Ir para conteúdo

Equipamento próprio - por onde começar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Equipamento próprio - por onde começar? Como escolher seu equipamento de Mergulho ?

 

Todos os dias surgem novos equipamentos de mergulho, desde os mais simples até os mais sofisticados.

 

Primeiramente olhe nos catálogos algumas opções junto com seu instrutor de mergulho, ele é a pessoa mais adequada para lhe auxiliar.

 

Experimente modelos diferentes e opte sempre pelo conforto. Lembre-se que uma máscara que não vede bem, uma nadadeira apertada ou uma roupa muito grande, entre outros exemplos, podem promover um mergulho extremamente desconfortável.

 

Nunca mergulhe se você estiver se sentindo mal por qualquer motivo. Aborte o mergulho, resolva o problema e retorne para um mergulho confortável e tranqüilo, desta forma você estará agindo de forma segura e correta.

 

* Inicie com um equipamento mais simples, neste momento o mais importante é você.

* Aprimore suas técnicas, para depois preocupar-se com equipamentos mais sofisticados que necessitem de maiores cuidados e atenção.

* Aprenda com seu instrutor como guardar e manter seus equipamentos, revise-os periodicamente, seja um mergulhador consciente.

* Permita que seus equipamentos evoluam com você, é sempre bom manter-se informado, adquirir novos equipamentos também lhe motivarão a mergulhar e lhe proporcionarão novos desafios, e quem não gosta de desafios ???

* Visite sempre a loja de sua escola de mergulho, mesmo que apenas para informar-se das novidades do mercado do mergulho, tenha certeza que seu instrutor terá o maior prazer de lhe acompanhar.

 

 

Fonte:

OCEÂNICA CENTRO DE MERGULHO - Nº1 no RS

PADI Dive Center S-20812

rua 24 de Outubro 507 cj. 403 - Porto Alegre RS BRASIL

Fone/Fax: (51) 3222 68 71 - CEP 90510.002

www.oceanicanet.com.br

Link para o comentário
  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

O mais inportante é não sair se empolgando em comprando tudo. Equipamento de mergulho é caro e o que mais tem é carinha que sai gastando fortunas e depois deixa tudo pegando poeira.

 

Se você for fazer curso, o mínimo que você tem que ter é máscara, snorkel e nadadeira (se falar pé-de-pato toma tapa do instrutor :lol: ).

 

Quanto à máscara, o ideal é que ela caiba bem no seu rosto. Narigudos como eu têm esse problema. Importante: NÃO VÁ PELO PREÇO. A máscara que se adequa bem ao seu rosto pode custar R$ 80 e ser bem melhor pra você que a de R$ 200. Snorkel qualquer um, seu uso é mínimo no mergulho.

 

Nadadeira: tem a aberta (que prende com uma tira atrás), melhor, mais confortável e mais cara (ainda tem que comprar a botinha de neoprene). Tem a fechada, que você calça mesmo, menos confortável e mais barata. Aí vai de cada um.

 

Começou a pegar gosto pela coisa? A primeira providência é comprar sua roupa, não apenas por questão de conforto (as que se alugam, tem cada tralha...) mas de higiene, afinal, já viu banheiro embaixo d'água?

 

Se você começar a mergulhar com frequência mesmo, o próximo passo é seu colete. Não é frescura, melhora muito a qualidade do seu mergulho. Mas é caro, então muito cuidado na escolha, converse muito com os dive masters e o pessoal mais experiente.

 

Daí pra frente, tem regulador, computador, caixa-estanque pra sua câmera e um monte de coisa cara, portanto, é bom sempre ir com calma.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pra começar no basicão: nadadeiras R$200/300 e máscara/snorkel R$ 100/150. Varia muita, mas uma média boa é por aí.

 

Aí vem as coisas que você começa alugando, mas quer ter o seu. O primeiro que você vai comprar é a roupa. Uma de boa marca sai aí na casa dos R$ 700 / R$ 800. Depois vem o colete que não sai por menos de R$ 1.200. Regulador é na faixa de R$ 1500. Computador tem de tudo quanto é preço, de R$ 1.500 a R$ 4.000.

