Ir para conteúdo

Extorsão pelo Exército e Guarda Nacional Venezuelana - Infor


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, sou de Brasília e vou para a Venezuela neste sábado, dia 1º de junho.

Hoje estive na Câmara dos Deputados e por acaso achei uma audiência pública sobre assaltos e extorsões contra turistas brasileiros pelo Exército e pela Guarda Nacional Venezuelana (segue o link: http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1089846.htm)

 

Alguém foi pra lá recentemente e pode comentar se isso realmente é algo generalizado? Alguém sofreu esse tipo de achaque? Como lidou?

Preciso de informações para poder fazer uma viagem mais tranquila.

 

Abraços

Danilo Silvestre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Danilo,

 

Fiquei +-25 dias na Venezuela em dez/jan de 2.012, conosco não aconteceu esse tipo de coisa.....mas ouvi muitosss casosss de brasileiros que foram assaltados, extorquidos...... por lá....

 

Portanto todo cuidado é pouco, algumas dicas:

Não leve joias, relógios caros, roupas de grife.....resuma a sua bagagem a pouco coisa de valor..... até a mala ou mochila prefira a mais velha...

Em Caracas, não ande á noite, escureceu, vai para o hotel.....

 

Andei por toda América do Sul, fui aos piores lugares, mas sinceramente, o lugar onde me senti mais inseguro, indiscutivelmente foi na VENEZUELA, uma pena, pois o país é muito lindo.....

 

Obs.: Aqui no mochileiros vc vai lê vários relatos, tanto de pessoas que foram e não aconteceu nada, como outras que foram roubadas, assaltadas, extorquidas......antes de ir dá uma pesquisada.

abs

 

Esse pessoal fez toda a Venezuela, em jan/fev de 2013, tente mandar uma pm para eles, que lhe trarão mais informações pra tua viagem

expedicao-venezuela-monte-roraima-litoral-janeiro-2013-t71159-405.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala garoto, beleza?

 

Visitei alguns lugares na Venezuela agora em março/13 , e estava na véspera das eleições presidenciais, então a cada km praticamente tinha uma barreira.

 

Fui com minha namorada, e fizemos a trip pelo Monte Roraima, e andávamos de carro pela Gran Sabana antes de subir o monte. O que posso dizer é que eles paravam o carro que estávamos, olhavam as malas e mochilas que estavam no bagageiro, algumas abriam mas nada demais. Mas você sabe como é, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

 

Não recomendo deixar objeto de valores nas mochilas, e andar sempre com seu dinheiro naquelas bolsinhas que se colocam por dentro da roupa, como se fossem pochetes sabe? Não aconteceu nada com meu grupo, mas encontrei um cara que morou nos EUA durante 25 anos, e ele andou sozinho de taxi uma vez... falou que chegou a ficar de cueca numa parada dessas, e o povo procurando alguma 'droga' ou algo assim... provavelmente procurando algo de valor! Ele disse que deixava a meia mais fedorenta que ele tinha usado dentre da bota de caminhada dele, e botava o dinheiro ali kkkkk

 

Enfim... já morei perto da tríplice fronteira BRA-URU-ARG e também não era 100% tranquilo não... pra mim, você só considera o Brasil num patamar bom quando dá uma escapada nesses locais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Galera, buenas!

 

Voltei dia 24/06 de lá (era pra ser 23, mas os imprevistos não permitiram).

 

Quero alerta-los do quanto o exercito de lá é corrupto, sim, corrupto!!!!

 

Todos os onibus que peguei na Venezuela foram parados de hora em hora e eles pediam dinheiro para não revistarem as bagagens.

 

Chegando em Ciudad Bolivar eles mandaram descer do onibus e revistaram só as malas de Brasileiros, numa salinha toda fechada. EVITEM ANDAR COM MUITO DINHEIRO NOS ONIBUS, ELES PERGUNTAM POR GRANA NA CARA DE PAU!!

 

Outra situação chata que aconteceu..

