Ir para conteúdo

Piauí - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=Justify]O Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a noroeste da região Nordeste e tem como limites o oceano Atlântico (N), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), Tocantins (SO) e Maranhão (O e NO). Ocupa uma área de 251.529 km²[2] (pouco maior que o Reino Unido)e tem 3.032.421 habitantes. Sua capital é a cidade de Teresina.

 

As cidades mais populosas são Teresina (779.939 hab), Parnaíba (140.839 hab),Picos (70.450 hab), Piripiri (60.249 hab), Floriano (56.090 hab), Campo Maior (44.548 hab), Barras (43.328 hab), União (41.661 hab), Altos (38.328 hab) e Pedro II (36.675). O relevo é moderado e a topografia regular, com mais de 53% abaixo dos 300 metros. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e Gurguéia são os rios principais.

 

Relevo

O relevo piauiense abrange planícies litorâneas e aluvionares, nas faixas das margens do rio Parnaíba e de seus afluentes, que permeiam a parte central e norte do Estado. Ao longo das fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia, nas chapadas de Ibiapaba e do Araripe, a leste, e da Tabatinga e Mangabeira, ao sul, encontram-se as maiores altitudes da região, situadas em torno de 900 metros de altitude. Entre essas zonas elevadas e o curso dos rios que permeiam o Estado, como, por exemplo, o Gurguéia, Fidalgo, Uruçuí Preto e o Parnaíba, encontram-se formações tabulares, contornadas por escarpas íngremes, resultantes da áreas erosivas das águas.

 

 

Hidrografia

Ver artigo principal: Lista de rios do Piauí

Enquanto os estados do Nordeste oriental contam com apenas um rio perene, o rio São Francisco, com aproximadamente 1.800 quilômetros dentro de seus territórios, o Piauí conta com o rio Parnaíba e alguns de seus afluentes, entre eles o Uruçuí Preto e o Gurguéia que, somando-se seus cursos permanentes, ultrapassam 2.600 km de extensão. O Estado conta ainda com lagoas de notável expressão, tais como a de Parnaguá, Buriti e Cajueiro, que vém sendo aproveitadas em projetos de irrigação e abastecimento de água na região.

 

A perenidade dos rios piauienses, entretanto, encontra-se ameaçada. Os rios sofrem intenso processo de assoreamento, sempre crescente, em decorrência do desmatamento acentuado que ocorre no Estado, principalmente nas nascentes e nas margens dos rios.

 

 

Vegetação

Predenominam quatro classes vegetacionais: caatinga, cerrado, mata de cocais e floresta.

 

Caatinga: tem sua ocorrência registrada no sul e sudeste do Estado; é composta por cactos, arbustos e árvores de pequeno porte.

Cerrado: estende-se nas porções sudoeste e norte do Estado; apresenta os característicos arbustos e árvores retorcidas e algumas gramíneas cobrindo o solo.

Floresta: encontrada ao longo do Vale do Parnaíba; é composta por palmeiras, principalmente espécies como carnaúba, babaçú e buriti. Estas espécies também podem ser encontradas no cerrado e na mata de cocais.

Mata de cocais: vegetação predominante entre a Amazônia e a caatinga nos estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins. No Piauí predominam as palmeiras babaçu e carnaúba, além do buriti.

 

Clima

Duas tipologias climáticas ocorrem no estado. A primeira, classificada por Köppen como tropical quente e úmido (Aw); domina a maior parte do território variando entre 25 e 27°C. As chuvas na área de ocorrência deste clima também são variáveis. Ao sul, indicam cerca de 700mm anuais, mais ao norte a pluviosidade aumenta, atingindo índices próximos a 1.200mm/ano.

 

O segundo tipo de clima predomina na porção sudeste do estado, sendo classificado como semi-árido quente (Bsh). As chuvas ocorrem durante o verão, distribuindo-se irregularmente, alcançando índices de 600mm/ano; pela baixa pluviosidade, a estação seca é prolongada (oito meses mais ou menos) sendo mais drástica no centro da Serra da Ibiapaba. As temperaturas giram na casa dos 24 a 40°C, tendo seus invernos secos.

