Ir para conteúdo

Morretes


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Morretes

É uma das opções de turismo no Paraná. A cidade foi fundada em 1773, localizada entre a Serra da Graciosa e o litoral Paranaense. O acesso pode ser via estrada da Graciosa, de trem ou via Curitiba. São 63 km de distância.

A maior atração é o Pico do Marumbi para os fãs da escalada, mas tem o Bóia-cross no Rio Nhundiaquara, uma prática relaxante descer o rio de bóia. Tem condução que leva de Morretes até o início da descida, muito bom, tem diversos estacionamentos onde são alugadas as bóias. A prática de canoagem também é ativa.

Tem ainda diversas trilhas como a Trilha do Rochedinho Cachoeira do Marumbinista. É o ponto de chegada para quem desce o Caminho do Itupava.

O transporte é farto e tem ônibus para todas ás direções.

Quem vai a Morretes ou mesmo para a Ilha do Mel ou litoral, não pode deixar de passar em Morretes para ao menos conhecer o único prato típico do Paraná. O famoso barreado, feito com carne, toucinho e temperos. Ele tornou-se conhecido por ser cozido em panelas de barro, e com a tampa da panela selada com pirão de farinha de mandioca e cinza para evitar que o vapor escapasse e o cozido não secasse depressa.

Não da para deixar de mencionar que a cidade também tem diversos casaríos antigos construídos a beira do rio Nhundiaquara é de uma rara beleza. A ponte sobre o rio é uma obra de arte, tem ainda A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto construída em 1812, A Igreja S. Sebastião do Porto de Cima e a Casa Rocha Pombo construída na época dos Jesuítas, hoje centro cultural.

Telefones 041

Prefeitura: 3462-1266

Rodoviária: 3462-1115

Informações de turismo: 3462-1024

Serra Verde (trem): 3888 3488

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Sobre os preços em Morretes/PR:

 

Um almoço, barreado, custa aproximadamente R$ 30,00 por pessoa. É muito gostoso, vale a pena experimentar.

Ah, neste valor vem: barreado(carne cozida na panela de barro por dois dias e duas noites, arroz, banana da terra e laranja) acompanhatambém, camarão, furtos do mar, etc... é muita comida.

 

Costumo ir no Restaurante Ponte Velha, que fica ao lado do rio e é muito agradável.

Porém, há outros, também com o mesmo tipo de comida, como Madalosso, Nhundiaquara, e outros que não recordo agora.

 

Quanto ao valor da Van não tenho ideia, porém há empresas que fazem o passeio. O turista desce a Estrada da Graciosa de trem e a empresa os espera em Morretes ou Paranaguá, completando o passeio, é bem legal.

 

É isso, se desejar mais informações...pode perguntar.

Um abraço,

Mare

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Os restaurantes mais concorridos ficam às margens do Rio Nhundiaquara.

Somos velhos fregueses do retaurante Nhundiaquara, uma casarão que é restaurante e pousada, ao lado do rio (aparece à direita na foto anexa, o restaurante fica na varanda), tem também o Madalosso, Ponte Velha..

Não te faltarão opções.

Não coma a sobremesa no restaurante, deixe para tomar um sorvete artesanal de gengibre na praça logo depois dos restaurantes ou compre pacotes de bala de banana (delíciosas) feitas em Morretes.

Mas evite fazer a descida em feriados, pois metade de Curitiba faz a mesma coisa e o passeio fica uma porcaria.

Você acaba almoçando às 5 da tarde...

O passeio de trem é bacana, mas pode pesar no bolso. O ônibus é beeem mais barato. Se estiver de carro desça pela Estrada da Graciosa, bem pitoresca.

Outra coisa, chegando cedo (e fora de feriado) é possível negociar o preço da refeição antes de sentar à mesa.

Com simpatia e educação consegue-se alguns reais de desconto.

Aí você gasta tudo em sorvete...

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_morretesMARCADAGUA_1237844336_778190.jpg

(foto Denise)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Denise,

 

Parabéns pelas dicas! Eu particularmente prefiro o Nhumdiaquara aos restantes. Não que tenha algo contra os demais, mas é que fui muito bem tratado lá. Quando conheci o restaurante, estava fazendo uma caminhada com cinco amigos pela serra do Mar. Estavamos a 10 dias na "estrada", portanto, as bolsas cargueira eram enormes (em média 15kg cada uma). Ao chegarmos no restaurante, ficamos preocupados por causa das enormes bolsas, porém, o senhor (provavelmente dono ou gerente) que nós atendeu disse que poderiamos guarda-la em outro local. Para nossa surpresa, ele abriu as portas de sua casa e guardou tudo lá, prometendo que nada aconteceria a elas.

 

E assim foi, depois de 10 dias a base de miojo, sentamos em confortaveis cadeiras a beira do rio Nhumdiaquara, saboreando o famoso barreado de Morretes.

 

 

Algumas imagens:

 

Vista da nossa mesa

p1130261l.jpg

 

p1130270.jpg

 

p1130266.jpg

 

 

Galera almoçando... :mrgreen:

p1130263.jpg

 

p1130264.jpg

 

p1130269.jpg

 

 

Selo de qualidade

p1130268.jpg

 

 

E após aqueeeeeeeele barreado, nada melhor que relaxar na praça

p1130275.jpg

 

 

Saudades! :mrgreen:

 

Abraços

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Danilo logo você que é o bom errou na postagem das fotos, as mesmas não aparecem. Sugestão já que você vai corrigir, porque não coloca em slideshow.

 

Aproveitando. Uma grande opção é descer bem cedo e aproveitar descer o rio de bóia, e no final tomar aquele banho no rio. Não esquecer de levar uma sapatilha ou similar, mais uma bermuda grossa, para evitar os possíveis arranhões nas profundezas.

O aluguel do kit bóia para descer o rio de bóia R$ 15.00 por pessoa.

Telefone para contato 41 9978 1573 – fixo 041 3462 1925.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é Mauro, na verdade eu fui enganado pelo Google Picasa, acontece! Mas já alterei tudo, está 100% agora (via Imageshack).

 

Fiz esse passeio de boiacross também, bom demaaaaaaaaais!!! Se for pra curtir é bem tranquilo, mas se for com um grupo de amigos bagunceiros, tome cuidado com os tombos, as pedras machucam um pouquinho :lol:

 

p1100129.jpg

 

p1100153k.jpg

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal!!

 

Morretes é realmente LINDA!! Adoro essa cidade e a culinária é bem atípica mesmo...

 

Gosto tanto que já estive lá umas 3 vezes!! Gosto tanto que quando eu era "moleca" eu dizia que qnd ficasse velha queria morrer em Morretes! (pode?!?! coisa de doida!).

 

Faz algum tempo que eu não vou lá, então não tenho noção de preço, mas o preço que for (levando em consideração o bom senso e razoabilidade - hehehe) vale a pena a experiência....

 

Huumm..... adorei as fotos!!! Bateu até saudade...

 

PS: maurocuritiba, vc é o maior promotor do Paraná que eu já vi!! hehehe :)

 

Bjs,

 

MorganaV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Morgana,

 

Se não me engano, o barreado tradicional pagamos entre R$12.00 e R$15.00 por cabeça. Aquele com frutos do mar era entre R$21.00 e R$25.00.

Não é caro, principalmente se você for bom de garfo. Nesta foto com meus amigos, foram 4 rodadas em 2 horas de comilança. :lol::mrgreen:

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...