Ir para conteúdo

Passes de Trem na Europa - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][info]Este tópico é um guia, foi construído com informações sobre os Passes de Trem da Europa, que esta sendo construído com informações de viagens da equipe do site e de pesquisa na Internet. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir com o Guia de Passes de Trem:

1-Faça suas perguntas ou deixe sua dica sobre os passes: Passes de Trem - Perguntas e Respostas[/info]

 

[linkbox]Passes de Trem - Perguntas e Respostas

Europa - Roteiros de viagem

Relatos de viagem

Eurail[/linkbox]

 

[t1]O que são passes de trem?[/t1]

São passes que permitem que se faça viagens de trem por um ou vários países da Europa dentro de um período de tempo, com viagens ilimitadas e seguindo algumas regras, sem que haja necessidade de comprar tickets a cada viagem.

O Eurail é o passe de trem para estrangeiros e só pode ser comprado no país de origem, sendo impossível comprá-lo na Europa. São 4 opções de passes que podem abranger vários países, somente alguns deles, regiões especificas da Europa ou somente cidades dentro de um mesmo País.

 

[t1]Qual a diferença entre o Eurail e o Interrail?[/t1]

O Interrail é o passe de trem exclusivo para pessoas que residem há mais de 6 meses na Europa, é mais barato que o Eurail, porém só é possível comprá-lo na Europa.

 

[t1]A Eurostar está incluída no Eurail Pass?[/t1]

O Eurostar e a Inglaterra não estão incluídos no Eurail Pass.

O Eurostar é uma conexão ferroviária de alta velocidade entre França/Bélgica e Londres, Inglaterra. Eurostar é uma companhia privada e não está incluída no Eurail Pass. Além disso, o Eurail Pass não é válido no Reino Unido, entretanto, você pode ter desconto no Eurostar.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Quais são os tipos de passes de trem?[/t1]

 

Existem atualmente 4 grandes classes de passes:

 

[t3]Eurail Global Pass Consecutive e Euro Global Pass Flexi[/t3]

 

Eurail Global Pass Consecutive:

O mais abrangente, permite viajar por 21 países, por um período que varia de 15 dias a 3 meses.

Países Inclusos: Alemanha, Áustria (incluindo Liechtenstein), Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França (incluindo Mônaco), Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Suécia e Suíça.

 

:idea: Isso significa que:

Você poderá viajar uma quantidade ilimitada de vezes, dentro dos países inclusos, durante a validade do seu passe (15 dias, 21 dias, 1,2 ou 3 meses) a contar a partir do dia da validação do mesmo (1° viagem)

Conta-se os dias de forma consecutiva. Ex: Passe de 15 dias, a primeira viagem foi realizada no dia 01/12, então o passe vale para o dia 01/12 até o dia 15/12.

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Vale a pena se:

• Se incluir mais de 5 países

• Seu roteiro incluir muitos trechos de trem e foram viagens quase diárias.

• Se você usar cidades como base para viagens próximas retornando no fim do dia.

 

 

Eurail Global Pass Flexi:

 

O passe tipo Flexi, significa que a quantidade de dias de viagem (10 ou 15 dias) não precisa ser contada de forma consecutiva, porém deve ser utilizado dentro do limite de 2 meses a partir da validação do passe. Importante: Deve-se completar manualmente a data na qual se utiliza cada dia de viagem antes de entrar no primeiro trem de cada dia. Em cada um dos dias de viagem pode-se realizar varias viagens.

 

:idea: Isso significa que:

Por exemplo: Eurail Global Pass Flexi - 10 dias por 2 meses: Dentro de dois meses após a validação do passe, em um total de 10 dias independente da quantidade de dias entre uma viagem e outra, desde que não ultrapasse os 2 meses de validade, em qualquer um dos 21 países inclusos.

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Vale a pena se:

• Você for viajar por países que não façam fronteira uns com os outros.

• Tenha um roteiro fixo e tenha em mente o número de vezes e as datas que for realizar as viagens de trem.

 

[t3]Eurail Select Pass:[/t3]

 

Permite que você selecione 3, 4 ou 5 países vizinhos para um determinado número de dias de viagem (5, 6,8 ou 10 dias) num período de 2 meses, entre os 24 países inclusos. Os países devem ser ligados por um trem direto (não através de outro país) ou uma linha marítima participante da Eurail.

A lista dos 24 países inclusos e com quais países fazem fronteiras você pode encontrar em:

Lista de Países

 

:idea: Isso significa que:

Você poderá escolher o numero de dias de viagem em um período de 2 meses por uma quantidade especificada de países de sua escolha que obrigatoriamente devem ser vizinhos uns aos outros.

Ex.Durante os 2 meses de validade do passe posso viajar 5 dias, independente se consecutivos ou não, entre Alemanha- Holanda (Benelux)-França- Portugal-Espanha.

 

Existem 3 combinações de países que contam como um só país.

