Ir para conteúdo

Mochilão CI - Vale a pena?


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, sou mochileiro de primeira viagem e pretendo ir em Janeiro pra Europa com minha namorada. Por nunca ter feito esse tipo de viagem, procurei a CI - Central de Intercâmbio pra pegar um daqueles pacotes que eles oferecem.

 

Não temos muita verba disponível, entao pretendemos ficar apenas 12 dias. Sairíamos no dia 30/12 de Belo Horizonte, chegando a Roma no dia 31/12 às 12:55. Lá ficaríamos 4 noites, pegando um voo para Paris no dia 04/01 às 09:15, lá desembarcando às 11:30. Mais 4 noites, e no dia 08/01 iríamos pra Amsterdam, de trem, pela manhã. Mais 4 noites, voltando no dia 12/01.

 

Em resumo: de 30/12 a 12/01, indo pra Roma, Paris e Amsterdam, 4 noites em cada.

 

O valor que eles cobram inclui as hospedagens (hotel 3 estrelas ou quarto privativo em albergue), o trem Paris-Amsterdam, o seguro-viagem, transfers in/out e 4 passeios (ex.: um city tour em cada cidade + Heineken Experience).

 

Valor por pessoa: 1.316,00 euros, o que dá aproximadamente R$4.277,00.

 

E lá nos foi aconselhado calcular 60 euros por dia pra alimentação, passeios, transporte público e gastos diversos, o que daria mais 1.440,00 euros por pessoa (R$ 4.680,00). Ontem fiz uma simulação na decolar, e as passagens (inclusive o trecho Roma - Paris) estão dando por volta de R$2.750,00, sem as taxas... ou seja, somando tudo (pacote CI + gastos diários + passagem) está dando quase R$12.000,00 pra 12 dias apenas...

 

Diante disso, pergunto: se eu fechar tudo por conta própria, eu consigo diminuir bem esse orçamento?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vc estará viajando pra lugares meio caros, em época de festas. Mas eu acho que vc consegue, por conta, gastar 60% deste valor, se mantiver o estilo da viagem (hostel e sem restaurantes caros).

 

Ninguém aqui vai te aconselhar a usar pacote. A ideia do forum é justamente a contrária, selivradisso!!

Decolar não presta, salvo se estiverem com uma boa promoção. Useo-o apenas pra cotar mesmo.

Cote passagens multidestinos pelo kayak.com pra ter uma ideia, depois vá direto nas cias aereas!

Acompanhe as promoções pelo www.melhoresdestinos.com.br

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Brigado Juliana!

 

Na decolar eu só faço cotação mesmo! Mas não conhecia esse kayak, valeu!

 

Tava fazendo um esboço de orçamento aqui por conta própria, e cheguei nisso:

 

 HOSPEDAGEM

R$1.000,00 x 3 (cidades) = R$3.000,00

 

OBS.: queríamos ficar em hostel com quarto privativo (e, de preferencia, banheiro privativo tb), hotel 3 estrelas ou apto do airbnb. Será que R$1.000,00 é suficiente?

 

 PASSAGENS (BH – ROMA; ROMA – PARIS; AMSTERDAM – BH)

R$3.000,00 x 2 (pessoas) = R$ 6.000,00

 

 DESLOCAMENTOS

TREM Paris – Amsterdam: 2 (pessoas) x 70 euros = 140 euros = R$ 455,00*

AEROPORTO – Hotel – Aeroporto: 3 x 40 euros = 120 euros = R$390,00**

 

 GASTOS POR DIA (Alimentação, passeios, transporte público e compras)

12 (dias) x 60 euros = 720 euros X 2 (pessoas) = 1440 euros = R$4.680,00

 

SEGURO VIAGEM

R$375,00 x 2 (pessoas) = R$750,00

 

 TOTAL: R$ 15.275,00 (R$7.637,50 pra cada)

 

*vi algumas pessoas falando em 35 euros por pessoa, mas fiz uma simulação no site thalys . com, jogando pra ultima data possivel (19/11), e apareceu por 70 euros... é isso mesmo?

