Ir para conteúdo

Mergulho em Bonaire


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Caros, acabei de voltar da minha Lua De Mel (a patroa mergulha tambem...hehehe) com uma certeza: certamente há mergulhos melhores, talvez mais emocionantes e mais ricos em fauna, MAS não há nada como mergulhar em Bonaire. O esquema, a filosofia e como as coisas são feitas acredito que sejam únicos.

 

O lema lá é Diving Freedom, então você cata seus cilindros, o equipo, joga na caçamba da picape e sai. Ninguém pra te regular, pra dizer o que fazer, pra navegar, pra mostrar os peixes, pra dizer onde será o mergulho ou se agora você deve fazer isso ou aquilo. É tudo decidido e feito por você (e seu dupla, é claro). E com essa liberdade, vem a responsabilidade.

 

20091124153449.jpg

É parar a picape na estrada e se equipar!

 

 

Apesar de haver mergulhos embarcados, o básico lá é o Shore Dive. Saíamos do hotel com 7 cilindros na caçamba (3 mergulhos pra 2 pessoas + um de backup, vai que me estoura um O-Ring...) e um pequeno guia pra ver onde mergulhar. Compramos um guia muito bom da Lonely Planet (uns US$ 40), mas tem outro bem legal que chama Shore Dive Made Easy (ou algo assim) por uns US$ 17, mas só descobri depois. Não tem as fotos e as histórias do Lonely Planet, mas me pareceu mais completo na descrição dos picos, até por apontar alguns que não estão marcados.

 

Os pontos estão todos apontados por uma pedra amarela na beira da estrada. Parando a picape, é baixar a tampa da caçamba, equipar lá mesmo e entrar na água. No sul da ilha, temos praias (sem areia, só pedras e corais mortos) quase sem ondas. No norte, a entrada costuma ser pelas pedras.

 

20091124155519.jpg

Follow the yellow brick road...

 

Ao entrar, tem uma faixa rasa que vai de 5m a 8m de profundidade e se estende de 30m a 50m. No fim dessa faixa, começa um paredão de corais que desce a 30m ou 40m.

 

20091124154640.jpg

Deck do Captain Don's: dá pra ver bem onde termina o raso e começa o paredão. O ponto branco no meio é a bóia.

 

Na ponta desse paredão (quase) sempre tem uma bóia para os barcos que servem como uma ótima referência para o mergulho. Então, entrou no mar, marca a bóia na bússola, afunda e segue até lá. Começou o paredão, quase sempre segue-se para o sul (contra a corrente), afundando junto ao paredão. A volta é mais rápida, por ser a favor da corrente, tenta chegar na bóia e usa a bússola pra subir na frente da picape. Simples assim.

 

Pra quem ainda está pegando experiência como eu (tenho uns 50 mergulhos, ainda) é uma ótima escola. Aprender a se virar sem um Dive Master dando o caminho das pedras, não tem preço. A única coisa que os dive centers fazem é dar uma preleção falando sobre a ilha, o esquema, a conservação da vida marinha e as regras de mergulho. Também vendem um tag que permite mergulhar, pagando a taxa de US$ 25 para preservação do parque marinho. E, acreditem, o pessoal respeita muito os corais, peixes e tudo mais.

 

Na ilha são mais de 60 pontos marcados de mergulho, mais uns 25 na ilha-satélite de Klein Bonaire, onde só tem mergulho embarcado. Esses pontos estão quase todos no mar de dentro da ilha, pois o de fora é muito batido e lá quase só se faz mergulho embarcado. Não fizemos, mas o que o pessoal fala é que é um mergulho bem diferente, onde tem pouco coral e mais bicho grande.

 

20091124160039.jpg

Peixe-papagaio. Você vai se cansar dele... :D

 

O básico do mergulho no mar de dentro é: muito coral, linda geografia e muito bicho pequeno. Peixe-papagaio, trombeta, borboleta, pargo de rabo amarelo, cirurgião, tudo isso tem até enjoar. Muito, muito mesmo. E os corais/esponjas/anêmonas também lindos. O que vi muito pouco foi raia (2) e tartaruga (1). É o chamado mergulho de aquário.

 

20091124155900.jpg

Foi só uma, mas foi documentada.

