Ir para conteúdo

PN Grande Sertão Veredas, Chapada Gaúcha e adjacências - Perguntas e Respostas


Daniel1971

Posts Recomendados

  • Membros

[info]Situado nos municípios de Côcos-BA e Chapada Gaucha-MG, no oeste do Estado da Bahia e norte do Estado de Minas Gerais, O perímetro do parque é de 282.341,956 metros, ou seja, uma área de 231.668 ha, situado na divisas dos estados da Bahia e Minas Gerais, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha. Atualmente, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).[/info]

 

 

 

Chapada Gaúcha - Parque Nacional Grande Sertão Veredas e adjacências

 

Em dezembro visitarei esta linda região. Pelo que pesquisei, dois dias serão suficientes para visitar o PN Grande Sertão Veredas, e mais um para visitar o Vão dos Buracos, que é um corredor ecológico que liga o PN ao Parque Estadual da Serra das Araras, o qual, dizem, é muito bonito, e ao qual dedicarei o quarto dia de minha expedição.

 

Postarei mais informações nos próximos meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Chapada Gaúcha é uma cidade pequena, que está crescendo muito rapidamente. Atualmente, são três opções de pouso na cidade: O Hotel Veredas, o Hotel Recanto de Minas e uma pousada em um dos postos de gasolina.

 

A cidade tem um posto da Petrobras, recentemente aberto, e um outro posto sem bandeira. Ao menos o Hotel Veredas tinha internet wi-fi nos quartos e ar condicionado split, mas isso tudo ao preço de 100 reais a diária de casal. Existe um número decente de restaurantes e bares na cidade. Recentemente, foi completado o asfaltamento de Brasília a Chapada Gaúcha, passando por Arinos.

 

Já o Parque Nacional Grande Sertão Veredas deve ser aberto oficialmente à visitação no ano de 2013. No momento, é possível visitá-lo acompanhado de guia e assinando um termo de responsabilidades na sede do Parque, que também possui um pequeno centro de recuperação de animais.

 

O ideal para visitar o Parque é um carro alto, não precisa ser 4x4, embora isso seja recomendável. A Estrada Parque Guimarães Rosa deve ser aberta em alguns meses, englobando não só o Parque, mas outras unidades de conservação ambiental da região. Existem grandes RPPN´s (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) por ali, além de unidades Estaduais de conservação, e o Parque Cavernas do Peruaçu.

 

Além do Parque, o Rio dos Bois e a região do Vau (passagem) valem a visita. Um dia para o Parque, outra para esses dois atrativos, e outro dia para Vão-do-Buraco (como Guimarães Rosa, em sua obra Grande Sertão Veredas, o chamava), e Buraquinho. Estas áreas lembram a região da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, visualmente falando. Muito arenito, calcário e conglomerado, denotando que ali já houve um mar, milhões de anos atrás.

 

Em três dias já se pode conhecer esses lindos lugares que mencionei aqui. Mas existem mais atrações.

 

Recomendo o guia Anderson, cujo telefone pode ser obtido na Sede do Parque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 11 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

é possível visitar o Parque, o Rio dos Bois, a região do Vau e o Vão-do-Buraco de moto? São três dias mesmo? É necessário pernoitar no parque ou dá pra voltar pra Chapada Gaúcha pra ficar no hotel?

 

Quanto ao guia, ele é obrigatório? Será que consigo um com moto própria?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pessoal,

 

é possível visitar o Parque, o Rio dos Bois, a região do Vau e o Vão-do-Buraco de moto? São três dias mesmo? É necessário pernoitar no parque ou dá pra voltar pra Chapada Gaúcha pra ficar no hotel?

 

Quanto ao guia, ele é obrigatório? Será que consigo um com moto própria?

 

Valeu!

 

São aprox. 150km o "tour" pelo Parque Nacional, acredito que seja um passeio de um dia mesmo. Sobre a região do Vau e o Vão, não conheço, mas se ficarem dentro do Parque acredito que dê pra fazer numa tacada só. Pelo que sondei só com guia mesmo, já que as porteiras ficam trancadas e eles conseguem as chaves com o ICMBio.

Entre em contato com o ICMBio que eles te repassam o contato dos guias, aí você vê isso diretamente com eles. De qualquer forma, se quiser ir de moto, se prepare porque tem muita areia pelo caminho! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...