Ir para conteúdo

La Paz


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros

La Paz é uma cidade intrigante. Há pessoas que numa primeira vista a acham um horror, e há outras que a acham incrível. Eu faço parte deste segundo grupo. A cidade esta situada numa grande depressão e há um contraste grande entre as casas sem reboque e o Illimani (pico nevado que domina a cidade) ao fundo.

 

As atrações mais tradicionais e conhecidas ficam nas redondezas da cidade e são:

. Sítio arqueológico de Tiwanaku - passeio de meio dia, leva umas 2 horas para chegar lá e mais umas 2 ou 3 horas para conhecer tudo. Vc pode ir por uma agência turística ou por conta. Pela agência sai uns 20 dólares. Por conta vc gasta a metade disso.

. Nevado Chacaltaya - passeio de meio dia (geralmente saindo as 9 da manhã). Leva umas 2 horas para chegar lá e custa de 40 a 60 bolivianos (cerca de 6 dólares) - este passeio geralmente é vendido junto com o Vale da Lua, o qual é bem menos interessante, mas válido por percorrer a parte baixa da cidade.

. Passeio de Bike La Paz - Coroico - leva um dia inteiro e você desce desde La Cumbre (4.700 m) até Coroico (1.800 m) em 4 horas de bike. Muito legal este passeio. Custa cerca de 35 dólares.

. Na cidade você pode ver um show de penha folclórica na Calle Sagárnaga ou imediações (cerca de 20 bolivianos), também pode fazer um city tour a pé, visitando as igrejas, ruas de pedestres, palácio do governo, mercado das bruxas, etc.

. Copacabana é uma opção mais distante e que já tem suas próprias atrações.

 

Há passeios não convencionais, como escaladas e ascensões a

picos nevados, como o Huayna Potosi 6.088 m e outros.

 

Uma agência legal e que me deu bons descontos e bons serviços foi a Alberth Tour, que fica na Calle Illampu, em frente ao Hostal Copacabana (o qual tbém é bom, cobrando cerca de 30 bolivianos por pessoa - negociáveis como tudo em La Paz)

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros de Honra

oi,

 

De La Paz vc tem duas opções para atravesar a fronteira para o Peru.

1ª opção - mais cara

Copacabana - nessa cidade vc pegar um taxi para ir até Kasani (fonteira Bolivia/Peru) e de lá tomar um ônibus rumo a Puno-Peru ou comprar uma passagem para Puno diretamente nas agências - o que é um pouco mais caro.

2ª opção - mais barata

Em La Paz vá para o cemitério, de onde saem as van com destino a Desaguadero (fronteira Bolivia/Peru), chegando a Desaguadero, faça os tramites nas duas aduanas e depois siga em frente na mesma avenida e ira achar um terminal de ônibus, de onde saem o transporte para várias partes do Peru - a fronteira em Desaguadero é mais perigosa - mas nada que o brasileiro que vive mas cidades grandes não possa contornar.

 

Boa viagem

MAria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo com a Maria Emília...

 

Se sua intenção é chegar logo no Peru vá por Desaguadero. Passei por lá sozinho. É mais perigoso mesmo, não me sentia confortável até o momento em que entrei no ônibus e segui para Puno. Mas compensa.

 

Em todo caso, se tiver tempo, recomendo passar 1 dia em Copa.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Uma que ja fui varias vezes é a Alberth Tours (www.hikingbolivia.com). O dono chama-se Juan (e sua esposa que tbem trabalha ai é a Miroslavia) e é muito gente boa. Ao menos no meu caso sempre cumpriu com o prometido e sempre foi bastante responsável. Busca os clientes no aeroporto e nao cobra nada por isso. Uma vez passei mal na noite anterior a um trekking (diarréia brava e vomitos!) e ele me levou em seu medico pessoal e com seu proprio carro sem me cobrar nada. Depois remarcou o passeio e foi tudo bem. Os precos sao mais ou menos os mesmos em todos os lados.

 

O que acho interessante é que ele tem um livro onde cada cliente poe suas reclamacoes, seus elogios e suas impressoes dos passeios. Ha muitos de brasileiros e isso acaba dando mais credibilidade ao servico.

 

Nas imediacoes ha muitas agencias de mesmo nivel. Tambem tem o fato de muitos passeios tradicionais (chacaltaya/vale de la luna, tiahuanaco, baixada em bici a Coroico, etc) eles juntarem um pouco de gente de cada agencia de turismo,,, e ai, vale mesmo o menor preco, porque acaba sendo tudo mais ou menos igual.

