Ir para conteúdo

Dúvida sobre funcionalidades de um GPS


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite a todos,

 

Primeiramente gostaria de me apresentar pois sou novo no forum Mochileiros.com, me chamo Olavo Neto, e assim como todos aqui também gosto de fazer trilhas, andar e ter um contato mais forte com a Natureza!

Minha dúvida é a seguinte, gostaria de saber se um aparelho GPS atende as minhas necessidades.

Meu principal objetivo é poder rastrear (gravar) os caminhos por onde eu andei. Com isso posso depois estudar o trajeto que já foi feito, tendo a possibilidade de refaze-lô com a precisao que eu desejar.

E em questao de seguranca, asseguraria que durante uma trilha eu nao iria me "perder" em nenhum caminho, já que bastaria voltar o caminho que foi feito.

Tenho muitas duvidas em relacoes a mapas em GPS, a principio nao preciso de muitos mapas, já que a minha principal necessidade é de criar meus proprios mapas apartir do meu uso com aparelho, como já disse acima.

Eu estou vivendo aqui na Alemanha, penso em adquirir um aparelho GPS por aqui e inaugura-lo em minhas ferias em Junho/Julho, na Chapada Diamantina, fazendo algumas trilhas que já conheco. ::otemo::

Caso eu compre mesmo aqui o GPS (talvez um Garmin, que meu sogro também usa em suas trilhas de Bike) geralmente ele vem com os mapas do Central Europa. Mesmo assim, poderia usar o GPS ai no Brasil sem mapa algum? ou teria que baixar ou comprar de alguma forma o mapa do Brasil ou America do Sul. Pelo que sei, cada mapa(chip) desses custa um boa grana.

Enfim, ainda nao estou certo ainda sobre essa aquisicao, primeiro preciso estudar bem as possibilidades, e fazer uma relacao entre o quanto me oferece um GPS e as minhas necessidades. Penso que muitos de voces podem me ajudar nessa, pessoal que já tem bastante experiencia com esse aparelho e também os que estao na mesma situacao que eu.

 

Desde já, agradeco imensamente a atencao!!!

Coordialmente,

 

Olavo Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olavo

Um aparelho GPS básico da Garmin faz o que você deseja: grava a sua viagem (de avião, carro, bicicleta, barco ou a pé) para você analizar depois. Eu uso um Garmin Legend HCx mas agora os nomes dos modelos mudaram. Basicamente, o que se deseja num modelo básico é um Garmin com sensibilidade alta (H), com visor colorid © e que aceite chips de memória micro-SD (x), que tenha uma interface USB e use pilhas AA ou recarregáveis, além disso tem alguns com bússola e barômetro eletrônico. Isso lhe dá até 25 horas de autonomia num volume pequeno, robusto e tolerante á quedas na água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Mesmo os mapas da Garmin para o Brasil não prestam.

É só instalar os mapas do projeto tracksource:

http://www.tracksource.org.br/

 

E os mapas topográficos MoGeo:

http://www.mogeo.com.br/mapas/

 

Boa noite Mineirim,

 

Gratidao por suas informacoes. Mesmo sem ainda ter o aparelho GPS em maos, consegui instalar o GPS TrackMaker e baixei o mapa do Brasil do projeto Tracksource.

Isso abriu minha mente bastante eu relacao a usabilidade desses mapas, tanto na questao da colaboracao coletiva de ser um grupo que todos (desde que cumprindo os requisitos) podem contribuir e também porque o negocio realmente ajuda, muito bom!!! Gostei muito, fiquei horas (até agora... rs) viajando com esse programa. Consegui também um Mapa de uma regiao que já conheco, e foi muito legal ir refazendo os trajetos já conhecidos aqui pelo TrackMaker! :)

Sobre os mapas topográficos, como eu ainda nao tenho o GPS (garmin) e o Mapsource ele barrou a instalacao dizendo que nao encontrava, enfim, vou ter que esperar um pouco pra ver.

Mas mesmo assim acabei também instalando o Google Earth, e através do Wikiloc baixei alguns tracklogs e fiquei muito impressionado com a capacidade e no poder que esses programas, interagindo entre si, tem.

Penso que ainda tenho muito que aprender sobre essas tecnologias e as suas informacoes foram-me muito uteis no comeco da caminhada. Mesmo tendo em vista, que o GPS nao deve ser o único referencial de orientacao usado nos trekkings, nao substituindo o uso de mapas e dos conhecimentos adquiridos pela experiencia (andancas...).

 

Abracos coordiais,

 

Olavo Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olavo

Um aparelho GPS básico da Garmin faz o que você deseja: grava a sua viagem (de avião, carro, bicicleta, barco ou a pé) para você analizar depois. Eu uso um Garmin Legend HCx mas agora os nomes dos modelos mudaram. Basicamente, o que se deseja num modelo básico é um Garmin com sensibilidade alta (H), com visor colorid © e que aceite chips de memória micro-SD (x), que tenha uma interface USB e use pilhas AA ou recarregáveis, além disso tem alguns com bússola e barômetro eletrônico. Isso lhe dá até 25 horas de autonomia num volume pequeno, robusto e tolerante á quedas na água.

 

 

Bom dia Trauco,

 

O Seu Garmin Legend HCx aceita chips de memória micro-SD também?

Pelo que andei lendo no site da Garmin, a maioria dos novos GPS portateis com suporte a mapa, oferecem essas opcoes básicas que voce citou. Com relacao a bússola, preferiria a ter uma bússola mesmo de fato, porque particurlamente nao me agrada essa juncao de diversos aparelhos e instrumentos em um só equipamento. Prefiro mesmo GPS e bússola separados.

