que querem...Viva a liberdade à felicidade e as pessoas que amam caraiva!!! Beijos e nos vemos lá.... " dica de Lívia

 

50."Amei caraiva fiquei na pousada são antonio de frente para o mar nunca vi uma lua tao linda vale a pena" dica de Maria

 

51." Caraíva é o lugar........Lá o sol dita sua vida primeiro vc vê o nascer do sol mais perfeito do universo, depois vc se desmancha durante o dia, sinteticamente falando, depois vem aquele pôr do sol revelador, os raios atingem o fundo do seu globo ocular, e como se não bastasse tem a noite ainda, pra confraternizar com a galera, procure que vc acha!" dica de Andre

 

52."Lendo os comentários me senti autorizado e mais do que isso à vontade para falar de Caraíva pelo menos até onde eu conheço. O forró do Pelé e show de bola assim como o do Ouriços..(embora tenham aspectos diferentes) os restaurantes possuem ótimas comidas , a bom preço, principalmente o do Pará...se vc estiver sem grana para tomar aquele café da manhã (nas pousadas)use a padaria que fica logo na chegada..próxima ao portinho das canoas...Ah!! detalhe ..o por do sol...e a lua cheia são inigualáveis.Tem umas baladas sensacionais como o forró do biquini no Pachá Firmeza!!!

Fiquem com Deus!!! Paz, e energia positiva a todos...."P.A"dica de Paulo André (P.A)

 

53."É quase impossível descrever aquele paraíso!!Chegar...atravessar o rio em noite de lua cheia...sentir toda aquela energia...é um lugar único e mágico!!!só conhecendo e percorrendo cada cantinho daquela ilha, pra entender o que tento explicar...conheça, visite,aprenda a sentir e preservar cada espaço que Caraiva e as amáveis pessoas que lá habitam podem te proporcionar...a única coisa que vc certamente não vai sentir é arrependimento...bjos "dica de Grazy

 

54."Caraíva é sinal de desapego!! Vc vai andar a maior parte do tempo descalço (a noite) ou de chinelo durante o dia por causa da areia quente. Camiseta é um item totalmente dispensável pq a temperatura dificilmente fica abaixo dos 25 graus (as 3h da manhã que é o horário mais frio). Vá de papete, mesmo que de avião. Seu tênis não será usado lá e será apenas um peso pra vc carregar. Lá não existe "pagar com cartão" e o caixa eletrônico mais próximo fica em Trancoso (40km de Caraíva), portanto leve seu dinheirinho contado. Uma cerveja lata custa 3,00, um PF varia de 10 a 16, um açaí na tigela 10, uma água de coco sai por 1,50.. Passeio de escuna 40, Pousada básica 100,/dia o casa. Ah, leve seu protetor solar pq lá o fator 30 sai por 37,00!! A única preocupação que vc deve ter em Caraíva é de trancar as portas e janelas quando sair pois os roubos de "janela aberta" continuam. No mais é valorizar cada dia e torcer pra sua data de retorno não chegar nunca. Vá preparado para adiá-la. Obs: meu celular é TIM e consegui sinal em alguns pontos da praia, o que me permitiu adiar a passagem de volta. Abraços!!"dica de Emerson

 

55." Esse lugar é realmente um paraíso.Que praia linda, eu amei esse lugar e vou voltar lá ainda esse ano."dica de Ilka

 

56." Caraíva é um local mágico, muito bonito, o contato com a natureza é fascinante, parece que o tempo parou e que este lugar nem existe perante ao momento de globalização que vivemos."dica de Luciana

 

57." Caraíva, pode se dizer, é uma cidade com um quê de terra preservada ainda. Por ser território dos índios tapaxós, o pequeno vilarejo, que encanta turistas do Brasil afora dispostos a se desligar um pouco da rotina na conexão do rio como mar, está aumentando o número de visitantes e com isso aumenta a preocupação dos nativos. Apesar de ser uma nova fonte de renda aos habitantes do local, Caraíva enfrentará um crescimento no número de visitantes. Depois do incremento da luz elétrica por um sistema que preserva suas vielas, Caraíva ganhou mais lojas e restaurantes, o que fazdo lugar voltado para o "turismo globalizado". O que me preocupa é que Caraíva se torne uma trancoso da vida ou Arraial dAjuda, isso seria lamentável. Espero que aquele vilarejo encantador, com um céu estrelado inigualável possa ser a Caraíva que fica pra sempre n coração de todos os visitantes e não mais um local da Bahia invadido por especulação imobiliária vinda de fora que só visa o lucro fácil e a exploração de mão de obra barata dessas comunidades! Um alerta para todos!"dica de Igor

 

