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Dicas - O que fazer na Noruega


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Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre o país. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas pelo editor deste fórum.[/info]

 

 

[t1]Preikestolen[/t1]

 

Bom, criei esse topico aqui pois durante algum tempo vinha buscando informaçõesn na internet de como chegar em Preikestolen. Era um sonho que tinha a algum tempo, portanto vou relatar sobre a viagem para ajudar futuros mochileiros!!!

 

Primeiramente, pra quem não conhece ou nunca ouviu falar... Preikestolen em noruegues significa, pulpit rock em ingles (nome mais conhecido), 'pulpit' = pulpito é dado o nome devido ao formato da pedra que proporciona uma vista marivilhosa dos fiordes noruegueses!!! Portanto, Preikestolen é o nome dado ao lugar, a cidade onde é localizada se chama Tau, e fica perto (cerca de 1 hora de Ferry) de Stavanger...

 

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A maneira mais facil de chegar até Preikestolen, vindo de qualquer país dentro da Europa, é pegar um voô até Stavanger e após pegar um Ferry até Tau. Porém não é a forma mais barata... Ai vai minha dica então para economizar.

 

No site da ryanair (http://www.ryanair.com), eles tem diversar promoções de passagens... como eu estava em Dublin, acabei me planejando e comprei as passagens quase 2 meses antes da data de viagem, ou seja acabei pagando 24 euros ida e volra (com taxas, check in...). Acontece que a ryanair só tem passagens para Oslo, que fica a uns 500km Stavanger... Portanto peguei um avião para Oslo, e de Oslo para Stavanger peguei o trem noturno pela compania NSB (http://www.nsb.no). Se comprado com antecedencia, assim como eu fiz, você consegue preços baratos como 199 NOK, cerca de 25 euros. O bom é que o trem é super confortavel, poltronas reclinaveis, vc ganha tapa ouvido, coberta, mascara de dormir,etc. A viagem dura cerca de 7 horas, entao economizei 2 noites de Hostel (na ida e na volta)...

 

Stavanger, apesar de ser umas das maiores cidades da Noruega, não tem muito o que fazer, além de ser 'sede' dos pontos de partida para alguns fiordes, é uma cidade muito bonita, povo muito educado, fui no verão e fazia cerca de 24° e é considerada a capital do petroleo na Noruega (inclusive se sobrar tempo vale a pena a visitação no Museu do Petroleo, paguei 50 NOK esudante).

Em Stavanger, assim que você sair da estação de metro voce irá encontrar um praça, logo do outro lado da praça existe um centro de informações turisticas que lhe ajuda e indica os principais passeis e onde pegar o Ferry para Preikestolen. Embora não seja dificil, nem longe, caminhando cerca de 10 min voce ja chega no porto e pega o Ferry para a cidade de Tau, rumo a Preikestolen... o Ferry contorna diversas ilhas e passa por lugares realmente lindos durante, cerca de 1 hora depois eu já estava em Tau e pegando um onibus até o inico da trilha de Preikestolen. Como fui em 'alta temporada', tanto o Ferry como o onibus partem de hora em hora, e sincronizados também, não foi preciso esperar muito e paguei cerca de 32 euros (ambos) ida e volta.

 

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A viagem de onibus demora cerca de 40 min, o motorista faz algumas paradas durante o caminho... caso você seja estudante vale a pena perguntar, porque geralmente tudo tem desconto... e mesmo que voce não seja, eles também não me solicitaram nenhum comprovante de que eu era estudante!!!!

Saindo do onibus você ja vai estar no inicio da trilha pra Preikestolen... A vista do inicio da trilha já é encantadora, também no inicio da trilha, tem uma pousada, restaurante e uma loja para comprar lembraças!!!