 

 

Subdivisões estatísticas

O Piauí é dividido em quatro mesorregiões e quinze microrregiões estatísticas.

 

Mesorregiões

Centro-Norte Piauiense

Norte Piauiense

Sudeste Piauiense

Sudoeste Piauiense

Microrregiões

Alto Médio Canindé

Alto Médio Gurguéia

Alto Parnaíba Piauiense

Baixo Parnaíba Piauiense

Bertolínia

Campo Maior

Chapadas do Extremo Sul Piauiense

Floriano

Litoral Piauiense

Médio Parnaíba Piauiense

Picos

Pio IX

São Raimundo Nonato

Teresina

Valença do Piauí [/align]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=Justify]Pré-História

No Piauí há vestígios da presença do homem Americano que datam até 50.000 anos atrás, estes estam presentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, Serra das Confusões e em Sete Cidades; O PARNA Serra da Capivara é talvez o mais importante, lá foram encontados a cerâmica mais velha das Américas, um bloco de tinta de 10.000 anos, fósseis humanos e animais, pinturas rupestres entre outras coisas...

 

A Serra da Capivara foi descoberta por caçadores, que sem saber de que se tratavam as pinturas rupestres, chamaram o prefeito, que surpreso tirou fotos; Seis anos depois em uma conferência em São paulo, o mesmo prefeito coincidentemente encontrou Niéde Guidon, mostrou-a as fotos e, essa se interessou bastante, de modo que se mudou para a Serra e, ainda reside lá, fazendo descobertas

 

Economia do Piauí antes da Independência

Antes da Independência do Piauí, a economia era a base da criação de gado, cultivo do algodão, que era considerado o melhor do brasil, cana-de-açúcar, fumo entre outros.

 

Independência de Portugal

Com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, algumas províncias continuaram como colônia portuguesa, dentre elas, o Piauí.

 

Com medo de perder a Província do piauí, A coroa portuguesa, mandou à Oeiras, que era a capital da província, o brigadeiro João José da Cunha Fidié que comandava uma tropa militar a fim, de manter o piauí colônia; Em 19 de outubro de 1822 a Câmara Provincial de Parnaíba declarou a Independência de Parnaíba, para conter os revoltosos Fidié e sua tropa militar foram à Parnaíba, onde ficaram por quase dois meses e resolveram voltar à Oeiras.

 

Na volta para a capital, ao passarem por piracuruca, viram que a cidade estava deserta e, isso serviu de sinal para o que aconteceu mais adiante: em Campo Maior nas proximidades do Riacho do Jenipapo, houve um confronto entre Portugueses e Piauienses, onde os portugueses tinham armas avançadas, munição e alimento garantido, mais os piauienses tinham apenas equipamentos rudimentares.

 

Essa batalha foi chamada de Batalha do Jenipapo, com o fim desta, os piauienses que sobreviveram roubaram toda a munição e alimento dos portugueses, que, desesperados, foram para União e, de lá para Caxias no Maranhão, onde foram presos por manoel de Sousa martins; Fidié ficou preso em oeiras por três meses, de lá foi mandado ao rio de Janeiro e do rio, à Lisboa;

 

 

Colonização

Em começo do século XVII, fazendeiros do São Francisco procuravam expandir suas criações de gado,quando os vaqueiros, vindos principalmente da Bahia, chegaram procurando pastos. Em 1718, o território, até então sob a jurisdição da Bahia, passou para a do Maranhão e passaram a ocupar as terras às margens do rio Gurguéia. Para estas terras existiam cartas de sesmarias. O capitão Domingos Afonso Mafrense ou capitão Domingos Sertão como era conhecido, era um desses sesmeiros; possuía trinta fazendas de gado e foi o mais alto colonizador da região doando suas fazendas - após sua morte - aos padres jesuítas da Companhia de Jesus.

