Ir para conteúdo

Serra da Capivara


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km.

 

A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

 

A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são de natureza diversa:

 

- culturais - na unidade acha-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistas-agricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos;

 

- ambientais - área semi-árida, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas - a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco - com paisagens variadas nas serras, vales e planície, com vegetação de caatinga ( o Parque Nacional Serra da Capivara é o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas), a unidade abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas. Trata-se, pois, de uma das últimas áreas do semi-árido possuidoras de importante diversidade biológica;

 

- turísticas - com paisagens de uma beleza natural surpreendente, com pontos de observação privilegiados. Esta área possui importante potencial para o desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico, constituindo uma alternativa de desenvolvimento para a região.

 

Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

 

O Parque Nacional Serra da Capivara é subordinado à Diretoria de Ecossistemas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), tendo sido concluída a sua demarcação em 1990. Em torno do Parque foi criada uma Área de Preservação Permanente de dez quilômetros que constitui um cinto de proteção suplementar e na qual seria necessário desenvolver uma ação de extensão. Em 1994 a FUMDHAM assinou um convênio de co-gestão com o IBAMA em 2002 um contrato de parceria com a mesma instituição.

 

Depois de criado, o Parque Nacional esteve abandonado durante dez anos por falta de recursos federais. Análises comparativas das fotos de satélite evidenciaram esse fato. Durante este período a Unidade de Conservação foi considerada “terra de ninguém” e como tal, objeto de depredações sistemáticas. A destruição da flora tomou dimensões incalculáveis; caminhões vindos do sul do país desmatavam e levavam, de maneira descontrolada, as espécies nobres. O desmatamento dessas espécies, próprias da caatinga, aumentou depois da criação do Parque, em decorrência da falta de vigilância.

 

A caça comercial se transformou numa prática popular com conseqüências nefastas para as populações animais que começaram a diminuir de forma alarmante. Algumas espécies, como os veados, emas e tamanduás praticamente desapareceram. Estes fatos tiveram conseqüências negativas na preservação do patrimônio cultural. A falta de predadores naturais provocou um crescimento descontrolado de algumas espécies, como cupim ou vespas cujos ninhos e galerias destroem as pinturas.

 

As causas desta situação são em parte externas à região, mas também decorrem da participação da população que vive em torno do Parque. São comunidades muito pobres, algumas das quais exploravam roças no interior dos limites atuais do Parque. Estas populações dificilmente compreendem a necessidade de proteger espécies animais e vegetais uma vez que os seres humanos apenas logram sobreviver. Assim, a população local depredava as comunidades biológicas e o patrimônio cultural do Parque Nacional e áreas circunvizinhas, pela caça, desmatamento, destruição de colméias silvestres e a exploração do calcário de afloramentos, ricos em sítios arqueológicos e paleontológicos.

Fonte: FUNDHAM. - Fundação do Homem Americano

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí, entre as coordenadas 8º 26' 50" e 8º 54' 23" de latitude sul e 42º 19' 47" e 42º 45' 51" de longitude oeste. Ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros.

 

Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão, portanto, intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público.

 

É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos

 

Sítios Arqueológicos

Área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade - UNESCO. Contém a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados remontam presença registrada há 50.000 anos.

 

O Parque Nacional Serra da Capivara se localiza no Estado do Piauí, ao Sul. Possui vários sítios arqueológicos e o Museu do Homem Americano.

 

Existem atualmente 737 sítios arqueológicos catalogados onde foram encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres com aproximadamente 30.000 figuras coloridas, que representam cenas de sexo, de dança, de parto, entre outras.

 

 

Um exemplo das pinturas que podem ser encontradas no parque. A esquerda é representado provavelmente uma cena de parto.Ao longo de 14 trilhas e 64 sítios arqueológicos abertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos. No circuito dos Veadinhos Azuis, podemos encontrar quatro sítios com pinturas azuis, as primeiras desta cor descobertas no mundo.

 

Situado em uma região de clima semi-árido, fronteira entre duas grandes formações geológicas - a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco -, seu relevo é formado por serras, vales e planícies. É o único Parque Nacional do domínio morfoclimático das caatingas, o que ressalta a necessidade de conservação e restauração da flora. O parque abriga fauna e flora específicas.