58."Descobri caraíva há quase 15 anos e minha vida jamais foi a mesma!Lá passei muitos verões,não como turista,mas ralando,trabalhei no Ouriços,Pachá,Bisteca,Fazendinha(quando fiquei quase 1 ano).Na primeira vez ,fiquei quase dois meses na casa do Raí, um nativo pescador,que nunca nos cobrou um centavo,e com ele subíamos o rio de barco pra tomar banho...nada era tabelado,cobrado...lavei roupa na cacimba,em Curuípe uma família de pescadores tirava os filhos da cama pra nos hospedar...de graça!Caraíva era mágica,mística,libertária,inspirava viagens interiores e amizades profundas.Fazíamos almoços coletivos na casa de Carlão,no camping da Laila,dormíamos de janela aberta e o máximo que roubavam eram as havaianas!O forró do Ouriço não cobrava pra entrar,fora de temporada dançávamos no Chimo,com Depinho,Patola,Neto,Zé magno...quantas gargalhadas dei por aquelas areias nas noites escuras,abraçada aos amigos,se fartando do mais puro hedonismo..Hoje nada mais é de graça,nem um sorriso de uma criança indígena diante de uma câmera e os turistas adolescentes do sul vão lá só pra tomar ácido e jogar latinhas na barra...E o que aconteceu com o homem que tentou dar um rumo adequado ao lixo de lá,alguém sabe me dizer?...Mas Caraíva ainda é linda e vale a pena.Mas vá na baixa temporada,por favor!"dica de Janaina

 

59."Caraíva no carnaval de 2008 e me apaixonei pela cidade. Logo na entrada tem um senhor (guia turístico)que te leva nas pousadas ou casas que têm o preço que vc procura, com a maior boa vontade. Em pleno carnaval conseguimos diária de R$50,00 o casal em uma pousada pertinho da praia. O passeio à ponta do corumbau é indispensável, comprei 1 kilo de camarão defumado por 10 reais em uma casinha no meio do mangue e ainda aprendemos várias coisas conversando com os nativos e com os índios. A maré de lá sobe absurdamente ao longo do dia, não recomendo fazer os passeios a pé, pois a areia é de derreter havaianas e a paisagem muda completamente em questão de horas. Os índios cobram um preço bem razoável pelo passeio de buggy que leva o dia todo.

Trancoso é bem perto, vale a pena ir. Levem lanterna pq não tem luz na rua. E no mais preservem o lugar, recolham o seu lixo. Os nativos fazem uma trabalho maneiro de limpar o rio e dão esporro em turista porquinho. Valeu!"dica de Sabrina

 

60." Estarei retornando a Caraívas depois de 6 anos da do ultimo passeio, volto pra rever a aldeia dos índios, andar descalço pelas ruas de areia da cidade, sensação de liberdade total. Espero encontar aquela mesma paz de 6 anos atrás."dica de Lirioguterra

 

61."Pousada Habitat - Não me hospedei na pousada. Mas a fase de negociação já foi o suficiente para saber que não é confiável. Em 2 dois dias a proprietária me passou 3 valores diferentes. Um mais alto que o outro. E, por email, se limitou a falar que sintia muito, mas era o mercado! Achei essa atitude pouco profissional e de pouca cordialidade. "Marina

 

62.Caraíva é algo sobrenatural na Terra, um verdadeiro achado, "prensada" entre um belo rio e o maravilhoso Oceano Atlântico...divina!

Agora, para o seu passeio não se transformar numa TRAGÉDIA, muito cuidado com a Barra, a região onde o rio encontra o mar.

À primeira vista, parece que a travessia pode ser feita a nado, dispensando os barqueiros que ficam por lá. Ledo engano.

Trata-se de um local perigósíssimo, onde quase morri afogado em fevereiro passado (2011).

Justamente na hora que fui tentar fazer o curto trajeto, ocorreu a mudança no curso da maré, quando ela deixa de encher e começa a vazar (baixar), fazendo com que o rio forme bolsões que te deixam simplesmente estático no mesmo local, mesmo que você nade com muito, muito esforço.

Resultado: nada-se, nada-se e...NADA!

Não se sai do lugar, a força da maré junta-se com a força do rio e somente por um milagre e forças que talvez desconheça eu esteja aqui agora digitando essas poucas linhas.

Depois, fui informado que todas as placas que são colocadas no local informando do extremo perigo nele encontrado são ARRANCADAS por vândalos ou sabe-se lá por quem mais.

Então, aviso dado: se for a Caraíva, hospede-se na tranquilidade da Pousada Flor do Mar e conheça o conforto com preço justo oferecidos pela Gláucia, saboreie a Nêga Maluca no Restaurante e ateliê da Duca, coma pastel de arraia com queijo cremoso no Pará, prov e a divina pizza do Guga, conheça a vista do Varandão do Kuki, a presteza e bom atendimendo do Lagoa e saia conhecendo as espetaculares praias da região, mas...NÃO ATRAVESSE A NADO A BARRA DO RIO CARAÍVA nem que lhe paguem um milhão, meu povo!!!!

A vida, realmente, não tem preço...Augusto

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • Membros

Dicas: alugue um carro. Em Trancoso e em Arraial as pousadas podem ser próximas ou distantes das praias ou dos centrinhos.

 

1o dia: Chegada em Caraíva (cobram 5 reais pela travessia de barco). Hospedagem: Pousada Tatuassu. Recomendo demais, melhor custo/benefício, café da manhã simples, porém delicioso e o dono é super atencioso.