**isso foi no chute mesmo... na verdade eu nao sei nem como é feito o deslocamento Aeroporto - Hotel e Hotel - Aeroporto... tem algum transfer especial pra isso? coloquei 40 euros totalmente no chute!

 

to viajando ou minhas contas estão realistas? to esquecendo algo?

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bruno, eu não sei te responder com segurança.

 

Mas estou achando caro: seus gastos com transfer do aeroporto, seguro viagem (com quem está cotando? o meu dá 600 pra 3, um mês) e passagem aérea, embora essas suas datas sejam meio cruéis.

Acho que vc pode minimizar alguns gastos pensando em fazer as coisas do modo mais "mochileiro" mesmo.

 

> Andar mais a pé, e andar de transporte público, veja os walking tours: http://www.neweuropetours.eu/

> Ver se rola mais alguma promo de passagem, embora já tenho rolado várias pra estas datas;

> Ver opções de hospedagem mais em conta... não rola airbnb? Eu to cotando pra países mais baratos (Portugal e Espanha) mas tenho previsão de gastar 3000 reais, pra 3, em UM MES, haha!

 

Não sei bem, tem gente que viaja com 30 euros por dia sim, tem gente que acha pouco 100 por dia... eu acho que depende muito. Vc já tem ideia dos passeios "pagos" que irá fazer em cada cidade? Se vc detalhar bem seu roteiro vai ter mais ideia do quanto irá gastar. Não tenho experiência nas cidades que vai, outros poderão te ajudar mais, mas o seu orçamento está maior que o meu, só que o meu é de um mês, pra 2 adultos e uma criança.

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é... os gastos com transfer do aeroporto eu realmente chutei, espero que eu gaste bem menos do que isso... o seguro eu cotei no submarinoviagens (com a Mondial), e acabei de perceber q eu vi errado! R$375,00 na verdade já é pra 2 pessoas... já melhorou um pouco hehehe

 

O que tá encarecendo mesmo são as passagens... vou ver se espero mais um pouco pra ver se aparece alguma promoção, mas to meio pessimista! Mês que vem já vai bater um desespero pra fechar logo...

 

Já a hospedagem é o que mais eu tenho medo de escolher errado... principalmente as regiões! 4 dias de cama ruim, quarto minusculo e barulho de rua, por exemplo, não vão me incomodar muito... mas ficar numa região bacana acho essencial...preciso dedicar um tempo maior nas pesquisas, mas o airbnb é uma opção sim! E se alguém que estiver lendo tiver alguma sugestão boa e barata, vai ser muito bem vindo!

 

Mas de todo jeito, brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, brunovpu.

 

Realmente, orçamento de viagem é uma coisa pessoal. Depende do tipo de viagem que se quer fazer. Com este seu orçamento, dá para fazer uma viagem muito boa, comendo bem e passeando bastante.

 

Que tipo de hotel vc ficará? Estas cidades são caras, mesmo no inverno.

 

O translado aeroporto/hotel nestas cidades, para 2, em transporte público, ficará menos da metade da sua cotação.

 

Bom passeio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa noite, brunovpu.

 

Realmente, orçamento de viagem é uma coisa pessoal. Depende do tipo de viagem que se quer fazer. Com este seu orçamento, dá para fazer uma viagem muito boa, comendo bem e passeando bastante.

 

Que tipo de hotel vc ficará? Estas cidades são caras, mesmo no inverno.

 

O translado aeroporto/hotel nestas cidades, para 2, em transporte público, ficará menos da metade da sua cotação.

 

Bom passeio!

 

F M, pretendo ficar em hoteis 2/3 estrelas ou quartos privativos em albergues. Tem alguma sugestão?? Valeu!

 

Você está indo para as cidades mais caras da Europa, e em datas ruins, quando as coisas costumam ser mais caras, então não tem muito jeito, vai ser meio caro.

