Ir para conteúdo

[ Relato de Viagem ] Buenos Aires e Zoo Lujan de mochilinha e Pantufas!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify]Já andei por muitos lugares neste mundo, mas dessa vez foi diferente: Fiz minha primeira Trip com minha filha de 7 anos, e como todo bom mochileiro gosta mesmo é de aventura, de cara fomos pra Buenos Aires.

 

Ficamos 5 dias na capital Portenha e tínhamos um objetivo principal, o Zoo de Lujan. A Larissa tinha ficado louca com minhas fotos ( estive la em 2010 ) e preferiu trocar o calor de Fortaleza, nossa primeira opção, pelo frio de Buenos Aires pra poder estar perto dos bichos que ela tanto ama.

Comprei as passagens em fevereiro pela TAM ( operado pela TAM Mercosul, uma subsidiaria da TAM no Paraguai, mas que em teoria é tudo TAM mesmo). Tanto no voo de ida quanto no de volta viajamos num A320-200 de bandeira Brasileira. A única diferença é que a tripulação era Paraguaia.

Nâo posso dizer que foi um bom voo, mas pelo preço que paguei ( 250 reais ida e volta pra mim e R$ 185 pra Larissa.) até que valeu a pena. Aqui vale uma ressalva de como a TAM caiu na prestação de serviços, pontualidade e atendimento ao cliente. Não vou me estender, mas realmente ficou muito a desejar nestes quesitos.

 

Para viajar com minha filha pra fora do país , precisei de uma autorização da mãe, por escrito, com data de validade e firma reconhecida. Esta autorização deve ser feita padronizada como indica o Manual de Viagem ao exterior com menores da Policia Federal, ( Junto aqui do RELATO vou colocar anexo o modelo em .DOC pra facilitar ). A firma pode ser reconhecida somente por semelhança, não sendo necessário a autenticidade ( presença de um tabelião ) . Esta autorização deve ser feita em 2 vias, sendo que sempre uma ficará retida na Policia Federal do aeroporto. A outra deve andar sempre com a pessoa que estiver com o menor. Mesmo que os país sejam casados, ou que não haja nenhuma ação na justiça por guarda etc, esta autorização é necessária quando o menor tiver que viajar somente com UM dos pais, ou seja, se estiver so com a mãe o pai quem deve autorizar e vice-versa. No site da Policia federal existem muitas informações a respeito. Na saída da Argentina me pediram novamente apenas para verificar.

Eu fiz o passaporte da Larissa, mas como antes de viajar com ela estava fazendo meu próprio mochilão para os EUA, acabou que não deu tempo de ir buscar. Mas como estava indo pra Argentina, por acordos internacionais, nós brasileiros podemos entrar no país apenas com nosso RG e foi assim que a pequena entrou.

Na argentina já estão usando o escaneamento de digitais + foto, sendo assim não é preciso mais preencher formulário de imigração, apenas o próprio oficial da “migracion” coleta as digitais, preenche seus dados e imprime um cupom ( tipo um cupom fiscal ) e neste mesmo papel ele carimba sua entrada. Este papel deve ser bem guardado para a saída do País.

 

[t1]Dia 1:[/t1]

 

Chegamos em BsAs as 8:45h da manha, 20 minutos antes do previsto. Como já havia consultado, os transfers, remises ou taxis me cobrariam algo em torno de 250 pesos para nos levar ao Hostel, sendo assim liguei antes para la e pedi pra eles me indicarem um transfer de confiança ( não quis arriscar ônibus por estar na primeira viagem com a pequena e também por que havíamos acordado as 2:30h da manha para ir pro aeroporto e ela estava muito cansada ).

Ficamos no Hostel Tango & Bandoneon ( Calle San Jose 574 – San Telmo ), um excelente custo beneficio em se tratando de hostel pra familia e casais ( 55 dolares a diária quarto casal com banheiro + café da manha + aquecimento e roupa de cama e banho ). A dona é a Natalia, uma simpatia de pessoa que me ajudou bastante com tudo que precisei. Ela mesmo foi quem mandou um taxista de confiança dela ( trabalha com ela a mais de 10 anos ) e que nos cobrou 200 pesos, incluindo me esperar com uma plaquinha no aeroporto ( me senti o CVC ..rsrs ) .( Taxisita: Sr. Gonzalo, Tel: (54) 11 1535101500, Mail gonzalotorricopose@hotmail.com - é so falar que é do mochileiros.com que tem desconto!! )

 