 

Temperatura da água sempre a 30oC na superfície e não baixava de 28oC nem a 40m. Visibilidade sempre na faixa de 40m pra mais. Melhores points:

 

- Hilma Hooker: o cartão postal de Bonaire. Um naufrágio provocado de 72m de extensão que começa a 12m, bem no topo do paredão de corais, e desce a 30m. Está lá desde 1984 e já constituiu um lindo ecossistema. Esponjas e corais por todo o navio, até em lugares inesperados. Muita vida marinha e peixes maiores, como tarpões "dentro" do navio. as aspas são porque não se faz penetração, mas retiraram o convés, de forma que toda a "concha" do casco é acessível por dentro.

 

20091124160444.jpg

Hilma Hooker adernado no fundo

 

20091124160925.jpg

Popa do naufrágio

 

- Karpata: o mais bonito paredão de corais. A entrada é por um pier de cimento, meio perrengue, mas nada demais.

 

20091124161130.jpg

Entrada do Karpata

 

- Invisibles: linda geografia, pois ao fundo do paredão, alguns metros pra lá, começa outro paredão, que desce aos 70m. Não precisa descer, mas ele forma um corredor de dois paredões de corais.

 

- 1000 Steps: não chegam a ser mil, mas são 64 degraus pra descer e subir equipado.

 

20091124161248.jpg

Os famigerados 1000 steps... vai subir isso equipado, depois do mergulho...

 

- Atlantis: geografia parecida com o Invisibles, tirando o corredor de corais, mas com mais diversidade de vida.

 

20091124162206.jpg

Peixe Trombeta, assim como o Papagaio, vem em várias cores.

 

- Salt Pier: único mergulho com necessidade de contratar Dive Master, pois é feito em um porto (de embarque de sal... dããã). Tem alguma legislação internacional a respeito e a necessidade de autorização da Cargill, dona do pier. Faça um noturno lá, pois as cores dos corais incrustrados nas pilastras do pier são impressionantes. Há o Town Pier também, no mesmo esquema, mas está fechado desde o ano passado quando foi castigado pelo furacão Omar.

 

20091124161859.jpg

Corais em um pilar do Slat Pier. Parece uma pintura abstrata.

 

- Outros que ou fomos ou falaram bem: Oil Slick, Andrea I e II, Windsock, Alice in Wonderland e Boka Slagbaai. Também tem La Machaca, Cliff e Reef Scientifico que ficam no Captain Don's (um hotel). Tem que pagar uma taxa de US$ 5 (a não ser hóspedes), mas utiliza-se estacionamento, pier, locker, tanques de água doce e chuveiros. Vale. Faça um noturno no Machaca, um barquinho de pesca naufragado, vale pelos tarpões que "moram" lá e seguem a luz da sua lanterna pra caçar. Os bichos tem pra lá de metro de comprimento.

 

20091124160310.jpg

Tarpão de estimação do Cap. Don's

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

DICAS

 

- Ao mergulhar, deixe sua picape com vidros e portas abertos. Dentro, apenas coisas sem valor; nós deixávamos as roupas, chinelos e comida. O pessoal sabe que o dono do carro está debaixo d'água e vai tentar roubar o que tiver, mas só coisas de valor. Se o vidro estiver fechado, vão supor que há algo de valor e arrebentar. Não é lenda, pois em quase todos os picos de mergulho você vê vidro quebrado no chão. Conhecemos uns brasileiros que não acreditaram muito na história e levaram filmadora e computador de mergulho. Nós levávamos dinheiro, cartão de crédito e chave do carro dentro de uma dry bag (custa uns US$ 7 e é quase dry) no bolso do colete e no carro, nada de valor, vidros e portas abertas. Sem problemas.

 

- Se pretende fazer mais de 3 mergulhos por dia, vá de Nitrox. Diminui o nitrogênio residual no corpo, permitindo mais mergulhos. Se bem que manter uma média de 4 ou mais mergulhos por dia é f***. Cansa. Eu nem tentei, pois fui "abençoado" com uma crise de sinusite ainda em Curaçao e abortei alguns mergulhos. Dois dias que só mergulhamos uma vez.

 

- Sinusite? Claritin e Tylenol Sinus.