 

A contribuição dos padres jesuítas foi decisiva, principalmente no desenvolvimento da pecuária que em meados do século XVIII atingiu seu auge. A região Nordeste, o Maranhão e as províncias do sul eram abastecidas pelos rebanhos originários do Piauí; até a expulsão dos jesuítas (período pombalino), quando as fazendas foram incorporadas à Coroa e entraram em declínio. Quanto à colonização esta se deu do interior para o litoral.

 

Em 1811, o Piauí tornou-se uma capitania independente. Por ocasião da Independência, em 1822, a cidade de Parnaíba foi ocupada por tropas fiéis a Portugal; o grupo recebeu adesões, mas acabou derrotado em 1823, por ocasião da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, o qual saiu enfraquecido e acabou por ser preso em Caxias. Alguns anos depois, movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, atingiram também o Piauí.

 

Em 1852, a capital foi transferida de Oeiras para Teresina, tendo início um período de crescimento econômico. A partir da república, o Estado apresentou tranqüilidade no terreno político, mas grandes dificuldades no desenvolvimento econômico-social.

 

 

Mudança da capital

Em 1852 Oeiras deixou de ser a capital do Piauí, que passou a ser Teresina, cujo o nome homenageia a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon; A mudança foi devida ao Rio Parnaíba que facilitava a comunicação e o comércio, por isso a cidade nasceu em um pequeno povoado às margens do rio.

 

 

A Coluna Prestes no Piauí

Foi em 1926 a passagem pelo Piauí do movimento político-militar de origem tenentista chamado “Coluna Prestes”. Essa foi uma marcha pelo interior do Brasil em defesa de reformas políticas e sociais.

 

Cerca de 1200 homens, chefiados por Juarez Távora, Miguel Costa e Luiz Carlos Prestes percorreram, durante 29 meses, 25 mil km nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

 

Ao final de 1926, com mais da metade dos combatentes atacados pela cólera e sem poder continuar a luta, a Coluna procurou asilo na Bolívia.

 

A invencibilidade da Coluna Prestes contribuiu para o prestígio político do tenentismo e reforçou as criticas as oligarquias. Sua atuação ajudou a abalar os alicerces da República Velha, a preparar a Revolução de 1930 e a afirmar a liderança nacional de Luiz Carlos Prestes.

 

Segundo os historiadores piauienses a passagem da Coluna Prestes no Piauí deixou rastro de pavor e o pânico tomou conta da população. Eles permaneceram na região vários dias. Era um tempo que o povo acreditava que os comunistas devoravam crianças vivas(...)

 

 

Símbolos estaduais

 

Bandeira

Bandeira do Piauí

 

Primeira Bandeira do estado do Piauí.

Atual bandeira do estado do Piauí.A bandeira do Piauí foi adotada oficialmente através da lei nº 1.050, promulgada em 24 de julho de 1922 e alterada posteriormente pela lei ordinária no 5.507, de 17 de novembro de 2005. Possui as mesmas cores da bandeira do Brasil, o amarelo representa a riqueza mineral e o verde a esperança.

 

Inscrito dentro do retângulo azul, abaixo da estrela branca, está "13 DE MARÇO DE 1823", dia da Batalha do Jenipapo, que foi introduzida na alteração de 2005.

 

 

Brasão

O brasão do estado do Piauí foi adotado através da lei 1050, promulgada em 24 de julho de 1922.

 

 

Ciência e tecnologia

Apesar do pouco investimento e incentivo do governo nesta área, o Piauí se destaca na área de Tecnologia. Alunos de Ciência da Computação da UFPI lançaram uma distribuição Linux chamada Kuia Linux, que diminuiu em 30% o custo dos computadores adquiridos pela instituição. Também, o Piauí conta com um serviço gratuito de E-mail, chamado AmoPiauí.

