Ir para conteúdo

Como melhorar seu consumo de ar e ficar mais tempo no fundo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Todo mundo qdo comeca gasta muuuito mais ar do q o necessario e eh muito comum o mergulho acabar rapidinho. Como fazer para melhorar?

 

Bom, isso vai melhorando com a experiencia mas aqui vao algumas dicas pra melhorar mais rapido. Dicas baseadas em anos de experiencia divididos em guiar pessoas na laje de santos, noronha e no mar vermelho e mergulhar trabalhando com pesquisa.

 

Primeiro vc gasta muito ar pq esta ansioso, respira muito mais rapido q o normal e q o necessario, se conseguisse respirar normal conseguiria ficar provavelmente o dobro do tempo. Pra isso nao tem muito jeito, se vc esta nervoso nao tem muito o q te faca se acalmar, mas procure perceber a ansiedade e diminuir a taxa de respiracao. A respiracao ofegante eh um mecanismo de defesa do seu corpo pra te preparar pra correr do perigo, mas no mergulho vc vai curtir, tente fazer seu cerebro entender isso :)

 

Qdo vc aprende no curso q tem q respirar lenta e profundamente, isso eh na verdade mais pra exagerar e contrabalancear a tendencia de ficar ofegante com a ansiedade. Claro q tem a fisica da parada pois como vc tem espacos aereos mortos nas vias respiratórias, qto mais profundamente respirar menor eh a proporcao de ar em espacos vivos/mortos, mas isso nao deve ser uma preocupacao inicial. Ate pq se vc ficar se preocupando com isso nao vai curtir tanto o mergulho e sua ansiedade aumenta e te faz gastar mais. O segredo eh esquecer q vc esta mergulhando e respirar como se vc estivesse aqui lendo essa mensagem, vc esta prestando atencao na sua respiracao? Com certeza nao, seu mergulho deve ser exatamente assim.

 

O segundo q mais te faz gastar eh se mexer desnecessariamente. Com a falta de experiencia vc nao consegue controlar direito seu corpo em baixo dagua e tb nao se sente a vontade e acha – normalmente de forma inconsciente - q tem q ficar usando os bracos pra se estabilizar o tempo todo. Mergulhe com os bracos cruzados em frente a seu corpo, sempre! No começo eh difícil, mas force a se acostumar com isso. Vc quase nunca precisa dos bracos, so qdo vai se agarrar em algo ou qdo vai se apoiar em algum lugar - mas com um dedinho so! - pra ver alguma coisa, ou qdo entra em uma grutinha e precisa dar marcha-re e entao usa os bracos pra nadar pra tras. Fora isso nao consigo me lembrar de mais nada q vc precise usar as maos.

 

Dai vem o outro problema. Flutuabilidade. Se vc nao estiver com a flutuabilidade adequada vai ter problemas. Se estiver positivo vc nao consegue descer. Mas o mais comum eh estar negativo demais. Eh comum qdo levamos pessoas pra mergulhar colocar nelas lastro a mais, pois cada pessoa tem uma densidade corporal diferente - com o tempo vc aprende a calcular no olho qto aproximadamente uma pessoa precisa, mas isso leva tempo, entao vc sempre chuta um pouquinho mais pra garantir q a pessoa vai afundar. Mas qto mais inexperiente, mais vc chuta e resultado, o profissional de mergulho acaba te dando um tanto a mais do q vc precisa, e como por estatistica tem mais profissionais inexperientes do q experientes no mercado essa vai ser meio a regra. Mas mesmo um profisional experiente nunca vai ter dar a qtidade ideal de lastro se vc não for experiente, pq qdo não se esta acostumado eh pior estar perfeitamente neutro do q ter um pouquinho de excesso, mas um pouco so. Se vc afundar feito uma pedra, o profissional q te deu aquela qtidade de lastro eh grosso mesmo!

 

Com flutu negativa, vc vai precisar de ar no colete pra compensar e ficar neutro. Mas qdo afunda, o ar comprime, o volume diminui e o impuxo tb, e sua ftutu fica negativa de novo. Vc precisa colocar mais ar no colete. Se vc errar um pouquinho ou subir um pouquinho, vai ficar positivo e vai começar a subir, e como não tem experiência vai demorar um pouquinho pra perceber e assim o ar no colete vai se expandindo e vc fica cada vez mais positivo, e sobe cada vez mais rápido pra superfície. Daí esvazia tudo pra parar de subir, afunda feito uma pedra e coloca ar de novo. O q vc gasta de ar fazendo isso eh impressionante.

