Ir para conteúdo

Serra das Confusões - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Admin

[t3]Parque Nacional da Serra das Confusões[/t3]

 

Criado em 1998, o parque ainda não está aberto a visitação, mas existem projetos de educação ambiental e recreação, além de incentivo à pesquisas científicas em toda a sua área.

 

20100927093012.jpg

 

O Parque Nacional da Serra das Confusões abriga um único ecossistema: a caatinga. Sua principal preocupação é preservar toda a riqueza desta paisagem, sua fauna e sua flora para as futuras gerações.

 

A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrado inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.

 

Por que o nome Confusões ? Os moradores contam que as serras brancas e vermelhas ficam diferentes de acordo com a luminosidade do dia, deixando a pessoa com a vista confusa.

 

20100927093231.jpg

 

Localização

Está localizado no estado do Piauí, nos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro. O acesso mais fácil à unidade é pela BR-343 até Floriano. Outra opção é pela PI-140 até São Raimundo Nonato e PI-144 até Caracol, seguindo por mais 20 km chega-se ao Parque. A unidade está cerca de 620 km de distância da capital.

 

Clima

O clima da região é tropical semi-árido.

 

Aspectos Naturais

Este cenário exótico é composto de árvores, arbustos de galhos retorcidos, flores, cactos que são espalhados pela paisagem de terra seca, o xique xique e o mandacaru, símbolos da caatinga e fáceis de serem encontrados por aqui. Pela região vivem inúmeras espécies de aves e animais, muitos deles ameaçados de extinção, como o tamanduá bandeira, as onças parda e pintada e o tatu canastra.

 

Os quatro diferentes tipos de vegetação encontrados dentro dos limites do Parque são: campinarana gramíneo-lenhosa, campinarana florestado, floresta ombrófila aberta sub-Montana, floresta ombrófila densa sub-montana. Além dessas, existem zonas de mosaicos complexos entre campinaranas e floresta ombrófila.

 

A Serra das Confusões também exibe em seus paredões rochosos, grutas e cavernas, assim como inscrições rupestres variadas, de riqueza arqueológica incalculável.

 

 

Atrações

Uma das atrações é a gruta do Riacho dos Bois. Ela é bonita, porém possui algumas pichações na entrada. Num ponto da gruta, a água brota das rochas e não pára de pingar nem quando há seca. A Serra também é repleta de cânions, chapadas e paredões rochosos.

 

No parque, ainda há espécies desconhecidas pelos cientistas. Na Serra, vive o maior morcego das Américas: o Vampyrum spectrum, que tem um metro de envergadura.

 

 

Infra-Estrutura

O parque criado recentemente, ainda não está aberto à visitação. Já está nos planos a implantação dessa unidade de conservação a utilização da área para recreação.

 

Fonte: IBAMA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá PessoALL, concordo com o Anderson, Piauí é um lugar muito legal e que pouca gente vai... Já estivémos na Serra da Capivara, Sete Cidades e Delta do Parnaíba, tudo muito bonito !

 

Tendo oportunidade queremos conhecer a Serra das Confusões (que faz parte do PN Serra da Capivara).

 

Boa dica essa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal,

Bem já visitei o PARNA umas duas vezes, é um lugar belíssimo, e vale muito a pena conhecer! O Parque ainda não possui infra estrutura de alojamento como área de camping ou albergues e alimentação por perto. A cidade de Caracol é mais próxima e com infra estrutura de hoteis (bem simples, mas bastante aconchegantes) e alimentação, que fica a aproximadamente a 1h30min (de carro) da guarita principal, como já foi colocado aqui...

A descida da Serra (o que seria mais ou menos como uma entrada no Paraiso...hehehehe) é feita por uma estrada que foi aberta a picareta em meados da década de 70 em meio a rochas gigantescas de arenito, só a descida já vale a viagem é lindo demais... piração total!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

tenho algumas, pois tava sem máquina ainda, vou tentar colocar algumas aqui...

 

20090822092229.jpg

 

20090822092301.jpg

 

20090822092502.jpg

 

20090822093836.jpg

 

tava procurando uma da famosa gruta, mas não chei uma bacana, como fui lá já no final da tarde, as fotos ficaram muito escuras!! [Não façam isso quando forem]...

Bem gente lá dentro não tem muito segredo, é para amantes de fauna e flora, mas existem algumas pequenas comunidades, com pessoas muito bacanas, e agora alguns sítios arqueológicos estão sendo escavados... muito bacana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Estive por lá em outubro de 2010. A estrada que liga São Raimundo à Caracol já está asfaltada. O PN Confusões ainda não tem estrutura, mas, dá pra conhecer tudo (tudo é piada, pois tem mais de 400 sítios arqueológicos cadastrados no PN) com um guia excelente que conhecemos. Estou elaborando o texto com fotos da viagem. Logo postarei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

SERRA DAS CONFUSÕES... Estive lá semana passada para levar um amigo de Recife. Bom... Primeira coisa a dizer é que o lugar é de tirar o fôlego. Chegamos em Caracol ( cidade mais próxima do parque e com infra estrutura de hotéis, bem simples, mas bastante aconchegantes e muito baratos por sinal, que fica a 1h30min de carro da guarita principal) trazendo a primeira chuva, segundo os moradores. Então, o clima estava muito agradável. NÃO FOI DIFICIL ENCONTRAR GUIA. Logo que chegamos à cidade de caracol encontramos vários condutores com carro próprio para estrada. No Parque, o cenário das serras, que saltam aos olhos logo na entrada, é de fazer uma “confusão” de cores e tamanhos, tudo muito lindo . Mas, o que não pode ser pedido neste parque... É a Gruta do Riacho Do Boi. Perfeita, apesar das pichações que já existem por lá. É bem verdade que, maquina fotográfica não é capaz de registrar o tamanho e a beleza do lugar. Entretanto, fiz uma tentativa. (Eu tão pequenina no meio da imensidão). Em 2011 pretendo ir novamente com um grupo de amigos. Quem tiver interessado... mandar e-mail. Grande Abraço.

20101220151436.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...