Ir para conteúdo

Dicas gerais sobre o Leste Europeu (Moscou, S. Petersburgo, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Cracóvia, Varsóvia)


Posts Recomendados

  • Membros

Acabei de chegar de uma viagem incrível pelo Leste Europeu (Moscou, S. Petersburgo, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Cracóvia, Varsóvia) e gostaria de deixar algumas dicas, que considero essenciais, pra quem pretende se aventurar por aquelas bandas!

 

*O inglês tem que estar na ponta da língua. Lá não dá pra se virar com espanhol, muito menos com português. As principais atrações não têm audio guides em português, tem em inglês e espanhol, mas pra conversar com as pessoas, num restaurante, só inglês e olhe lá! A mímica tb é importante (rs). Ah! Se vc fala alemão tb ajuda, claro, pois na Polônia os mais velhos falam um pouco de alemão tb.

 

*Na Rússia a coisa é um pouquinho mais complicada, eles não são muito adeptos do inglês, poucos se dispõe a te ajudar e a falar inglês. Os mais jovens normalmente são um pouco mais amigáveis e falam inglês. Mas eu sugiro que para as principais atrações contratem um guia (indico esse pessoal: https://www.facebook.com/freshrussiantours?fref=ts), porque no complexo do Kremlin em Moscou e no Hermitage em S. Petersburgo as plaquinhas explicativas estão em cirílico (russo) e é impossível de se entender. Em S. Petersburgo indico este: http://petersburgfreetour.com/

 

*O metrô de Moscou é sim fantástico como dizem! Não deixe de dar uma volta na linha marrom! E não precisa ficar com medo, é mais simples do que se imagina, e esse link do trip advisor ajuda MUITO: http://www.tripadvisor.com/Travel-g298484-c79491/Moscow:Russia:How.To.Use.The.Metro.html .

É só ter uma cópia dele no bolso e o mapa do metrô que vcs se viram numa boa!

 

*A maioria das viagens entre países é feita por trem, alguns compram o europass, mas como fui em final de alta temporada, já comprei todas as passagens com hora e data marcados pra não ter problemas. Só sugiro que dêem uma pesquisada nas estações principais de cada cidade, para não terem problema de descer em uma estação qualquer e não conseguir achar um taxi, ou uma pessoa disposta a ajudar.

 

*Ainda sobre trens sugiro viajarem com malas leves, de preferência mochilão mesmo, porque muitas vezes o tempo de parada dos trens é pouco e se vc estiver com uma mala grande, provavelmente vai ter mto trabalho pra colocar e tirar a mala do trem, além de não achar espaço pra guardá-la (alguns trens não tem compartimento pra bagagem, só há espaço acima das poltronas e entre os bancos).

 

*Em Berlim e Viena não queira dar uma de esperto e andar no metrô sem um passe e sem validá-lo (nessas duas cidades não há catraca nas estações, vc desce e já está na plataforma), se um fiscal te pegar sem o passe, e sem a sua validação (por mais que vc esteja portando o passe), a multa é de 40 euros. ::toma::

 

*Na Cracóvia (Polônia) não deixe de ir na Mina de sal e em Auschwitz, a mina é linda e o campo de concentração é uma lição de vida (na minha opinião). Em Auschwitz esteja preparado para histórias fortes. Não vi pessoas sozinhas em nenhum desses lugares, somente acompanhadas de guias, fui com a empresa Escape 2 Poland, marquei tudo aqui no Brasil, quando cheguei lá foi só entrar na van e ir pros lugares e correu tudo super bem! Dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia. (http://www.escape2poland.co.uk/ )

 

*Ainda na Cracóvia, se vc gosta de história, e acredito que se vc está indo pro Leste Europeu história é um dos motivos (rs), vá na fábrica do Schindler, há um museu bem interessante lá!

 

*Se vc resolver pegar um avião, como no meu caso, que fiz Budapeste - Cracóvia; Cracóvia - Varsóvia, dê uma pesquisada no decolar.com, mas compre pelo site da empresa, pq é mais barata a passagem; as duas empresas que eu peguei foram mto boas, foram a Air Berlin e a LOT Polish. O limite de bagagem é uma mala de 23 kg e uma mala de mão de 8 kg. Em Budapeste eles são BEM rígidos com isso, vc vê mta gente no aeroporto pesando a mala e tirando coisa da mala que vai despachar e passando pra mala de mão.

 

*Sobre dinheiro, eu achei melhor levar um cartão pré-pago com euros e nos locais que não eram utilizados euros (Rússia, República Tcheca, Hungria, Polônia), eu tirava dinheiro nos caixas eletrônicos (que tem a opção de inglês), isso porque, além de mais cômodo, nas casas de câmbio varia muito o valor das moedas e normalmente eles cobram comissão. No saque, no cartão que fiz, eles cobram 2 dólares a cada retirada, eu só fazia uma retirada em cada lugar com dinheiro suficiente para os dias q eu iria passar. Por exemplo, na Cracóvia fiquei 3 dias e 400 zlots foram suficientes pra duas pessoas. Mas isso depende muito do que vc quer fazer e onde quer comer. Eu comia em burguer kings da vida e um dia num lugar tradicional. Tomava aquele café da manhã reforçado e fazia um "almojanta". Mas nas recepções de hotel eles são solícitos e te dão dicas de qto ter pra usar na cidade.