Chegamos no hotel por volta das 11h e já nos instalamos. Neste dia mesmo fomos de metro até o shopping Abasto ( Estacion Carlos Gardel ) onde fica o Museo de Los Niños. Uma espécie de mini mundo, onde as crianças podem se divertir o dia inteiro brincando de ser gente grande. Podem se vestir de dentista, fingir ser motorista de ônibus, secretaria, bancaria, trabalhar no Mc donalds, locutor de futebol e muitas outras coisas bem interessantes. A Larissa adorou. No começo ela não queria entrar não, pois viu um monte de crianças bem menor que ela entrando, mas depois que tava La dentro não queria mais sair. Entrada criança 40 pesos e adulto 20 pesos

 

20120531021559.JPG

 

20120531021653.JPG

 

20120531021712.JPG

 

20120531021744.JPG

 

20120531021805.JPG

 

20120531021828.JPG

 

20120531021852.JPG

 

 

No mesmo Shopping fica a Neverland ( Brinquedos com cartão magnético ( antiga ficha ) que variam de 2,85 a 9 pesos ), um parque de diversões dentro do shopping que tem até montanha Russa e roda gigante Indoor. Muito melhor que o parque da Xuxa por exemplo. Passamos o dia La e voltamos pro hotel também de metro.

 

20120531022123.JPG

 

20120531022143.JPG

 

20120531022202.JPG

 

20120531022344.JPG

 

20120531022407.JPG

 

 

[t1]Dia 2:[/t1]

 

No nosso roteiro ( feito pelo meu amor Letícia Quaresma , gracias!! ) neste dia estava previsto a ida ao Zoo de Lujan, mas como dormimos um pouco de mais, e também como era feriado na Argentina, acabou que resolvi não ir pra la, então antecipei o passeio de sábado e saímos com destino ao Trem de La Costa, para no final chegar ao Parque de La costa (O Hopi Hari portenho ). Para chegar ao trem, tomamos o metro ( 2,50 pesos ) com destino a estação Retiro e La um trem com destino a Mitre ( 1,85 pesos ). Na estação de Mitre, atravessamos uma passarela e já estavamos na estação inicial do trem de La Costa. Trata-se de um trem turístico, que passa pelos principais bairros da costa de Buenos Aires e tem o destino final a cidade de Tigre. Custa 10 pesos por pessoa e o tíquete te da o direito de descer e subir no trem quantas vezes quiser dentro do mesmo dia.

Como eu já tinha feito esse trajeto da outra vez que estive em BsAs, sabia que em San Isidro era a melhor estação para uma parada antes de chegar a Tigre. La caminhamos um pouco e compramos um doce de leite artesanal que um velhinho vende que é divino.

 

20120531023400.JPG

 

Seguimos viagem no próximo trem ( a cada 30 minutos tem um ) e chegamos rápido em Tigre. Fomos direto ao parque, que fica bem ao lado da estação e brincamos la o dia todo ( 80 pesos por pessoa no passaporte plus, que da direito aos brinquedos mais legais do parque )

 

20120531024016.JPG

 

20120531024038.JPG

 

20120531024100.JPG

 

20120531024123.JPG

 

20120531024147.JPG

 

 

Voltamos a Buenos Aires de trem convecional, partindo da estação de Tigre diretamente ao retiro ( 19 estações em 1 h de viagem ) e do retiro pro Hostel, como já estava de noite preferi pegar um taxi ( 20 pesos )

 

[t1]Dia 3[/t1]

 

Acordamos cedo, pois havia programado a van Fabebus para as 10 horas pra ir pra Lujan. Esta é uma opção mais cara, mas infinitamente mais rápida do que a tradicional Metro até praça Italia + Bus linha 57 até a porta do zoo que leva cerca de 2 horas. De Van levamos 40 minutos. A Van custa 30 pesos por pessoa e passa pelo seguinte itinerário:

 

[mostrar-esconder]De Luján a Capital

 

Alte. Brown y M. Moreno

Alte. Brown y 9 de Julio

Francia y San martín

Francia e Ituzaingo

Ituzaingo y Colón

Ituzaingo y Humberto

Humberto y Bme. Mitre

Bme. Mitre y Gral. Paz

Bme. Mitre y Guemes

Bme. Mitre y Belgrano

Bme. Mitre y Constitución

Universidad

Autopista del Oeste

Autopista 25 de Mayo

Autopista Perito Moreno

De Capital a Luján

 

Cerrito e/ Paraguay y M.T. de Alvear

Cerrito e/ Av. Corrientes y Sarmiento

Lima y Av. Belgrano

Lima y Av. Independencia

Autopista Perito Moreno

Autopista 25 de Mayo

Autopista del Oeste[/mostrar-esconder]

 

Da primeira vez fui de ônibus ( custou 20 pesos se não me engano ) , mas com a pequena sempre temos que pensar no conforto deles primeiro.