 

Como concertar então? Tem q regular a qtidade de lastro. Se dê ao trabalho de fazer o teste da flutuabilidade q vc aprende no curso básico (antes de iniciar o mergulho. Se vc se agilizar vai ter tempo de sobra pra fazer isso enquanto as outras pessoas estão se arrumando). Fazendo isso vc vai ter uma boa ideia do lastro mais adequado. Se la em baixo vc tiver dificuldade para se manter na posição horizontal, esta com lastro demais mesmo! Se conseguir manter, mas percebe q tem q ficar se “levantando” usando os braços pq tem a sensação q esta caindo, eh pq vc realmente esta “caindo” e tem q colocar mais ar no colete. Mas idealmente vc não deveria ter q colocar o ar no colete, e ainda pode diminuir a qtidade de lastro q usa. Mas reduza pouco a pouco, eu aprendi q colocar uma pessoa q esta acostumada com lastro demais, com o lastro perfeito logo no próximo mergulho faz ela não conseguir lidar com isso. A cada mergulho reduza meio, no maximo um quilo. Se tiver afundando como uma pedra pode reduzir dois ou ate três.

 

Daí o pulo do gato para a regulagem total. Vc vai saber q esta com a flutuabilidade perfeitinha qdo subir qdo estiver com o pulmão cheio, e descer qdo estiver com o pulmão vazio. E se conseguir fazer isso sem ar nenhum no colete, bingo!

Acontece q qdo vc finalmente consegue atingir esse estado – por isso q ter seu próprio equipo eh fundamental – o pulmão vazio te deixa levemente negativo. Quer dizer q vc vai afundar lentamente. Eh isso mesmo. Tenha paciência, pressa pra descer (colocando mais lastro) so vai embaçar seu mergulho la embaixo. Já perdi a conta de quantas pessoas eu regulei a flutuabilidade, especialmente em live aboards pq com vários mergulhos por dia durante vários dias vc pode ajudar a pessoa a ir fazendo um ajuste fino. Mas qdo vc guia a pessoa uma vez so ou duas, elas normalmente negam q tem problemas em sua flutuabilidade e eh comum ouvir “eu gosto de afundar rápido mesmo”. De duas uma, santa ignorância, ou santa insegurança de ouvir conselho de alguém bem mais experiente.

 

Mas tem uma coisa. A garrafa cheia eh mais negativa q ela vazia. Se vc começar o mergulho com lastragem ideal, vai ficar positivo no final e ai vai ficar lutando pra ficar la embaixo. Então adicione um quilinho a mais, dois no maximo, assim vc tem q colocar uma merrequinha de ar no colete no inicio do mergulho e no final não tem q colocar nada, seu colete tem q estar vaziozinho da silva sauro. Mas lembre-se, tenha paciência para descer.

 

Outra coisa, qdo a roupa esta seca e vc faz o primeiro mergulho do dia, fica uma camadinha de ar la dentro, se a sua flutu estiver hiper regulada isso já causa dificuldades pra descer. Levante um braço de cada vez e corra a outra mao do ombro para os pulsos para fazer o ar sair, vc vai ver como isso funciona. Faca isso no corpo todo se necessário, no peito, nas pernas (nesse caso com as pernas viradas para cima para deixar o ar sair – cuidado pra não deixar o ar ir para a botinha, se for, se ligue em tirar o ar da botinha tb) . Eu por exemplo em um live aboard nunca deixo minha roupa secar, nunca! Ou qdo eh o primeiro mergulho da “temporada”e a roupa esta seca a primeira coisa q faço eh molha-la. Vale muito a pena trocar a sensação de bem estar de vestir uma roupa seca comparado ao desconforto de vestir uma roupa molhada, q dura uns 2 minutos, pra ter uma descida tranqüila. Assim não tenho esse problema do arzinho, ou ao menos ele fica bastante reduzido.

 

Esvazie o pulmão para iniciar a descida, mas so pra dar uma ajudinha pois os 3 primeiros metros são mais difíceis mesmo. Mas lembre-se, não eh pra ficar descendo com os pulmões vazios pois vc pode causar um colabamento dos pulmões. Mas fazer isso algumas vezes rapidamente so pra ganhar uma inerciazinha ao longo da descida eh tranqüilo. Eu sempre fiz isso e nunca tive problema algum.

