Ir para conteúdo

Ajuda com 1° mergulho.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, estou planejando para minhas ferias deste ano meu primeiro mergulho, pretendo fazer o curso basico de mergulho scuba.

Para não dar com os burros n'agua, tornando o que seria uma aventura/aprendizado agradavel em uma frustração venho aqui

pedir a ajuda e dica dos mais experientes. (qualquer dica é valida)

 

Bom para ajudar vou colocar aqui minhas duvidas:

 

Qual local e escola escolher para tornar esta experiencia mais agradavel?

Moro no interior do Paraná então estou pensando em Florianopolis por estar mais proximo, mas o destino pode ser outro, tenho muitos pontos acumulados no

cartão de credito e vou gastar eles em passagens aereas. Logo uma escola que tenha uma agenda adiantada ajudaria a economizar alguns pontos.

 

As escolas cancelam os mergulhos com tempo ruim? Digo, chuva e ventos moderados.

 

Os cursos basicos são totalmente tecnicos? Ou são tecnicos e recreativos ao mesmo tempo?

 

Qual equipamento comprar? Recomendam algum modelo ou marca?

Tenho livre acesso a compras no Paraguai, então talvez consiga alguma coisa importada a um preço mais razoavel.

 

Preços! Nas escolas de Floripa os preços variam de R$750 a R$900, mas como mencionei o destino pode ser outro pois minhas passagens vão

sair quase de graça. Uma escola que ofereça hospedagem no local seria muito bom, pois vou estar dependente de taxi ou transporte publico.

 

E por fim, gostaria de saber se as escolas permitem registrar o curso e os mergulhos, comprei uma gopro só pensando nesse bendito curso.

 

Não tenho problemas de saude, mas um amigo recomendou fazer um mergulho em apneia em uma piscina ou lago de uns 4~5mt de profundidade pois

talvez meus ouvidos não se adaptem a pressão, não gostaria de descobrir isso no curso pois jogaria meu dinheiro no lixo! Mas a unica opção que tenho

para testar meus ouvidos é uma piscina de 2,5 mt de um clube aqui em minha cidade. O teste nessa piscina já da pro gasto ou é melhor eu correr atras de

uma com maior profundidade?

 

Alguem afim da companhia de um curseiro de primeira viagem? ::lol3::

 

Agradeço desde já! Forte abraço.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

E aí Elton tudo bem?

 

Vou ver se eu posso te ajudar em algumas dúvidas:

 

Se vc for fazer seu curso nas férias então deverá procurar uma escola no local onde irá passar as férias, a não ser que queira fazer o curso antes das férias.

 

Moro em Londrina, e quando vou fazer meus cursos de mergulho vou para São Paulo. Em São Paulo há muitas escolas, a que eu vou e recomendo é a Kokasub. Mas tem várias outras boas escolas (Amigos do Joe, JornadaSub (jacareí), Narwhal,etc). Uma dica que eu dou é entrar no site das certificadoras (PADI, NAUI, CMAS ) e procurar as escolas credenciadas, lá vc irá encontrar as escolas e a cidade onde cada uma se encontra.

 

A parte ruim de escolher uma escola longe do mar é que vc terá que fazer o curso teórico + piscina em um final de semana e precisará realizar a parte prática (aulas no mar) em outro final de semana. Agora se vc estiver de férias em alguma praia, com 1 semana vc consegue fazer todo curso inclusive a aula de mar.

 

As saídas, dependem sim das condições atmosféricas, mas chuvas moderadas e ventos moderados geralmente não cancelam saída. A escola só irá cancelar a saída se a mesma apresentar riscos.

 

O curso básico tem parte teórica, parte de aula em piscina e também aula em mar. Durante o curso básico todos os mergulhos realizados serão para aprendizado (execução de algum exercício e/ou aprimoramento de alguma técnica ensinada em piscina). Nestes mergulhos as escolas focam o aprendizado do aluno, portanto não sei te dizer se eles permitem que o aluno leve uma câmera (pois isso poderia distrair o aluno). Talvez o instrutor ou outro mergulhador habilitado possa fazer o registro para vc.

 

Para quem está iniciando aconselho a compra apenas dos equipamentos básicos (Snorkel, Máscara e Nadadeiras). Todos estes equipamentos são muito pessoais, a preferencia por uma marca ou outra depende do conforto de cada mergulhador. Há algumas marcas mais famosas, de qualidade comprovada: Cressi, Mares, Scubapro, Seasub, Fundive, Aqualung...

