Ir para conteúdo

Roupas para mochilão Bolívia/Chile - Fev 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos, conforme prometido ao gvovetta resolvi abrir um tópico aberto para expor nosso bate papo sobre algumas dúvidas minhas em relação à roupas para este mochilão: La Paz, Titicaca (Copacabana), Salar de Uyuni, San Pedro, Santiago, Valparaíso e Viña del Mar.

 

PARTE DE CIMA E BAIXO

Deixei pra comprar tudo lá praticamente pra essa viagem e porque não pra futuros mochilões coisa que com ctz sempre quero fazer. Parte de cima acho que estou ok. Vou levar uma Timberland do meu pai que em cima eh um softshell impermeavel (corta-vento tb), embaixo um fleace destacável por zíper da própria blusa. Embaixo um "moletom" da OSKLEN antigo de polartec, embaixo uma camiseta sobre uma segunda pele q compraria lá, marca deles:

 

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=107&cid=458

 

Bem pra baixo vou levar um mijão da Hering e lá comprar uma segunda pele da Marmot pra garantir:

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=3174&cid=459

 

Ou só o mijão já resolve?

 

Você acha que dai um jeans por cima está ok? Levaria duas calças jeans dai. Ou rola comprar uma calça de trekking? Achei essa bacana da Sierra Designs impermeavel. Se comprasse ai levaria só mais um jeans pra sair em Santiago.

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=126&cid=116

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Resposta do gvovetta:

 

" Use o esquema de camadas. Veja aqui: como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

 

VAmos por partes...

 

Sobre a jaqueta "shell" Timberland, verifique a questão da impermeabilidade dela, bem como a respirabilidade, que é tão importante quanto. Lembrar que a grande maioria do que é vendido como softshell não é impermeável, mas apenas resistente, e a transpirabilidade também é limitada. Para uma chuva leve e passageira, ok, caso contrário ele vai deixar passar água, pois geralmente as costuras não são seladas e o tecido satura, passando água com o tempo molhado. Pense em adquirir um Anorak apropriado, que seja bem respirável (são caros), caso contrário você se molhará com seu próprio suor ao caminhar...

 

Nas camadas intermediárias, de aquecimento, procure usar um fleece médio ou pesado (quanto mais grosso e pesado, maior o isolamento e aquecimento). Existem muitos produtos nesta linha lá fora, fica até difícil indicar algum assim de longe, sem saber o que tem nas lojas por onde passará. Você falou num moleton de polartec... (?) estranho, ou é moleton ou é polartec, sãoveja lá... Não conheço esta marca. Além disso, o Polartec é uma marca, existindo diversos tecidos sob essa designação, ex. Polartec Classic, Polartec Power Stretch, etc, para usos diversos, uns para aquecimento/isolamento, outros para base layer. Investigue.

 

Na primeira camada, underwear - segunda pele, procure um tecido respirável, que promoiva o transporte da umidade do suor para a camada de fora. Existem também aqui inúmeros fabricantes bons e membranas tecnológicas interessantes para isso. São feitas com tecidos sintéticos, alguns com variantes da fibra Coolmax (as melhores). Só fique atento às diferentes texturas (algumas são mais agradáveis ao toque do que outras - e isso é importante, lembre-se que você passará o dia todo com este tecido sobre a pele...). Pressões da mochila sobre áreas sensíveis de contato podem causar irritações...

 

Para as pernas, esse negócio de mijão não me pareceu uma boa idéia, até porque a Hering geralmente fabrica produtos com fibras e algodão... Ou seja, encharca com o suor. Prefira tecidos sintéticos, sempre... Uma calça de segunda pele, de qualquer boa marca/tecido resolve bem o problema, e lembre-se, será usada apenas em situações de bastante frio ou quando estiver parado. A mesma coisa para a última camada. Jeans! Nem pensar. Só seriam adequados para um passeio na cidade mesmo. É um tecido pesado e que encharca. Lembre-se das fibras sintéticas. Uma calça de trekking é a melhor opção. Eu gosto muito das calças da Marmot e da The North Face devido aos cortes mais folgados delas, bem como da resistência dos tecidos, que além de tudo possuem tratamento para proteção UV. Não gosto de nada me apertando ou restringindo movimentos. As nossas nacionais como Curtlo, Solo e outras, infelizmente têm uma modelagem muito ajustada, só para passear mesmo.

