Ir para conteúdo

Cartografia - Dicas e Construção de Mapas


Posts Recomendados

  • Respostas 49
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

AUREO

 

acho que isso é um pouco relativo. Com o GPS, vc precisa fazer as atualizações para ter os dados desses pontos turísticos, porém, tem um "guia de ruas" portátil e sempre à mão, o que, em algumas cidades, é uma mão na roda. Morei em londrina e lembro bem do guia de ruas da cidade, que é do tamanho de um mapa, rs. Porém, aqui em São Paulo, por exemplo, o guia de ruas é do tamanho de um livro, com umas 1000 páginas mais ou menos. E dependendo da mochilada, vc não tem como ter guia de ruas de todas as cidades. Ai que entra a parte boa do GPS.

 

Agora, quanto à esses mapas de pontos turísticos que o metrô fornece, eu desconheço. Ao menos aqui em São Paulo ele não existe. Talvez na Europa e em cidades bem desenvolvidas culturalmente. Porém, também não acho legal depender apenas deles. O ideal mesmo, acho que é a velha busca pela internet e organizar todos os roteiros antes da viagem.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Renan.

O Metrô disponibiliza um mapa com os principais pontos turisticos de Sampa.

Alguns ficam próximos a estações de metrô.

Vc encontra ele no site do metrô, clicando no link TURISMO.

 

Existem também os mapas que se localizam dentro das estações. A desvantagem é que ele mostra somente as atrações próximas.

 

 

Abcs

 

 

AUREO

Agora, quanto à esses mapas de pontos turísticos que o metrô fornece, eu desconheço. Ao menos aqui em São Paulo ele não existe. Talvez na Europa e em cidades bem desenvolvidas culturalmente. Porém, também não acho legal depender apenas deles. O ideal mesmo, acho que é a velha busca pela internet e organizar todos os roteiros antes da viagem.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Augusto, é bom saber disso. Acho que a ânsia de sair de São Paulo é tão grande, que acabo nem procurando pelos pontos existentes na cidade, que, mesmo conhecendo grande parte, acabo não valorizando muito.

Valeu pela dica, que a partir de agora, passarei à todos.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Sejamos bem francos: o GPS para nós mochileiros que raramente andamos de carro é a melhor opção ou os mapas do metro com seus respectivos pontos turísticos ainda são melhores por sua praticidade?

 

Realmente GPS é um exagero pra quem está a pé a turismo em uma cidade... De carro já quebra um galhão !

Agora GPS para fazer trilhas é outro assunto, nisso ajuda muito !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

O Google Maps para Cidade de São Paulo está bem feito, ele acha bons caminhos de fato. Alguns Smartphones tem acesso ao Google Maps. Nesse caso não é nem GPS nem Mapa convencional e também é uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Eu uso sempre os 2.

Pq?

Para nos do 3 mundo, os mapas em GPS, ainda sao muito incompletos, nao sao piores graças ao trabalho voluntario de algumas pessoas no Brasil (projeto Tracksource.org.br), Argentina e outros paises (Mapear, Viajeiros, Conesur). Mas o gps te ajuda a saber onde esta sem perguntar a ninguem, coisa q o mapa tradicional nao faz.

Mas ainda precisamos do mapa tradicional para achar alguns caminhos, estradas e ruas...

Qdo vc consegue desvendar o GPS, nao tem mais como sair sem ele, mas como sempre tem muitas pessoas q sao avessas a tecnologias, e acabam nao conseguindo entende-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá,

 

Estou plenajando uma travessia pela Chapada do Araripe pelo Ceará. Como não achei mapas topográficos da região, resolvi construir os meus mapas e cheguei nas seguintes imagens:

 

20090916213602.png

 

20090916213658.png

 

Consegui gerar a partir de imagens DEM e se alguém se interessar posso tentar fazer algum tutorial de como fazer.

 

Mas o problema é: Alguém sabe como eu posso sobrepor com imagens do google earth? Quero sobrepor pra poder gerar as estradas e achar as trilhas.

 

Se alguém puder me ajudar nesta parte eu seria grato. :)

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hey ludug3r0!

 

Ensina pra galera aí como faz estes mapas!

Essa informação topográfica fica confiável? Será?

 

A sobreposição no googleearth é disponível! Só você marcar os layers que deseja aparecer : estrada, trilha, etc. Não é isso que procura?

Ou quer a sobreposição do mapa em si: Mapa de topografia com mapa de estradas, com mapa de satélite? Se for isso, não sei se tem como, a não ser copiar as imagens e editar no photoshop ou outro programa de edição de imagens - você coloca cada um em um layer e coordena a opacidade ou aplica um filtro, como Multiply no Photoshop.

hasta

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ludug3r0

 

Não recomendo se basear em mapas feitos no google earth, pelo seguinte: Já reparou que quase todas as ruas, avenidas e rodovias, estão fora do lugar correto?? Pois bem, no Earth, isso pode parecer pouco, mas numa trilha, um erro de 30, 40, 100 metros, é uma imensidão.

Pelo que procurei aqui na internet, o código da folha topografica da região que precisa, é esse: SB-24-Y-D-II que corresponde ao mapa de Juazeiro do Norte, próxima à Crato. Isso é apenas o código, para facilitar sua busca, mas, acredito que o IBGE ainda não tenha essa folha completa e digitalizada. Dei uma fuçada rapida por aqui, mas não achei nada também. Se você for de São Paulo ou do Rio, pode tentar procurar a folha no próprio IBGE. Talvez eles tenham a folha não digitalizada, para tirar xerox. Na hora de buscar, procure por esse código que te passei.

Fique atento que todos esses mapas do IBGE, a grande maioria, são mapas antigos e bem desatualizados.

Muitas vezes, nos CATs das cidades, costumam ter algum mapinha da região.

 

Mas, salientando, tome muito cuidado com o Google Earth. As informações não são muito precisas. Já no google map, tem uma opção lá chamada "Terreno". Quanto mais vc aproxima, começam a aparecer informações topograficas. Essas eu já acredito serem mais precisas. Mas são poucas informações, apenas altimetria.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...