 

*Eu não fiquei em hostel, fiquei nos Ibis e gostei bastante! Não tenho o que reclamar. Tomei café da manhã neles mesmo e é um café da manhã normal, sem nada demais ou de menos.

 

*O mais gostoso, na minha opinião é andar a pé pelas cidades e usar o metrô, no começo pode ser um pouco intimidador, mas vc acostuma em duas horas! hehehe

 

*Em Berlim há duas linhas de ônibus que fazem as principais atrações da cidade, são as linhas 100 e 200. Não se preocupem que ele vai anunciando o nome das paradas, e tem um letreiro dentro do ônibus que tb mostra o nome da parada.

 

*Na maioria das cidades o bilhete de transporte público vale para tudo, metrô, ônibus, tram. Aconselho comprar os de 24, 48 ou 72 horas, dependendo do tempo que vc ficará na cidade, claro. Sai mais barato e vc não tem que ficar se preocupando com trocado, validação, etc.

 

*Não precisa comprar Berlim Card ou Viena Card, etc... eles dão direito ao transporte público e desconto em atrações, mas não são atrações importantes, e vc pode comprar, como eu disse, o bilhete de transporte público que é mais barato.

 

*Ainda sobre Berlim, se vc quer subir ao Reichstag vc tem que marcar hora e dia. Vc pode fazer isso lá, ou já deixar pré-agendado no site (que foi o q eu fiz). É de graça e lindo, vale a pena! (http://www.bundestag.de/htdocs_e/visits/kupp.html )

O mesmo serve pra Torre de TV, com a diferença que tem que pagar, eu já marquei daqui do Brasil tb, que aí é só chegar, passar pelo raio-x e subir! (http://www.tv-turm.de/en/ )

 

Bom, o que eu me lembro é isso! Qualquer dúvida que vcs tiverem, podem perguntar! Espero ter ajudado quem tem vontade de ir pro "lado B"da Europa!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Olá!

Olha, eu acho que a melhor opção entre Viena, Praga e Cracóvia é o trem. Agora, o trecho Cracóvia - Viena talvez seja melhor de avião, pq de trem são 8 horas, de avião são 3. Mas aí depende do seu tempo e dinheiro.

Só te dou um adendo de uma dica, verifique mesmo o nome das estações principais de trem. Em Praga eu não comprei pra principal e ficou distante do centro, assim, já te falo que a estação principal de Praga é a PRAHA HLAVNI NADR.

Ainda em Praga, use o metrô quando chegar, pois os taxistas da estação cobram um preço muito alto!

Caso vc não saiba onde comprar as passagens de trem, eu comprei as minhas neste site: http://www.raileurope.com.br.

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Olá, bom dia!!

Estou pensando em fazer uma viagem com o seguinte roteiro: São Paulo - Viena - Praga - Berlim - Praga - São Paulo, mas surgiu uma dúvida, nos destinos mencionados fala-se inglês?? As placas no metrô, cardápios em restaurantes, atrações turísticas, etc, possuem informações em inglês?? E, por fim, qual você acha a melhor maneira de se locomover entre um destino e outro, trem, ônibus ou avião??

Fico no aguardo, muito obrigada pela atenção!!

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigada pela resposta!! =)

Sobre a nomenclatura, aproveitei para tirar minhas dúvidas neste post por causa do nome da matéria (Dicas gerais sobre o Leste Europeu (Moscou, S. Petersburgo, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Cracóvia, Varsóvia)) rs.

Vou dar uma pesquisada nos trajetos a serem feitos de trem!!

Até mais!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Anelisa, bom dia!

Acredito que a melhor forma de se locomover é através de trem. Nesses destinos que você citou fala-se inglês, sim. Em Berlim seria bom decorar a frase "Hallo, ich kann nicht Deutsch sprechen, in Englisch zu sprechen?" , ou algo do tipo (me desculpe, não sou phd em alemão e nem em nomenclaturas, rs. Talvez seja melhor procurar alguém que lhe diga corretamente como dizer isso.), pois os alemães são um pouco fechados e serão mais simpáticos se você se esforçar, mesmo que seja só com uma frase, em falar o idioma deles.

Cardápios, atrações turísticas aparecem em inglês sim, quando fui não havia informações em português, talvez não tenha achado tais lugares ou informações.

Caso você não encontre passagem de trem, recomendo pesquisar os trajetos na já conhecida Ryan Air ou na Air Berlin. Aliás, se for necessário pesquisar passagem de avião, dê uma olhada no site http://www.skyscanner.com.br/ e depois faça a compra pelo site da companhia aérea que você escolher.

Espero ter ajudado de alguma maneira.

Abraços e boa viagem! :)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Sobre a lingua posso falar apenas sobre Berlin e Viena. Bem após visitar as duas cidades a minha impressão foi a de que todo mundo fala inglês em Berlim, a cidade é internacional em qualquer restaurante se tem o menu ao menos em inglês, e pessoalmente achei os alemães simpáticos de modo geral. Já em Viena é dificil encontrar pessoas falando inglês, talvez pela barreira da lingua achei os vienenses menos simpáticos, ahh e fique preparado para o grande contraste de preços, Berlim é muito barata enquanto Viena é uma das cidades mais caras em que estive.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...