 

Desde a colonização, o Parque Nacional Serra da Capivara foi utilizado pelas populações vizinhas que nele caçavam, plantavam e retiravam a madeira. Essa população, extremamente pobre e sem nenhuma fonte de trabalho, além da exploração dos recursos naturais, vive na Área de Preservação Permanente, uma faixa limítrofe com dez quilômetros de largura.

 

Manejo do Parque

A Fundação Museu do Homem Americano, ao elaborar o Plano de Manejo do Parque, estabeleceu uma política de proteção que inclui a integração da população circunvizinha do parque às ações de preservação. Implantou um projeto de desenvolvimento econômico e social que visa educar e preparar as comunidades para que possam participar do mercado de trabalho que o parque está criando na região: obras de infra-estrutura, manejo e turismo ecológico e cultural.

 

As condições essenciais para a proteção do parque são a erradicação da miséria e da fome e a criação de novas formas de trabalho alternativo. O Plano de Manejo considera a população atual como um dos elementos dos ecossistemas a serem preservados e propõe que o Parque Nacional seja o motor de criação de recursos econômicos, em uma área onde a seca impiedosa limita ao extremo a agricultura e a criação.

 

 

Patrimônio Cultural

As pinturas rupestres são a manifestação mais abundante, conspícua e espetacular deixada pelas populações pré-históricas que viveram na área do Parque Nacional, desde épocas muito recuadas. Os três sítios que apresentaram as mais antigas datações obtidas na área do Parque Nacional são abrigos-sob-rocha. Um abrigo-sob-rocha forma-se pela ação da erosão que agindo na base dos paredões rochosos vai desagregando a parte baixa das paredes fazendo com que se forme, no alto, uma saliência. Esta funciona como um teto que protege do sol e da chuva o solo que fica sob o mesmo. Com o progresso da erosão, a saliência torna-se cada vez mais pronunciada até que, sob a ação da gravidade, fratura-se e desmorona.

 

Os homens utilizaram a parte protegida dos abrigos como casa, acampamento, local de enterramentos e suporte para a representação gráfica da sua tradição oral.

 

Sobre os vestígios deixados por um grupo humano, a natureza depositava sedimentos que os cobriam. Novos grupos, novos vestígios, nova sedimentação. A repetição desse ciclo durante milênios forma as camadas arqueológicas, nas quais os arqueólogos encontram todos os elementos que permitem a reconstituição da vida dos povos pré-históricos

Patrimonio Natural

A ecologia é a ciência que se ocupa de entender a natureza. Na busca de entender as complexas relações que regem a harmonia entre seres vivos e o ambiente que elas ocupam, a ecologia se concentra em identificar a função de cada organismo, ou espécie (grupo de organismos que descendem uns dos outros e que em condições naturais não cruzam com organismos de outro grupo), e como o conjunto destes organismos, as populações de espécies diferentes, são modificados e se adaptam aos fatores climáticos, geológicos, químicos e até mesmo às ações do homem.

 

As “matas brancas” do nordeste do Brasil ou caatingas, como as chamavam os nativos, são formações biogeográficas caracterizadas por plantas xeromórficas (que perdem todas suas folhas na época seca). Ocupa 650.000 km² do Nordeste do Brasil, exceto a faixa litorânea, dos quais apenas 0,1 % encontram-se preservados legalmente.

 

 

Turismo

O maior atrativo do Parque é a densidade e diversidade de sítios arqueológicos portadores de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas. É um verdadeiro Parque Arqueológico com um patrimônio cultural de tal riqueza que determinou sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

Durante milênios as paredes dos sítios foram pintadas e gravadas por grupos humanos com diferentes características culturais que se refletem nas escolhas gráficas que aparecem nos sítios. O visitante pode hoje observar um produto gráfico final que foi realizado gradativamente e que pela sua narratividade evoca fatos da vida cotidiana e cerimonial da vida em épocas pré-históricas.

 

A esse interesse antropológico se soma uma rara beleza e qualidade artística das obras que apesar de traços similares às pinturas pré-históricas das cavernas da França e da Espanha, abrigos sob rocha da Austrália, apresenta um perfil típico, único na região do Nordeste do Brasil.