 

Dica: se estiver com mala grande, vá de carroça para a pousada (30 reais). Leve repelente.

 

Onde comer em Caraíva: restaurante Caraíva, bar do Porto (rola música ao vivo à noite), bar da Lagoa, pizza na Pousada Tatuassu, sorveteira Caraíva.

 

O que fazer: passeio para Corumbau, passeio para praia de Satu, curtir a praia na Pousada Coco Brasil ou Bar da Praia.

 

Ficamos 3 dias em Caraíva e foi maravilhoso, pé na areia, um clima delicioso, pena que os preços são exorbitantes.

 

Trancoso: nos hospedamos na pousada Jardim das Margaridas (conseguimos promoção) e recomendo demais café da manhã e chá da tarde deliciosos, além de ter uma van para nos levar ao quadrado.

 

Onde comer: Silvana (é caro, mas vale a pena), nas tapiocarias e na pizzaria Bem te Vi.

 

O que fazer: passeio para a praia do Espelho (na verdade, conhecemos quando saímos de Caraíva, passamos o dia lá e é uma delícia, apesar dos preços exorbitantes); Praia dos Coqueiros - água cristalina e super tranquila, vale a pena caminhar pela praia.

 

Arraial: nos hospedamos na Pousada Manacá (pegamos promoção) e recomendo demais, eles tem uma vista incrível e vale acordar mais cedo para ver o nascer do sol

 

Onde comer: Manguti (um prato serve duas pessoas), Aipim e sorveteira Coelhinhos. Meus amigos comeram no restaurante do Seu João (perto da igreja e amaram)

 

O que fazer: Praia de Mucugê e Pitinga e caminhada na praia.

 

Arraial é mais barato do que Trancoso, há mais opções de comida e baladinha à noite. As praias são bem parecidas e são ótimas para passar o dia. Pode amanhecer chovendo, mas logo o sol aparece.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

Fala Galera, tudo bem?

 

Estive em Porto Seguro e fiz um passeio completão por lá. Fui pra Arraial e Trancoso, curti bastante as praias que tive tempo de ir (pretendo voltar mais vezes e conhecer as que faltaram).

 

Realmente gostei de tudo por lá. Tanto que criei a minha conta para dar umas dicas sobre os dois passeios que mais curti.

 

O primeiro foi Recife de Fora. Foi o que eu mais gostei, sem dúvidas, afinal adoro o contato com os animais e sou fascinado pelo mar, sem contar que nunca tinha usado um snorkel na vida antes, foi um verdadeiro sonho realizado.

 

As dicas sobre Recife de Fora todo mundo já conhece. Consultar (e ter muita certeza) sobre como vai estar a maré no dia da visita, afinal a maré pode acabar com o passeio, além de também contar com um bom apoio ao turista, escolhendo uma boa agência para organizar tudo.

 

Não acho que tem muito o que ser falado como dica para esse lugar, afinal é tudo bem básico e dinâmico. Mas acho que vale a pena falar que é bom levar um crocs quando for (pra não ter que ficar gastando dinheiro com o aluguel do mesmos).

 

Para tirar umas fotos boas o macete é ir perto dos fotógrafos (eles levam ração de peixe para alimentar os bichinhos pra foto), então sempre vai ter muitos peixes perto deles.

 

Não sei se pode levar a própria ração de peixe, não vi ninguém fazendo e fiquei com muita vergonha de perguntar para alguém.

 

Se algum visitante tiver essa informação ai eu adoraria saber para a próxima viagem.

 

O segundo passeio que mais aproveitei foi Trancoso, principalmente o quadrado (acho que gosto da simplicidade das coisas).

 

Apesar do difícil acesso de alguns lugares (e os muitos estacionamentos que temos que pagar), vale a pena, mas talvez seja melhor ir de ônibus ou outro transporte, ir de carro dá uma certa dor de cabeça.

 

Enfim, além do quadrado deu pra dar uma aproveitada na praia dos Coqueiros e a dos Nativos. Acho que pra quem gosta de um lugar calma a dos Nativos é bem mais agradável.

 

Quem está atrás de dar uma boa relaxada nas férias (que era o meu caso) acho que essa é uma das melhores opções em Porto Seguro.

 

Não deu tempo de conhecer a Praia do Espelho nem Pitinga durante a viagem, vou na próxima.

 

Entrei aqui no forum porque não consigo achar muita informação útil na internet. O Tripadivsor tem muita gente uqe parece que só ficou com raiva de algum lugar por algum motivo. Lugares que disseram ser horriveis foram maravilhosos e lugares que disseram maravilhosos achei caído.

 

Talvez seja só opinião mesmo.

 

Um site que me deu uma ajudada boa foi esse aqui: http://www.coconutexperience.com.br/passeios-em-porto-seguro/

 

Me serviu como um guia bem completo pra me orientar por lá.

 

Espero ter ajudado compartilhando a minha experiência.

 

Valeu pessoal!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...