Chegamos no Zoo por volta das 11h e já entramos. A entrada estava superinflacionada perto dos 40 pesos que paguei em 2010. Hoje custa 100 pesos por pessoa. Na entrada mesmo, se preferir vc pode pedir pro pessoal do zoo agendar a van de retorno a Buenos Aires . Como era feriado, os horários estavam reduzidos então agendei para as 13:30h, pois as 15:30h já estava cheio e a próxima era so as 17:30h. Duas horas no Zoo foram bastante tempo pra Larissa matar toda a curiosidade de passar a mão em filhotes de tigres, dar comida pra macacos, elefantes e dar leite na mamadeira pra pequenos leões. Ela adorou com era o esperado.

 

20120531024705.JPG

 

20120531024726.JPG

 

20120531024750.JPG

 

20120531024818.JPG

 

20120531024843.JPG

 

20120531024909.JPG

 

20120531024935.JPG

 

20120531024957.JPG

 

20120531025021.JPG

 

20120531025047.JPG

 

20120531025111.JPG

 

 

Voltamos pra Buenos Aires e ainda deu tempo de passar pela casa Rosada pra tirar umas fotos e ir pro hotel descansar um pouco.

Neste dia resolvi levar a pequena pra jantar la no porto Madero, comemos uma costela ( ribs ) maravilhosa no TGI Fridays, tiramos muitas fotos no porto, na ponte de la mujer e depois voltamos de taxi pro hostel ( 20 pesos )

 

20120531025301.JPG

 

20120531025334.JPG

 

 

[t1]Dia 4[/t1]

 

Acordamos, preparei nosso café como todos os dias ( alias, o hostel tem 2 cozinhas super bem montadas ) e saímos com destino a Palermo. Neste dia dei uma folga pra Larissa do Metro, pois ela já estava cansada de tanto trem e fomos de taxi mesmo direto pra Floralis Generica.

 

20120531025518.JPG

 

 

Tiramos foto e tomamos outro taxi para o Jardim japonês ( 16 pesos a entrada adulto, criança até 12 anos free ). Ela adorou o lago de carpas e as pontinhas de madeira.

 

20120531025627.JPG

 

20120531025650.JPG

 

20120531025714.JPG

 

20120531025740.JPG

 

20120531025807.JPG

 

 

De la fomos caminhando mesmo até o parque 3 de febrero , onde no domingo é o piont dos portenhos pra andar de Bike, patins , passear com os filhos, cachorros etc. Neste parque fica também o Rosedal, um jardim muito bonito so de rosas, que apesar de ser outono ainda tinha muitas flores. Alugamos uma bike-carro pra andar pelo parque e nos divertimos bastante. Na volta, passamos por um alglomerado de pessoas que estavam la no parque e descobrimos que era um circo de rua, com um casal de malabaristas-palhaços muito engraçados. Sentamos na grama comendo um Pancho e uma coca e eu fiquei de tradutor simultâneo pra Larissa das palhaçadas em espanhol, se bem que eles eram engraçados por natureza, e mesmo sem entender nada do que diziam a pequena gargalhava e batia palmas pra todas as acrobacias e palhaçadas. Confesso que pra mim foi um dos momentos mais gratificantes da viagem.

 

20120531025918.JPG

 

20120531025942.JPG

 

20120531030005.JPG

 

20120531030033.JPG

 

20120531030054.JPG

 

20120531030114.JPG

 

20120531030144.JPG

 

 

Por volta das 18h saímos do parque e pegamos um taxi pra Barbie Store ( Scalabrini Ortiz, 3745 ) A Barbie Store, fica nessa rua que é tipo a Oscar Freire de BsAs, com lojas de grife com Prada, YL, L.Viton etc. É o sonho de consumo de qualquer menina que ame o cor de Rosa. É uma loja temática com tudo da Barbie, roupas, bonecas etc alem de uma casa de cha ( com CupCakes rosas claro ) e ainda um salão de beleza onde as pequenas podem se transformar praticamente numa Barbie. Preparem o Bolso... Morreu la pelo menos uns 400 pesos pra Larissa poder arrumar o cabelo, fazer as unhas, maquiagem, comer um cupcake e ainda levar uma bolsa da Barbie e uma foto estilizada, mas valeu a pena pela felicidade que ela ficou se sentindo uma princesa no tratamento vip todo que recebeu.

