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Re: Porto - Guia de Informações


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[info]Este tópico é um Guia que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

[creditos]Câmara Municipal do Porto e wikipedia[/creditos]

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[picturethis2=http://tbn2.google.com/images?q=tbn:ZZgeMu_Xum0vEM:http://www.viagensgerais.com.br/up_noticia/1932.jpg 132 99 Porto]Porto é uma das mais antigas cidades da Europa. Um dos aspectos mais significativos do Porto e do centro histórico é o paisagismo, fruto da harmonia das suas linhas e da sua estrutura urbanística, que constituem um conjunto de rara beleza. A cidade foi classificada como Patrimônio da UNESCO em 1996. Descobrir o Porto é ir ao encontro de muitas surpresas. Ao lado do caráter hospitaleiro e conservador há uma cidade contemporânea e criativa. As marcas deste “saber estar” sentem-se nas ruas, na arquitetura e nos monumentos, nos museus, nos espaços de lazer, nas esplanadas e nas zonas comerciais.[/picturethis2]

 

[picturethis=http://tbn1.google.com/images?q=tbn:bh5pX07C0Z-ZHM:http://www.tgonline.com.br/wp- 135 90 Porto]A cidade do Porto é um dos destinos turísticos mais antigos da Europa. Quem vai a Portugal e não conhece o Porto não conheceu Portugal. A riqueza do seu patrimônio monumental e artístico as cave do Vinho do Porto, os vastos espaços dedicados ao lazer e a vida cultural, são apenas alguns dos motivos para você dar uma esticada a cidade do Porto.[/picturethis]

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Pontos turísticos principais

Torre dos Clérigos

A Igreja e Torre dos Clérigos do Porto são uma obra monumental do século XVIII, construída pela irmandade dos Clérigos. Na construção deste emblema da cidade, foram vários os arquitetos que colocaram os seus grãos de areia. É uma das características de identidade desta cidade. Do alto se tem uma belíssima vista do centro histórico da cidade considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Você paga para subir os 225 degraus E$ 2

 

 

 

 

A torre, se bem que mais considerada pelos habitantes do Porto, foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria. Foi iniciada em 1754, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos. O projecto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. A torre é decorada segundo o gosto barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.

[picturethis=http://www.google.com.br/images?q=tbn:kfM1PUGEhF1gFM::amen.no.sapo.pt/Imagens 96 131 Torre]Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.

 

No primeiro andar apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, tendo por debaixo, inserido num medalhão, um texto de São Paulo, na Carta aos Romanos. A espessura das paredes do primeiro andar, em granito, chega a atingir os dois metros. Destacam-se as janelas ablaustradas do último andar, mais comprimido e decorado, e os quatro mostradores de relógio.

 

Os materiais utilizados na construção da Torre dos Clérigos foram, principalmente, o granito e o mármore[/picturethis]

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Palácio da bolsa

 

 

[picturethis=http://tbn1.google.com/images?q=tbn:IQ0xDVQNbOEp7M:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/Palacio_da_Bolsa_(Porto).JPG/800px-Palacio_da_Bolsa_(Porto).JPG 143 107 Palácio]O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês[/picturethis]

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_19194_porto_bolsa_acs.jpg

 

Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

[picturethis=http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Porto.VR/vilas.cidades/Porto/Palacio_da_Bolsa/PatioNacoes.jpg 720 295 Palácio]Preço para visitação E$6[/picturethis]

 

continua

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Claustros: 3 €

Como chegar Metro: Linha Amarela D (S Bento), Funicular dos Guindais

[picturethis=http://tbn2.google.com/images?q=tbn:bp0a21a932f8nM:http://conhecerportugal.com/files/rotas/se-catedral-porto.jpg 130 87 Catedral]Catedral Sé do Porto

Entre as mais de 30 Igrejas e Capelas existe várias igrejas lindas com azulejos antigos - Rota do Azulejo destaca-se a

 

Catedral (Sé) da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos.

O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifíco, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central è sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícos portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico.

Na época gótica construiu-se a capela funerária de João Gordo (cerca de 1333), cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.

O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé.

À esquerda da capela-mor encontra-se um magnífico altar de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses, salvo das tropas francesas em 1809 por meio de uma parede de gesso construída apressadamente. No século XVII a capela-mor original românica (que era dotada de um deambulatório) foi substituída por uma maior em estilo barroco. O altar-mor, construído entre 1727-1729, é uma importante obra do barroco joanino, projectado por Santos Pacheco e esculpido por Miguel Francisco da Silva. As pinturas murais da capela-mor são de Nasoni.

O transepto sul dá acesso aos claustros do século XIV e à Capela de São Vicente. Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni conduz aos pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.