 

E o teste final da flutuabilidade eh. Vc vai descendo, conforme ganha profundidade fica mais negativo e desce mais rápido, mas nunca como uma bala (a não ser q vc queira descer de cabeça pra baixo batendo as pernas – mas certifique-se de fazer isso apenas se vc souber como fazer isso, se não tiver experiência suficiente e tiver problemas para compensar pode danificar seus ouvidos gravemente!), daí qdo vc estiver chegando no fundo, infle seu pulmão totalmente. Se sua flutu estiver supimpa vc vai freiar e começar a subir bem lentamente (somente com o uso dos pulmões!). Claro q vai ter q adicionar um pouquinho de ar (pq esta negativo pra compensar o problema de mudança de flutu do cilindro) logo antes ou durante a freiada. Se vc acertou, qdo esvaziar de novo o pulmão, vai afundar. Bingo!

 

Detalhe, controle total da flutuabilidade e controle total de suas manobras eh fundamental para preservar a vida marinha pois vc não fica batendo nas coisas. E nada de mergulhar com facas ou luvas. Veja meu post nessa pagina para entender pq. mergulho-t27463.html

 

Agora vc nunca mais precisa usar as mãos. Para afundar, esvazie o pulmão, para subir encha o pulmão (e para parar esvazie ou encha, dependendo se esta subindo ou descendo). Mas lembre-se, nunca prenda a respiração enquanto se desloca verticalmente por mais de alguns centímetros. O pulmão deve ficar vazio ou cheio apenas enquanto vc efetua a manobra e se movimenta nos momentos iniciais da manobra, mas assim q começar a se movimentar deve manter a respiração normalmente. Vc vai aprender a fazer isso e entender exatamente o q estou falando conforme pratica. Como vc idealmente deve fazer um perfil de ir primeiro do mais fundo, e subindo ao longo do role lentamente ate chegar na superficie, va subindo com essas pequenas prendidas de respiração. Prende um pouquinho, inicia a subida e imediatamente volta a respirar normalmente. MAS JAMAIS EFETUE UMA SUBIDA DIRETO PARA A SUPERFICIE UTILIZANDO APENAS OS PULMOES, PARA SUBIR DE VEZ EH BATENDO PERNA MESMO. (Eu consigo subir total usando apenas o pulmão, mas minhas horas de vôo são bem grandes - Crianças, não façam isso em casa! :))

 

Se vc se concentrar em seguir estas dicas eu garanto q seu consumo vai melhorar muito. E como falei, qto mais isso se tornar natural pra vc, menos ar vai consumir. Sabia q eu já cheguei a cair no sono em baixo d´agua?

 

Bons mergulhos.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Movimente-se o mínimo possível. Não mexa os braços, por exemplo. Reconheço novatos na água porque ficam nadando com os braços.

 

Respire normalmente.

 

Relaxe.

 

E, sobretudo, não se preocupe com o que os outros pensam, pois todo mergulhador passou por lá. Todo mundo, quando começa, usa muito ar. É normal. Se o pessoal acha ruim, é snobismo. O que pode fazer é dizer para o guia, pois assim ele te põe junto com outra pessoa com a mesma experiência, diminuindo a pressão.

 

Bons mergulhos!!!!!!!!!!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Xaliba, valeu pelas dicas. Fiz um mini curso Em Santa Marta nessas fériase suas dicas foram bem úteis. Com o primeiro cilindro fiquei treinando flutu, me empolguei fazendo aquelas argolas com bolhas de ar e consegui equilibrar a flutuação pelo pulmão, porém em 40 min + ou - meu cilindro já tava quase no fim, daí tive que subir. No segundo cilindro tava bem mais tranquilo, daí fiquei um tempão mesmo. Tanto que os outros tiveram que subir antes e depois de 1h o meu ainda ficou sobrando ar.

 

Teve um problema lá embaixo que o lastro de um aluno se soltou e ele começou a subir, daí fui atras do lastro dele e quando peguei comecei a descer que nem uma pedra mesmo. Daí enchi o colete e comecei a subir até onde o instrutor estava segurando o aluno. Depois, já no barco, ele veio agradecer. E de lembrança pelo que tinha feito lá embaixo, me deu um chaveiro que era um mergulhador de bronze. :D

Com certeza voltarei a mergulhar mais vezes.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...