Ir para conteúdo

Usando o gps do celular para navegar (tutorial)


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de compartilhar um tutorial sobre o uso do gps de celular para navegacao. Voce pode usar os pontos de outros gps e google maps/earth para navegar, assim nao precisara gastar bateria com internet. O tutorial seguinte pode ser utilizado para celulares android e o processo para iphone eh semelhante

 

1 - Marque os pontos no google ou faça o download do arquivo pronto de extensao .gpx

 

2 - Baixe o app no market da android chamado " my tracks"

 

3 - Crie uma pasta no cartao SD chamado "my tracks" e outra dentro desta chamada "gpx" .Este processo pode ser feito atraves da insercao do cartao SD em um leitor no seu desktop. Cheque antes para ver se a pasta ja existe (tive que criar para o meu celular)

 

4 - Importe o arquivo .gpx para esta ultima pasta

 

5 - Abra a app, clique em "trilhas" e em seguida em "import"

 

6 - Pronto, agora voce pode usar seu celular sem internet para navegar pelos waypoints.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rafael, eu estava justamente pensando em criar um tópico desses...

 

Bom, eu já usei o my tracks, e realmente ele é muito bom, e se não me engano não precisa desse procedimento todo que vc citou pois dá pra sincronizar ele com sua conta do google my maps que ele faz isso automaticamente.

O problema, na minha opinião, é que em modo off line (sem internet) ele não carrega mapas, ou no maximo ele exibe o que está em cache. E além disso consome muita bateria, o que para uma trilha mais longa é ruim.

 

Eu uso o OruxMaps, que pra mim é o melhor gratuito disponível hoje. Ele conta com mais recursos tudo em um único aplicativo e ainda é gratuito e sem publicidade. É para sistemas android, não sei se tem pra outros. Com ele dá pra salvar mapas offline a partir de varias fontes, inclusive do google, criar e editar tracks e waypoints, tudo diretamente a partir do celular ou importar do seu computador ou ainda de sites especializados (como o gpsies), além de ter opções de configuração do gps pra poupar bateria e etc...

 

Aqui tem um review que achei na internet:

http://www.androidz.com.br/forum/topic/7361-oruxmaps-navegador-offline/

 

E o site oficial, onde é possivel baixar o app (tem no market tb) e ver os manuais de utilização se precisar:

http://www.oruxmaps.com/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pela dica, estou em um aprendizado do tipo de acerto e erro bem cansativo. Vou testar este programa para android, nao tinha achado nada que gravava os mapas em cache. O my tracks se mostrou bem preciso mas falhou na ausencia de armazenamento de pelo menos os mapas com menos zoom. A bateria do meu samsung galaxy Y ate que aquentou bem o percurso de 120 km em 11 horas de bike.

Fiz o tutorial acima pois nao sabia dessa maneira de baixar o mapas pelo google. De qualquer forma, vou testar esse que voce recomendou e depois dou o feedback

 

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

não sei se a minha dica está no lugar certo.

editor: por favor, se estiver no lugar errado, mova-o p/ o correto

 

P/ quem gosta de mapear trilhas, segue um site interessante.

http://www.sports-tracker.com/

 

desde q seu celular tenha os recursos necessários, vc pode usá-lo como um GPS.

 

Um colega me mostrou os últimos passeios dele, vc pode visualizar o percurso no mapa do Google, mostra velocidade, altitude, etc.

parece mto bom! Ainda não testei, pois no meu celular não dá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...