Ir para conteúdo

Certificadoras de Mergulhadores...


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Certificadoras de Mergulhadores...

 

Para você poder desfrutar de momentos incriveis é preciso estar regulamentado, certificado e sapiente da normas e condutas do mergulho.

 

Para isso voce deverá dar o passo inicial indo a uma escola/operdora de mergulho para fazer um curso ou um batismo.

 

As escola por sua vez lhe ensinara tudo o que precisa saber para cair na agua com segurança e desfrutar por completo do prazer de mergulhar.

 

Cada escola escolhe uma filosofia do mergulho. Esta filosofia é orientada pelas certificadoras, semelhante a grandes religiões (se me permitem a comparação), ou seja, varias visões com uma só finalidade, ser feliz!

 

Mas qual escolher? qual a malhor? qual a mais indicada no Brasil? e no exterior?

 

Não sei estas respostas mas vamos descutir...

 

[]s

Link para o comentário
  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Certificadoras:

 

PADI - http://www.padi.com/

Provavelmente a mais popular do mundo, principalmente nas americas.

 

PDIC - http://www.pdic.com.br/

A certificadoras mais antigas do mundo, e que atua no Brasil desde 1989, estando presente na BA, DF, ES, MG, SP, PA, PE, PR, RJ, RN.

 

ADS - http://www.adsbr.com/

Fundada no Japão, atua principalmente no Pacífico, além dos EUA e Brasil.

 

NAUI - http://www.naui.com.br/

A filial brasileira treina e apóia os instrutores da NAUI de todo Mercosul.

 

IANTD - http://www.iantd.com.br/

Especializada em mergulhos técnicos.

 

TDI - http://www.tdisdi.com.br/

Esta é uma certificadora cujo diferencial é treinamento à distância (ensino online). Ela nasceu nos EUA e tb atua em mergulho técnico.

 

SBMA - http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma

Primeira certificadora de mergulho autônomo adaptado do mundo.

 

SSI - http://www.ssila.com/ssibrasil/index.htm

Escolas em BA, DF, PR, SC, SP,

 

CMAS - http://www.cmas.org/

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Dessas aí, conheço a PADI, a PDIC, a NAUI e a CMAS. Na boa, em termos de programa e métodos, não tem muita diferença entre elas. Basicamente, não muda muito no que você aprende numa e noutra. Inclusive, elas reconhecem umas às outras muitas vezes. Por exemplo, eu fiz o básico pela PDIC e o avançado pela PADI.

 

O que muda é o reconhecimento nacional e internacional. Você corre o risco de ir pra um pico e o dive master de lá não reconhecer sua certificadora. Nesse ponto, posso dizer que com a PADI não tem problemas, é praticamente universal. De toda forma, sempre que for mergulhar em algum lugar mais estranho, é bom ter confirmar se aceitam sua certificação.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Só pra dar uma idéia, há um monte de cursos e especializações que se pode fazer até se chegar a ser instrutor, por exemplo. Há uma linha de evolução de cursos, em geral: Básico - Avançado - Rescue - Dive Master - Instrutor, recheada por um monte de cursos de especialização.

 

Resumidamente:

 

Básico - noções básicas de mergulho, montagem de equipamento, segurança em geral. Você poderá mergulhar em águas abertas, durante o dia em pequenas profundidades (+/- 15m)

 

Avançado - noções de localização, recuperação, naufrágios, mergulho noturno e profundo. Além do básico já dá pra mergulhar à noite (fantástico) e até cerca de 30m. Com melhores noções de localização, diminui a necessidade de sair com um dive master. Pré-requisito: Curso Básico e 5 mergulhos comprovados.

 

Rescue Diver - resgate de pessoas no mar, recuperação de objetos, primeiros socorros e maiores noções de segurança no mergulho. Pré-requisitos: Avançado e especialização em Primeiros Socorros.

 

Dive Master - permite que você seja responsável por grupos de mergulhadores e possa organizar saídas. Rescue Diver, mais um monte de mergulhos registrados.

 

Instrutor - permite que você dê cursos e certifique mergulhadores.

 

Depois, ainda há outros cursos até você chegar a Diretor de Curso.

 

Fora esses, há um monte de especialidades. Uns podem ser feitos após o Básico e outros após o Avançado:

 

- Profundo

- Reconhecimento de Peixes

- Foto e vídeos sub-aquáticos

- PPB (melhora de flutuabilidade)

- Primeiros Socorros

- Naufrágios

- Mergulho em altitude

- Mergulho em cavernas

- Nitrox - diferentes concentrações de Oxigênio / Nitrogênio

- Trimix - Nitrogênio + Oxigênio + Hélio

- Outros...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O que muda é o reconhecimento nacional e internacional. Você corre o risco de ir pra um pico e o dive master de lá não reconhecer sua certificadora. Nesse ponto, posso dizer que com a PADI não tem problemas, é praticamente universal. De toda forma, sempre que for mergulhar em algum lugar mais estranho, é bom ter confirmar se aceitam sua certificação.

 

Andre,

 

Vc disse tudo!

