Ir para conteúdo

Nordeste - Recife - Olinda - Porto de Galinhas - Maragogi - Japaratinga - Porto das Pedras - Piranhas - Xingó - Aracaju


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia!

 

Vou falar deixar uma breve texto com minhas opiniões e dicas de passeios pelo Nordeste no trecho entre Recife e Aracaju.

 

> Recife - Fui, mas não curti! Infelizmente. Eu esperava muuuuito mais da capital de Pernambuco. Vale muito à pena conhecer o museu Ricardo Brennand. É fantástico. A orla de Boa Viagem nem é tão bela e não tem atrativos turísticos.

 

> Olinda - Defino como "um pelourinho arrumadinho".

 

> Porto de Galinhas - Decepção totaaaal! Deveria se chamar "Dorme com as Galinhas" (::bad::) . Por volta das 20:00h já não havia mais nada aberto; os bares e restaurantes são péssimos e o lugar é levemente bonitinho e com um pedacinho de praia meia-boca onde os turistas inocentes ficam maravilhados com o passeio às piscinas de maré baixa para mergulhar entre os peixinhos coloridos. Em diversos pontos mais bonitos do litoral nordestino se faz este tipo de passeio ao mar. Os bugreiros cobram aproximadamente R$70,00 para levar à Praia do Muro Alto para passar o dia por lá - praia linda, água quente e clara mas nada muito além do restante do litoral nordestino. Eu esperava outra coisa completamente diferente, pois, sempre ouvi muitas pessoas falando muito bem de lá; que o lugar era fenomenal e tal... Contudo, depois descobri que estas pessoas ainda não conhecem Arraial D'ajuda (BA). (::otemo::)

 

> Maragogi - Passeio pelas piscinas naturais para mergulhar entre os corais e peixes coloridos...show de bola! Dica: Leve miolo de pão ou biscoitos escondidos dentro da sunga para que os peixeis venham até você. Os guias levam, mas dizem que não podemos levar, que é proibido e tal. Mas não vale nada a pena dormir por lá. Vá apenas curtir o passeio, que custa em torno de R$80,00, e tchau! Pois não há mais nada, absolutamente nada para fazer por lá. Não compensa fazer o passeio para conhecer o local onde têm os cavalos-marinhos. Pois você paga para um guia te levar de barquinho pelo rio acima e, contudo, por diversas vezes não se vê nenhum cavalo-marinho no local. Ali, fica um ou mais pescador tentando pegá-los no fundo do rio para colocá-lo num pote plástico transparente para mostrá-lo ao turista. Só isso! ( ::bad:: )

 

> Japaratinga - Fica a exatos 7km de distância de Maragogi, para quem está vindo de Porto de Galinhas em direção à Maceió. É mais bonito e mais bem estruturado que Maragogi; tem pousadas e hotéis mais bonitos e bem estruturados. Em Japaratinga também há como fazer o passeio às piscinas naturais do local. É FENOMENAL. Pois, no geral, todos fazem em Maragogi e superlota o local. Em Japaratinga não se vê praticamente embarcação alguma dos receptivos fazendo os passeios. Questionei por quê e um nativo me informou que é por que ali havia pesca predatória (e ainda há) e, sendo assim, os peixinhos do local não são tão "sociáveis" quanto aos de Maragogi, pois têm medo. É é verdade! Pude comprovar. Fizemos o passeio exclusivo com o tal nativo e pudemos comprovar o fato. Demorou um pouco de tempo para que os peixinhos se aproximassem de nós, mesmo oferecendo os miolos de pão. Se aproximavam sempre desconfiados. Mas foi FANTÁÁÁÁÁÁÁÁSTICO!!! Uma beleza sem igual!

O nativo chama-se Jacielmo (mais conhecido como PINTO). É um jovem rapaz e gente boa! Ele também trabalha nos receptivos de Maragogi. Nos deu todas as dicas.

Japaratinga também é um local apenas para se fazer o passeio durante o dia. Não tem nada à noite. Infelizmente.

 

> Porto das Pedras - Nesta humilde cidadezinha pudemos conhecer o SANTUÁRIO DO PEIXE-BOI-MARINHO! Foi FENOMENAL! Um passeio e visita guiada por nativos que trabalham numa ONG que ajuda a proteger esta espécie. Foi altamente rico, cultural e emocionante. Pudemos ver de pertíssimo os peixes-boi-marinhos. São enormes e altamente dóceis. Uma pena que não podem ser tocados (como forma de proteção à vida deles). ( ::otemo:: )

 

> Maceió - Foi a melhor parte do passeio. A orla e os passeios são excepcionais. Os quiosques e os atendimentos são exclusivamente voltados ao turismo. Show de bola! A culinária é deliciosamente perfeita e os preços imbatíveis. TOP!!! ( ::otemo:: )

 

> Piranhas e Xingó - Piranhas é uma pequena e culturalmente rica cidadezinha de Alagoas (na divisa com Sergipe) às margens do Rio São Francisco. O Cânion do Xingó, onde fica a Hidrelétrica do São Francisco é MUUUUUUUUUUUUITO SHOW!!!! ::otemo::::otemo::::otemo:: Foi outro passeio perfeito. Todo mundo merece. Alugamos um carro em Maceió e fomos pelas estradas do sertão os invés de irmos pela BR-101. Não há movimentação alguma de automóveis e caminhões e, ainda assim, gastamos 5:30h de viagem. Tem que sair no máximo às 5:00h para dar tempo de realizar o passeio no catamarã. Dormimos em Piranhas (detalhe: acabou a energia por volta das 21h na cidade da hidrelétrica do São Francisco. Putsz...kkkkkkkkk) e no dia seguinte fomos para Aracaju.