Em relacao ao barômetro eletrônico, no meu caso que nao sou e pelo momento nao tenho pretensoes de ser um montanhista, talvez pra mim nao seja tao interessante, o que voce pensa sobre isso? Eu custumo fazer trilhas a pé, eventualmente subo um morro ou uma "montanha", mas nada que seja comparado ao Monte Everest ou algo parecido com que muitos companheiros aqui da comunidade fazem.

Algo que irá me influenciar bastante na escolha é a durabilidade de bateria, pois estou planejando uma trilha que irá dura algo em torno de 7 dias na mata. Terei contato com um pequeno vilajero, mas nada que tenha uma tomada para que possa carregar baterias, pois essa mesmo vilarejo hoje só consta com fornecimento de energia solar para uso restrito.

Com uma durabilidade dessas, 25 horas, poderia chegar a fazer até dois dias de caminhada (12 horas cada, de 7 da manha a 7 da noite) com somente um par de baterias. Com isso precisaria de cerca de 3 a 4 pares de baterias. Por favor, me corriga se meu raciocinio estiver errado.

O que voce me disse, o Legend HCx eu cheguei a achar no Amazon ( http://www.amazon.de/Garmin-GPS-eTrex-Vista-HCx/dp/B000UH1YZ8/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1328714693&sr=8-4 ) por apenas 365 reias (já convertidos, porque o preco original é em Euro), porém nao tenho certeza se ele já vem com o Mapa da Europa ou teria que comprar ou baixar por fora. O mesmo modelo eu encontrei nas americanas por algo em torno de 1.300 reais. O que voce acha do preco pelo Amazon?

Irei fazer mais algumas buscas, estudar mais um pouco, ir a algumas lojas físicas mesmo pra ve. Soube que aqui na minha cidade tem uma loja que vende equipamento para esportes de aventura com uma ótima promocao, talvez semana que vem faco uma visita.

Me diga uma coisa, o que tu achas sobre o modelo da Garmin GPSMAP® 62x ?

Por fim, gostaria de lhe agradecer pela atencao e a disposicao em me ajudar, muito grato mesmo!!!!

 

Coordialmente,

 

Olavo Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olavo,

 

Vou me adiantar ao trauco, pois eu também tenho o Garmin Legend HCX.

Relaxe quanto aos mapas. Os mapas da Garmin são de cidades. Para fazer trilhas você precisa dos mapas topográficos.

Mesmo que queira usar o GPS na cidade os mapas do Brasil do projeto tracksource são bem melhores que os da Garmin.

Mesmo os mapas Garmin da Europa não prestam e por lá há um projeto semelhante ao tracksource.

Resumindo: pode comprar o seu garmin onde quiser porque vai ter que instalar os mapas de qualquer jeito, e isto é algo muito fácil de fazer.

 

O Legend HCX é ótimo. Aceita cartão de memória sim, a antena tem uma sensibilidade excelente e a duração das baterias é boa também.

A única reclamação que eu tenho é quanto ao tamanho da tela, mas tudo tem um preço. Modelos com tela maior são obviamente maiores e pesam mais.

 

Caso queira gastar mais dinheiro em algo melhor tem a linha Oregon que é superior e já é conhecida por aqui (tem usuários aqui no forum) e

a linha Montana (Um Montana provavelmente será meu próximo GPS).

 

Se for comprar na Amazon lembre-se de calcular o imposto de 60% sobre o valor do produto + o frete.

 

Você disse uma coisa muito importante numa das mensagens anteriores: "O GPS não deve ser o único meio/instrumento de orientacao usado nos trekkings"

É importante saber se orientar de outras maneiras (isto inclui a leitura de cartas topográficas, uso de bússola e outros meios).

Também não adianta nada ter um excelente aparelho e não saber usar.

 

 

Vou deixar aqui 2 sugestões de leitura. São dois livros sobre orientação. O primeiro é bem simples, é um livrinho de 60 páginas que te ensina o básico sobre orientação com bússola, mapas e astros.

O segundo é um livro bem mais complexo, de mais de 300 páginas, e engloba o uso de GPS também. Este é para quem quer se aprofundar no assunto.

 

 

1 - Sergio Beck - O Livro de Orientação do Excursionista Perdido (Edição do Autor)

2 - Raul M. P. Friedmann - Fundamentos de Orientação, Cartografia e Navegação Terrestre (Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

ISBN 978-85-7014-045-6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!

Me diz mais uma coisa Mineirim sobre o Legend HCx: O ponteiro de direcao dele aponta sempre pra direcao em que o GPS está apontado? Eu pergunto isso porque o meu sogro que tem um GSMap 62 me falou que esse modelo tem essa caracteristica, e nao sei se todos funcionam dessa forma.

O que lhe motiva em trocar o seu Lengend HCx por um Montana?

Em relacao o preco da Amazon.de, penso talvez que esteja dispensado dessa tafira de 60% já que eu vivo na Alemanha. Essas taxas sao somente para envio internacional, ou nao?! Por isso que pra mim aqui sairia bem em conta.

Muito boa essas sugestoes de leitura. Sabe que estava mesmo buscando mais informacoes sobre isso, aqui pela internet.

Vou comecar com o primeir com livro, achei ele fantastico e com muito humor "Não, eu nunca me perdi. Mas uma vez levei 5 dias para descobrir onde estava!". Através de um site consegui ter acesso a leitura de algumas páginas dele, me pareceu muito bom mesmo. Encontrei ele na loja virtual da Trilhas e Rumos, vou tentar depois fazer o pedido e pedir pra minha mae me enviar depois :D

Sobre esse segundo livro, talvez quando esteja no Brasil em Junho eu posso dar uma olhada em como adquirir, já que tenho sim interesse sobre esse tema.

Valeu mesmo pela forca !!!!

 

Coordialmente,

 

Olavo Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...