A sé integra três belos órgãos. Um deles, no coro-alto, marca em Portugal um periodo que dá início ao desenvolvimento organístico. Trata-se de um órgão do construtor Jann,[/picturethis]

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Estação de São Bento

 

[picturethis=http://tbn1.google.com/images?q=tbn:YGxNozip_bTp0M:http://img.olhares.com/data 106 79 Estação]A Estação de São Bento foi inaugurada em 1916. O edifício - um dos mais notáveis empreendimentos artísticos que marcou o início do século XX está revestido com vinte mil azulejos historiados do pintor Jorge Colaço.[/picturethis]

 

[picturethis2=http://tbn0.google.com/images?q=tbn:ezJkI7iGAqqkPM:http://ipt.olhares.com/data/big/260/2602334.jpg 107 141 Estação]Sede da CP Urbanos do Porto, unidade de negócios da empresa Caminhos de Ferro Portugueses, responsável pela prestação do serviço urbano de transporte de passageiros na região. Actualmente faz interface com a estação de São Bento da linha D do Metro do Porto.[/picturethis2]

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- Edifício da Câmara do Porto

[picturethis2=http://tbn2.google.com/images?q=tbn:Tie-smMKLi-8sM:http://arquivo.forum.autohoje.com/uploaded/Blitz/20065202257_wPorto-7.jpg 141 91 Câmara]O edifício é constituído por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores. A torre central, com 70 metros de altura, com um relógio de carrilhão, acessível por uma escalada interior de 180 degraus. Os interiores, de mármore e granito, são ricamente decorados.

A fachada de granito (retirado no início do século XX das pedreiras de S. Gens e de Fafe), é decorada com uma dúzia de esculturas, da autoria de José Sousa Caldas e Henrique Moreira representando as várias actividades ligadas desde sempre ao Porto, como a viticultura, a indústria ou a navegação[/picturethis2]

 

Igreja da Trindade

[picturethis=http://tbn2.google.com/images?q=tbn:N_P-38lSU51S8M:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c5/Igreja_Trindade_(Porto).jpg 107 150 Trindade]Na capela-mor destaca-se o painel de grandes dimensões do pintor José de Brito, representando o Baptismo de Cristo. Está localizada na Praça da Trindade atrás do edifício da Câmara Municipal do Porto.[/picturethis]

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Igreja São Francisco

[picturethis=http://tbn0.google.com/images?q=tbn:yKIwRQaAIgfdcM:http://www.panoramio.com/photos/original/312705.jpg 150 113 Igreja]Igreja de São Francisco

Localização rua da bolsa,7.

Em substituição da Capela de S. Miguel, a Igreja de São Francisco, a única de arquitectura gótica na cidade do Porto, começou a ser edificada em 1383, tendo sido acabada em 1410.

Sofrendo várias alterações ao longo dos tempos, estas não alteraram o seu cunho arquitetónico.

No século XVII e século XVIII, contrastando com a austeridade das linhas góticas exteriores, a igreja foi exuberantemente decorada interiormente por talha barroca dourada.

Em seguimento à extinção das Ordens religiosas cuja lei data de 30 de Maio de 1834, a igreja serviu de armazém da Alfândega até 1839, tendo depois sido devolvida à Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.

A igreja está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.

Curiosidades

• O interior contém mais de 600kg em ouro.[

• Possui no seu interior o célebre retábulo da Árvore de Jessé, dos escultores António Gomes e Filipe da Silva[/picturethis]

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A cidade do Porto tem opções mil para vc passar um bom tempo. Junto do setor histórico da para dar uma passada na mais linda e antiga livraria do mundo. Livraria Lello, Ir a Ribeira (animação noturna) e apreciar a mais linda vista. Ali mesmo pegar um bus e fazer um passeio ao lado do Rio Douro até a Foz do Castelo do Queijo na mesma região para quem gosta de museu poderá conhecer o Museu de Serralves, e para concluir passar para o outro lado do rio para conhecer as Caves de Vinho do Porto e o Mosteiro da Serra do Pilar

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Transporte Aeroporto Cidade

 

Aeroporto

Transportes

Conheça as várias possibilidades de transportes públicos de e para o aeroporto.

Metro

Linha Violeta. Ligação ao centro do Porto com interface à rede ferroviária.

 

Aeroporto - Casa da Música >23 minutos

Aeroporto - Trindade> 28 minutos

Aeroporto - Estação de Campanha > 33 minutos

Aeroporto - Estádio do Dragão> 35 minutos

Horário: 06h00- 01h30

Tarifa: 1,35 €

Freqüência:

30 minutos Das 06h00 - 07h00 e das 23h00 - 01h00

20 minutos Das 07h00-23h00

Mais informações em http://www.metrodoporto.pt

 

Para ver o mapa do Metrô clique aqui

 

 

Autocarros para o Porto

 

TRANSPORTES STCP

Diversos autocarros, linhas 601, 602 e 604 dos STCP, fazem a ligação entre o Aeroporto do Porto e diversas áreas da cidade.

 

Tarifa: 1,35€ (IVA incluído).

Fonte: STCP - Fevereiro 2008.

 

Mais informações em http://www.stcp.pt

 

TRANSPORTES RESENDE

Nº 120 faz a ligação entre o Aeroporto do Porto, Santa Cruz (Igreja), Leça (Igreja), Matosinhos (Mercado), Guifões (Igreja) e Custóias:

2ª a 6ª feira das 06h10 às 19h40, sensivelmente de 20 em 20 minutos.