 

> Aracaju - Vale muito à pena passar um final de semana em Aracaju. A capital é muito linda e limpa. A orla de Atalaia é lindíssima, tem um mercado central muito legal e organizado e há aproximadamente 1 ano inauguraram o MUSEU DA GENTE SERGIPANA. Belíssimo e super moderno, cultural e interativo. Vale muito à pena conhecer.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, estou novamente curtindo férias em Aracaju. Desta vez fiquei uma semana e tive mais tempo para conhecer alguns bares, restaurantes e praias diferentes.

Bom, os elogios a Aracaju são diversos, a começar pelas belas mulheres nativas. O povo além de bonito é educado e se vestem muito bem. ::otemo::

 

> A famosa e linda orla de Atalaia legal de ser visitada tanto de dia quanto a noite pois os bares e restaurantes da famosa Passarela do Caranguejo têm agito noturno e os locais e monumentos de visitação da orla são legais de serem visitados durante o dia, andando muito (pois a orla é gigantesca) debaixo de muito sol e calor - então prepare-se com roupas e assessórios apropriados. Ainda na passarela do caranguejo há um famoso bar dançante chamado CARIRI. Vale à pena visitá-lo, porém, a música é estrondosamente alta e atrapalha conversar, mas é muito animado. O forró come solto! ::otemo::

 

> Desta vez pude degustar a culinária do local e curti muito tanto pela qualidade dos alimentos quanto pelos preços. Os valores aqui são infinitamente mais baixos que em Vitória (onde o povo deve estar achando que é Dubai,só pode!). Vou dar algumas de bares e restaurantes:

 

* New Hakata - comida a la carte muito boa e pratos bem servidos. Oferece opções de petiscos, carnes na chapa e culinária japonesa. (www.newhakata.com.br) ::otemo::::otemo::

 

* Severina Xique-Xique - self-service fenomenal! Excelente cardápio de comidas típicas nordestinas e com um sabor sem igual. Ambiente caracterizado e muto bom atendimento. ::otemo::::otemo::::otemo::

 

* Mangará - este é para JANTAR COM SELF-SERVICE! FENOMENAL! Só oferece almoço aos domingos. Os donos são irmãos dos proprietários do Severina. Segue a mesma linha deste e também é todo caracterizado. ::otemo::::otemo::::otemo::

 

* Villa da Praia - bar e restaurante legal para comer caranguejo. É a pedida certa. Os demais itens do cardápio não são tão bem servidos e nem tão gostosos. De terça a quinta tem promo de 3 caranguejos por R$7,90. ::cool:::'>

 

* Villa Botequim - uma choperia bem legal com boa música ao vivo. ::otemo::::otemo::

 

* Parmegiano - é um restaurante de franquia e que tem comida muito boa e com preço justo. (fiz questão de trazer um cardápio, pois até agora não estou acreditando nos preços). ::otemo::::otemo::::otemo::

 

* Paraíso do Baixinho - é um dos bares da orla de Aruana, logo após Atalaia. É um bar que abre diariamente (de domingo a domingo) e nos dias da semana foi onde tinha um pouco mais de movimento. A cerveja estava geladíssima! ::otemo::

 

> Se for passear e fazer comprar no mercado municipal para comprar castanhas e doces e artesanatos, sugiro que deem preferência à lojinha da dona Luzia no LATICÍNIOS LUZIA CIRINO. Ela é muito gente boa e os produtos são excelentes. A lojinha dela também é a única em que as castanhas já vêm embaladas e separadas por pesos.

 

> É interessante que vá conhecer PRAIA DO SACO E MANGUE-SECO. Lugares onde foram gravadas as cenas da novela Tiêta. O local é bem rústico e com pouca estrutura. Fui conhecer outro lugarejo chamado TERRA CAÍDA, que fica a poucos Km dali, mas não achei que valeu à pena.

 

Enfim, vale muito à pena incluir ARACAJU na rota do seu passeio de férias pelo Nordeste do Brasil! E se for ficar em hotel, sugiro que faça sua reservas nos hotéis ou pousadas da orla de Atalaia e os mais próximos da passarela do caranguejo. Já fiquei nos hotéis Algas Marinhas (www.algasmarinhas.com.br) e Jatobá (www.jatobahotel.com.br), são bons (nada de luxo), têm preços razoáveis e ficam na passarela do caranguejo.

 

Bom passeio!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ótimo relato de viagem!

 

penso a mesma coisa sobre alguns pontos turisticos que o povo exalta, alguns super comuns e cobram super caros.

 

Seu relato esta sendo essencial para a viagem que estou montando em janeiro de carro pelo nordeste! Já irei evitar ou ficar pouco tempo em alguns que já desconfiava serem super comuns.

 

Abrs

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Fernando!

Estou com um roteiro para Março/15 ficando 3 dias em P.Galinhas, 3 dias em Maragogi e mais 4 dias no Morro Sao Paulo-BA, mais vendo seu relato fiquei na duvida agora se permaneço esses dias msmo em PG e Maragogi ou se fico em Recife e em 3 dias faço os dois lugares e vou pra Aracaju ficar 3 dias que tiraria de um dos dois lugares.Qualquer opiniao é bem vinda.

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...