Ir para conteúdo

Dicas: o que fazer em Porto Alegre


Posts Recomendados

  • Membros

[info]

Participe:

Deixe aqui aquela dica de passeio que você gostou, do barzinho 10 que conheceu, daquele restaurante bom e barato ou daquele outro que serve um prato especial que você adorou. Vale também a dica daquela balada inesquecível que você foi em Porto Alegre.

 

Regras do Tópico:

Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre Curitiba. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas doos tópicos correspondentes. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas[/info]

 

 

A linha turismo sul faz o roteiro pela zona rural passando por vinicolas, calçadao da praia de Ipanema,pelo santuario da Mae De Deus no Morro Pedra Redonda e outras propriedades rurais, é muito bbonito. Já o tradicional percorre apenas a zona urbana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Já estive algumas vezes em Porto Alegre e os passeios que mais gostei foi passear no centro e visitar alguns museus que tem por lá... são todos muito próximos um do outro e vale muito a pena, pois o passeio nas ruas do centro é muito agradável.

 

No final da tarde sugiro que você pare para ver o pôr-do-sol do Rio Guaíba... dê um passeio no Parque do Gazômetro e sente na grama para apreciar o por-do-sol... realmente é muito bonito.

 

Abaixo algumas dicas gaúchas do que fazer em Porto Alegre:

 

1) Andar no Centro, pra lá e pra cá, pra cima e pra baixo da Rua dos Andradas.

 

2) Ir ao Gasômetro, caminhar na Beira do Rio Guaíba e ver um por-do-sol.

 

Parques:

 

Redenção - http://www.aredencao.com.br/

Parcão -http://www.riogrande.com.br/turismo/palegre_parques_parcao.htm (nesse site tem a lista demais uns parques)

 

Museus, Galerias e Espaços Culturais:

 

Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736 - Centro

CEP 90020-004 / Porto Alegre (RS)

Fone: (51) 3221-7147

http://www.ccmq.com.br/

Aqui tem teatro e cinema também.

 

Santander Cultural:

http://www.santandercultural.com.br/

Sempre tem alguma exposicao, cinema, musica.

 

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul:

Instalado em um edifício centenário, sede da antiga Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, foi inaugurado em 1974. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1983.

Acervo: 2.087 obras, entre pinturas, esculturas, objetos, gravuras e desenhos de artistas gaúchos.

Localização: Praça da Alfândega, 1.010, Centro - Tel: 227-2311.

Funcionamento: 3ª feira a domingo de 10:00h às 17:00h.

http://www.margs.rs.gov.br/ - entrada franca

 

Studio Clio:

http://www.studioclio.com.br

 

Azul Galeria Produtora

R. Lima e Silva n. 04 - Só Sábados das 18 às 21hs

 

Galeria de Marte

Av. Osvaldo Aranha, 522 - sobreloja - Terça à Sábado das 14 às 18hs

 

Atelier Zupo & Isabel

Rua Garibaldi

Segunda à Sexta das 14 às 18hs - Oferecem aulas de desenho e pintura

 

Galeria The Next Ones

R. Garibaldi, 936 - Segunda à Sábados das 14 às 20hs - Exposição permanente de vários artistas além de outras atrações culturais. Excentricidades, estética gótica, Toy Art, pinturas, arte experimental, performances, música, moda, confraternizações diversificadas e cabeça.

 

La Photo Studio

Travessa da Paz, 44 - Segunda à Sexta das 10 às 18hs, eventualmente abrem nas tardes de domingos ensolarados - Um espaço expositivo amplo e sofisticado, promovem bate papos sobre arte com especialistas, promovem trocas culturais internacionais.

 

Koralle

Rua José Bonifácio, 95 - De segunda à sexta, das 09h00min às 18h30min. Sábados, das 09h00min às 15h00min - muito mais que uma loja de materiais para artistas e ateiros, livros de arte, um universo fantástico que mesmo quem nunca ouvi falar de arte se fascina. A Koralle atualmente é foco de cursos, oficinas e recentemente lançou um site/portal completíssimo com uma grande diversidade de orientações e referências.

 

Atelier Rodrigo Lourenço e Lia Braga

Trav. Venezianos, 30 - Todo o primeiro domingo do Mês ocorre a Feira de Arte Contemporânea DESVENDA, grande acontecimento de arte acessível. Próxima data: Dia 03 de janeiro de 2009, das 16 às 22h.

 

Atelier Antonio Augusto Bueno

R. Fernando Machado, 195 - Atelier e Oficinas

 

Confraria da Escultura

R. Riachuelo, 370 - Atelier, espaço expositivo e oficinas com os artistas Adriana Xaplin, Ana Aita, Julia Dorneles, Leandro Michels, Renata Martins.

 

Galeria Adesivo - Beco Cultural

R. João Pessoa 203 - Das 11h as 14h e das 15h as 19h de segunda a sábado Arte urbana, graffitis, adesivos, HQ´s, fanzines, universo skate e exposições com artistas do mundo todo. Divertida e informal.

 

Associação de Artistas Plásticos Chico Lisboa

Travessa Venezianos, 19 - Segunda à Sexta das 14 às 18hs - Orientações sobre o cenário artístico local e ponto de organização de artistas.