 

O que penso é que temos que perguntar direitinho como sera o passeio para nao haver "surpresas". A primeira vez q fui ao Chacaltaya fui com uma agencia (q nao lembro o nome agora) e eles disseram que era um veiculo 4 x 4 que levaria. Na hora H era uma van bem detonada e que nao chegou ao refugio devido ao mau estado do veiculo.

 

Bom,, é isso. Abcs. ::carai::

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mochileiros,

 

Em La Paz, na viagem do ano passado (agosto 2008) utilizei os serviços do Mateu, que trabalhava na recepção do Hotel Torino, mas internediava a compra de passeios com as agências e tudo o que compramos - Tiwanaku e Chacaltaya e Valle de la Luna foi cumprido a risca com o prometido.

 

Este ano (maio) como foi aberta/reaberta a agência do Torino e ele esta trabalhando lá, então compramos alguns passeios diretamente na agência com ele, outra vez foi cumprido tudo conforme o prometido.

 

Então só tenho a recomendar a Agência Torino, anexa ao Hotel Torino e o funcionário Mateu. ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Esta Alberth Tours que o ABJ falou é muito boa.

Em 2004 fiz alguns passeios com eles, e até mesmo um que não faríamos que foi até Copacabana, Ilha do Sol e dali para Puno. Pensava em fazer sozinho, mas o Juan como guia foi fantástico (não sei se é o mesmo que é dono hoje).

Também com eles fomos a Tiahuanaco (que vale fazer com guia para entender melhor o que tem ali) e Chacaltaya.

 

Se você buscar de 2004, talvez ache algum comentário meu hehehe

 

Já era muito bons no serviço em 2004, e se continuam bem até hoje é sinal que realmente vale a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Eu estive la ano passado e depois de pesquisar em varias agencia na Calle Sagarnaga, encontrei por 50 bls. Alias tiwanaco e Chalcantaya custaram 50 bls cada.

Fui por uma agencia que nao tinha sido citada aqui no forum mas foram otimos. Se chama Cade tour, fica no comeco da Sagarnaga no lado esquerdo dentro de um shoppingzinho.

 

Se fechar os dois tours da ate pra conseguir um desconto.

 

vale a pena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Galera,

 

 

1) Chego em La Paz no dia 26 de dezembro a noite. Apesar de todos dizerem que é melhor chegar sem reserva e procurar o hostel que mais agradar, estou um pouco apreensivo de chegar numa cidade desconhecida a noite e num dia que será bem morto. Será que corro o risco de dar com algumas portas fechadas em virtude do feriado ou por estar lotado?

 

Em La Paz você sempre encontra vaga, pode ir sem medo, pesquisa aqui as hospedagens.

 

2) Como todo mundo falou que em La Paz as coisas são muito baratas, estou deixando pra fazer várias compras importantes por lá (inclusive uma mochila nova, fleece e anorak). Porém, pelo meu planejamento, o dia das compras seria dia 27 de dezembro, um domingo emendado do natal que será na sexta. Alguém que já esteve por lá nesse período sabe se o comércio abre aos domingos e feriados? Alguém que já esteve no Natal sabe se a cidade funciona normalmente? Na pior das hipóteses, será que na segunda (28) o comércio reabre normalmente? Aliás, as lojas ficam abertas a noite?

 

O comércio em geral tanto na Bolivia como no Peru fecha nos domingos e feriados, mas na segunda (28) já deverão estar abertos normalmente.

 

Na Calle Illampu onde fica a loja daTatto, tem outra duas lojas quase em frente que também vende artigos out door, mas não tão técnicos como na primeira.

 

Na calle Comercio, que é um rua de pedestre que começa na Plaza Murillo e vai até a passarela que cruza a Mariscal Santa Cruz, tem um comércio ao ar livre, que funciona a partir das 17 horas, 365 dias do ano e onde se vende de tudo.

 

3) Gostaria de ter uma idéia dos preços do que preciso comprar por lá. Alguém se lembra de alguma loja grande que eu consiga talvez encontrar um site para poder ter uma estimativa? Alguma indicação de loja de artigos esportivos em La Paz? E eletrônicos? Qto aos locais, parece que o melhor comércio é perto da R. Sagarnaga, é isso?

 

Quanto aos preços dá uma pesquisada aqui

 

 

Espero ter ajudado um pouco

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...