 

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A caminhada demora cerca de 2 horas ida e 2 horas volta (tirando fotos e curtindo a vista, sem correria)... Tem muitas pessoas de idade e crianças que fazem a caminhada tbm. A subida não é tão dificil, nivel medio. É sempre bom levar uma água e até mesmo algo para comer em uma mochila, pois pelo tempo de duração, e não existe nada durante o caminho. No final, com certeza a vista compensa, por enquanto posso falar que foi a vista mais linda que vi em toda minha vida!! A altura é de 604 metros, e se pode observar a beleza dos fiordes. Realmente demais, vale a pena!!! Vou botar mais algumas fotos, espero que tenha ajudado alguns, qualquer duvida estamos ai... abraçsss

 

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  • 2 meses depois...
  • Membros

Para quem quer ir de Oslo para Bergen ou vice-versa aconselho fazer o roteiro Norway in a nutshell.

 

 

Site com todas as opções "in a nutshell"

http://www.norwaynutshell.com/

 

 

 

Caso interessar também é possível comprar os tickets de trem, passeio de barco e ônibus a parte e ir por conta!

Editado por Visitante
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  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Uma das grandes atrações na Noruega e países lá do norte é a Aurora Boreal. As cidades mais procuradas no país para observação são Tromso e Alta, pois são as mais setentrionais e, quanto mais para o norte, melhor.

 

 

 

1- O que é essa bagaça?

 

- Sem entrar em maiores detalhes técnicos, pois nenhum de nós é botânico, é o choque de partículas de vento solar com o campo magnético da Terra. Como nos pólos este campo está mais próximo do solo, coincidindo com a ionosfera, o choque de partículas causa os efeitos óticos. Normalmente vem em formas de arcos ou de cortinas e a cor mais comum é o verde. Se a tempestade solar for forte o suficiente, teremos tons de rosa e vermelho. Dependendo da concentração maior de nitrogênio, pode-se observá-la em violeta e azul, sendo essa última cor, a mais rara de todas.

 

2- O que precisa para poder observar a Aurora?

 

- Precisa haver uma conjunção de 3 fatores óbvios:

Primeira coisa, precisa estar escuro, quanto mais, melhor, de forma que sempre é bom fugir das luzes da cidade.

Segundo, o céu precisa estar limpo; o fenômeno ocorre a cerca de 80km de altitude, bem acima das nuvens.

Terceiro, claro, ela precisa ocorrer... dããã. Sua previsão é muito difícil, mas 2 a 3 dias após uma intensa atividade solar é uma boa chance. A frequência é razoavelmente grande.

 

3- Então, qual é a melhor época do ano?

 

- A Aurora ocorre o ano todo. O problema é que abril e agosto, o céu fica muito claro nas altas latitudes por causa do Sol da meia noite, impossibilitando a observação da Aurora; ela ocorre, mas você não vê. Por outro lado, entre dezembro e janeiro, o frio intenso e o acúmulo de neve atrapalham as expedições que vão caçar a Aurora, além dos céus ficarem mais encobertos. Assim, os meses mais recomendados são outubro, novembro, fevereiro e março. Em Tromso, a “temporada” começa em meados de setembro.

 

4- Como assim, expedições pra caçar a Aurora? Precisa?

 

- Como vimos, dependemos um pouco da sorte pra observar a Aurora. Em dias de atividade mais intensa, você pode ver do centro da cidade ou pegar um ônibus qualquer para uma região mais isolada e ver. Mas, contratar um Guia aumenta suas chances. O que contratamos chegou a rodar, no primeiro dia, mais de 150km em direção à fronteira com a Finlândia atrás de céus limpos e de melhores condições de observação.

Não é barato, você gasta de 100 a 180 euros por pessoa, dependendo do guia, de forma que esse deve ser um gasto previsto antes de ir. Pode acontecer de ver a Aurora no centro da cidade ou bem próximo? Pode, mas as chances diminuem muito. Minha opinião é que se você já se abalou a ira até lá, tentar ver sem gastar é economia burra.

Nós ficamos lá 3 dias e marcamos 2 saídas com o guia, no primeiro e terceiro dias, e pensando em usar o segundo, caso não víssemos nada no primeiro - o que não foi necessário.

O feeling do guia de onde ele tem que ir atrás de céus limpos e melhores condições é fundamental.