 

Fora os pequenos acessórios: luva, botinha de neoprene, lanternas, prancheta, e por aí vai...

 

Se tudo der certo, ano que vem compro meu colete... 8)

 

 

Andre,

 

Isso é muito relativo...

 

mergulho a mais de 25 anos... minha mascara ainda é a mesma desde a primeira vez que entrei nagua... e tenho outras duas de reserva...

 

pe-de-patos... kkk... eu tive uns 05 (ruins) ate chegar aos picasso... mas hoje tenho tb umas nadadeiras abertas...

 

snorkel tb tenho desde a primeira queda nagua... mas troquei por outro mais moderno... pois como tb faço pescasub, eu realmente uso muito o snorkel...

 

roupa de neoprene e computador de mergulho tem um 5 anos...

 

ou seja, se vc for realmente ser um mergulhador, o preço se dilui com o tempo...

 

[]s

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Caro amigo.

 

estou começando a mergular agora. fiz poucos mergulhos até agora (cerca de 5 mergulhos). Estou naquela fase de comprar os equipamentos primários, como máscara, snork e nadadeira.

Porém, estou em dúvida em relação a nadadeira, pois não sei se compro uma com a pala cumprida (que alguns me disseram que somente é usada para mergulhos além de 40 metros) ou se compro a de pala normal.

com sua experiência, o que vc me indica?

Roberto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Roberto,

 

eu tenho as duas...

 

as nadadeiras longas sao pra pesca-sub e freediver... exigem muita força nas pernas... eu comecei com elas ha 25 anos atras quando fazia pesca-sub... e ate hoje eu gosto muito de mergulhar (mesmo SCUBA) com elas... sao da marca picasso... elas me dao muito mais seguranca pois consigo longos deslocamentos bem rapido... mas precisa estar em forma pois ja tive uma caimba com elas... mas tb ja salvei um companheiro que passou mal no mergulho e nao conseguia voltar ao barco...

 

tenho tb uma nadadeira aberta curta... esta é da marca fundiver... ela é bem melhor de carregar... mais confortavel pelo uso de botas... menos esforço ao nadar... mas confesso que ainda nao me acostumei com elas... e apesar de uma tendencia mundial, vou manter as duas sempre por perto...

 

minha dica: use primeiro algumas emprestadas (da operadora por exemplo) e so depois escolha...

 

[]s

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Se já tivesse o curso de mergulho básico scuba (open water) e soubesse que é isto mesmo que quero, além das nadadeiras, máscara e roupa de neoprene, escolheria um ótimo regulador de 1º e 2º estágio. O investimento vale a pena se vc mergulha com freqüência. Por mais que uma operadora cuide dos reguladores que eles alugam, não é a mesma coisa que o cuidado que vc tem com o seu próprio. É a diferença entre o carro de uma locadora e o seu próprio. Da operadora é muito usado. Outra coisa: as operadoras não alugam reguladores de 1ª linha, da Apeks, Scubapro, Mares, por exemplo, e mesmo que o façam, nunca tem os modelos top de linha, que são muito caros.

 

Entre um regulador mais barato e um excelente, top de linha, sempre prefiro economizar e comprar o top. Ele é o equipamento de mergulho mais importante. Não devemos economizar em algo que sustenta nossa vida lá embaixo.

 

Peter

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Não devemos economizar em algo que sustenta nossa vida lá embaixo.

 

 

Peter,

 

discordo em parte de suas afirmacoes... quando voce generaliza, cria um hiato enorme...

 

no mergulho tec, jamais economizamos... existe muito em jogo pois os riscos sao altos...

 

mas num mergulho receativo, vc nao precisa ter um equipamento top... com o tempo vc vai adquirindo experiencia e trocando seu equipamento por um mais adeguado...

 

como os cursos ja sao caros, so aconcelho investir em equipamento basicos... depois que vc toma gosto e vira quase peixe, vale a pena o investimento mais pesado...

 

[]s

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...