 

 

População

 

Etnias

Cor/Raça Porcentagem

Pardos 63%

Brancos 33%

Negros 3%

 

Fonte: PNAD (dados obtidos por meio de pesquisa de autodeclaração).

 

 

Economia

 

Parque Nacional da Serra da Capivara.A economia do estado é baseada no setor de serviços (comércio), na indústria (química, têxtil, de bebidas), na agricultura (soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária extensiva. O turismo apresenta-se mais forte na região norte do estado, nos municípios de Parnaíba e Luís Correia, no litoral, e também nos diversos parques nacionais, em sua maioria, no sul do estado.

 

Ainda merecem destaque a produção de mel, o caju e o setor terciário em Picos e produção de biodiesel através da mamona em Floriano.

 

No setor de mineração, a Vale do Rio Doce está em operação no município de Capitão Gervásio Oliveira, onde foi encontrada a segunda maior reserva de níquel do maior reserva de níquel do de pesquisa para verificar a viabilidade de exploração de petróleo e gás natural ao longo do Rio Parnaíba, provavelmente, em Floriano.

 

No tocante à industrialização, ressalta-se a multinacional Bunge, instalada em Uruçuí para exploração da soja e da empresa de cimento Nassau, em Fronteiras, onde se obtém matéria-prima para sua produção.

 

A agricultura é forte em Altos (manga) e União (cana-de-açúcar). Há previsão da construção de um porto seco em Teresina e, também, da construção de oito novas usinas hidrelétricas no Piauí, para tornar possível a navegação do Rio Parnaíba e gerar mais energia elétrica.

 

Extrativismo vegetal

Ocorre principalmente nos vales úmidos, onde predominam as matas de babaçu e carnaúba. Estudos de laboratário sobre a carnaúba demonstraram ser possível a elevado do nível tecnologico de seu aproveitamento, sendo a celulose o derivado de maior potencial para viabilizar a exploração dessa imensa riqueza natural do Estado. A castanha de caju deixou de ser um produto extrativo para se constituir numa cultura desenvolvida em grande escala.

 

Extrativismo mineral

Diversos estudos geológicos demonstram a existência de potencial bastante promissor de exploração mineral. Entre as ocorrências de maior interesse econômico, encontram-se o Mármore, o amianto, as gemas, a ardósia, o níquel, o talco e a vermiculita. Vale ressaltar que o Piauí á dotado de grandes reservas de águas subterrâneas artesianas e possui a segunda maior jazida de níquel do Brasil, localizada no município de São João do Piauí.

 

Pecuária

A pecuária foi a primeira atividade econômica desenvolvida no Estado, fazendo parte de sua tradição histórica. O folclore e os costumes regionais derivam em grande parte da atividade pastoril. Entre os rebanhos, destacam-se os caprinos, bovinos, suínos,ovinos e asininos. A Caprinocultura, por sua capacidade de adaptação a condições climáticas inispitas, tem sido incentivada pelo Governo, proporcionando meio de vida a significantes parcelas da populção carente, principalmente nas regiões de Campo Maior e Alto Piauí.

 

Agricultura

A agricultura no Piauí desenvolveu-se paralelamente á pecuária,como atividade quase que exclusivamente de subsistência. Posteriormente, adquiriu maior caráter comercial, embora de forma lenta e insuficiente para abastecer o crescente mercado interno do Estado. Entre as culturas tradicionais temporárias sobressaem-se o milho, o feijão, o arroz, a mandioca, o algodão herbáceo, a cana-de-açúcar e a soja. Entre as culturas permanentes, destacam-se a manga, a laranja, castanha-de-caju e o algodão

[/align]Fonte: Wikipedia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

Informações constantes do site da Piemtur - Piauí Turismo

 

Aspectos Históricos

 

O Piauí foi uma das últimas regiões brasileiras a ser colonizado, uma das primeiras a dizimar sua população nativa por meio da guerra e é o local onde se encontra os vestígios mais antigos de povoamento das Américas.