 

Atelier PLANO B

Av. Farrapos, 146/133 - Oferece cursos de arte e possui espaço expositivo.

 

Subterrânea Atelier

Av. Independência, 745 - Segunda à Sábado das 14 às 18hs

 

Museu de Arte Contemporânea:

Localização: Rua dos Andradas, 736, 6°and. - Tel: 221-7147.

Funcionamento: 3ª feira a domingo de 12:00h às 19:00h.

 

Museu do Trabalho:

Oferece exposição de artes plásticas, e atividades culturais.

Acervo: Equipamentos e materiais que retratam a evolução das atividades produtivas no Rio Grande do Sul e sua dimensão sociológica.

Localização: Rua dos Andradas, 230 - Tel: 227-1450.

Funcionamento: 3ª feira a domingo de 13:30h às 18:00h.

 

Museu do Vinho e Enoteca:

Localização: Av. Presidente João Goulart, 551 - Tel: 227-1738.

Funcionamento: 3ª feira a domingo de 9:00h às 20:00h.

 

Museu Júlio de Castilhos:

Criado em 1903, é o museu mais antigo do Estado.

Acervo: 9.000 peças históricas, artísticas e culturais, como armas, roupas, utensílios e documentos ligados à história e formação do Estado.

Localização: Rua Duque de Caxias, 1.205, Centro - Tel: 221-3959.

Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 10:00h às 19:00h, sábado e domingo de 14:00 às 18:00h.

 

Fundação Iberê Camargo:

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes mestres da arte no século XX, a instituição procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.

http://www.iberecamargo.org.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Estive em Porto Alegre no meio do ano e fiquei na Cidade Baixa, que por sinal eh um bairro MUUITO legal! Tem muita coisa rolando.

 

Ali por perto, sugiro que vc faca uma visita ao Bar 512, que fica na Rua João Alfredo 512, tel: 32120229. Eh um lugar super agradavel! O pessoal lah tem um clima espetacular, a comida eh otima e a bebida tbm! Alem de bar, o local tambem eh um atelier! Ficadica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

aos sabados de manhã tem a feira ecológica da Redenção que ocorre no canteiro central da AV. José Bonifácio no bairro Bom Fim. Essa mesma feira também é realizada no Menino Deus se não me engano as quartas de tarde. Lá tem de tudo e produzido de forma orgânica. No mercado público para cucas e biscoitos caseiros tem a Loja da Reforma Agrária que fica quse na esquina com a av. Julio de Castilhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

No Mercado Público tu vais encontrar Tudo isso que procuras e por um preço muito bom, fora que é um belo lugar de se conhecer.

Outras opções de passeios com nenhum custo é vizitar os parques da cidade, onde aos finais de semana o pessoal costuma ir tomar o sei chimarrão, pegar um sol, e ter um "contato com a natureza". Os maiores e mais frequentados são: Parque Farroupilha ou Parque da Redenção e o Parque da Marinha do Brasil ou simplesmente Parque Marinha. Outros lugares de o povo daqui costuma ir tomar chimarrão e apreciar o por do sol na orla do Guaíba são: Usína do Gasômetro; que além disso é um local com eventos culturais; e o Calçadão de Ipanema na zona sul de Porto Alegre. Essas são algumas dicas boas para economizar dinheiro e ter um contato um pouco maior com os costumes e com a própria cidade.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

a linha turistica é bem concorrida.

 

1. Mas, não deixe de ver um pôr do sol no Guaíba.

É imperdível. Tem uns barzinhos lá na orla muito legais.

 

2. Perto da torre da antiga Usina ficam os barcos de passeio ao longo do Guaíba..custam em torno de 8 reais. Eu acho bem válido, pq vc consegue fotos lindas, e também conhece um pouco do entorno. Tem a noiva do caí, entre outros. :)

 

3. TRADICIONALÍSSIMO. Em São Paulo, o Mercadão é famoso pelos pastéis bem recheados, pão com mortadela e bolinho de bacalhau. Em Porto Alegre é tradicionalíssimo o sorvete (que é caseiro e servido com frutas). Uma delícia, seja no calor ou no frio. Fora a rapadura gaúcha (gaucho de fronteira toma chimarrão comendo rapadura gaúcha, que não é tão doce quanto a que conhecemos).

 

4. Tome no sul o verdadeiro café colonial. É algo entorno de 20 reais por pessoa. Mas vale por um café, almoço e janta. (ah sim, e tome o suco de uva deles. tem gosto de uva mesmo! nada de industrializados). Não sei onde tem em Porto Alegre, mas nas cidades do entorno tem bastante. Enfim, não se preocupe, uma boa alma saberá te responder na hora :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Em Porto Alegre, não deixe de fazer os passeios da Linha Turismo, e de visitar os diversos atrativos do centro histórico, o Parque Farroupilha, observatório, Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, Usina do Gasômetro, Parque Moinhos de Vento, Calçadão de Ipanema, Monumento O Laçador. Vá também em alguma churrascaria que apresente shows com músicas nativistas e danças folclóricas.

Porto Alegre tem muito o que ver, mas para passar 20 dias, seria interessante você visitar outras locais como os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, a praia de Torres, as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...