 

Essa Sierra Designs que citou é uma calça impermeável, que não recomendo usar para caminhar no dia a dia, esquenta muito, causando sudorese excessiva, ainda que se diga respirável. Prefiriria uma de tecido leve ou intermediário para caminhada mesmo, que podem até mesmo ser usadas de forma mais casual, na cidade. O importante é experimentar e ver o tamanho e corte, se não atrapalha. A calça impermeável só recomendo para caminhadas longas, para uso em locais frios enquanto chove, para proteger da hipotermia, usada sobre a segunda pele ou sobre a calça de trekking. Se for enfrentar situações assim lee uma na mochila, caso contrário é dispensável.

 

Uma muda de roupa seca é sempre bom levar. Nunca se sabe quando será útil. Peças do tipo "coringa", que sirvam para várias situações são as melhores."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem, depois de umas investigadas e de ler o tópico do LEOJR sobre camadas, muito bom por sinal, segue as considerações finais:

 

1) A tal Powertec da OSKLEN na verdade é 80% polyester e 20% algodão. Portanto não creio que se trate do referido tecido de outros tópicos... :| OSKLEN é uma marca de moda casual que minha mãe vende na loja dela. É uma blusa bem "quente"! Ela por debaixo do fleece destacável da Timberland impediria a respiração da parte do tórax será?

 

2) Não consegui maiores informações desta Timberland do meu pai. Mas ele disse que passou na Europa com ele a 5ºC tranquilo quando viajou pra lá no inverno. Parece ser impermeável e de quebra tem o fleece destacável... 100% polyester o shell... Não sei até que ponto respirável.

 

3) Minha mãe como comerciante tem alguns privilégios com os representantes como pegar blusas e jaquetas a preço de custo. Ela disse que na nova coleção da TIMBERLAND chegará uma com plumas de ganso. Seria esse modelo:

 

http://shop.timberland.com/product/index.jsp?productId=12439950

 

Valeria a pena pegar? Me parece mais "quente". Ai usaria o fleece destacável da outra com ela... Pelo que vi tem repelente à água DWR. Mas é recomendável usa-la nos ambientes que irei? Pelo tópico do Leo vi que este material não funciona para ambientes muito úmidos. Como é época de chuvas lá, estou perguntando...

 

4) Sobre os base layers. Estes que tinha apontado são bons será? Compraria lá. Estão mais em conta que aqui e o debaixo é Marmot.

 

Pernas:

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=3174

 

Superior:

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=108&cid=458

 

5) Última camada pras pernas pensei em vez de pegar aquela da Sierra Designs impermeável (concordo que sua muito) pegar uma berma-calça pra economizar espaço na mala também:

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=4103&cid=105

 

Vale a pena? Ai deixaria o jeans pra passear mesmo em Santiago. Uma dúvida: aquelas calças de abrigo da ADIDAS com CLIMALITE servem legal pra um role assim? Vi que são respiráves e 100% de Polyester. Comprei na Argentina há 5 anos e dura até hoje... É forrada também. Ai levaria mais duas bermudas,1 jeans e duas calças a mais pra caminhada mais tensa.Muito?

 

6) Conhecem esta marca Hard Adventure? É Nacional e eles tem uma calça tb que transforma em berma com bom preço. Será que vale a pena em vez da Marmot da Tatto? Seria 55 reais mais barato que a Marmot...

http://www.arcoeflecha.com.br/p-9071-Calca-Bermuda-Masculina-Hard-Outside-Tomahawk.html

 

7) Considerando o que já tenho disponível, sugestões de compra em La Paz e seus preços tentadores? hehe

 

Muito obrigado!

 

abs

 

Netto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...