 

As terras das populações nativas foram ocupadas para desenvolvimento da economia pecuarista que se estendeu por toda a região dando origem as primeiras vilas que foram oficialmente criadas por João Pereira Caldas, primeiro governador da capitania de São José do Piauí ( atual cidade de Oeiras ), criada em 1758 por meio de carta régia.

 

Devido a sua falta de comunicação na época, por está situada em pleno sertão, mudou – se em 1852 para a cidade planejada Teresina , as margens do rio Parnaíba.

 

O Estado do Piauí caracteriza – se pelas suas baixas altitudes, chapadões, planícies e vales úmidos.Suas elevações numerosas são responsáveis pelo surgimento de formações geológicas grandiosas.

 

Caracterização Geográfica

 

O Piauí está localizado no Nordeste brasileiro, com uma área de 251.529,2 km, e ocupa 16,2% da área nordestina e 2,95% da área nacional. É o terceiro maior Estado do Nordeste, perdendo em área apenas para a Bahia e o Maranhão. As maiores distâncias lineares entre os pontos extremos do Estado são de 887 km do norte a sul e 618 km a leste e a oeste. As maiores altitudes são registradas na chapada das Mangabeiras, no extremo sul, sendo o ponto máximo de 880 m acima do nível do mar.

 

Aspectos Gerais

 

1 – Área: 251.529,18 km;

 

2 – Clima: Tropical;

 

3 – Economia: Tem na agricultura, no comércio, no extrativismo e na pecuária, as principais fontes de renda . Já a atividade industrial é formada por micro e pequenas empresas;

 

4 – Limites: Ao Norte, Oceano Atlântico; ao Sul com os Estados da Bahia e Tocantins;

ao Leste, com os Estados do Ceará e Pernambuco; ao Oeste com o Estado do Maranhão;

 

5 – População: 3.032.421 pessoas Fonte: Contagem da População - 2007 (I.B.G.E.).

 

6 – Rios: Camurupim, Gurguéia , Igaraçu , Parnaíba, Poti e São Miguel;

 

7 – Temperatura: Variando entre mínima de de 15°C , a média de 26°C e a máxima de 38°C;

 

8 – Turismo: Hoje nesta área tem sido a principal meta do governo, que visa , além das divisas geradas por este setor, a melhoria da imagem do Piauí a nível nacional e internacional.

 

Mas a caatinga também é lugar de descobertas científicas. Escavações realizadas nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sudeste do estado, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, provam que o homem surgiu no continente americano há mais tempo do que se pensava. No Parque Nacional das Sete Cidades, pode-se observar formações rochosas de cerca de 400 milhões de anos e pinturas pré-históricas.

 

LOCALIZAÇÃO - O Piauí fica no Noroeste da Região Nordeste.

ÁREA - 252378,5 km2 (dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)

 

LIMITES - Norte: Oceano Atlântico

Sul: Bahia e Tocantins

Leste: Ceará e Pernambuco

Oeste: Maranhão

 

POPULAÇÃO - 2.724.967 habitantes

 

DENSIDADE DEMOGRÁFICA - 10,79 hab/km2

 

MUNICÍPIOS - 221

 

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS - Teresina, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, Floriano.

 

HORA LOCAL (EM RELAÇÃO À BRASÍLIA) - A mesma.

 

HABITANTE - Piauiense

 

GOVERNO - Wellington Barroso de Araujo Dias (PT)

 

Senadores: 3

 

Deputados Federais: 10

Deputados Estaduais: 30

Eleitores: 1.786.411

 

CLIMA - Tropical com chuvas de verão; Semi-árido no interior.

TEMPERATURAS - Mínima: 15o C

Média: 26o C

Máxima: 38o C

 

RELEVO - Baixas altitudes, apresentando vastos chapadões. As elevações são numerosas e recebem denominações regionais de serras, morros, chapadas e chapadões, apresentando-se sob formas de "CUESTAS" e "INSELBERG". Tal fenômeno provoca o surgimento de formações geológicas monumentais e pitorescas, espalhadas por todo estado. Nosso ponto mais alto, localiza-se na chapada das mangabeiras, com 860m de altitude, no extremo sul do estado.