Fonte: Wikipedia

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros de Honra

Muito obrigada a todos pela ajuda, principalmente à Ciça e ao Daniel. A viagem foi legal, mas cheia de perrengues e ficou caro, principalmente os passeios na Serra da Capivara, como disse a Ciça, o parque é esvaziado pelo tamanho. Quando encontramos alguém não dá p/ dividir passeios, pois propósitos são bem específicos, tem muitos pesquisadores. De turistas, só alguns loucos como a gente e alguns grupos e familias que vem de carro de cidades proximas, ou seja, já vem em grupo, não dá p/ dividir custos. O estado é muito bonito, mas infra-estrutura para turismo e acesso deixam muito a desejar, o q é uma pena.

 

estou escrevendo o relato. Volto para postar o link, assim q terminar.

a primeira parte do relato dessa viagem já foi postada e engloba São Luis e Lençóis Maranhenses. Veja o link na minha assinatura.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Realmente o Estado do Piauí é muito lindo, pena que a infra-estrutura carece de investimentos. Mas no caso de São Raimundo Nonato, já está sendo construído o seu Aeroporto Internacional que receberá visitantes de outros países. O problema é que ele sempre inicia e depois para, inicia e depois para. A última vez que parou foi recentemente no dia 10/12/2012, segundo informações noticiadas pela pesquisadora francesa e que vive na Serra da Capivara, a Sra. Niéde Guidon. Em resposta ao que foi veiculado por ela, o secretário do governo do estado do Piauí informou que aconteceu somente um recesso, e que as obras serão retomadas no próximo ano com a previsão de conclusão do mesmo para 2013. O certo é que a pista já recebe aeronaves para pouso e decolagem, mas o terminal de passageiros ainda não foi concluído. Até lá, ficamos aguardando maiores informações, assim como a conclusão deste aeroporto que já passou por várias gestões e nunca foi concluído.

Certo mesmo é a rodovia que dá acesso à São Raimundo Nonato, pelo menos partindo de Teresina-PI, capital do estado do Piauí, dá para chegar tranquilamente, o problema são os mais de 500km de distância que se deve percorrer para chegar lá.

No mais, coloco-me à disposição para auxiliar os colegas.

Saudações,

JC.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra
já comecei a postar o relato sobre a serra da capivara (link já tá na assinatura)

assim q tiver um tempo, coloco algumas fotos.

 

Nanci, agradeço mais uma vez pelo relato, foi motivador e ajudou bastante no meu planejamento.

Estou relendo com prazer agora, depois de conhecer o lugar e começar a organizar as minhas fotos. 8)

Agradecimentos especiais também ao autor deste tema tão útil. ::cool:::'>

 

Fiz a minha viagem focada justamente em Serra da Capivara recentemente, entre 27.04 e 06.05.2016 e testei dois principais acessos pelo transporte público:

cheguei via Teresina e voltei por Petrolina (passagens aéreas por milhas da GOL :) ).

 

--------------------------

 

Os horários de ônibus atualizados são seguintes.

 

1) Entre São Raimundo Nonato PI e Petrolina PE há apenas 1 ônibus por dia, empresa GONTIJO (site http://www.gontijo.com.br/ é instável).

Linha Juazeiro BA - São João de Piauí PI. Tarifa R$59.

Saída de São Raimundo às 11:10, de Petrolina às 14:00, entre 5,5 e 6 horas de viagem.

A estrada é boa na maior parte, mas há um trecho não asfaltado de uns 40 km entre divisa PI/BA e Remanso BA (nas margens da represa de Sobradinho), bastante sofrível. Parada de 20 min. para almoço ou lanche em Remanso.

 

2) Entre São Raimundo Nonato PI e Teresina PI há 6 frequências por dia, operadas por 3 empresas, e com vários itinerários: 8-10 horas de viagem, tarifas R$90-95.

 

Saídas de São Raimundo:

8:00 (Líder)

8:30 (Transpiauí)

13:00 (Transpiauí)

19:00 (Líder)

20:30 (Princesa do Sul, com desvios)

20:45 (Princesa do Sul, direto)

 

Saídas de Teresina:

05:00 (Líder)

10:00 (Transpiauí)

14:45 (Transpiauí)

19:00 (Líder)

20:15 (Princesa do Sul, com desvios)

20:30 (Princesa do Sul, direto)

Obs.: Este último é o mais confortável, e com ar condicionado bravo.

 

No Terminal rodoviário de Teresina as empresas Transpiauí e Princesa do Sul compartilham 2 ou 3 guichês, mas no Terminal de São Raimundo operam separadamente.

 

Todos (ou quase todos) estes ônibus param para descanso de 20-30 min. em Floriano, no meio de caminho.

