Ir para conteúdo

Letônia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Creio ser relevante a criação de um tópico sobre o terceiro país báltico. Já havia, há anos, um sobre a Lituânia e outro sobre a Estônia.

Como a Letônia está localizada entre os citados, é comum que se conheça tudo junto, até porque são nações relativamente pequenas.

Alguém já esteve lá? Apnana, por exemplo?

Há pouco tempo os bálticos foram colocados na programação até das excursões, ora como parte dos pacotes para a Rússia, ora como complemento para a Polônia e Finlândia. Da mesma forma que Praga virou uma mania agora, pois antes só se visitava as tradicionais Paris, Roma, Londres, Madri, quem sabe não serão estes países os queridinhos de amanhã?

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Estive na Letônia há um ano atrás. Foi uma viagem belíssima.

Parti de Milão, pela Air Baltic para Rïga, a capital da Letônia. Não fui a outra cidade.

O preço foi uma pechincha, 50 euros o trecho. E a distância não é pouca. Tive um pouco de medo porque a aeronave demorou quase uma hora para ganhar altitude, o que foi acontecer somente ao atravessar os alpes.

Ao chegar à costa da Polônia, a aeronave fez uma curva para a direita e sobrevoou o litoral do mar báltico quase até o destino, visto que Rïga não é uma cidade litorânea.

Uma outra coisa: apesar de barato, o vôo não inclui refeição. A Air Baltic fornece um cardápio e você pode pagar sua refeição na hora. Os sanduiches (ou omeletes) são bons e com 7 euros você come algo decente com direito a suco.

Chegando a Riga, tomei um táxi, que não custa muito barato e fui para o hotel, bem no coração do Centro Histórico. É interessante pois a diária do hotel também não custava muita coisa.

Por falar em Centro Histórico, para entrar de carro no Centro Histórico é necessário pagar uma taxa e, portanto, há poucos carros transitando por lá.

Agora vou dizer o que é interessante de se ver, na minha opinião:

1) Rio Daugava -> O rio cruza a cidade, é um rio muito volumoso e de fluxo bem lento. Vale conferir suas diversas pontes e o pôr do sol no rio. É passagem obrigatória para quem vem de avião pois o aeroporto fica do outro lado do rio em relação ao Centro Histórico

2) Igrejas -> A Letônia é um país de maioria Luterana. O Centro Histórico é repleto delas. Inclusive a chamada Catedral de Rïga é uma igreja luterana. Existem Igrejas Católicas também. Em geral, para diferenciar uma da outra (apesar de que isso não é regra), as igrejas luteranas têm um pequeno galo dourado sobre a torre e as católicas possuem uma cruz. Algumas igrejas luteranas têm a cruz mas as católicas jamais apresentam galos.

Os vitrais da Catedral são lindíssimos e vale a pena serem conferidos por dentro. Também dentro da catedral existe um museu cujo ingresso custa 1,5 LATs (1 euro vale 0,7 LATs). Não sei se vale tanto a pena ver o museu. É repleto de balas de canhão, sinos dos mais diversos tamanhos, bustos diversos, imagens sacras...

Na minha opinião, vale a pena entrar dentro de cada igrejinha, tanto do centro histórico quanto dos bairros. Você pode deparar-se com alguma senhora tocando órgão, igrejas cujo interior é de um branco celestial dentre outras surpresas.

Para quem é católico e quer ir a alguma missa, basta andar um pouco e encontrar a indicação de que aquela igreja é católica. A única diferença interna de uma igreja luterana para uma católica é a presença do sacrário. O altar e os demais móveis e imagens são idênticos.

Além disso, vale a pena conferir a catedral ortodoxa. Linda, maravilhosa, imponente, é um dos pontos obrigatórios de visita. Tanto a parte interior quanto a exterior são formidáveis. Ah, e para as mulheres, não convem ficar sem véu ou algo que cubra a cabeça dentro da igreja, sobretudo abaixo dos átrios. É ato de profundo desrespeito e alguém pode lhe chamar a atenção.

