Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

oi me chamo veronica estou na espanha faz 2 meses ,tenho toda documentacao para ir pra italia fazer minha cidadania,tenho quem me da a carta de hospitalita e a residencia o problema que tenho e que nao sei que fazer para o permiso di sigiorno porque parece que tem que ter o carimbo no passaporte de entrada na europa antes dos 8 dias para ir a questura fazer o permiso queria saber se alguem sabe o que posso fazer penso sair da europa tipo ir a croacia e voltar a italia e pedir o carimbo de entrada se alguem sabe alguma coisa que possa me ajudar eu agradeÇo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá, estou com uma dúvida, espero que alguém possa me ajudar. Eu pretendo fazer a cidadania diretamente na Itália e queria saber: quanto tempo eu tenho para ir até a Itália, após toda a documentação (busca, legalização, etc.) do Brasil estar pronta? Existe tempo de validade das legalizações?

 

Obrigado!

 

Uriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Ola Uriel...

 

De acordo com a legislaçao, nao existe um tempo pré-determinado para que seus documentos expirem, contudo alguns comunes aqui da Italia nao aceitam documentaçao muito antiga, visto que informaçoes poderao ser alteradas se passarem muitos anos.

 

O ideal é vc se organizar e apos a legalizaçao da documentaçao vir pra Italia.

 

Eu vim pra Italia um ano apos a legalizaçao de minha documentaçao e o comune aceitou numa boa.

 

Dica: veja diretamente com o Anagrafe do comune onde vc dara a entrada no processo o tempo que eles aceitam a documentaçao. Veja bem... volto a dizer, a documentaçao nao tem um tempo especifico para expirar, mas ha comunes que batem o pé e nao aceitam fazer o processo decorrido muito tempo de sua data de expediçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Com a grande quantidade de documentaçao falsa que tem adentrado os paises europeus que fornecem a cidadania, a maioria estao dificultando cada vez mais.

Pra voces verem, a legalizaçao da documentaçao que uma época (tres anos atras) era feita no dia em Sao Paulo, com os novos agendamentos esta sendo feita apenas em 2017.

Desta forma, ja vale a pena fazer a solicitaçao de cidadania tmb no Brasil.

Aqui teremos o pachetto di sicurezza, que obriga o futuro cittadino a saber a lingua mae e ter o minimo de conhecimento da cultura do pais. Eu sempre fui favoravel a esta diretriz, pois é o minimo, de fato, que podem exigir daquele que quer garantir outra cidadania.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Consulado de Sao Paulo tem enviado aos comunes italianos uma apostila com o objetivo de ajudar a combater a falsificaçao na legalizaçao dos documentos.

Sendo assim, se os mesmos constatarem alguma irregularidade é para, de imediato, cancelarem todo o processo de reconhecimento da cidadania e informar imediatamente o consulado responsavel.

Outro detalhe, é que o tempo de envio da non renuncia tem duplicado, visto que a verificaçao da autenticidade da documentaçao é minuciosa.

Eh por ai mesmo... a tendencia é sò complicar... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

procurei pelo fórum alguma pergunta similar à minha mas não encontrei exatamente o que eu gostaria de perguntar. Me desculpem caso seja repetitivo.

 

Minha prima entrou com o processo de pedido de cidadania italiana, acho, no Rio de Janeiro. Porém, não consigo obter informações sobre o processo com ela (ela se nega a ajudar), e por causa disso não sei o número do processo (ou número da pasta). Gostaria de saber se existe alguma forma de conseguir essa informação e se ela é extremamente necessária para que eu consiga adicionar os meus documentos à pasta. Outra questão: pelo que eu li e entendi do processo de obtenção de cidadania italiana, se minha prima realmente tiver conseguido a cidadania, é necessário que eu apresente as certidões de nascimento do meu pai, da minha mãe (estão divorciados, então também seriam necessárias as certidões de casamento e divórcio?), a minha, e dos meus irmãos, todos com tradução juramentada. É necessária alguma forma de validação dessas certidões pelo Ministério das Relações Exteriores? Há algo mais que eu deveria fazer? Também pretendo apresentar os documentos no Rio de Janeiro, apesar de morar em Brasília...

 

Muito obrigada pela paciência e pela disposição de responder.

 

Débora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Carissima Debora...

 

Quando se trata de realizaçao da cidadania em familia, isto pode acarretar uma serie de problemas, e o principal é aquele que voce esta vivenciando.

Eh muito comum um membro da familia se negar a fonecer o numero do protocolo pois ele gastou determinado valor pelo processo e agora quer tmb abater um pouco de suas despesas.

Eh complicado, pois se ele nao fornece o numero, voce nao consegue entrar na mesma pasta, e por conseguinte tera que buscar toda a documentaçao desde seu ascendente italiano.

No Brasil funciona assim: um conseguiu a cidadania, voce sendo membro da familia pode, incluindo os documentos de sua familia, participar do mesmo processo. Ja aqui na Italia, voce devera portar toda documentaçao, desde o seu ascendente, com traduçao juramentada e legaliza no Consulado Italiano da regiao a que voce pertence.

Lembre-se: se voce busca a cidadania por seu pai, e ele eh divorciado, nao precisa nada de sua mae. Apenas inclua a certidao de divorcio dele e em seguida seus documentos.

Espero te-la ajudado. Qualquer coisa, mantenha contato aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá desculpa se o assunto for repetitivo, mas juro que nao encontrei em outro lugar.

 

Moro em Sao Paulo e minha familia já tem uma pasta aberta no Consulado de Sao Paulo. Porém o agendamento para legalização de documentos ficou para Dez/2013. Vcs tem alguma sugestão de como poderia agilizar o processo?

 

Vcs sabem se os consulados de outros estados sao mais rápidos? Pelo que li no forum de nada adianta ir a italia sem os documentos legalizados, é isso mesmo?

 

Muitíssimo obrigado pela solidariedade de escrever nesse forum

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...