Como há mais frequências entre Teresina e Floriano, é possível fazer combinações.

Inclusive com linha São Raimundo - Floriano da Líder (saídas 3-a - 5-a e sábado às 5:30 de São Raimundo e às 15:30 de Floriano)

 

Há também vans Teresina - São Raimundo Nonato operadas pela Líder nos dias 3-a - 5-a e sábado a partir das 8 h.

 

3) Entre São Raimundo Nonato PI e Brasília DF: 1 ônibus por dia, empresa Transpiauí , 24 h de viagem aproximadamente, tarifa R$210.

Saídas às 10:00 de São Raimundo e às 12:30 de Brasília.

 

4) A GONTIJO oferece também conexões para Fortaleza CE (via uma das cidades do interior PI). Em São Raimundo passam tb. os ônibus da ITAPEMIRIM, linha São Paulo - Teresina (sem tarifa específica para este local, tem que pagar passagem completa), 1-2 vezes por dia.

O Terminal Rodoviário de São Raimundo Nonato fica na periferia nordeste da cidade (na saída pela BR-020 para principais portarias do PN Serra da Capivara). Quase 3 km do centro, com mochila leve pode ir tranquilo: até 30 min. de caminhada pela Av. Benedito Lopes. Outra boa opção é ir de moto-táxi, tarifa 5-6 reais. No centro e por volta há várias pousadas econômicas e pelo menos um hotel mais confortável (REAL, não confundir com pousada de mesmo nome).

 

--------------------------

 

No meu caso foi assim:

28.04.2016 - um dia em Teresina PI.

Às 20:30 viajei de Teresina para São Raimundo, cheguei às 4:20 no dia 29.04.

Logo achei lugar em uma pousada, que prometeu ajudar com contratação de um guia autorizado.

Às 9 h já comecei a minha série de 3 visitas ao PN Serra da Capivara.

Nos dias 30.04 e 01.05 deu para ir mais cedo, às 7:20.

No sábado aproveitei até o pôr-do-sol, e no domingo voltei no fim de tarde para visitar também o museu da FUNDHAM.

Na segunda-feira 02.05 de manha andei pela cidade de São Raimundo, e depois segui para Petrolina PE.

03.04 em Petrolina PE e Juazeiro BA.

04.05 e 05.05 visitas para duas melhores vinícolas da região (sem excursão: de vans lotação e caminhando entre estrada e sede).

 

O relato deve sair só em julho, mas em breve postarei algumas fotos de ônibus e terminais....

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Nanci, agradeço mais uma vez pelo relato, foi motivador e ajudou bastante no meu planejamento.

Estou relendo com prazer agora, depois de conhecer o lugar e começar a organizar as minhas fotos. 8)

Agradecimentos especiais também ao autor deste tema tão útil. ::cool:::'>

 

oi professor, fico mto feliz q o meu relato tenha ajudado.

serra da cpivara é linda.

Ainda está na posição número 1 de locais mais bonitos q eu visitei!

 

obrigada por atualizar informações sobre o trasnporte, principalmente via Petrolina.

 

Boa viagem!

 

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Galera, como vão?

Primeiramente, agradeço a todos que comentaram por aqui e ajudaram os novatos na região, como eu, a planejar uma viagem para lá.

Gostaria de saber se há alguém na região que pode dizer se o Parque fechou mesmo desde ontem, conforme os meios de comunicação estão divulgando. Estou com passagens compradas e guia contratado para passar seis dias no Parque da Serra da Capivara e da Serra das Confusões daqui a menos de um mês, mas li que a Dra. Niede desistiu da gestão do parque, que os terceirizados foram demitidos e que até a UNESCO foi avisada de que o local estaria fechado a partir de 16/08.

Algum local sabe dizer como está situação?

Link para o comentário
  • Membros

http://cidadeverde.com/saoraimundononato

 

Veja essa matéria.

 

Houve uma reunião emergencial com o Governo do Estado e a FUNDHAM, mas até o momento não se sabe o resultado desta reunião.

Até lá, não se sabe o que vai ocorrer. Sabe-se que a Niede sempre diz que vai sair, mas não sai. O fato é que a situação atual é a mais crítica desde o início desses problemas.

 

Veja e acompanhe por este site que nos próximos dias haverá mais novidades.

Qualquer dúvida no que eu puder ajudar, só mandar uma mensagem.

 

Um abraço.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...