 

Eu comecei com a CMAS depois fui pra PADI e nao sai mais dela...

mas agora estou querendo fazer uns cursos tecnicos pela NAUI...

 

[]s

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

As operadoras de mais nome sao basicamente todas iguais.

 

PADI, PDIC, NAUI e CMAS sao as mais reconhecidas dentre as recreativas. Dentre as tecnicas q foram citadas acima nao precisamos falar muito pois se vc chegar la vai ter melhores infos ja com a pessoa q te recomendar os cursos tecnicos.

 

A padi eh de longe a mais procurada, nao quer dizer q seja mais reconhecida, pois as 4 q citei acima sao aceitas, ate onde eu saiba, em qquer lugar do mundo.

 

A padi se gaba de ser a melhor. Bom, nao eh. Tudo vai depender muito do instrutor, independente do metodo vai ser a pessoa q te ensina q vai fazer a diferenca. A grande diferenca da padi eh q o material e os procedimentos sao altamente padronizados (mais q as outras) e no caso de vc der azar de pegar um instrutor grosso ele tem menos possibilidade de fazer cagada se estiver seguindo a metodologia padi pois ela tem uma cartilha q todo instrutor tem q seguir em qquer lugar do mundo.

 

Mas se vc mergulhar em um dive centre com boa reputacao os profissionais serao bons independente da certificadora deles.

 

Pela padi ser a mais procurada, pois eh como a coca cola e faz um trabalho de marketing impressionante e assim eh a mais procurada, eu recomendo as pessoas q queiram se tornar um profissional q sejam um profissional padi pois eh mais facil de arrumar trabalho. Tem operadoras no mar vermelho por exemplo q so contratam padi. O curso de instrutor padi eh muuuito mais caro q os das outras certificadoras... mas eu fiz o padi, por pura praticidade. Nao levanto bandeira de ninguem. So a minha mesmo :)

Link para o comentário
  • Colaboradores

É isso aí, Xaliba.

Certificadora é tudo mais ou menos igual.

O que muda realmente é a qualidade do seu instrutor!

E comercialmente, a PADI é bem mais agressiva, sendo mais ou menos ponto pacífico que pra quem pretenda trampar com isso, ser instrutor PADI facilita a vida. Mas quem como eu começou no mergulho como hobby e por amor, é fogo engolir toda aquela coisa de "vender curso e equipamento" no meio da aula. Confesso q sempre me senti bastante desconfortável com isso.

Se for apenas para ser certificado e fazer seus mergulhinhos à vontade, qquer certificadora dessas citadas acima são basicamente iguais. Apenas a CMAS tem ou tinha validade na sua certificação, o que pode ser um fator de segurança, ou de chateação no futuro!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

cara, acho q a validade nao faz diferenca nao. Primeiro eu nem sabia q tinha validade em certificacao e se dependesse de mim ninguem seria limado por isso. Outra, a 'validade' eh qto tempo a pessoa esta sem mergulhar, em geral mais q um ano tem q fazer no minimo um refresh (isso em teoria tb). Eh tb como a validade da carteirinha de DM. So pq vc nao paga mais a padi nao quer dizer q vc nao possa mais guiar pessoas em mergulhos e q vc nao seja qualificado pra isso. Quer dizer q vc nao pode representar a padi em cursos, nao pode trampar em cursos, mas qdo vc guia alguem nao esta representando ninguem, so vc mesmo e a operadora pra quem vc trabalha.

Link para o comentário
  • Membros

fala aí, galera!!!!

 

mt bom esse papo das certificadoras!!!

me ajudou mt, escolhi a PADI pq acho q naum vou ter problemas nos lugares q planejo mergulhar...

mas sempre vale dar uma pesquisada nesses detalhes antes da viagem, pra naum rolar akela decepçaum...

e o importante é isso q o Xaliba falou, o importante é estar sempre praticando pra naum perder a prática e naum se colocar em risco!!

isso vale pra mergulho, voo de parapente, surf, trekking tudo, mas como isso geralmente vira vício, acho q a maioria tá sempre praticando...

 

akele abraço!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fala Xaliba!

Eu acho a validade das certificações CMAS (que eu nem sei se ainda existem...pode ser q tenha mudado) um pé no saco.

Aqui em Santos, por exemplo, uma vez apareceu um mergulhador do interior com a certificação vencida, chateado pacas pq o único certificador, q tenho certeza de q vc conheceu já q conhece o povo aqui do pedaço, cobrou dele os olhos da cara para renovação. Saía quase o mesmo q fazer uma nova certificação, e foi o que ele fez, pela SSI, q não tem validade, assim como a PADI, a PDIC e a NAUI.

Vc está coberto de razão qdo afirma que é importante (e seguro!) a pessoa q fica tempos sem mergulhar fazer uma reciclagem. Também defendo isso. Mas qdo vc tem apenas uma certificadora com validade de certificação, e mal representada no país, sorgem essas situações onde um espertalhão tenta se aproveitar do problema alheio. Tá compreendendo o que to criticando?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...