3) Monumentos e praças -> Há monumentos por todo centro histórico. Destaco a estátua do guerreiro Roland que fica no Centro Histórico próximo ao Rio Daugava. Uma estátua do mesmo guerreiro é encontrada na cidade de Rolândia (PR), a 20 kms de Londrina. Há diversas praças pela cidade e cada uma tem o seu charme. A grande maioria delas possui bares com cadeiras ao ar livre. Mas não se iluda pois o vento frio e polar que sopra naquela cidade é desencorajador para sentar-se ao ar livre.

É interessante conhecer a muralha que circundava a cidade medieval Há muitos pontos de passagem sob a tal muralha. Por todo lado, em Rïga, se pode ver a tradição belicista daquele povo, entretanto, apesar de se terem preparado tanto para a guerra, a Letônia já foi tomada dezenas de vezes e jamais venceu uma guerra de verdade.

4) Edifícios de interesse -> O prédio da embaixada da França é digno de nota em seu azul celeste, a Casa dos Cabeças Negras, em frente à estátua do guerreiro Roland também e existem vários prédios e palácios lindíssimos espalhados pela cidade.

5) Camelódromo -> Nâo, não é a 25 mas parece! Um centro de comércio informal gigantesco onde se pode encontrar de tudo: flores, frutas, verduras, roupas em couro, brinquedos made in china, cachecóis, bolsas, eletrônicos, enfim, de TUDO! INfelizmente o preço não é muito convidativo mas a visita é obrigatória. Isso sem contar um enorme barração que funciona como açougue. Inclusive, não sei se há no mundo açougue maior do que aquele de Rïga.

 

Alguns outros aspectos para o viajante são:

A) Carestia -> A moeda local é valorizada frente ao Euro e, desde comida mas, principalmente, roupa lá é muito caro

B) Bálsamo -> É o nome da bebida local. Muito forte e quase intragável. Deve ser apreciada pelos bebedores mais experientes.

C) Língua -> Difícil barreira pois, fora dos hotéis é muito raro encontrar alguém que fale inglês ou alguma língua ocidental, mesmo o alemão. Às vezes, comprar uma luva de lã num camelô do centro de Rïga pode se tornar um desafio.

D) Moda -> Em geral o povo letão se veste muito mal e fora das últimas tendências da moda. Isso é um ponto positivo, na minha opinião. É comum se ver nas ruas homens, sobretudo jovens, andando com bolsas que para nós seriam femininas.

 

Se alguém quiser mais alguma informação, estou à disposição!

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Fala galera!

Beleza?

 

Relato fantástico! Estou pensando em ir para a Alemanhã em fevereiro, a trabalho, e talvez consiga três dias de 'sobra'. Pensei em extender por lá.

Em relação a moeda, é realmente necessário fazer o cambio para a moeda local? Ou eles aceitam Euro também? É fácil o acesso a casas de câmbio?

Você falou do baixo preço da estadia (que eu realmente confirmei procurando em alguns albergues pelo hostelsworld.com) mas do alto custo para alimentação e transporte. Quanto devo ter separado para 3 dias por lá?

Você chegou a sair a noite na cidade? Em caso positivo, qual o preço de entrada nas boates/pubs? E as bebidas? Lembra do custo?

 

Em relação a placas pela cidade... A galera não fala inglês mas e as placas? Consigo me localizar olhando por elas ou nenhuma é em inglês/francês/espanhol?

 

Valeu pela força!!

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Bom dia a toda a gente..

 

bom eu e mais 3 amigos estamos a pensar em fazer uma viagem ate a letonia, riga, passar uns dias mas estamos cm imensas dificuldades em obter comparaçoes .. ou seja se la a comida, comboio e isso sao caros.. se alguem me pudesse ajudar agradecia..

 

muito obrigado e se poderem responder para o email era melhor (nelson_silva_7@hotmail.com)

obrigado ..

Link para o comentário
  • Membros

Bom dia..

 

bom eu e mais 3 amigos estamos a pensar em fazer uma viagem ate a letonia, riga, passar uns dias mas estamos cm imensas dificuldades em obter comparaçoes .. ou seja se la a comida, comboio e isso sao caros.. se me pudesse ajudar agradecia..

 

muito obrigado e se podere responder para o email era melhor (nelson_silva_7@hotmail.com)

obrigado ..