 

O quanto você vai gastar, depende muito do que você escolher lá na hora, mas se lhe ajudar, vou passar os valores que gastei numa viagem para estes mesmos locais que eu fiz em 2012 e 2013, mais ou menos nas mesmas condições e época, ficando em quarto privativo de hostel ou hotel 2/3 Estrelas, almoçando fora todo dia, e visitando uma atração paga por dia.

 

Passagem Brasil x Roma - Amsterdam x Brasil (Múltiplos destinos)

R$ 2.700 por pessoa

 

Passagens Roma x Paris (avião, incluindo mala despachada e deslocamento ao aeroportos)

100 Euros por pessoa

 

Passagem Paris x Amsterdam (trem)

35 Euros por pessoa

 

Hospedagem (quarto duplo com banheiro privativo)

100 Euros ao dia para o casal

 

Alimentação + metrô + passeios + entradas

45 Euros por pessoa ao dia.

 

Seriam mais ou menos 95 Euros por dia por pessoas com gastos com alimentação, metrô e passeios, em 12 dias, seriam mais ou menos 1200 Euros (R$ 4.000) por pessoa, arredondando para cima.

 

Some mais uns 140 Euros (R$ 500, arredondando para cima) de gastos com transporte entre as cidades, mais uns 300 Euros (R$ 1.000) de reserva para alguma emergência e gastos diversos com seguros, passaporte, etc...

 

E no total daria em torno de R$ 5.500 por pessoa, mais uns R$ 3.000 de passagens aéreas, daria uma estimativa em torno de R$ 8.500 por pessoa para 12 dias.

 

Claro que isto é uma estimativa, baseada no meu perfil, você sempre pode economizar, por exemplo ficando em quarto compartilhado de hostel, você diminui os gastos com hospedagem para uns 20 Euros/dia por pessoa ao invés de 50 Euros/dia de um hotel com quarto e banheiro privativos. Ficando em hostel ou alugando um apto, você pode tomar café da manhã e jantar em casa, e reduzir os gastos com alimentação de 25 Euros ao dia para uns 15 Euros...

 

Detalhe, para conseguir estes preços, você teria que fechar as coisas o quanto antes.

 

Uma coisa que pode lhe ajudar a economizar bastante dinheiro, principalmente com as passagens seria viajar depois do dia 10 de janeiro, neste período as passagens e hospedagem costumam ser mais baratas do que no final do ano.

 

Adriano, muito obrigado por todas as dicas! Parece que temos mais ou menos o mesmo perfil... tb pretendo ficar em quarto privativo de hostel ou hotel 2/3 estrelas... vc sugere algum? ou pelo menos, as regiões mais indicadas? Li em algum blog por aí que em Paris as melhores regiões (no entanto, mais caras) estão ali entre o 3º e o 6º distrito... é isso mesmo? sobre Amsterdam, li boas referencias sobre o Flying Pig Uptown e o Chic & Basic Amsterdam, mas não vi muita coisa além disso... Roma eu to meio perdido, ainda nao tive tempo de pesquisar direito.

 

sobre as passagens aéreas, vc aconselha a protelar a compra até quando? será que até o final de setembro podem surgir algumas promoções? infelizmente não temos disponibilidade pra ir depois de 10/01...

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vamos ver o que o Adriano vai dizer, ele tem muito mais experiência, mas eu não esperaria muito pra comprar não... acho que se vc achar os 3 trechos por 2700 por pessoa deve comprar... é o preço "normal" pra data, que tende agora a aumentar. Pode até rolar uma mega promo ainda, mas suas datas são muito específicas... pra aproveitar bem as promoções é bacana ter datas flexíveis.

 

Caso opte por esperar, crie alertas no skyscanner, que te avisará se os preços caírem. E fique de olho tb no MD, aquele blog que botei lá em cima... eles são craques em achar as promos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...