1. Benelux = Bélgica, Países Baixos (Holanda) e Luxemburgo

2. Croácia e Eslovênia

3. Sérvia & Montenegro e Bulgária

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Vale a pena se:

• Você for viajar por até 5 países que façam fronteira uns com os outros.

• Tenha um roteiro fixo e tenha em mente o número de vezes e as datas que for realizar as viagens de trem.

 

[t3]Eurail Regional Pass:[/t3]

 

Adequado para viajantes que querem conhecer uma pequena região da Europa, normalmente conjugando 2 ou 3 países vizinhos num passe. São 25 tipos diferentes de passes.

Viagem ilimitada de trem a partir de 3 até 10 dias de viagem em um período de 2 meses.

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Vale a pena se:

• Você for viajar por até 3 países, em uma pequena parte da Europa, que façam parte das 25 opções diferentes.

• Tenha um roteiro fixo e tenha em mente o número de vezes e as datas que for realizar as viagens de trem, sendo que não se pode ultrapassar o total de 10 dias de viagens.

 

[t3]Eurail Country Pass:[/t3]

 

Feito para passageiros que desejam viajar por 1 país da Europa em um curto período de tempo. Dependendo de cada país é possível escolher passes de 3 até 10 dias de viagem dentro de até 1 mês.

Os países que possuem passes são:

Alemanha, Áustria, Benelux, Bulgária, Croácia, Escandinávia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Itália, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Escandinávia, Eslovênia, Suécia.

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Vale a pena se:

• Você for viajar por diversas cidades dentro de somente 1 país[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify]A Eurail oferece diferentes tipos de tarifas para públicos específicos com descontos diferentes para cada um deles. Cada tipo de passe pode ter diferentes tarifas, por isso é necessário se informar se existem essas opções para o passe da sua escolha.

 

[t3]Adulto[/t3]

Versão para passageiros maiores de 26 anos. É emitido um único passe em nome do passageiro, nesse caso não há descontos aplicáveis. O passageiro viaja na 1° Classe.

 

[t3]Youth[/t3]

É o passe para Jovens com menos de 26 anos e oferece uma tarifa especial, mais barata que o passe Adulto. O passageiro deve ter até 25 anos antes do primeiro dia de utilização do passe/bilhete (data de validação). As passagens são validas para 2° Classe ou descontos para a 1° classe.

 

[t3]Senior[/t3]

Está é uma versão que oferece uma tarifa especial para os passageiros maiores de 60 anos. O passageiro deve ter 60 anos completos ou mais no momento de validar o seu passe.

 

[t3]Saver[/t3]

As versões SAVER dos passes oferecem uma tarifa especial quando se trata de 02 ou mais passageiros que viajam juntos. Todos os passageiros devem estar presentes no momento da validação do passe e devem viajar juntos durante todo o trajeto. É emitido um único passe em nome de todos.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Como validar o Eurail Pass?[/t1]

 

Antes de embarcar no primeiro trem, a primeira e a última data de validade devem estar preenchidas. Essa validação só poderá ser feita pelo agente de viagem que vendeu o Passe, ou pelo funcionário do guichê de bilhetes da estação ferroviária. È proibido que o portador do passe faça a validação do mesmo. Se um bilheteiro tiver que fazer isso dentro do trem, você terá que pagar uma taxa.

 

 

[t1]Como devo preencher o calendário de viagens?[/t1](flexi)

 

Em cada dia da viagem, antes de embarcar no primeiro trem, é necessário que você anote a data da viagem no calendário de viagens impresso no bilhete (veja o exemplo do Eurail Pass abaixo). Não fazer isso é o mesmo que viajar sem bilhete, o que significa que você corre o risco de pagar uma multa elevada ou ter seu passe confiscado pelo fiscal de bilhetes.

Anote o dia e o mês nos lugares certos: escreva o dia na caixa marcada 'Day; e o mês na caixa inferior, marcada 'Mth: Anote cada dia de viagem em uma caixa separada e escreva em tinta azul ou preta.

 

imagem.JPG.df3e20e226f0494be7c57b021b1f4804.JPG

 

Se você cometer um erro ao preencher a data, perderá um dia de viagem. Não é permitido corrigir erros, pois isso poderia ser interpretado como fraude. Você precisará anotar a data correta na caixa de dia da viagem seguinte. Se você preencher errado e desejar, pode solicitar a troca do passe. Para isso é necessário ir até o escritório da Eurail Aid e pedir a troca. Será cobrada uma taxa de aproximadamente € 30.

Não é necessário preencher todo o calendário de viagem ao mesmo tempo. Basta registrar cada dia de viagem apenas quando usar o passe.

 

 

[t1]Como preencher uma viagem que dure a noite toda no calendário de viagens?[/t1](flexi)

 

Se você possui um Passe com datas de viagem flexíveis (isto é, 5 dias de viagem dentro de 10 dias), existem duas possibilidades para viajar no trem noturno:

Caso o seu trem parta antes das 19:00h, você precisa usar dois dias de viagem (preencha o dia de saída e o de chegada) ou se você está viajando em um trem noturno direto que parte depois das 19:00h, pode utilizar a regra das 19 horas, que permite usar apenas um de seus dias de viagem.