 

5- Quer dizer que corro o risco de não ver?

 

- Sim, como dizem que o índice de acerto de um bom guia é na casa dos 60%, nos meses mais recomendados, sugerimos que não fique um dia só por lá. O ideal é programar 3 a 4 dias nestas cidades. Principalmente: esteja preparado pra decepção, como qualquer fenômeno natural, nenhum guia pode te prometer nada. Demos bastante sorte de ver nos dois dias que programamos saída. No dia que não programamos, não rolou porque choveu a noite toda.

 

6- E a friaca?

 

- É forte! Tromso ainda que fica no litoral e tem um clima um pouco mais ameno (para o padrão esquimó), devido à Corrente do Golfo. Mas, como dissemos, você pode ter que ir bem pro interior, de forma que a temperatura pode baixar 9oC nessa viagem, como foi nosso caso. Saímos de Tromso com 3oC e paramos na fronteira com a Finlândia, a -6oC. Isso porque ainda era começo de primavera. O maior problema é que você fica ao relento por 3h a 4h pra ver a Aurora, não tem um refúgio, então, tem que estar preparado.

 

7- E como faz pra agüentar?

 

- Pra agüentar um frio desses ao relento, você tem que brincar de cebola e se vestir em camadas. Cada camada de roupa tem uma função e pode ser mais reforçada dependendo do frio e do tempo que você ficará exposto a ele – no nosso caso, quase 2 horas.

A primeira camada é a chamada sobrepele, aquela antiga ceroula do vovô em materiais mais modernos: calça e camisa de manga comprida que servem pra absorver a umidade do corpo e manda-la embora. No frio, seu inimigo número 1 é a umidade, seja externa (chuva, neve) ou interna (suor).

A segunda camada é a isolante, tem por objetivo manter o máximo possível o calor corporal ali, no lugar dele. Normalmente usa-se casacos de Polar ou Fleece, que tem um ótimo isolamento, dado seu volume e peso. Lã também serve, mas é mais trambolho na bagagem.

A terceira camada é o que vai te proteger do vento (o inimigo número 2) e da umidade externa. Calça e casaco devem ser 100% impermeáveis, embora devam permitir que o suor saia. Não se preocupe, tem disso nas melhores lojas do ramo, como a Decathlon. Calça jeans pode ser a morte num ambiente desses.

Por fim, os acessórios:

Gorro: lembre-se que boa parte do calor do corpo sai pela cabeça.

Cachecol ou pescoceira: seu nariz e queixo agradecem.

Bota impermeável também, com meia que elimine o suor. Lembre-se que quando estiver um bom tempo no frio, o primeiro lugar que o bicho vai pegar é nos pés e mãos, pois o corpo passará a mandar menos sangue pra lá.

Luvas: uma dica é usar dois pares, uma luva fina de seda ou Merino, que quebra um galho pra quando você precisa das mãos pra mexer, por exemplo na sua câmera, sem congelar tudo. O outro par vai por cima e é daquelas luvas de ski, impermeáveis.

 

Em último caso, converse com o guia pra ver se ele não tem daqueles macacões de neve, que podem te salvar.

 

8- E dura muito tempo?

 

- Impossível dizer. Ela aparece em diferentes focos no céu; pode ficar uns 10 segundos lá ou mais de uma hora, não tem um padrão. O negócio é estar atento 360 graus, ao começar um novo foco, presta atenção. Também, durante a noite, pode ter vários focos num mesmo momento e, em seguida, ficar uma hora sem aparecer nada. Mesmo assim, o melhor horário pra observação é das 21h à 1h da matina.

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  • 10 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Oi, estou na França e vou a Oslo dia 27/09, chego lá as 18:30 no aeroporto que a Ryanair opera e voltou dia 1/10 as 14:30. Estou pesquisando mas não consegui montar um roteiro para esses poucos dias. Quero ver os fiordes e se possível a aurora boreal. Alguém tem alguma dica? Sei que lá é caro, mas oq for mais barato é bem vindo. Abraço

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  • 3 anos depois...

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