 

passando pela aduana de Santa Elena (a 100 metros do Brasil rs), o soldado cujo sobrenome é Montenegro começou a fazer terror psicologico em nós. Ele tirou do bolso um aparelho que parecia um termometro de farmacia mesmo, e falava que aquilo acusava se voce ja usou droga na vida (deve ser mentira, mas a pressão na hra é foda). Ele meio que quer te testar e ver que tipo de pessoa vc é.. se vc assumir que ja pois em algum momento da sua vida alguma droga na boca, a extorsão começa ..

 

ele revirou nossas bagagens e achou um restinho de nada, juro, não enchia um polegar, de folha de coca que haviamos usado em Huaraz no Peru. Explicamos pra ele, mostramos o passaporte e zás.. nada adiantou!

 

Ele comeu nossas mentes, dizendo que era nosso amigo mas tinha que fazer alguma coisa, e bla bla bla.. comclusão .. deixamos 2 relogios e 1 ipod touch.

 

Comentamos revoltados com pessoas do lado brasileiro e nos falaram que eles extorquem pessoas diariamente, desde brasileiros comprando gasolina no lado venezuelano, até viajantes.. principalmente os que vem da Colombia (nos falaram que eles costumam forjar mochileiros que vêm da Colombia com drogas que eles mesmos apreendem na fronteira). Tem gnte que paga pra ver o que eles vão fazer e se dão bem.. eu prefiri evitar.

 

CUIDADO, foi uns 45 minutos de terror, a cerca de 100 metros do Brasil.. mas faz parte!

 

Outra coisa, em Santa Elena tem um Duty Free.. se vcs têm a intenção de fazer umas compras por la ja se preparem.. eles cresceram o olho em 3 relogios nossos.. 2 infelizmente ficaram.

 

 

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

estive viajando em sulamerica ano passado, e algumas pessoas disserem ter sido vitima do exercito e da força nacional.

um amigo inclusive teve seus pertences roubados e ainda colocaram droga em sua mochila, ele fui desde colombia.

é bom ficar atente.

a coisa é seria. veja esse link uma materia. segue um trecho do link.

 

"Deputados federais e estaduais defendem o fechamento temporário da fronteira do Brasil com a Venezuela. O objetivo é fazer com que o governo venezuelano tome alguma providência para impedir que a Guarda Nacional e o Exército daquele país continuem extorquindo brasileiros que viajam de carro com destino, principalmente, à Ilha de Margarita, no mar do Caribe.:

 

http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/42647

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

PESSOAL, EU ACABEI DE VOLTAR DA VENEZUELA (FUI AO RORAIMA E DEPOIS FUI PRO LITORAL) E A VIAGEM TERIA SIDO PERFEITA SE NÃO FOSSE A EXTORSÃO DOS SOLDADOS DA GNB (GUARDA NACIONAL BOLIVARIANA). OS 8 BRASILEIROS QUE ESTAVAM NO MESMO ONIBUS QUE EU TIVERAM SUAS IDENTIDADES CONFISCADAS PELO SOLDADO QUE SUBIU NO ONIBUS PARA AVERIGUAÇÃO DE ROTINA.

ISSO FOI NA NOITE DE SABADO (22HS) DIA 18/08/2013 PRÓXIMO A PORTO ORDAZ.

OS DOIS SOLDADOS ENTRARAM NUMA CASINHA, NA FRENTE DA CANCELA QUE OS CARROS PASSAM E CHAMOU UM POR UM. AO ENTRAR VI QUE AMBOS FUMAVAM UM CIGARRO DE MACONHA E TINHAM UM FUZIL PENDURADO NO PEITO. FIQUEI EM PANICO E TENTEI MANTER A CALMA, ELES PEDIRAM DINHEIRO, DISSERAM QUE "COLECIONAM" NOTAS DE PAÍSES DIFERENTES E NISSO ME MOSTROU UMA NOTA DE R$20 QUE MINHA AMIGA BRUNA FOI OBRIGADA A DAR. EU PUXEI A CARTEIRA E TIREI 2 NOTAS DE R$10 MAS NESSE MOMENTO UM DOS SOLDADOS ABRIU MAIS MINHA CARTEIRA E PEGOU 2 NOTAS DE R$50. DEPOIS DISSO ME DEU O PASSAPORTE.