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Bom dia..

 

bom eu e mais 3 amigos estamos a pensar em fazer uma viagem ate a letonia, riga, passar uns dias mas estamos cm imensas dificuldades em obter comparaçoes .. ou seja se la a comida, comboio e isso sao caros.. se me pudesse ajudar agradecia..

 

muito obrigado e se podere responder para o email era melhor (nelson_silva_7@hotmail.com)

obrigado ..

 

 

Nelson, eu fiz uma viagem pelos bálticos já faz um tempinho. Não entendi direito sua pergunta, mas se for em relação a que comer fique tranquilo. Além dos tradicionais fastfood, vc encontra comida boa e barata por Riga. Não pense que a cidade é pequena pq vai se surpreender. Qd fui escrevi um relato aqui: 35-dias-pela-escandinavia-balticos-e-russia-t16985-45.html

 

Tomara que ajude!

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros

Com suas torres das Igrejas vista do outro lado do rio Daughava ficou na minha memoria quando se fala em Riga.A cidade aprenta alem dessas igreja inuneros predios em "art nouveau".A cidade nao e grande e da para se conhecer a pe.Detalhe treine mimica nem sempre se fala ingles(obvio exetuando hoteis restaurantes lojas maiores e so) .Me perdi, procurando ja nem me lembro o que e so falando: old town,old town. No maximo era um dedinho apontando a direçao rsrsrsrs.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Pessoal, estive nos balticos em Junho e curti bastante Riga, foi a que mais gostei das três capitais. A cidade não é tão grande, mas a atmosfera é bem gostosa, tem umas baladinhas boas e se o tempo estiver bom, vale um pulo até a praia também, que fica a meia hora da cidade.

Vi nos posts acima duvidas sobre alimentação, moeda, então vão ai algumas impressões:

 

Moeda: não tem jeito, o negocio é trocar dinheiro mesmo pra lats. Não encontrei lugar onde aceitassem euros.

 

Alimentação: igual qualquer capital, há restaurantes de todo tipo e fast foods já conhecidos da gente aqui no Brasil, como subway, mcdonalds, pizza hut, e mesmo em restaurantes locais, achei lugares onde havia nos pratos a descrição em letão e em inglês, e as pessoas falavam inglês, mesmo que razoável.

 

Lingua: o povo mais jovem fala ingles, e no comércio dificilmente alguém NÃO vai falar inglês... ao menos essa foi minha impressão (também eu vinha da Russia, onde realmente pouca gente fala ingles, então tive a melhor das impressões qdo cheguei nos balticos).

 

Coisas pra fazer: fiquei 5 dias em Riga de pura bobeira, ia pra praia, pro parque, andar a toa... lá fiquei realmente de férias, pq nem compromisso de ficar indo conhecer lugares eu tinha. Não se pode comparar a praia lah com as praias do Brasil claro, mas a atmosfera é bem gostosa. Pra quem for no verão, sugiro ir na metade da tarde e ir ficando. Tem barracas que tocam trance baixinho, e fica uma atmosfera bem gostosa. O lugar também (fui à praia num lugar chamado Maiori) é mto bonitinho, com casas de verão dos letões e russos, vale uma visita.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi Pessoal!

 

Eu estive em Riga (e Tallinn) por 4 dias na semana passada e foi uma viagem muito legal. ::otemo::

 

Como eu fui em dezembro, eu peguei dias de chuva, dias curtos, porém, sem neve! :)

 

Eu parti de Estocolmo para Tallinn de Ryanair e voltei de Riga para Estocolmo pela mesma companhia aérea. As viagens são curtinhas, tem muitas promoções e os aeroportos de ambas as cidades não ficam mais de 30 minutos do centro de ambas.

 

De Tallinn para Riga eu fui de ônibus pela companhia Lux Express, numa viagem que durou 4 horas, mas que foi bastante confortável. Essa companhia tem trajetos para todos os países bálticos.