 

HIDROGRAFIA - A rede hidrográfica piauiense é formada pelo rio Parnaíba e seus afluentes, além de algumas formações lacustres. O Parnaíba constitui a grande marca ecológica da região. Com 1485 km de extensão, serve de fronteira com o Maranhão e representa o traço divisório entre a caatinga do Nordeste semi-árido e as terras úmidas e florestas equatoriais do Norte-Nordeste.

 

RIOS - Os rios principais são o Parnaíba, com 1485 km de extensão, que divide os estados do Piauí e Maranhão; o Poty, que nasce no Ceará e despeja suas águas no rio Parnaíba, em Teresina;e o Gurguéia, que irriga o centro sul do Piauí e produz um vale fértil em plena zona de sertão.

 

Nosso Litoral

 

No litoral, os rios prinicipais são o Igaraçu, um braço do Parnaíba que deságua no mar de Luis Correia; o Camurupim, que nasce na Serra dos Macacos, em Cocal, e deságua no mar pelo lado leste da Barra Grande, na prai de Macapá; e São Miguel, que nasce no povoado de Bom Princípio, em Parnaíba, para desembocar no lado oeste da Barra Grande.

 

LITORAL - O Litoral piauiense mede 66km de extensão, dos quais 24km pertencem a Parnaíba e Ilha Grande e 42km a Luís Correa. As suas práticas: pedra do sal (única praia de Parnaíba), Atalaia, Coqueiro, Macapá e Barra Grande. Estas são cercadas pelo encadeamento de dunas de areia branca e lagoas de água doce. O Parnaíba despeja sua águas no Atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.

 

VEGETAÇÃO - É caracterizada pela caatinga e pelos cerrados ou agrestes, que ocupam quase toda a área do Piauí. Existem ainda, regiões de mata densa e de cocais, onde predominam as palmeiras babaçu e carnaúba.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

Só para adicionar uma informação extra sobre o Piaui, acho que o "clima" está errado.

 

No Piaui o clima não fica entre 25 e 27°C, atualmente ele vem sendo bem mais quente que isso. Em um dia normal pode chegar até 42ª graus na Capital, Teresina, e em qualquer outra cidade desse estado, como Floriano.

 

O período de chuva é irregular, mas tende a cair mais no inicio do ano. Qualquer outra chuva rápida encontrada entre outubro e agosto só serve para deixar o clima abafado.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Só para adicionar uma informação extra sobre o Piaui, acho que o "clima" está errado.

 

No Piaui o clima não fica entre 25 e 27°C, atualmente ele vem sendo bem mais quente que isso. Em um dia normal pode chegar até 42ª graus na Capital, Teresina, e em qualquer outra cidade desse estado, como Floriano.

 

O período de chuva é irregular, mas tende a cair mais no inicio do ano. Qualquer outra chuva rápida encontrada entre outubro e agosto só serve para deixar o clima abafado.

 

eu acho q ele quis dizer a temperatura média anual... e tb é temperatura média do estado todo...

 

o problema é q a media nao informa muita coisa, uma média amena pode se referir a uma temperatura constantemente amena o ano todo, mas ela tb pode significar um frio congelante no inverno e um calor infernal no verão, que somados geram uma média amena.

 

concordo com vc, faz mto calor no PI. Não sei outros lugares, mas Teresina é quente p/ caramba. Por outro lado até peguei um friozinho em São Raimundo Nonato. Nas serras chega a fazer uma temperatura mais baixa durante a noite. Durante o dia é bem quente, logo a temperatura sobe acima dos 30°C, mesmo nos meses mais frescos.

Link para o comentário
  • Silnei unpinned this tópico
×
×
  • Criar Novo...