A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA É TOTAL! AS COISAS PODERIAM TER SIDO PIOR CASO ELES CISMASSEM COMIGO E JOGASSEM A DROGA NAS MINHAS COISAS. BEM PIOR!

ESCREVO ISSO POIS NÃO QUERO QUE OUTROS PASSEM O QUE PASSAMOS AQUELE DIA.

CASO ACONTEÇA DE TER QUE DESCER EM UMA DESSAS GUARITAS, JAMAIS JAMAIS JAMAIS ACEITE FICAR SOZINHO - CHAME ALGUÉM E DIGA QUE É SEU INTÉRPRETE OU O QUE QUISER. A FUNÇÃO DESSA GUARDA É APENAS VERIFICAR A IDENTIDADE E SE DESCONFIAR DE DROGAS NA BAGAGEM, ISSO DEVE SER FEITO EM PÚBLICO COMO FOI FEITO CHEGANDO EM SANTA ELENA DE UIAREN NO DESTACAMENTO DE FRONTEIRAS 84 ( http://www.destafront84gnb.com.ve/ ). CONFERIRAM TODA A BAGAGEM DO ONIBUS DE TODOS OS PASSAGEIROS DE FORMA TRANSPARENTE E EM PUBLICO.

NÃO SEI O QUE IRÁ ACONTECER MAS VOU AO CONSULADO DENUNCIAR O OCORRIDO.

CASO QUEIRAM MAIS DETALHES, É SÓ ME ESCREVER AQUI NO GRUPO MESMO.

FORTE ABRAÇO.

ÁLVARO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
galera, to pretendendo ir pra lá sozinho via santa elena e de lá para caracas/maracaibo/cartegena.... acham desaconselhavel devido a estes problemas?

valew.

 

Amigo,

 

aconselhável eu vou ser sincero, não é! Mas do mesmo jeito que eu fui (msm sabendo dos riscos), se eu fosse você eu iria!

 

Só tome muito cuidado, de preferência vá sem grana, sei lá, da um jeito de minimizar os riscos..

 

A coisa lá é feia na maior cara de pau!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
galera, to pretendendo ir pra lá sozinho via santa elena e de lá para caracas/maracaibo/cartegena.... acham desaconselhavel devido a estes problemas?

valew.

 

Eu fiz viagem semelhante ano passado, de Boa Vista até a Colômbia, mas fui de carro. A viagem foi sensacional, mas não recomendo a ninguém atravessar a Venezuela por chão. Tudo o que já relataram aí, aconteceu várias vezes conosco. Como eu tinha ido à Venezuela outras vezes, e já tinha passado por situações parecidas, já sabia como funcionava, mas mesmo assim tivemos muita dor de cabeça, dessa vez extrapolou qualquer limite que eu pudesse imaginar rs. A cada "alcabala", quando viam a placa do Brasil, éramos parados. E aí podia contar tempo perdido, pedidos de propina, tentativa de extorsão, "irregularidades" no carro, mochilas revistadas, "infrações de trânsito" e tudo mais que você imaginar. Eu me recusei a dar dinheiro todas as vezes, quando diziam que cometi alguma irregularidade, dizia pra fazer o procedimento formal e eu responderia, no final acabavam liberando, já que não tinham nada a alegar de fato. Mas ainda assim, era insuportável ser enchido o saco a cada vez que passava por um posto da guarda nacional.

 

Recomendo muito a viagem, mas atravessar a Venezuela por via terrestre, minha opinião pra qualquer um que perguntar é: não vá!

 

Se, mesmo assim, resolver ir, não engula as tentativas de extorsão. Se recuse a aceitar, eles vão insistir por um bom tempo, mas depois desistem. Sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...