Ir para conteúdo

Mergulho nas Bahamas


Posts Recomendados

  • 11 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom galera, estive ausente do forum por algum tempo e durante esses meses fui as Bahamas para mergulhar com os tubas em Março desse ano. Segue abaixo a minha experiência.

Estava nos EUA e resolvi passar 3 dias nas Bahamas já que estava a 45min saindo de Miami. Voei pela AA e rapidinho estava lá. Como queria uma viagem economica, resolvi procurar o hotel pela net sozinho. Foi quando achei o Arawak Inn, nada luxuoso a primeira vista, pelo contrario bem simples. Troquei alguns emails com os donos e fiz a reserva sem pagamento antecipado, 70 doletas por noite com pagamento em cash na chegada, sem café da manhã. Pelas fotos da internet e avaliações pelo Tripadvisor já estava esperando algo bem simples, mas quando cheguei lá o buraco foi mais embaixo. Muito sujo, sem manutenção, totalmente largado as traças, enfim um lugar que não voltaria nem de graça! E olha que não sou muito exigente para hotel, basta ser limpo, claro e seguro. O único ponto positivo é a localização fica ao lado do Fish Fry um lugar bem famoso e turistico com varios restaurantes, e a 15 min andando do centro. Mas vamos ao que interessa.

Mergulhei com o famoso Stuart Cove, o pioneiro dos mergulhos com os tubas lá. Eles tem uma infra estrutura impressionante, nunca vi nada igual, havia no minimo umas 5-6 lanchas com capacidade para no min 15-20 mergulhadores, que saiam diariamente para pontos diferentes e conforme a certificação. Eles tem diversas vans que pegam os mergulhadores em todos os hoteis em Nassau e os levam de volta, já que pier fica bem afastado do centro e de qualquer outro ponto turistico. Os equipos que usei eram novos da Aqualung, levei somente mascara, nadadeira e um neo curto. Pensei que no Caribe não havia agua fria e me dei mal, acabei alugando um neo longo e mesmo assim passei frio pq eles so tem neo de 3mm, ou seja, todos estavam passando frio. O meu comp marcou media de 22°C. Se alguem pretende ir mergulhar la em Março ou algo prox, leve o seu prop neo longo de no min 5mm.

Com relação aos mergulhos "normais" (sem tubas) achei bem fraco comparando com outros lugares que já estive como Cozumel e San Andres. Pelo fato das Bahamas estarem em rota de tormentas, os corais não conseguem crescer pois sempre são atingidos pelos furacões (se ve muito coral morto nas areias das praias). Então os corais que tem são pequenos e em pouca quantidade. Os peixes também não são nada de outro mundo, creio que também deve ter algo relacionado aos furacões.

Já o mergulho com os tubas, é um fato curioso e polêmico. Os tubas ficam somente em um lugar e na redondeza, a Shark Arena. Eles foram condicionados a serem alimentados nesse lugar por muitos anos, creio que algo por volta de 20. Portanto se você mergulhar em outros lugares prox tipo uns 5 min de lancha não vai encontrá-los. O mergulho é bacana pela adrenalina de ter mais de 30 tubas em volta de vc, sendo que algumas vezes eles tocam as barbatanas em você sem querer (espero!). Sinceramente tirando essa sensação, adrenalina, é um mergulho sem graça pois vc fica lá de joelho por 45 min vendo o instrutor os alimentando. Esse mergulho na Shark Arena é o segundo tanque, o primeiro é sempre feito prox desse local e na minha vez foi num lugar chamado de Shark wall, ai sim vc ve os tubas nadando tranquilamente ao seu lado, mas eles estão lá porque estão prox da arena e sabem que vao ser alimentados. Vai saber se eles estariam lá se não fossem alimentados.

Acho que é um mergulho interessante a ser feito uma vez, mas não o faria novamente. Na próxima vez que quiser ver tubas, fato que não demorará para acontecer, será em lugares abertos onde eles estão ou passam por lá por ser rota da natureza, sem a alimentação do homem, como Galapagos ou Cuba por exemplo.

Se alguém quiser alguma outra dica é só dar um toque!

Abraços e bom mergulho a todos!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá amigo.. muito bom o seu post!

 

Vou agora em Nov/Dezembro para a Floripa e tinha pensando em fazer alguns mergulhos.

 

Estava querendo em fazer o meu Padi Advanced nos estados unidos.

 

Lendo o seu post, coloco em xeque a minha ida para Bahamas. Será que compensa?

 

Qto voce pagou nos mergulhos? Voce chegou a mergulhar em Key West ou Miami?

 

Abraços

 

Gustavo.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Cara so vi agora a sua msg, se ainda tiver tempo....

 

Fazer o curso fora requer primeiro conhecimento avançado no idioma, pois pelo menos no OW vc vai ter provas escritas (alguns dive shops tem o manual em portugues la fora), e segundo, uma boa recomendação do dive shop, porque senao vc pode cair numa roubada e fazer o curso em um lugar que so quer o seu dinheiro e nao te ensina nada (mas aqui no Brasil tem muito disso tb). A melhor coisa de se fazer os cursos la fora é o preço, sao absurdamente mais baratos!!!! Eu por exemplo fiz o meu OW em San Andres (Colombia) em 2010 e lembro que não foi mais do que USD 210 com tudo, material, aulas e com um total de 9 tanks! Aqui no brasil geralmente sao 4 tanks no check out. O Adv eu fiz em Playa del Carmen (mexico) em 2012 e saiu mais ou menos esse valor tb, o detalhe é que vc faz as saidas em lugares espetaculares, muito melhor que a maioria dos pontos do Brasil. Cara eu mergulhei no Stuart Coves, o mais conhecido na Bahamas, nao sei como funciona o curso com eles, obviamente deve ter sim. Os valores acho que foram USD 85 por 2 tanks com equipo e roupa (so levei a minha mascara e nadadeira), e o shark dive (a alimentação foi $150 acho). Na florida nao mergulhei nao, mas tenho amigos que mergulharam em KW e falaram que é legal, mas nada imperdivel. Abs

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Estou indo pra Miami em agosto com meu marido e vamos fazer um cruzeiro para as Bahamas, ficando uma tarde em Nassau.

Estamos procurando opções de mergulho no curto tempo que estaremos lá, mas pelo que estou procurando, apenas mergulhadores certificados podem fazer os pacotes, certo?

Meu marido é certificado, mas eu não. Alguém sabe se existe "batismo" ou algo do gênero em Nassau pra quem não tem certificado de mergulhador?

Já mergulhei diversas vezes, mas nunca me interessei em fazer o curso.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...