Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 anos depois...
  • Colaboradores

Quem estiver oportunidade de ir na Oktoberfest, não pense duas vezes!! VALE A PENA!!.. É uma experiência alcoólica, antropológica, filosófica, reflexiva, baderneira, animada, divertida e eterna! Só quem vai pra sentir o clima de como realmente é. Nenhum conselho, dicas, relatos ou palavras é capaz de transmitir o que é a energia de estar em um galpão da Oktoberfest, vendo milhares de bêbados cantando clássicos infantis da Alemanha e fazendo coreografia. Eu dei a sorte de ter um amigo morando em Munique na época da Oktoberfest. Realmente os preços vão lá no alto!... A festa é um grande complexo com os parques temáticos recheados de montanhas-russas, trens fantasma e uma roda gigante que proporciona uma vista fantástica de toda a festa. Do outro lado ficam vários galpões de diversas marcas de cerveja. Os maiores e mais famosos galpões da Oktoberfest são os da Paulaner e o da HB, mas segundo meu amigo que já foi em todos, a banda do galpão da HB é a mais animada e isso conta muito na hora da escolha (as cervejas são todas no mesmo estilo e preço e depois de algumas pequenas canecas de um litro, no final nem sabemos qual tipo de líquido estamos tomando mais). Fui em um final de semana e tentei entrar às 13h no galpão da HB. Não consegui!!! Estava lotado, eu também estava super cansada porque tinha chegado de viagem. Achei melhor ir no outro dia. Acordei cedão, às 8h, pra tomar um café da manhã reforçado pra aguentar o tranco depois e chegar com antecedência ao galpão. Fomos em um grupo de 7 amigos brasileiros que estavam morando na Alemanha no momento. Cheguei às 10h e alguns minutos no galpão da HB e já pude encontrar uma entrada parcialmente vomitada e um galpão praticamente lotado. Quem chegou poucos minutos depois de mim não conseguiu entrar, de tão lotado que estava. A Oktoberfest é distribuída com várias mesas cumpridas dentro dos galpões e essas mesas são completamente coladas umas nas outras. A única técnica natural de procurar um assento pelo galpão é subindo mesmo nas mesas. Enquanto tem várias pessoas tomando sua cerveja tranquilamente, você passa do lado deles em cima da mesa até encontrar seu lugar e sentar. Quando encontrei meu lugar pra sentar, estava me sentindo ligeiramente incomodada com o cheiro do ambiente ao meu redor (que era uma mistura de álcool com vômito). Eu tinha duas opções: ou me entregava ao clima ou iria ficar me sentindo fora d´água (ou melhor, fora d´cerveja) durante um bom tempo. A menor cerveja que eles servem na Oktoberfest é de um 1 litro. E eu tomei uma, duas, três canecas. A banda fica ao meio do galpão tocando músicas muitooo engraçadas e animadas que vão desde as músicas dos brindes, (Prosit, gemütlichkeit) que os próprios cantores entoam sotaque de bêbado e tem a famosa Fliegerlied (minha favorita) que é uma musiquinha infantil que é quase que o hino da Oktoberfest. A música é cheia de coreografias e no final todos entram no clima. Ver aquelas pessoas bêbadas imitando girafas, tigres entre outros bichinhos é demais... e no final quando estamos bêbados, nos sentimos na própria música. As pessoas também são muito receptivas a conversas. Tinha um alemão do meu lado que ficou dormindo durante duas horas e depois voltou querendo aprender a cantar musiquinha brasileira, que meus amigos estavam cantando na hora. Depois foi a parte engraçada que todos nós subimos na mesa e viramos o resto de cerveja gritando, depois foi a parte que tá todo mundo bêbado e feliz. Comecei a beber às 10h... Às 13h comecei a passar mal (não lembro de tudo entre às 13h e às 15h, mas lembro que passei mal mesmo)... Às 15h todos meus amigos também estavam pra lá de alegres, alguns dormindo em cima da mesa suja, foi quando eu resolvi dar um tempo na cerveja. Às 18h eu já estava renovada e pronta para voltar a beber mais uma caneca novamente. Depois de tomar água consegui me recuperar e carregando uns de um lado e outros do outro, eu e meus amigos voltamos super felizes e contentes pra casa. O que faz a Oktoberfest ser uma experiência feliz é que todo mundo está alegre e a festa gira em torno não só da cerveja, mas do fato de todos a sua volta estarem alterados por conta dela. Vale a pena não só ir a Oktoberfest, mas abrir a cabeça, o coração e o fígado para todos os males que o excesso de álcool pode causar para viver intensamente essa experiência. Pelo menos um dia. Pelo menos uma vez na vida. Pelo menos na Oktoberfest.