 

20120531030304.JPG

 

20120531030325.JPG

 

20120531030347.JPG

 

20120531030407.JPG

 

 

[t1]Dia 5[/t1]

 

Esse dia iríamos ficar atoa, pois o voo estava marcado apenas para as 20h, mas resolvi ir da uma volta no calçadão da Florida e comprar uns regalos pra pequena dar pra mãe e tias aqui no Brasil. Andamos pouco, pois como tava frio e ela já estava cansada não quis rodar muito.

Fomos pro Aeroporto com o mesmo taxista que nos buscou, so que na volta ele cobro 150 pesos apenas. Pegamos o Voo de volta pro Brasil as 20h e chegamos em Garulhos as 23h.

 

 

 

Considerações sobre a Argentina: O País esta de mal a pior. A cidade toda suja, todos os vagões dos trens e metros pixados, estações de metro sujas, muitos mendigos nas ruas, comida cara, bebidas caras e mesmo os outlets já não são tão atrativos perto das lojas do Brasil. O aeroporto Ezeiza esta em reforma, mas o atendimento ainda é confuso. Entramos pelo portão 1 e nosso voo sairia pelo portão 19. Andamos por dentro do aeroporto ( um labirinto ) por mais de 30 min ate chegar no portao 19. A Larissa estava com fome e pediu um lanche. Eu pedi também com 2 refrigerantes e acreditem a conta foi de 120 pesos ( R$ 65 reais !!! ) Quando chamaram pro embarque pela porta 19 descobrimos que o avião estava la na 1 e que iríamos de ônibus ate ele, mas com um detalhe, o Ezeiza tem apenas 5 onibus pra atender o aeroporto todo e naquele dia apenas 2 estavam funcionando, ou seja, tivemos que esperar a primeira leva de passageiros ir para o avião, o ônibus retornar vazio pra depois levar a segunda leva.

A Plaza de Mayo esta toda tomada por manifestantes, faixas etc e o clima nas ruas não é dos melhores. A inflação oficial do país é de 8% ao ano, mas em todos os jornais podíamos ver empresas extra oficiais falando em 25 a 28% ao ano, o que eu realmente pude comprovar pela diferença de preços que paguei em 2010 e agora. A inflação é tão característica e a economia tão instável que li uma noticia la de que a casa da moeda já não tava dando conta de emitir notas de peso e que havia terceirizado para o Brasil e para o Canada a fabricação de dinheiro. Enquanto isso a Cristina K., esquerdista assumida assim com chaves, anda se sapato L. Viton de 5 mil dólares!! Hoje, se pudesse optar em mochilar pra la ou pra outro lugar, com certeza ficaria com o segundo, mas como zoo de Lujan so tem em Lujan.. foi pra la que fui com minha pequena e apesar dos pesares voltei feliz![/align] :D

autorizaçao exterior menor.doc

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Leo, parabéns pelo relato!!

Tenho 2 filhos, uma menina da idade da sua e um moleque de 4 anos. Eu não fazia idéia de tudo o que é oferecido para crianças em Buenos Aires!!! Valeu demais seu relato!!

Em relação à crise econômica realmente a coisa tá muito feia por lá!! Estive lá em maio de 2011 e tudo estava tranquilo, com preços razoáveis, mas pelo que vc postou aí subiram demais!!! Com o dolar em alta por aqui fica pouco viável passear pela Argentina.

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Leo,

 

Mochilar com as crianças é tudo de bom ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Maria Clara me acompanha desde os 3 anos (agora esta com quase 7) e adora essas viagens, meu enteado João Pedro começou um pouco mais tarde, aos 7 anos (agora 10 anos) e agora não dispensa uma boa mochilada.

 

Os dois já fazem planos para a próxima aventura e Maria Clara "herdou" de mim o amor por La Paz.

 

Então, que venham outras mochiladas com sua pequena que pelo jeito vai seguir os "passos do pai" ::otemo::::otemo::

 

Maria Emília

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Meu querido amigo, fiquei extremamente feliz ao ler o relato da viagem com tua filhota!!! Momentos de puras emoção, felicidade e até adrenalina, por que não?? Que ótimo que a viagem foi um sucesso!!

É a primeira vez que eu ouço falar que uma mala carregou uma mochileirinha...kkkkkkkkkk.

 

Parabéns, cara, show de bola mesmo!!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...