Sábados das 06h10 ás 19h30, de 30 em 30 minutos.

Domingo das 07h30 às 19h30, de 30 em 30 minutos.

Nº 105 noturno às 19h45, 21h50 e 23h50.

Tarifa: 1,30€ (IVA incluído).

Fonte: Transportes Resende - Fevereiro 2008

> Transportes Vigo-Aeroporto do Porto- Vigo

Quatro freqüências diárias (Hora local) asseguram a ligação entre Vigo e o Aeroporto do Porto.

Paragens Segunda a Sexta-feira Sáb Dom

Vigo 09.00 12.00 16.00 19.00 09.00 19.00

Aeroporto do Porto 09.45 12.45 16.45 19.45 09.45 19.45

Vigo 13.15 16.15 20.15 23.15 13.15 23.15

 

Tarifa (Porto/Vigo): 10,00€ por trajeto, (ida e volta: 18,00€).

Duração da viagem: 1h 45m.

Os autocarros dispõem de informações dos autocarros, dos horários dos vôos, do Aeroporto e da Cidade do Porto.

Esta linha será utilizada, apenas com reserva prévia, podendo ser efetuadas através dos seguintes contactos:

E-mail: comercial@autna.com;

Telefones (+351) 251 821 043 ou (+34) 986 288 030.

 

Mais informações em http://www.autna.com

 

 

> Táxis

Todos os táxis estão equipados com taxímetro e o preço que os taxistas podem cobrar é somente o que constar no taxímetro.

Aos Sábados, Domingos e Feriados durante as 24h00, e nos restantes dias entre as 21h00 e as 6h00, as tarifas são agravadas 20%, sendo este agravamento processado automaticamente pelos taxímetros.

Como referência, o preço a cobrar pelos táxis é sensivelmente igual ao valor encontrado pela multiplicação dos quilômetros entre as localidades de origem e de destino, por 0,80€, ou no caso do cliente regressar à localidade de origem pela multiplicação dos quilômetros totais por 0,40€, exceto nos períodos atrás referidos cujos preços têm um agravamento de 20). Estão excluídos destes valores possíveis tempos de espera.

As portagens de ida e retorno são da responsabilidade do cliente.

O valor de um serviço prestado por um táxi contratado via central rádio táxi ou via telefone poderá ser agravado com um suplemento de 0,80€.

No transporte de bagagem que exceda os limites de 55x35x20cm poderá ser cobrado um suplemento de 1,60€.

O transporte de berços, carrinhos de bebês e cadeiras de rodas é gratuito.

O preço inclui 4 passageiros.

Todos os táxis de cor padrão terão de ter obrigatoriamente afixado no vidro da porta traseira, do lado esquerdo, um tarifário em material autocolante que o cliente deve consultar, em caso de dúvidas.

A emissão do recibo é obrigatória. Em caso de reclamação, deve o consumidor dirigir-se com o respectivo recibo comprovativo a um posto da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana ou aos Serviços da Inspeção-Geral das Atividades Econômicas.

Mais informações em http://www.antral.pt

 

 

http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO_PORTO/

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Chegando de Trem

Trem

ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS

Campanha

Localizada na zona este da cidade do Porto, dispõe de serviços Internacionais, Alfa Pendular, Intercidades, Interregionais, Regionais e Suburbanos, permitindo efetuar ligações a diversos destinos do País e estrangeiro.

A Estação de Campanhã, inaugurada em 1877 nos terrenos da antiga Quinta do Pinheiro, é a entrada ferroviária mais movimentada da cidade do Porto.

Largo da Estação de Campanha

4300-173 Porto

221 052 700/ 221 052 628

Call Center (das 07.00-23.00)

Chamadas nacionais: 808 208 208

Chamadas internacionais: +351 213 185 900

www.cp.pt

 

Informações personalizadas para todos os serviços: Gabinete de apoio ao cliente e balcão de informações; Máquinas de venda automática para títulos suburbanos.

 

S. Bento

Localizada na zona centro da cidade, dispõe de serviços Suburbanos, Regionais e Inter-regionais, permitindo efetuar ligações aos diversos destinos do País. Serviço Internacional para Vigo. O átrio da estação de S. bento está revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço (1864-1942). É um dos mais notáveis empreendimentos artísticos que marcou o início do século. O edifício é do arquiteto Marques da Silva.

Praça Almeida Garret

4000-069 Porto

222 019 517

Call Center (das 07.00-23.00)

Chamadas nacionais: 808 208 208

Chamadas internacionais: +351 213 185 900

www.cp.pt

 

Informações personalizadas para todos os serviços: Gabinete de apoio ao cliente e ponto de venda; Máquinas de venda automática para títulos suburbanos.

 

Contumil

Com localização a norte da estação de Campanha, admitindo serviços de comboios Suburbanos para Braga, Guimarães e Marco de Canaveses.

Rua da Estação de Contumil, Caminhos de Ferro<

4350-148 Porto

221 052 107

Call Center (das 07.00-23.00)

Chamadas nacionais: 808 208 208

Chamadas internacionais: +351 213 185 900

www.cp.pt

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