 

Regra das 19 horas:

Regra válida para quando utilizar um trem noturno direto que começar o percurso após as 19:00 hrs. A data que se deve colocar no espaço é o dia de chegada do trem. Se você pegar apenas um trem noturno direto após às 19h00 chegando ao destino final na manhã do dia seguinte, será contado apenas um dia e você terá até às 23h59 do dia seguinte para continuar usando o passe a mesma data. O dia do passe se inicia às 00h01 e se encerra às 23h59.

 

 

[t1]O que acontece se eu viajar por um país não incluído no meu passe?[/t1] (flexi)

 

Se uma parte de uma viagem passar por um país não incluído no Passe, você deverá adquirir um bilhete para esse trecho. É melhor fazer isso antes de embarcar no trem, uma vez que adquirir bilhetes no trem custará mais caro.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Os passes de trem incluem a reserva ou é adicional? Em que trens a reserva é obrigatória?[/t1]

 

Existem 3 tipos de trem:

• Trens sem reservas: trens locais e regionais geralmente não exigem reservas.

• Trens com reservas opcionais: você pode fazer uma reserva se deseja garantir um assento, mas não é necessário

• Trens com reserva obrigatória: Reservas são exigidas para muitos trens de alta velocidade como o Thalys e para os trens noturnos

 

Quando você compra um passe de trem, você fica dispensando de comprar a passagem (ticket), porem em certos trens europeus, como os de alta velocidade, internacionais ou noturnos, é obrigatório fazer reserva. Para saber os trens em que é necessário fazer as reservas consulte a tabela de horários da Eurail. Eles sempre vêm indicados com um símbolo “R” na frente do horário do trem.

 

Os custos das reservas não estão incluídos no preço do passe e variam dependendo do país, distância, horário do dia e tipo de trem. Os valores das reservas dos trens podem ser conferidos no site da Eurail. Valores das Reservas

 

[li=]O número de assentos disponíveis para usuários dos passes de trem pode ser limitado, por isso a reserva deve ser feita com antecedência, principalmente na alta estação, feriados e horários de rush. As reservas podem ser feitas até 90 dias antes da viagem. É aconselhado fazer as reservas ainda no Brasil, porem também é possível fazer as reservas nas estações de trem. Caso queira fazer as reservas na Euroa, faça no dia que chegar à cidade para evitar que não consiga a reserva para o dia e horário desejado.[/li][/align]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Tipos de acomodação mais comuns:[/t1]

 

[t3]Sleepers (Dormitórios)[/t3]

Sleepers e compartimentos separados, com 1, 2 ou 3 camas. Na maioria das vezes, estes compartimentos têm camas separadas para homens e mulheres, a menos que o compartimento tenha sido reservado por um casal ou por uma família. Oferecem lençol, cobertor e travesseiro. Os compartimentos de leito geralmente possuem pia privativa, e existem banheiros no corredor do trem. Alguns trens noturnos também oferecem compartimentos de luxo com banheiro privativo e chuveiro.

 

Especial ou Individual

1 pessoa - Disponível somente para titulares do passe de 1ª classe.

t1.JPG.56eedea67fc1bca2ef9d686a359f703e.JPG

 

Duplo ou T2/Turista2.

2 pessoas - 1ª classe. Em alguns trens também disponível para a 2ª classe

t2.JPG.8efe88e8ffd033f6f97eaa9e7a89fbb2.JPG

 

Triplos ou T3/ Turista3

3 pessoas - Todos os titulares de Eurail Pass seja 1ª classe ou 2ª classe.

t3.JPG.83da4c3fe347f4d7e0ab8dae27af1265.JPG

 

 

[t3]Couchette[/t3]

Carros Couchette oferecem acomodação padrão de dormitório. Eles oferecem um local para deitar com um travesseiro, uma coberta e um lençol. Há carros couchette com compartimentos para 4 pessoas ou para 6 pessoas. Lavabos e banheiros estão localizados no final de cada vagão. Couchettes estão disponíveis para titulares de Passes de 1ª e 2ª classes.

 

4 pessoas

couchette4.JPG.b4e9d1a1b37c4651147def5934a8b0d6.JPG

 

6 pessoas

couchette6.JPG.2984d3da51ed8894c76e9d73fd7eee48.JPG

 

 

 

[t3]Sleeperettes (Assentos Reclináveis)[/t3]

Em alguns trens noturnos, 'sleeperettes' encontram-se disponíveis.

sleppers.JPG.59abd8df0671f63ab143dcc42de59392.JPG

 

Se você reservar uma cama (dormitório ou couchette) são fornecidos lençol, cobertor e travesseiro.[/align]

 

[creditos]Texto: Letícia Quaresma, Constantino

Fonte: Mochileiros.com, Eurail, Bergamo Turismo

Fotos: Eurail[/creditos]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...