 

- Ao chegar no pico, dá uma andada até a água e analise por onde entrar antes de estar equipado. Tem muitas pedras e corais na arrebentação, então procure uma faixinha de areia pra facilitar.

 

- Saindo do centro, especialmente pro sul, não tem uma barraquinha vendendo Coca-Cola. Leve sempre sanduíches, bolacha e bebidas com você pra não ter que ficar voltando até o centro.

 

- Outubro e novembro são os meses de menos vento, o que facilita mergulhos no mar de fora e te livra da competição da praia com kitesurfers. Não sei se é regra, mas fomos agora no começo de novembro e estava vazio pra caramba, não só a ilha como os picos. Nunca havia mais de 2 ou 3 picapes estacionadas com a nossa.

Link para o comentário
  • Colaboradores

VALORES

 

Por incrível que pareça, Bonaire é dos lugares mais baratos pra um brasileiro mergulhar. Como não se paga barco, mesmo com passagem aérea e tudo mais, acaba compensando.

 

Quase todos os hotéis e pousadas tem acordo com algum Dive Center e vale a pena fechar pacotes com acomodação, mergulhos e carro direto daqui. Nos tópicos de Bonaire, dê uma olhada nas dicas de hospedagem e veja se fazem pacote fechado.

 

Principais Dive Centers:

Wannadive

Dive Friends

Captain Don's

Buddy Dive

Bruce Bowker Carib Inn

 

Preços médios:

- 1 Cilindro = US$ 10 a US$ 12

- Cilindros Ilimitados = US$ 25 a US$ 30/dia

- Cilindros Ilimitados = US$ 120 a US$ 150 pra 6 dias

- Nitrox = US$ 10 a US$ 15/dia mais. Alguns Dive Centers dão upgrade grátis pra Nitrox

- Equipamento = US$ 10 a US$ 12/dia por peça (colete, regulador, etc). Fechando mais de um item, dá pra chorar um desconto.

- Saída de barco = US$ 50 a US$ 70 com 2 cilindros.

- Salt Pier = US$ US$ 30 pago ao Dive Master

 

Aluguel de carro: uma picape meio velhinha, mas inteira sai na casa dos US$ 40 a US 50 por dia, incluindo seguro.

Aluguei na AB Rental, sem problemas.

 

Taxa de preservação (paga no Dive Center) = US$ 25. Vale pro ano todo.

 

Sobre compra de equipamentos, vou repetir o que escrevi em outro tópico:

 

- Não é Miami, mas preços para equipamentos simples (nadadeiras, máscaras e toda sorte de tranqueiras como ganchinhos, tiras de máscara, dry bags, etc) é ótimo. Coisas mais sofisticadas como coletes, reguladores e computadores são bem mais baratos que aqui no Brasil, mas nada de excepcional (pouquíssima variedade, inclusive), a não ser que dê uma sorte, como minha mulher. Comprou um computador (Suunto D6) quase a preço de Miami, uns US$ 200 a menos que as outras lojas (e menos da metade do preço Brasil) no Bruce Bowker's Carib Inn. Fora essa loja, o Dive Friends Outlet, no centro, também era ótima pedida.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Cleyton, tá no post acima. Eles fazem saídas de barco com dive masters, na faixa de US$ 50 a US$ 70, com 2 mergulhos.

 

preciso de umas dicas

ja sou credenciado porem nao mergulho ha alguns anos

gostaria de saber se sao feitas saidas de mergulho tabem? e se voce sabe os preços?

poius nao me sinto seguro em mergulhar sozinho com mminha namorada

Link para o comentário
  • Membros

- Ao mergulhar, deixe sua picape com vidros e portas abertos. Dentro, apenas coisas sem valor; nós deixávamos as roupas, chinelos e comida. O pessoal sabe que o dono do carro está debaixo d'água e vai tentar roubar o que tiver, mas só coisas de valor. Se o vidro estiver fechado, vão supor que há algo de valor e arrebentar. Não é lenda, pois em quase todos os picos de mergulho você vê vidro quebrado no chão. Conhecemos uns brasileiros que não acreditaram muito na história e levaram filmadora e computador de mergulho. Nós levávamos dinheiro, cartão de crédito e chave do carro dentro de uma dry bag (custa uns US$ 7 e é quase dry) no bolso do colete e no carro, nada de valor, vidros e portas abertas. Sem problemas.