 

Obs: E não se preocupe se passar demais mesmo do ponto. O que não falta na festa é posto médico e ambulância.

 

Quem quiser aprender cantar Fliegerlied: dá tempo!

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Estive na Oktoberfest em 2012, em evento grandioso, muito bem organizado e muito divertido.

Um pouco diferente das festas no Brasil, lá termina cedo (23:00), mas continua em barzinhos e baladas na cidade.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que o pessoal não vai la para "ficar", as mulheres vao para curtir com as amigas e os rapazes também. Festa com muitas famílias, pessoas idosas, crianças.

Para curtir as tendas, tem que reservar com antecedência. Sem reservas, o máximo que se consegue é sentar nas tendas para o almoço, a noite só tem lugar nas menos famosas, e olha lá.

Um ótimo parque de diversões anexo e diversas opções de alimentação típica.

O chopp é caro, mas não da pra deixar de tomar algumas canecas.

Quem quer levar o caneco, sugiro comprar. Não tente "roubar", as vezes a policia faz revistas na saida da festa.

Em hipotese alguma urine na rua, a multa é salgada.

 

Nós nao encontramos lugar para dormir e decidimos dormir no carro.

Mas nos estacionamentos próximos eles não deixavam o pessoal dormir no veículo, além do preço ser absurdamente caro.

Deixamos o carro a pouco mais de meia hora de caminhada da festa, na rua mesmo. Lembrando que deve-se pagar o estacionamento na rua nos parquímetros, mas costuma ser barato, 7 euros para 24 horas. Não tente estacionar sem pagar, rebocam mesmo! Ah, e anote bem o local onde parou, porque só pelo tiquet do parquimetro é dificil se localizar.

 

Nós ainda passamos algum aperto...

No fim das contas acabamos nem dormindo no carro porque nosso amigo fez a gentileza de perder a chave.

Rodamos a noite toda, no frio, sereno, sem rumo. Nos perdemos, tentamos dormir na estação de metro pra fugir do frio, mas fomos expulsos pela polícia e ameaçados com multa (na Alemanha não se pode simplesmente deitar e tirar uma soneca em qualquer lugar).

Liguei para a polícia e eles muito solícitos me enviaram uma SMS com os locais com achados e perdidos. A policia e povo como um todo eu achei muito gentil e prestativo.

Já de manhã, lá por 10 e meia, localizamos nossa chave no bar onde havíamos estado na noite anterior, dentro do bolso do casaco do meu amigo. Sim, o infeliz havia trocado de casaco sem perceber, e só foi descobrir isso de manhã.

Todo mundo estava p.. da vida, e pra não estragar o dia resolvamos voltar para a festa e passamos uma ótima tarde lá. Todo o apuro que passamos não acabou com o brilho e a diversão que a Oktoberfest nos propôs.

 

REcomendo a todos, vão, se divirtam, mas tenham um lugar certo para repousar.

E se dormirem no carro, cuidado para nao perder as chaves!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Aos que estão sem lugar pra ficar...

 

Comprei minha passagem pra Munique ontem, no susto!

 

A saída que tive foi alugar um carro por três dias a 107 euros...Vou deixa-lo em um camping a 20 min de metro do oktober por 35 euros/dia para duas pessoas.

Eu tinha lugar pra ficar, mas a 1h30 de Munique e passagem de ida-volta 27 euros

 

Como to com mais um amigo, achei que seria melhor fazer desta forma!

 

Se alguém gostar da ideia, esse é o camping:

http://www.oktoberfest-camping.com

 

 

Bom Oktober!!! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

O ingresso para entrar nas tendas é mais disputado, acho que consegue mais fácil durante o dia...mas fora sempre tem umas mesas, dá pra sentar lá com a galera e tomar muita cerveja! ::hahaha::

Talvez tenha que dar gorjeta se está dentro da tenda/ galpão!

 

fiz uma relação dos 14 galpões, o que servem de cerveja neste post e um mapa da Oktoberfest pra não s eperder http://apureguria.com/europa/alemanha/tudo-sobre-a-oktoberfest-na-alemanha-parte-1/

 

não deixe de provar as delícias como Dampfnudel, Käse-Spätzle e Wiener Schnitzel!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Sim deborar,

 

Não se preocupe, é sempre animado na Oktoberfest. Em dias de semana, principalmente durante o dia, apenas tem menos gente circulando pela área externa, mas mesmo assim é muita gente. ::otemo::

 

E não se engane, mesmo em uma segunda-feira, dificilmente você consegue entrar em qualquer uma das tendas depois das 18h se não tiver reserva. Dentro delas , sempre está lotado e muito animado.

 

Acho que a única tenda que permite que você entre sem um lugar para sentar é a Hofbrauhaus, mesmo assim não é todo mundo que consegue entrar não.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...