Ir para conteúdo

Aspirante a Mochileiro


Posts Recomendados

  • Membros

Há algum tempo eu acompanho o fórum e os relatos dos mochileiros. Procurei por situações semelhantes a minha, para que eu não precisasse de um tópico, mas infelizmente não encontrei. Então não me houve outra escolha a não ser iniciar um.

 

A questão é: tenho 16 anos de idade e uma imensa ansiedade por meu primeiro mochilão. Conheci a verdadeira arte de mochilar por meio do Mochileiros.com e de outras pesquisas que fiz em blogs. Tenho o apoio dos meus pais que, apesar de não curtirem esse estilo de (vida) viagem, não veem problemas ao permitir um mochilão (limitado a América do Sul). E não foi necessário muito esforço para convencer meus tios de me acompanharem em uma trip. Dinheiro (apesar de não muito, haha), idioma (espanhol básico/intermediário) e vontade não são problemas que enfrento. Quanto a preparação do mochilão (roteiro, planilha de gastos, pesquisas, hostels) fico bem tranquilo por ter uma noção básica (graças ao pessoal do fórum, sou eternamente grato pelos ensinamentos), ainda melhor do que a dos meus tios para uma viagem. ::mmm:

 

Minhas preocupações são quanto as limitações com relação a minha idade. É necessário ser maior de idade para se hospedar em alguns hostels? Existem outras limitações? Roteiros como Chile, Paraguai, Peru e Bolívia são recomendados? Preciso da ajuda de vocês! ::tchann::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Christian, bem vindo ! Alguns Hostels não aceitam hospedagem de menores de 18 anos, você deve verificar antes diretamente com o mesmo, mas grande parte aceitam menores de idade sem problemas, ainda mais no seu caso, que você estará acompanhado pelos seus tios, que suponho serem maiores de 18. O Roteiro na Bolívia e Peru costumam ter alguns perrengues, mas nada que te impeça de viver uma aventura para vida toda !!! As limitações ? Não existem para quem tem força de vontade. Você vai precisar de um documento especial para sair do Brasil sem os seus pais, já que é menor de idade, verifique junto ao site da Polícia Federal, lá tem as informações que você precisa.

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado pelo apoio e pelas dicas ricardormaia! Pesquisei bastante sobre esse documento especial e não é nem um pouco complicado para se resolver quando feito com antecedência. Quanto aos perrengues do roteiro, é aquela velha história dos amigos mochileiros, viagem sem perrengue não é viagem! Vou aproveitar o tópico e resolver uma dúvida que tenho: Sairia mais em conta, por questão financeira e de facilidade, uma primeira experiência no Paraguai ou na Bolívia/Peru/Chile (separadamente)? A questão dos passeios e pontos turísticos não levo muito em conta por enquanto, pois quero desfrutar da cultura no geral. ::hahaha::

 

PS: Meus tios são maiores de 18, facilitando muito. ::otemo::

PS²: Muito obrigado de verdade pela atenção com o tópico, ricardo!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Paraguai não posso te responder, porque é um país que ainda vou explorar ! E Será em breve. Se quer vivenciar uma cultura bem diferente da nossa, vá a Bolívia, é bem barato viajar naquelas terras ! No meu perfil tem um link com relato que fiz da minha viagem a Bolívia e Peru, no final do ano passado, no final do relato inclui uma planilha com custos básicos da viagem. como valores de hostels, transportes e alguns passeios.

Link para o comentário
  • Membros

Pô, que relato magnífico o teu (Bolívia e Peru)! Detalhado e muito bem organizado, dá pra sentir um pouco do que você viveu lá. A vontade mesmo é de rodar a América do Sul toda, mas ao longo do tempo sei que esse desejo vai se realizar. Dois motivos ainda que me fazem cogitar o Paraguai como destino é a praticidade de locomoção saindo de Toledo - PR, que são no máximo 200 km. O outro motivo é que não se encontra muito quando se pesquisa sobre as terras Paraguaias, e os roteiros são quase sempre os mesmos. Uma viagem assim dá até um gostinho de exploração. ::hahaha:: Mas, a Bolívia tem um encanto fora do comum. Posso afirmar sem mesmo ter estado lá. A cultura é tão rica que o coração fica a mil e eu doido pra botar o pé na estrada!

 

Vou acompanhar teu relato com mais calma e tirar algumas conclusões. Muito obrigado mesmo, tipo muito, pela atenção e compreensão! Quem sabe a gente não se depara em uma trip no Paraguai? ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Olá, estou há mt tempo lendo relatos dos mochileiros aqui e tambem fiquei com grande ansiedade pra fazer meu primeiro mochilão, a questão é que encontro na mesma situação que vc, sou menor de idade, completo 16 daqui alguns meses, já falei com meus pais, minha mãe deu um apoio massa, mesmo sem mt grana kk, acho bem interessante Peru-bolívia-chile, vc pretende viajar quando? e quanto tempo na trip? Uma coisa que ta pegando muito é ser menor de idade e não poder ficar hospedado nos hostels, fica meio difícil assim.. Voltando na trip, vc pretende ir de onibus? Estou há um tempão procurando tópicos falando sobre esse assunto, espero que entremos em contato, moro em brasília abraços

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Lucas, beleza?

Primeiramente me desculpo pela demora em responder sua mensagem aqui no tópico e aproveito pra agradecer a sua participação no assunto, pois acredito que haja muitos casos semelhantes ao nosso por aqui. Então meu caro, a trip ainda está em fase teórica dos planejamentos de roteiro e as pesquisas a todo vapor! Creio que, se tudo ocorrer conforme o planejado, a trip aconteça em janeiro/fevereiro ou até mesmo pra outubro/novembro de 2015. Seguindo as dicas do pessoal aqui, calculei vinte e três dias pra desfrutar todo o roteiro (apertando algumas coisas, muita pesquisa pros passeios que realmente são imperdíveis, essas coisas) e ainda somando uns dois dias de reserva pros imprevistos. Quanto ao meio de transporte, eu procurei saber a respeito dos ônibus e vi que, dependendo da época/período e de quão trabalhada sua busca será, ir de avião sai muito mais em conta não só pelos preços mas também pra adicionar uns dias/horas a mais no roteiro e curtir a viagem ao máximo. Grande abraço!

 

Ps: Me adicione no facebook pra gente manter contato e quem sabe, planejar a trip juntos. https://www.facebook.com/chrisleobarbosa

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...