Ir para conteúdo

Cidadania Lituana - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Gente,

 

Meu avô (pai de minha mãe)é lituano, mas é naturalizado brasileiro.

 

Já perguntei por aí e me disseram que não há mais consulado da Lituânia no Brasil, parece que o lugar mais próximo é em Buenos Aires. É verdade?

 

Como faço para obter a cidadania? Quais os documentos que preciso pedir ao meu avÔ?

 

O objetivo é conseguir a Européia, pois acho que a Lituânia faz parte da UE, certo?

 

Quem pode me ajudar?

 

Abraço,

 

Janah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá

Pelo que pesquisei realmente não há um consulado lituano no Brasil , porém vcs podem tentar informações através do consulado honorário

telefone: (011) 562 43 03 SP

 

Ou no consulado geral em Buenos Aires

tel. (00xx54) 11 4801-6007

 

Sim a Lituania já faz parte da comunidade européia , porém não existe um "passaporte UE" e sim passaporte concedido por algum país membro da UE.

Portanto se sua decendência é lituana , vc deverá tentar através do consulado de lá.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi

Parece que reabriu o consulado em São Paulo, tentem nesse endereço

Consulado da Lituânia em São Paulo

Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016

Tel.: 11 4153-3592

Tenho algumas informações que peguei há algum tempo, não sei se ainda estão em vigor, como por exemplo obtendo a cidadania Lituana perde -se a original.

Descendentes até 15/06/1940 sejam lituanos têm direito à cidadania, pais ,avós e bisavós.

Documentos para solicitar a cidadania , todos devidamente xerocados e autenticados.

Do requerente :

RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou ata de homologação de divórcio e 3 fotos 3,5 X 4,5 (em tira única e sem cortes).

Do ascendente:

 

1- certidão de nascimento ou passaporte (comprovando que era cidadão lituano até 15/06/1940). Existem outros documentos que podem comprovar a nacionalidade do ascendente: lista de embarque, lista de arquivo de deportados, boletim escolar, registro de refugiados, etc.

 

2- certidão de casamento

 

3- formulários fornecidos pelo Consulado e que deverão ser preenchidos pelo requerente.

Os documento emitidos pela República da Lituânia devem ser traduzidos por um tradutor oficial. As divergências de informações nos formulários ou documentos devem ser justificados por escrito.

 

Verifiquem as informações entrando em contato diretamente com o Consulado , se esse endereço que passei não estiver funcionando ainda o Consulado mais próximo é na Argentina. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Boa tarde

 

 

 

Já temos um novo Consul lituano no Brasil

Porém, para aqueles que querem tirar a cidadania lituana só poderá se for no máximo a terceira geração no Brasil,

Infelizmente n poderei tira-la pois sou a quarta geração, mesmo sabendo que meus bisavós e avós se casaram com bisavós lituanos e avós filhos tbm.

 

 

 

Consulado Honorário da República da Lituânia - São Paulo - SPEndereço: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4384 - conj.1016

Cidade: Santana do Parnaíba

Estado: São Paulo

Pais: Brasil

CEP: 06541-038

Telefone: (0xx11) 4153-3592

Email: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá,

 

preciso de certa ajuda. Minha família paterna é de Vilnius, capital da Lituânia. Porém, eles vieram para o Brasil por motivos de perseguição religiosa durante o pogrom. Naquela época, Vilnius era parte da Polônia.

Tentamos tirar cidadania polonesa, porém eles disseram que não podem aceitar, já que Vilnius não é mais parte da Polônia.

Posso tentar cidadania lituana? A linhagem é:

 

Bisavô e Bisavó > Avô (nascido no Brasil) > Pai > Eu

 

Tenho quase certeza de que temos todos os documentos necessários e meu avô também está interessado em obter a cidadania.

 

Grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros
Olá,

 

preciso de certa ajuda. Minha família paterna é de Vilnius, capital da Lituânia. Porém, eles vieram para o Brasil por motivos de perseguição religiosa durante o pogrom. Naquela época, Vilnius era parte da Polônia.

Tentamos tirar cidadania polonesa, porém eles disseram que não podem aceitar, já que Vilnius não é mais parte da Polônia.

Posso tentar cidadania lituana? A linhagem é:

 

Bisavô e Bisavó > Avô (nascido no Brasil) > Pai > Eu

 

Tenho quase certeza de que temos todos os documentos necessários e meu avô também está interessado em obter a cidadania.

 

Grata

 

 

O Consulado Polones disse que nao poderia aceitar? Porque na Polônia, como a nacionalidade é por sangue, teoricamente, não teria problema Vilnius hoje ser parte da Lituânia porque eles tinham nacionalidade polonesa. Meu bisavó era Lituano e minha bisavó polonesa e o que valia pra eles era a nacionalidade atribuida pelo sangue, independente de onde nasceram ou de qual pais pertencia a cidade em que nasceram...Quem te falou isso foi o consulado ou alguma outra pessoa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...