 

Um curso básico da PADI gira em torno de R$ 1400,00 aula teórica + aula prática (tomando por base as escolas de São Paulo, onde eles incluem neste preço a viagem até alguma praia e a estadia tb).

 

Cuidado ao mergulhar em piscinas muito profundas, se vc não fizer a equalização dos ouvidos, os mesmos podem sofrer algum trauma. Quanto a questão de seus ouvidos se adaptarem ou não, fique tranquilo. Durante o curso vc aprenderá a equalizar seus ouvidos durante o mergulho, e fazendo isso corretamente provavelmente não terá nenhum problema.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros

Ola Elton,

Concordo com o que Rafael_Perdido disse, mas gostaria de fazer algumas considerações...

 

O PADI é um curso de “alto custo” que lhe dá uma certificação como mergulhador

Para mais detalhes acesse http://www.padi.com/padi/pg/sd/whatsinvolved.aspx

 

Há tambem a modalidade “Batismo”, onde você é acompanhado por um instrutor e no máximo ganha belas fotos e ótimas experiências pra contar (nao ganha certificação), consequentemente é "baixo custo"

 

Moro em Curitiba e quando quero mergulhar vou para Bombinhas SC, que é reconhecido como “capital do mergulho” – fiz mergulhos em outras regiões do nordeste e acabo discordando desse marketing, mas enfim...

598dbe8b2f13c_01-AnoNovo2013-036.jpg.f2751b86da42a9d94c8c754a902c1105.jpg

Sou suspeita pra falar de Bombinhas pois gosto muito dessa região, você pode curtir suas férias la tambem, que alias fica próximo a floripanopilis.

Na rua principal há diversas escolas, mas recomendo a “Patadacobra” (http://www.patadacobra.com.br/) pois tive ótimas experiências com eles. Tambem usufrui do Hybrazil, mas não gostei muito.

 

Em bombinhas pode-se fazer mergulhos na Praia da Sepultura/Retiro dos Padres, o batismo custa uma media de 200reais (com equipamentos inclusos), mas lhe recomendo ir para Ilha do Arvoredo, pois é uma reserva ambiental e com isso a diversidade marinha é maior – já nadei com tartarugas la! É um passeio para o dia todo, os barcos saem as 9h do trapiche e retornam entre as 16/17h, consequentemente os custos são 300/400 reais aproximadamente o batismo.

 

Ate onde sei, eles tiram fotos pra vc (mas não impede de vc levar sua gopro), e lhe dá uma camiseta de lembrança.

Mas verifique com eles se ainda procede essa informaçao, bem como valores.

IMG_3447.JPG.b8864d3f79ce2018f935dc03b90f014f.JPG

598dbe8b59590_04Floripa066.jpg.78f6e26d7f7e0d482bdcfe05d685d054.jpg

 

De todos os casos, seja com o PADI ou Bastismo eu super lhe recomendo o mergulho, no começo vc fica um pouco agoniado pelo falto de respirar pela boca, mas depois se acostuma.

Vale a pena em qualquer lugar que for fazer, depois volte aki com dicas e relate sua experiencia.

::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Olá, obrigado pelas respostas. Decidi fazer o curso basico na masterdive (padi) em arraial do cabo, de todas as escolas que pesquisei ela foi a que saiu mais em conta

pelo fato de oferecerem estadia na escola, saiu por R$700 o curso com estadia na sexta e sabado, vou gastar uma diaria só no domingo pois o meu voo de volta sai na segunda.

Gostaria de ter pego o pacote mais completo mas como estou indo sozinho não achei uma boa ideia.

 

Dos equipamentos comprei apenas a mascara de mergulho para poder colocar um suporte para minha gopro. Agendei o curso para os dias 08 e 09 de novembro.

 

Estou estimando ai uns R$1200 de gastos, isso por que as passagens estão saindo de "graça". Meio carinho esse hobby ::lol3::

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, voltei essa semana de Arraial do Cabo com a missão cumprida, agora é só aguardar o resultado da prova.

 

Bom nem preciso dizer que foi uma das melhores experiencias que tive na vida! Muito bom, já estou com saudades. Meu gasto em toda viajem não ultrapassou os

R$900 lembrando que as passagens consegui no programa de milhas do cartão de credito.

 

O curso em sí foi bem corrido, pra falar a verdade até cansativo mas valeu a pena. No finalzinho do ultimo mergulho ganhei um presentão, uma tartaruga curiosa

veio perto de mim e... Bom, registrei tudo com a gopro.

 

Muito obrigado a todos! Abraços.

 

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...