 

André,

e os cilindros, podemos deixar no carro sem problemas?

Link para o comentário
  • Colaboradores

- Ao mergulhar, deixe sua picape com vidros e portas abertos. Dentro, apenas coisas sem valor; nós deixávamos as roupas, chinelos e comida. O pessoal sabe que o dono do carro está debaixo d'água e vai tentar roubar o que tiver, mas só coisas de valor. Se o vidro estiver fechado, vão supor que há algo de valor e arrebentar. Não é lenda, pois em quase todos os picos de mergulho você vê vidro quebrado no chão. Conhecemos uns brasileiros que não acreditaram muito na história e levaram filmadora e computador de mergulho. Nós levávamos dinheiro, cartão de crédito e chave do carro dentro de uma dry bag (custa uns US$ 7 e é quase dry) no bolso do colete e no carro, nada de valor, vidros e portas abertas. Sem problemas.

 

André,

e os cilindros, podemos deixar no carro sem problemas?

 

Pode. Por ser uma ilha pequena (15 mil habitantes), o pessoal não rouba cilindros, nem carros, por um motivo simples: não teriam o que fazer com eles. Mesmo que tentassem revender os cilindros, todos são identificados e tem meia dúzia de operadoras na ilha, de forma que elas próprias evitam o comércio clandestino.

 

Isso não vale pra Curaçao, onde nos alertaram que há roubo de cilindros.

Link para o comentário
  • Membros

andre me tira uma duvida!!!

qual a moeda que se pratica em curaçau e bonaire? (posso usar Bsf la?)

tenho 5 dias pra dividir entre bonaire e curaçao oq vc me recomenda?

sera que vale a pena abrir mao de um dos dois? qual?

da pra chegar em curaçao e bonaire sem reserva?

 

estou indo no carnaval nao sei se la eh alta temporada.

Link para o comentário
  • Colaboradores
andre me tira uma duvida!!!

qual a moeda que se pratica em curaçau e bonaire? (posso usar Bsf la?)

tenho 5 dias pra dividir entre bonaire e curaçao oq vc me recomenda?

sera que vale a pena abrir mao de um dos dois? qual?

da pra chegar em curaçao e bonaire sem reserva?

 

estou indo no carnaval nao sei se la eh alta temporada.

 

Uma dúvida? Eu contei quatro... ::lol4:: Vamo lá:

 

1) Eles usam dólar ou florim, moeda local. Não vi usando bolívares em lugar algum, mas dólar aceitam em qualquer lugar.

 

2) Se você pretende mergulhar, fica difícil colocar um voo aí no meio, pois deve-se voar - via de regra - apenas 24h após seu último mergulho. Ou seja, pra ficar 2 dias numa ilha e 3 na outra, considerando que no 1o dia voccê vai estar se arrumando e no último não poderá mergulhar, sobrou um dia de mergulho, só.

 

3) Com apenas 5 dias, eu abriria mão de um dos dois. Qual? Depende do seu tesão em mergulhar. Em Bonaire é mais legal o mergulho, mas Curaçao dá pra fazer uns bons mergulhos também. E no "resto", Curaçao leva vantagem, tem mais coisa pra fazer: cidade, praias... Como você disse que não pretende mergulhar sozinho, eu deixaria Bonaire pra quando você se sentir seguro em fazer sozinho com sua namorada. Pra fazer saída embarcado, perde metade do "apelo" de mergulhar em Bonaire.

 

4) A alta temporada em Bonaire e Curaçao é de Dezembro a Abril. Eu não arriscaria.

 

Dá uma olhada no meu relato de Curaçao e Bonaire na minha assinatura.

 

Abs,

Link para o comentário
  • Membros

André,

mais uma dúvida.

Sou certificado, não muito experiente, e minha namorada não, apesar de já ter feito uns batismos e vai tentar fazer o curso antes da viagem.

Baseado na sua experiência em Bonaire, seria tranquilo eu me virar lá com ela ou estou subestimando a dificuldade do local?

Qual a exigência dos dive centers para alugar o equipamento? Tem que ser mergulhardor básico, avançado, XX mergulhos logados?

Se eu chegasse la com minha namorada sem a certificação, eles se recusam a alugar o equipamento?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...