 

Bom, eu AMEI Riga e fiquei surpresa, pois a achei uma cidade bonita e segura. Ouvi dizer que talvez eu encontraria batedores de carteiras por lá, mas não vi nada disso. Aliás, nessa época do ano era até difícil encontrar pessoas pelas ruas a noite, as ruas estavam bem silenciosas, mas apesar disso eu me senti segura até mesmo quando voltei para o albergue às 3 da manhã numa das noites.

 

Riga tem construções belíssimas, art nouveau por toda a cidade e as luzes noturnas dá um toque especial à cidade a noite.

 

A moeda da Letônia, o lats, custa mais que o euro. ::dãã2::ãã2::'> ::ahhhh::

Comida, supermercados, hospedagem são baratos, mas roupas e souvenirs eu os achei caro.

 

Um tour legal para se fazer em Riga é uma visita guiada por 2hs - 2:30hs por uma parte da cidade que não é tão visitada.

O tour é gratuito e parte diariamente ao 12:00 da igreja St. Peter. O guia era uma figura (o nome dele é Angelis), divertido, então é aquele tour empolgante que você fica triste quando ele chega ao fim. Ah, no final ele pediu qualquer contribuição $$ pelo trabalho dele, mas não custa deixar uma moedinha pro cara, já que ele mostra a cidade com um entusiasmo contagioso.

 

Os bares são legais e a cerveja local é muito boa. Numa das noites nós fomos no Shot Bar e, apesar de pouco movimentado naquela noite de domingo, nós gostamos.

 

No geral, é uma cidade bacana para visitar e comparando com Tallinn é uma cidade completamente diferente, então se você é curioso para visitar os bálticos, eu recomendo! ::otemo::

 

Ah, para os homens, visitar Riga será um colírio para os olhos, já que a mulherada é MUITO bonita. Só estranhei o fato dos homens não serem tão bonitos quanto. ::hein: Realmente eu não entendi porquê.

 

Obs 1: Eu fiquei hospedada no albergue Cinnamon Sally. Ótima localização (no andar de cima de um Mc Donalds, em frente a um shopping, a um supermercado, na esquina tem uma padaria) e uns 5 minutos do cidade velha.

Confortável, limpo, tem uma comum area legal e a lei do silêncio entre 00:00 - 09:00, ou seja, dá pra dormir feito um anjo por lá.

 

Obs 2: Uma coisa que me alertaram em Tallinn antes de eu ir para Riga é: compre SEMPRE garrafas d'água enquanto estiver por lá, pois há casos de contaminação de salmonella.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Estive na Letônia recentemente e vou deixar minhas impressões.

 

Tudo é bem barato. É póssivel comer bem com 6/7 euros. Um hostel bom você pagará por volta de 9 euros e um meia boca 5 euros. Nas cidades menores é póssivel encontrar quartos de hoteis por 15 euros.

 

Como já falaram de Riga vou comentar sobre outra cidade que fui.

 

Liepaja: a cidade parece que ainda faz parte da URSS. É impressionante. Você tem a sensação de viajar no tempo. A princípio não gostei da cidade, mas depois que comecei a entender a sua história, vi que é um local especial. A parte norte da cidade (Karosta), isolada por um canal, servia como base naval da URSS. Civis não podiam entrar nesse local, então todas as construções serviam aos militares. A igreja ortodoxa que lá existia foi transformada na época em espaço para recreação dos soldados, inclusive com uma área chamada de "red corner". Muitos prédios foram usados como habitação dos soldados.

A prisão militar que existia foi transformada hoje em museu. É um lugar interessante de se conhecer. É possível, inclusive, passar uma noite lá e ter a experiencia de um soldado preso. Bizarro. A cidade oferece outros atrativos como passeios de bicicleta e prática de windsurf. Enfim, é uma cidade que merece ser visitada.

 

18965863825_b1d7a773aa_z.jpgCasas de Liepaja/Letônia

 

18777440068_a182dda1dc_z.jpgSt Nicholas Maritime Cathedral - Liejapa/Letônia

 

18939158896_55bd143855_z.jpgPrédios em Liejapa/Letônia

 

18779382539_c020da3f5d_z.jpgPonte do canal de Karosta - Liepaja/Letônia

 

18938859016_49ed29429f_z.jpgPraia de Liepaja/Letônia

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...